Benfica deu prenda de cristal ao árbitro do jogo com a Naval | Relvado

Benfica deu prenda de cristal ao árbitro do jogo com a Naval

 


Benfica deu prenda de cristal ao árbitro do jogo com a Naval
Carolina Salgado testemunhou no Tribunal de Gondomar em mais uma sessão do julgamento do "Apito Dourado". A ex-companheira de Pinto da Costa alega ter presenciado conversas entre o presidente do Porto, Valentim Loureiro e Pinto de Sousa em torno de alegados favorecimentos ao Gondomar. A defesa de Pinto de Sousa já solicitou o testemunho de Pinto da Costa para contrariar esta versão. Mas a marcar o dia está a revelação do árbitro Rui Silva que diz ter recebido uma peça de cristal do Benfica no jogo com a Naval.




O presidente do clube da Figueira da Foz, Aprígio Santos, já disse na Rádio Renascença que «no melhor pano cai a nódoa» e que «há muita gente que fala, mas devia estar calada». As palavras do dirigente têm por alvo Luís Filipe Vieira, o presidente da Luz que tem falado insistentemente do "Apito Dourado" e da necessidade de punir os culpados em nome da transparência no futebol português.

Em causa está o jogo do dia 15 de Setembro de 2007 que o Benfica ganhou à Naval por 3-0 na Luz. Estávamos na jornada 4 do campeonato e o árbitro Rui Silva, que apitou o jogo, disse na quarta-feira no Tribunal de Gondomar que recebeu do Benfica uma peça de cristal e que esta foi uma das prendas mais valiosas que lhe foram entregues durante a sua actividade de homem do apito, além de um fio de ouro do Gondomar. A Renascença repara que a Comissão Disciplinar da Liga de Clubes vai analisar o caso.


Entretanto nesta quinta-feira de manhã foi a vez de Carolina Salgado depôr como testemunha para anunciar a existência de várias conversas entre Pinto da Costa, Pinto de Sousa e Valentim Loureiro num restaurante da zona do Bessa pertencente à família do Major. A ex-companheira do presidente do Porto alega não ter «dúvidas nenhumas» de que estes encontros giravam em torno das arbitragens com vista ao favorecimento do Gondomar.

«Sei que falavam do Gondomar, mas não posso precisar se foi o jogo Beira Mar-Gondomar», disse Carolina Salgado em Tribunal, dando assim mostras de desconhecimento do facto de estes dois emblemas jogarem em divisões diferentes na altura a que reportam os factos analisados, isto é, a época 2003/2004.

O testemunho de Carolina Salgado durou cerca de hora e meia e motivou a que a defesa de Pinto de Sousa solicitasse a presença de Pinto da Costa em Tribunal para contrariar a versão da sua ex-companheira. O juíz titular do caso aceitou a pretensão e também deu o seu aval ao requerimento do advogado de Valentim Loureiro que pretende a audição de três funcionários do restaurante onde terão tido lugar as tais conversas.

Note-se que decorre neste momento um processo contra Carolina Salgado apresentado por Valentim Loureiro alegando falso testemunho desta no âmbito da versão repetida nesta quinta-feira em Tribunal depois de a ter já relatado na fase de Instrução.


Fotos: Lusa


diversos:

Comentários [100]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Benfica deu prenda de cristal ao árbitro do jogo com a Naval

uma testemunha afirma em tribunal que viu um acto de corrupção e descreve-o ao pormenor e a noticia que vem no cabeçalho em destaque é que o Benfica ofereceu uma recordação de cristal a um árbitro...

Re: Benfica deu prenda de cristal ao árbitro do jogo com a Naval

Descreve-o ao pormenor? Mas como se ela nem imagina que o Gondomar e o Beira jogavam em esclões diferentes nessa época? Mais pormenores deu ela no caso da agressão ao Bexiga e foi o que se viu. Cumps.

????

Qual acto de corrupçao??? Quais foram os pormenores??? Referes-te ao Beira Mar- Gondomar que por acaso nunca existiu??

Re: Benfica deu prenda de cristal ao árbitro do jogo com a Naval

Pormenor?! «mas não posso precisar se foi o jogo Beira Mar-Gondomar»,LOL Então aquilo de ontem ja passou?

