Ainda o Sistema! | Relvado

Ainda o Sistema!

 

"- O facto de haver um nº excessivo de árbitros classificados 37.
- o facto dos arbitros auxiliares serem nomeados e não sorteados, quando muitas vezes são eles os responsáveis pela suspeição de lances duvidosos

2. Em relação à forma como os árbitros são classificados, factor condicionador das suas arbitragens:
- Através de observadores nomeados não se sabendo com que critérios.
- A não publicação dos, ou mesmo acesso aos, relatórios dos observadores para haver conhecimento publico dos critérios de classificação e evolução na carreira e da avaliação que os observadores fazem das diversas actuações dos árbitros.
- A ausência de selecção rigorosa através de critérios transparentes que definisse quais e quantos arbitros poderiam fazer parte do 1ª escalão que dirigisse os jogos da 1ª Liga.
3. Em relação à forma como os árbitros arbitram:
- A não publicação dos relatórios dos árbitros relativos aos jogos que permitam aferir como viram os lances e ocorrências do jogo.

4. A não profissionalização dos árbitros que quanto a Dias da Cunha deveria acabar dando lugar a um estauto profissional e de carreira.

5.A arbitragem passar a ser dirigida pelos arbitros fora da alçada dirigente da Liga.

A minha opinião:
- sorteio puro como em Espanha para árbitros principais e auxiliares.
- classificação - e selecção dos arbitros de 1ª - dos arbitros rigorosa e transparente (de conhecimento público das regras, e classificações).
- Conhecimento das regras e dos observadores e respectivos relatorios
- Acesso dos clubes aos relatótrios dos arbitros
- Arbitragem dirigida pelos arbitros fora da Liga
- Arbitragem profissional

Eu acredito na boa fé e inteligência que ultrapasse os aspectos formais, e mesmo um certo espírito clubista, e analíze e debata objectivamente o tema de modo a tornar o desporto rei mais transparente e menos polémico.

Cumprimentos
luis ferreira

diversos:

Comentários