Blatter: o futebol está doente | Relvado

Blatter: o futebol está doente

 


Blatter: o futebol está doente
Um pouco por todo o mundo decorrem processos de investigação em torno do futebol. Por cá temos o "Apito Dourado"; em França há suspeitas de fuga ao fisco na transferência de jogadores, nomeadamente de Ronaldinho Gaúcho; em Inglaterra a BBC denunciou um escândalo implicando treinadores e empresários, e em Itália a Juventus foi despromovida no âmbito do "Calciocaos". Desde atletas implicados em apostas clandestinas a árbitros comprados, a conclusão parece clara. «O futebol está doente», conforme diagnostica o presidente da FIFA, Joseph Blatter. O responsável da estrutura diz que o crescente predomínio dos interesses económicos no jogo muito tem contribuído para o "cancro" da corrupção que afecta de morte o desporto-rei.



Blatter assume desde logo responsabilidades enquanto líder da FIFA no sentido de «tratar a doença» e o dirigente promete apresentar soluções para tal no próximo Congresso da estrutura que está agendado para 29 de Maio, em Zurique, Suíça.
Entretanto, no suceder de casos pelo planeta do futebol, a Federação Polaca de Futebol anunciou a suspensão por um mês do clube da primeira divisão Arka Gdynia, actual 10º classificado da Liga local que tem vários dirigentes acusados de corrupção.


Foto: Agência Lusa

diversos:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Mas poderá Joseph Blatter fazer o

diagnóstico correcto? Terá vontade real de o fazer? Sobre este assunto li hoje, em O Jogo, um comentário assinado por António Tavares Telles que, pela qualidade e oportunidade, não hesito em trancrever: "O presidente da FIFA - Joseph Blatter - embora no caso a propósito de violência, veio afirmar que “o futebol está doente”. E logo adiante: “Os interesses económicos predominam”. O que é verdade: os interesses económicos predominam. Ou melhor (já que eles existem de facto): deveriam predominar. Porque, num futebol profissional como aquele que se impôs de resto desde há muito a esta parte, se os interesses económicos - isto é, os interesses da chamada “indústria” - efectivamente predominassem, nós assistiríamos a muito melhores espectáculos, e não a tanta violência, a tanta competição desenfreada, a tanta ânsia de ganhar a qualquer preço, a tantas declarações incendiárias (ao pé das quais a frase do Stijnen é quase irrelevante), a tanto ataque pessoal, a tanta intromissão na vida privada dos agentes, a tanta tentativa (mas alguma realmente a sério) de traficância nos resultados desportivos, a tanta conluio entre dirigentes e jornalistas, etc. etc. etc. Só que - e lá volto eu a uma velha história que também ela ilustra bem a situação - está tudo nu, o sabão caiu e ninguém se baixa para apanhá-lo... Haverá apesar de tudo volta a dar-lhe? Não sei. Tanto mais que os exemplos que ao futebol chegam de fora - da finança, da política, dos negócios, etc. etc. - não são de molde a mostra-lhe o bom exemplo." Permito-me uma correcção: onde ATTelles diz "...está tudo nu, o sabão caiu e ninguém se baixa para apanhá-lo...", eu diria que todos têm medo de se baixar para apanhá-lo! -não é costume dizer-se que "os tubarões se comem uns aos outros"?

Blatter está preocupado com isso?

Não me parece que esteja muito preocupado! Para o presidente da FIF(I)A o que interessa são os lucros astronomicos da FIF(I)A quanto ao futebol estar doente isso só vai interessar quando os lucros da FIF(I)A baixarem porque enquanto isso não acontecer "corre tudo sobre rodas". O sr. Blatter diz-se preocupado com a corrupçãp no futebol e acho muito bem mas... E a corrupção para a eleição do presidente da FIF(I)A, não é sinal que as coisas já não correm bem há muito tempo? Os exemplos não devem vir de cima? "A mulher de Cesar não basta sê-lo, também tem que parece-lo..."

Santa hipocrisia!

E tu Blatter, tens as mãos limpas não?

O Futebol está doente?

O Futebol está doente? Se está doente, é leva-lo ao médico! Mas não serão mais os especialistas, que estão doentes! Não serão estes senhores, que agora querem arranjar remédios para as doenças, os maiores cancros? O futebol não está doente, quem está doente são estes parasitas, que se governam ás costas do futebol! Quer dizer há anos que estes senhores fazem todos os disparates possíveis e os impossíveis e agora vêem-se armar em paladinos da verdade! Mas isto não é só no futebol infelizmente é em toda a sociedade, para mim o sistema é que está doente!!! Saudações (des)portistas ______________ Dragãoport

Com clubes como o Sporting

eu diria que o futebol já está ligado à máquina...

Loll

Aspirinas e cianeta sao o remedio!!

Re: Blatter: o futebol está doente

Se a própria FIFA rege-se também ela cada vez mais por motivações económicas, qual é a moral do Blatter para dizer o que disse?...

Re: Blatter: o futebol está doente

Dêem-lhe Ben-u-ron

A sociedade é que está doente

O futebol é apenas um elemento dessa sociedade e não pode ser dissociado dela, não há sectores da sociedade que não estejam "doentes" se na globalidade se notam sinais de crise. Não interessa aqui dizer que há sectores mais doentes que o futebol, o tema deste site é o futebol e há que assumir com frontalidade que está doente. Agora ser um dos principais responsáveis por essa doença a apontar baterias para outros lados é que está mal. Mas voltemos ao Portugal-Bélgica e ver se ganhamos - isso é que importa neste momento!

Re: A sociedade é que está doente

Ou não interessa nada, há coisas mais importantes que o futebol.

Re: Re: A sociedade é que está doente

Se vens aqui é porque gostas de futebol, se não interessa é porque não gostas - não há outra conclusão a tirar. Estás no teu direito mas que raio de resposta é essa?!