OFF-TOPIC

No lado mais suave das críticas que se tecem ao Benfica que pereceu aos pés do Getafe na Taça UEFA, o jornal Marca salienta que a equipa portuguesa «jogou sem ideias», referindo-se ao emblema espanhol que foi fundado em 1945 como o «mata-gigantes europeu». Os pupilos de Michael Laudrup tinham já afastado da competição o Tottenham e o AEK de Atenas. No As fala-se de um Benfica com uma «moderna crise de identidade enfrentada ao espelho das suas glórias do passado». Este desportivo também repete a ideia de uma equipa «lenta e sem ideias», dizendo de Nuno Gomes «quem te viu e quem te vê». Nesta publicação o cronista Juan Cruz refere o «doce sabor da vingança», lembrando a eliminatória europeia de há 47 anos em que o Benfica afastou o Barcelona. «Aquele Benfica, também de Eusébio, perdeu-se na noite dos tempos, e agora joga um futebol vulgar, ineficaz», diz o jornalista, classificando o jogo das águias como «burocrático, envelhecido, triste».

Re: OFF-TOPIC

O Tottenham não afastaram, de certeza. Ganharam em Londres, na fase de grupos, mas os Spurs passaram. E esse Getafe perde já na próxima.

Nem um ratinho esta montanha vai parir

E é uma notícia de ontem. Basta considerar-se que a prenda de cristal tem valor simbólico, sendo por isso admitida pela Liga. Isto está no n.º 4 do art.º 51.º do RD da LPFP. Mas o árbitro foi esperto, ao associar-se ao Benfica. Outra coisa, o principal benefício não eram as prendas e semi-prendas dadas pelos árbitros, eram as CLASSIFICAÇÕES. As prendas,s ejam elas relógios, jantares, fruta, café ou leite, eram meros aperitivos do prato principal, a subida na categoria dos árbitros. Um árbitro de I Divisão recebe 1000 euros por jogo apitado, em média será à volta de 15 000 euros por ano. Então se for um jogo internacional... Por isso é tão importante o papel do Pinto de Sousa e é por isso que estão envolvidos técnicos informáticos da FPF, que mexiam nas classificações. Outra coisa também importante, as declarações de outro árbitro, que mostram como as coisas funcionavam: Ao intervalo foi interpelado por José Luís Oliveira , na altura presidente do Gondomar e um dos arguidos no processo. Pouco depois recebeu um telefonema de Carlos Silva, um dos membros do Conselho de Arbitragem da FPF, aconselhando-o a ter calma . "Foi o jogo mais complicado da minha carreira", reconheceu a propósito. A pressão era implícita, será normal um árbitro receber um telefonema no intervalo de um jogo que estava a correr mal para o Gondomar?

Re: Nem um ratinho esta montanha vai parir

Admitida pela Liga? A Bola Branca, da Rádio Renascença, tem opinião diferente...

Q tal uns comprimidos para a memória?

Dêem uns cerebruns à menina Carolina que ela está a precisar, ou então ensaiem melhor o discurso. Era assim tão díficl de indicar um jogo do Gondomar que realmente tenha existido?.. Era assim tão díficl não dizer asneiras do estilo que partimos as câmaras de segurança que tb nunca existiram?.. Era assim tão dífil ter alguma coisa de pertinente para dizer em tribunal, que seja diferente do que ela "escreveu" no seu livro?.. Depois não se queixem quando virem o PC com um sorriso de orelha a orelha a sair pela porta grande do tribunal, aquando do veredicto do tribunal daqui a uns meses, e a menina Carolina a sair pela porta dos fundos com umas algemas à volta dos pulsos...

Desculpa

Desculpa, escrevi um comentário quase igual ao teu. Estamos em sintonia. Será que o Tribunal não ganharia em permitir o uso de cábulas ou receber SMS? Dá ideia que Carolina nem leu o livro, só leu um resumo.

Re: Desculpa

Deve ter lido uma versão anterior... Não é fácil acompanhar, mesmo para uma senhora que se apresenta em tribunal como sendo "Escritora"... lol Cumps

Re: Desculpa

Ler, deve ter lido, mas com tanta alteração feita em cima dos joelhos, é natural baralhar-se um pouco.

afinal o apito é de cristal...

deve ser um mal entendido, obviamente.

Este chamar os empregados do restaurante...

deve ser só para assustar a ver se ela muda o depoimento. Há um filme em que o advogado de acusação chama à sala de audiências chama três testemunhas-surpresa. O caso resolve-se antes de as testemunhas falarem e no final o advogado de defesa pergunta ao colega de acusação o que é que as testemunhas iriam dizer. Este responde: "tanto quanto sei elas iriam dizer que não tinham visto nem ouvido absolutamente nada de relevante para este caso". Quanto ao Benfica... só tenho uma palavra: peanuts. Alguém acha que eram estas prendas que decidiam campeonatos? Acha seriedade e vergonha na cara.

Re: Este chamar os empregados do restaurante...

O filme é O Juri, com a bela Rachel Weisz. E chamar os empregados de um restaurante que é da família do Valentim (um dos arguidos) só serve para branquear. Ou será que eles vão depôr contra o patrão?

pois...

