Apito Dourado: Escutas telefónicas podem ser anuladas | Relvado

Apito Dourado: Escutas telefónicas podem ser anuladas

 


Apito Dourado: Escutas telefónicas podem ser anuladas
São muitas as escutas telefónicas do processo "Apito Dourado" que poderão vir a ser anuladas, avança, esta quinta-feira, o Jornal de Notícias, que refere um acórdão do Tribunal Constitucional, o qual considera ilegal a destruição de escutas consideradas irrelevantes para a investigação, sem que os suspeitos as tenham ouvido. Na prática, a matéria de prova perde validade, o que pode mesmo implicar a absolvição de vários arguidos do processo, como Pinto da Costa e Valentim Loureiro. «É indiscutível que em todos os casos de destruição as escutas passam a ser nulas», afirmou ao JN Artur Marques, advogado subscritor do recurso publicado, esta quinta-feira, no Diário República e também defensor de José Luís Oliveira, o primeiro arguido do processo a ter o telefone sob escuta.


No caso em concreto, e de acordo com o referido jornal, a juíza de instrução de Gondomar começou por mandar destruir conversas consideradas irrelevantes, mas deixou de o fazer relativamente aos restantes arguidos. No entanto, as escutas a Valentim Loureiro, e outros suspeitos, foram levadas a cabo precisamente com base nas conversas de Oliveira.

«Não pode, na minha opinião, deixar de anular as escutas dos outros suspeitos, já que a sua realização está dependente das primeiras intercepções a José Luís Oliveira», argumenta Amílcar Fernandes, advogado de Valentim Loureiro.

No processo Apito Dourado, Pinto da Costa, acusado de crimes de corrupção desportiva em três casos, poderá também vir a ser beneficiado com esta decisão Tribunal Constitucional.

diversos:

Comentários [29]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Que nojo

Esta conversa já mete nojo, até parece que já não se sabe em que isto vai dar.

<B>E PORQUE NÃO NESTE PAÍS SÓ O PILHA GALINHAS É P

Claro que vão ser anuladas, pois se as pessoas que lá constam, são os tais telediscos e que constam das k7 piratas..., e se não puderem ser anuladas nos entretantos as fitas se não puderem ser tiradas so processo "Apita o Comboio", são subtraídas, mais concretamente roubadas ou sofreram um pequeno acidente, existiu um curto-circuito e provocou um incêndio, que ninguêm sabe como foi, até estavam guardadas num cofre à prova de fogo, mas arderam... Como este país à beira-mar plantado não existe igual, só o Burkina Fasso o Malawy e quiçá a Etiópia...!!! Atentamente Jadscl

Mereces +1 bem escrito

Entao as escutas ao vieira e veiga ?????

http://www.youtube.com/watch?v=ZGXBDUcIbmw "ha telefonemas do vieira ao major a escolher arbitros "

Re: Entao as escutas ao vieira e veiga ?????

É prática comum os clubes sugerirem árbitros para a Taça de Portugal. Cumprimentos

entao quer dizer se o fcp escolhe arbitros

é CORRUPCAO e os outros que escolhem arbitros é PRATICA CORRENTE que raio de criterio é este? uns sao filhos e outros enteados?

Re: Re: Entao as escutas ao vieira e veiga ?????

As praticas comuns tiram-me do serio. Pra uns pode ser pratica comum, pra outros podem ser trafico de influencias...

Re: Re: Re: Entao as escutas ao vieira e veiga ?????

isto é como juntar varios pedofilos e depois so prender 1 ,nao é justo ou vao todos presos e ou nao vai ninguem

isto é tal qual

a um gajo dar um tiro no outro mata.lo ser tudo filmado ....toda a gente ver as filmagens mas como as filmagens não servem como prova termos um assassino a solta os corruptos rejubilam com estasnoticias mas se formos ver bem estas noticias do jornal do oliveirinha tem saido desde o principio do processo apito doirado

Re: isto é tal qual

...and justice for all :)

Re: Re: isto é tal qual

Peace Sells...But Who's Buying?

Re: Re: isto é tal qual

já lá diziam os Metallica.

Estavam ha esper de que?

Milagres !!!!

