Arbitragem: que medidas? | Relvado

Arbitragem: que medidas?

 

Verissimo diz: "está em
discussão a possibilidade se introduzirem 2 árbitros em campo no próximo
Mundial. Esta medida pode ser um caminho para o futuro. Que outros poderiam
indicar?" Suker por seu lado
sublinha que "o presidente da FIFA é contra o recurso às novas tecnologias
para auxiliar os árbitros, já que considera que isso destruiria a emoção do
futebol. Concordam? Não seriam as novas tecnologias uma boa solução? Que
soluções gostariam de ver implementadas?"

diversos:

Comentários [5]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Pensem nisto...

Acho que se deveriam usar as novas tecnologias apenas quando o árbitro tivesse dúvidas em algum lance! Quanto à opinião da FIFA em recusar estas tecnologias, penso que estão errados:
  - Se as coisas se mantiverem como estão, a suspeição sobre os árbitros e sobre a FIFA vai sempre existir!!
  O que seria das corridas (F1, Superbikes, Ciclismo,...etc) se não existissem modernos sistemas de cronometragem? Acho que a FIFA está muito agarrada ao passado e com medo de inovar...

Novas tecnologias

Seria possivel com a tecnologia actual dispor de um sistema capaz de detectar
1)Se a bola saíu de campo
2)Se a bola entrou na baliza

Penso que utilizando uma tecnologia semelhante ao GPS seria tb possivel conhecer com exactidão a posição de jogadores e bola em cada momento, o que permitiria decidir lances de fora de jogo com muito maior exactidão.

Aos relvinhas que apoiam o fundamentalismo da FIFA, gostaria que me dissessem se as vantagens de eliminar a polémica e aliviar o àrbitro nas situações acima referidas não excede a desvantagem de tornar os jogos profissionais "diferentes" dos amadores.

O uso de imagens video é bem mais polémico e dificil. Na minha OPINIÃO, o julgamento de faltas deve ser imediato, pelo àrbitro, sob pena de o futebol perder o seu ritmo caracteristico. Isto não invalida o uso de imagens no plano disciplinar.

Quanto a 2, 4 ou mais àrbitros penso que são questões técnicas às quais eu, que não sou àrbitro, nada acrescentaria.

Saudações desportivas.

Re:Novas tecnologias

O GPS ainda apresenta algum défice de centimetros...tal como os árbitros :)

semelhante ao GPS (não o próprio GPS)

Não estou a falar de usar os emissores dos satélites, mas sim em colocar emissores dedicados nos próprios estádios. Penso que a precisão conseguida seria maior (ao tal centimetro de que falas), mas posso estar a asneirar, obviamente.

Tenho dúvidas...

... que se pudesse, em tempo útil, avaliar todas as situações polémicas e desfazer todas as dúvidas levantadas por esses mesmos lances!
Basta recordar as longas «batalhas de retórica» que aqui se travam sobre diversos lances (penaltis, expulsões, etc)... mesmo depois de já todos terem visto os lances na TV!
Nem vale a pena dar exemplos concretos!

Lembro-me de um lance (talvez tenha sido no anterior Mundial) em que toda a gente dizia uma coisa, que o árbitro tinha errado, que era penalti, porque as imagens disponíveis pareciam comprovar essa tese... e depois, um ou dois dias mais tarde, ao apareceram outras imagens, em ângulo inverso, todos tiveram que reconhecer o erro... e reconhecer que, afinal, o árbitro tinha acertado!
Alguém se lembra mais concretamente deste caso? Nem sequer tenho a certeza que seja como eu contei...

Mas para o caso tanto dá, ou seja, a verdade é que há casos em que as imagens disponíveis parecem mostrar uma realidade e depois outras imagens mostram o contrário...

Não sei, tenho muitas dúvidas sobre o recurso às imagens!

Quanto aos dois árbitros... bem, já falei disso noutro artigo e, neste momento, tenho mais perguntas do que respostas!

Mas se foi experimentado e se já se sabe o que correu menos bem, até pode ser que seja algo a implementar... se os árbitros quiserem, porque o sucesso deste modelo (como do actual, aliás!) depende muito da «capacidade» deles conseguirem trabalhar em equipa!