... iriam certamente mentir pra conservar os seus empregos, mas a Madalena arrependida e ávida de vingança ao dono mau, não pode adulterar o seu depoimento, nem nunca deixaria outra pessoa meter palavras que ela não disse ou coisas que não viu na sua biografia, perdão, romance...

Por acaso não é esse filme que tinha em mente

Embora esse que referiste seja um filme fantástico com 4 actores do melhor que há e dos que mais gosto: John Cusack, Rachel Weisz (ai que aleijadinha...), Gene Hackman e Dustin Hoffman. O filme que falei é "Questão de honra" com Tom Cruise, Jach Nicholson, Demi Moore e Kevin Bacon (dos quais também gosto muito com excepção da Demi Moore).

Re: Por acaso não é esse filme que tinha em mente

Não entendo como se pode não gostar da Demi M(.)(.)re... Pode não ser boa actriz, mas tem um par de atributos capazes de encher a tela do cinema.

Realmente não me atrai!

Não negava fogo mas não é das mulheres mais sexy que anda pelo cinema. Ashley Judd enche-me as medidas! Mas Eliza Dushku, Cherlize Theron, Jessica Alba, Scarlett Johanson... também me levavam para a cama!

Re: Realmente não me atrai!

Eliza Dushku? O rufferto explode se lê isto. Por acaso sou bem mais adepto da Weisz que da Demy Morre; desse grupo, prefiro a Ashley Judd, já gostei mais da Chalize, e acho que a Scarlett já enjoa. Já agora, ó Catota, há bocado indicaste-me o meu "poderossíssimo"; agora chamo-te eu a atenção para o teu "Acha decência".

Obviamente que é ''haja''...

Enfim, que queres, o vinho a meio da tarde provoca isto...

Re: Obviamente que é ''haja''...

E entretanto também eu troquei o nome da Demy; não faz o meu gênero, mas chamar-lhe "morre" é demais.

chiuu............................

entao sr. arbitro , essa merda nao era para se dizer afinal era so vidro que importa se era cristal e caro , é vidro agora la vao ter que arranjar maneira de esconder isto , tal como as escutas acidentais do "major vou-lhe dar um beijo" , "esse arbitro nao serve" outra coisa porreira e ler que so as prendas que o PORTO deu e que e corrupçao , agora quando toca dentro de portas sao so ofertas inocentes ,

Verdade seja dita que os presuntos que...

...se oferecem na distrital, valem mais do que estas jarritas de 30 euros!

LOOOL

Entao nao tem mal nenhum o benfica dar uns presentes,e tao inocente como as escutas do LFV.Nao sei como estes anti benfiquistas tem coragem acusar o benfas de corrupçao. Nem foi preciso a vergonha do estoril para serem campeoes,tirem as palas... LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Não quero fazer de defensor do diabo...

mas é prática comum os árbitros receberem este tipo de recordações em todos os jogos que apitam! sei que o Sporting oferece a todos e sem excepção um tipo de medalha associada ao clube e ao árbitro que apita os nossos jogos em Alvalade! E basta ver que tem funcionado às mil maravilhas! É que os tempos mudaram e as put...as vontades também! Vejam lá, como exemplo que eu conheço, um certo clube da divisão distrital de Braga oferece um presunto a todos os árbitros que vão apitar ao campo do dito clube! Será moralmente aceitável? A partir do momento em que fica em stand-by, dois pipos de vinho verde tinto, caso a dita equipa ganhe, levanta muitas questões em relação ao presunto que sem vinho e pão não sabe bem ao cabrão! Saudações Leoninas

Ai ai....

Com que moral é que este presidente fala do processo apito dourado se também anda por lá metido até as orelhas!!!! Diz que andava ai com um "dossie"...eu tenho um "dossie" que tem muito a haver com o processo!!!! Afinal foi essa a parte mais engraçada foi o telefonema dele para o Prós e Contras a dizer que tinha o "dossie".... Como é que ele contiunua a frente daquela "grande instituição" que o benfica.... pelo menos é o que ele diz

Tá dificil ...

Ser benfiquista hoje. Eu acho que já chega. Anda muita gente por aí a ficar com calos nos dedos. Saudações leoninas

Falando em cristal

Quando é que o "honorável" senhor Presidente do meu clube corta o bigode?

Negócio de milhões!!

A avaliar pelos comentários, este é um assuntos mais exposto a sátiras do que à discussão séria! O futebol é um negócio de milhões, com dirigentes que valem tostões! O que se está a passar em Gondomar, é só mais uma campanha de branqueamento e limpeza de imagem, de personagens caricatas da vida pública portuguesa, infelizmente vai ser mais uma mancha na Justiça que por si só já anda na "rua da amargura"! Inacreditável é, em dezenas de anos, só termos um Guímaro/Leça....o peixe miúdo apanha sempre, não é?