Off... o n.º de espectadorees no estádio da Luz

Acabei de ler no jornal do café, que ontem na Luz estiveram 38 mil espectadores a ver o Benfica - Celtic. Ou seja pouco mais de meia casa. Tendo eu ouvido ontem na TSF no programa de desporto das 18:45, o dirigente benfiquista responsável pelas bilheteiras afirmar peremptoriamente que estavam mais de 40 mil bilhetes vendidos e que atendendo à melhoria do estado do tempo a lotação prevista para o jogo seria de 50 mil espectadores, porque será que esta ficou claramente áquem? Aliás nos jogos do Benfica é muito frequente falar-se em grandes casas e depois o nº real de espectadores várias encontra-se muito abaixo do previsto. Porque será? Gostava que alguém por dentro do assunto me pudesse explicar. Lembro também o jogo frente ao Leixões (penso eu) em que se falava numa magnífica casa e depois viu-se as bancadas desertas. Estranho...

Re: Off... o n.º de espectadorees no estádio da Lu

Vejo que és mais entendido nas questões do Benfica do que nas do Porto. Tão entendido que o jogo contra o Leixões foi fora. Porque não falas do mesmo fenómeno em relação ao Porto? Ainda nas últimas jornada, o Leiria-Porto registou a pior assistência desde que foi construído o estádio novo. Estranho, ainda por cima quando falamos do campeão deste ano.

Re: Re: Off... o n.º de espectadorees no estádio da Lu

Haver fracas assistências em Leiria não é de estranhar. No jogo contra o Porto, muitos devem ter sido aqueles que ficaram no posto de serviço da A1 em Leiria, em vez de ir ao estádio. Mas já no jogo contra o Benfica, o estádio também não encheu, e a verdade é que esta época, o Benfica não está a encher estádios. Cumps.

O que eu acho é que independentemente do clube

anda mas é quase tudo teso de mais para gastar dinheiro em caríssimos bilhetes de jogos de Futebol.

Re: Re: Off... o n.º de espectadorees no estádio da Lu

Estranho?... Não sei se é muito estranho. Eu sou sócio e no ano passado fartei-me de ver jogos do fcp no Dragão e até fora. Este ano, embora tenhamos ganho quase sempre (campeonato e LC), o futebol apresentado pela equipa não é suficientemente atractivo para me fazer deslocar ao Porto e pagar 10/15 euros pelo bilhete (bancada central). Como eu, muitos outros adeptos portistas pensarão da mesma forma.

Re: Re: Off... o n.º de espectadorees no estádio da Lu

O "penso eu" no meu comentário inicial demonstra a minha dúvida... Não tinha a certeza qual o adversário, só me lembrava da situação. A questão é ter ouvido o dirigente benfiquista afirmar que iam estar à volta de 50 mil pessoas no estádio, ou seja, ele não se estava a referir ao nº de bilhetes vendidos mas sim ao nº de espectadores presentes. E como sabemos isso ficou mt longe de acontecer...

Re: Off... o n.º de espectadorees no estádio da Lu

Bilhetes comprados em pacotes, provavelmente para garantir o jogo com o Milão, e que, devido à má época até agora, fizeram com que houvesse pouca vontade de sair de casa para ver um jogo contra o Celtic. Por exemplo. Quanto ao resto que referes, não percebo a dúvida. Há sempre uma discrepância entre os bilhetes vendidos e os lugares ocupados, sobretudo por causa dos bilhetes de época. Ainda assim, é o Estádio da Luz que regista melhor média de espectadores. O jogo contra o Leixões foi no Bessa.

Re: Re: Off... o n.º de espectadorees no estádio da Lu

O "penso eu" no meu comentário inicial demonstra a minha dúvida... Não tinha a certeza qual o adversário, só me lembrava da situação. A questão é ter ouvido o dirigente benfiquista afirmar que iam estar à volta de 50 mil pessoas no estádio, ou seja, ele não se estava a referir ao nº de bilhetes vendidos mas sim ao nº de espectadores presentes. E como sabemos isso ficou mt longe de acontecer...

Re: Off... o n.º de espectadorees no estádio da Lu

Eu acho que esta situação dava para fazer uma tese de mestrado ...

Re: Off... o n.º de espectadores... errata

Onde se lê "várias" deve-se ler "várias vezes".

Não digam essa coisas...

...que o Noko ainda se suicida... lolololol

Hummm, o Noko ainda não comentou?

Bem isso é que é grande cena, chegar aqui e comentar primeiro que o Noko. Mas em relação ao tema, eu acho isto uma palhaçada, porque acho que todos, mas é TODOS, não é só alguns deveriam sentar o cú no mocho e mais nada, isto é uma balbúrdia, e no final, bem ao jeito do processo casa pia, vai ficar um ou outro gato pingado preso só para mostrar que se fez algo... O costume no país onde vivemos! Provavelmente o único país presente na união europeia com classificação de terceiro mundista.

depois de ler o artigo...

...quase que diria que tamos em Portugal...quiça estarei enganado.... O País da promoção do crime...

Estas tambem?!

-- TELEFONEMA ENTRE VALENTIM LOUREIRO E LUIS FILIPE VIEIRA -- Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito...(...) Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia? LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto! VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio? LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio! VL - E o Duarte? LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado.(...) VL - Talvez o Lucílio, pá! LFV - Não, não quero Lucílio nenhum!(...) VL - E o Proença? LPV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...! VL - E o João Ferreira? LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses. -- TELEFONEMA ENTRE VALENTIM LOUREIRO E LUIS FILIPE VIEIRA ----- Resumindo, recusou os árbitros António Costa, Duarte, Lucilio, Proença e pediu ESPECIFICAMENTE para as meias-finais da Taça de Portugal 2003/2004, os árbitros Paulo Paraty e João Ferreira (que veio a apitar o desafio que o Benfica ganhou ao Belenenses por 3-1). Ao todo escolheu 6 ARBITROS, portanto não há peneira que tape este Sol... e o teor das conversas é muito menos ambíguo do que o que envolve as palavras "fruta", "chocolatinhos", "engenheiro", etc., etc... Os Portistas clubisticamente cegos poderão não ver muita coisa, mas isto, só um benfiquista clubisticamente cego não vê. E NO MINIMO, é motivo para ser arguido no processo Apito Dourado, mas como estamos num país em que acções não valiam um tostão foram dadas como garantia real para evitar que determinado clube descesse de divisão, ele anda por aí como "honesto pai de familia". Já agora, aproveito para mostrar outra escuta ------ TELEFONEMA ENTRE PINTO DE SOUSA E VALENTIM LOUREIRO ---------- Pinto de Sousa - A única coisa que eu tinha dito ao João Rodrigues é o seguinte... É pá, há quinze [dias] ou três semanas, ele perguntou-me: "Quem é que você está a pensar para a Taça?"... Eu disse: "Estou a pensar no Paraty"... VL - Bem, o gajo está f... (...) O Paraty então não consegues, não é? PS - O Paraty não pode ser. (...) Até para os árbitros restantes, diziam assim: "É pá, que diabo, este gajo tem tantos internacionais e não tem mais nenhum livre, pá?!".(...) VL - Eu nem dá para falar muito ao telefone, que ele começa para lá a desancar. (...) Mas qual é o gajo que o Porto não quer?! O Porto quere-os todos, pá! Qualquer um lhe serve! PS - É... Por acaso é verdade... VL - O Porto quer lá saber disso! PS - Se é o Lucílio... Se fosse o Lucílio, era o Lucílio, se fosse o António Costa, era o António Costa... VL - Ao Porto qualquer um serve! ------ TELEFONEMA ENTRE PINTO DE SOUSA E VALENTIM LOUREIRO ---------- Repare bem nas frases "Mas qual é o gajo que o Porto não quer?! O Porto quere-os todos, pá! Qualquer um lhe serve!", "O Porto quer lá saber disso!" "Qualquer um lhe serve!" "Ao Porto qualquer um serve!"

assobia para o ar...

anulam provas mas nao deixam de ser corruptos do pior. Mas tu é que sabes , eu graças a deus nao pertenço nem apoio corruptos, como tu!!

vamos por partes

Se as normas em causa eram inconstitucionais, ainda bem que assim foram declaradas, por muito que custe às pessoas. Mas um Estado de Direito tem de respeitar as normas constitucionais e legais, e nesta matéria vale o princípio da árvore envenenada (se a fonte da prova foi ilegal, todos os frutos daí resultantes também são ilegais). A nova legislação processual penal já resolveu o problema. Quanto ao resto, a notícia do JN é falacciosa. Porquê? Porque puxa para título as declarações dos maiores interessados na invalidade das escutas, os advogados de Valentim e de José Luís Oliveira. Como diz Bacelar de Vasconcelos, também citado na notícia, a invalidação das escutas tem de ser vista caso a caso: "Tudo depende, começa por explicar, "da fase em que um processo estiver". E, sobretudo, "da gravidade que se atribuir a essa ilegalidade", do peso que se considerar que teve na condução da investigação e na preparação da Defesa". Há ainda uma questão: segundo o JN, apenas foi violado o direito de defesa de José Luís Oliveira: No caso em concreto, a juíza de instrução de Gondomar começou por mandar destruir conversas consideradas irrelevantes, mas deixou de o fazer relativamente aos restantes arguidos Por isso não sei se TODAS as escutas serão declaradas inválidas, e duvido que isso aconteça. Tinha de haver um efeito dominó da invalidade das escutas, que duvido que valha para todos os arguidos do Apito Dourado. É essa a opinião do advogado de valentim, mas percebe-se porquê.