25 de Abril sempre! | Relvado

25 de Abril sempre!

 

Em tempos de desesperança e de uma crise que não tem fim à vista, ficam as palavras do infinito Ary dos Santos como tónico de Abril para alimentar a fé...«Isto vai meus amigos isto vaium passo atrás são sempre dois em frentee um povo verdadeiro não se trainão quer gente mais gente que outra genteIsto vai meus amigos isto vaio que é preciso é ter sempre presenteque o presente é um tempo que se vaie o futuro é o tempo resistenteDepois da tempestade há a bonançaque é verde como a cor que tem a esperançaquando a água de Abril sobre nós cai.O que é preciso é termos confiançase fizermos de Maio a nossa lançaisto vai meus amigos isto vai.»
Susana Valente

diversos:

Comentários [43]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

on.topic: a frase mais estúpida de sempre!

A seguinte frase foi dita ontem por um ouvinte no fórum da TSF: «O 25 de Abril teria sido melhor se fosse feito por homens com a qualidade de Salazar». ...

Re:

A frase visa apontar mais para a capacidade de gestão e as qualidades como estratega de Salazar do que propriamente o modo como ele as punha em prática. Cada génio tem o seu que de louco, não que Salazar o tenha sido porque não sou desse tempo mas a História está cheia de exemplos desses!

Re: on.topic: a frase mais estúpida de sempre!

Não sei se será assim tão estúpida,o homem não tinha só defeitos. Cumps

Uma bem haja à Liberdade..

O meu primeiro comentário vai no sentido de saudar a edição por nos brindar com um artigo diferente que leva às mais variadas discussões. Aplicado ao futebol português, um "25 de Abril" impera-se, sendo essa necessidade à semelhança da revolução dos Cravos, cada vez mais a única opção que resta para aqueles que como eu vivem o futebol e gostam dele. É preciso separar as barreiras existentes entre os 3 ditos grandes e os outros clubes. É necessário trazer o clube aos adeptos, porque sem gente não há futebol. É claro que se vão sucedendo fenómenos dignos do paranormal, em que clubes se vão aguentando sem ordenados desde o início da época e há estádios "vazios" em equipas que militam na 1ª Liga. Parece que o mundo da bola vive desfazado da realidade, praticando preços incomportáveis com a actual conjuntura, temos um barulho de fundo insuportável sobre arbitragens, corrupções, suspeitas, tribunais metidos ao barulho sistematicamente. Isso afasta os adeptos, resfria o interesse dos patrocinadores e condena o futebol. É tempo de aplicar uma política de tolerância zero às contas dos clubes, proteger os árbitros e punir os infractores em conformidade. Porque eu acredito num futebol melhor, que se faça uma revolução estruturada e consciente para o bem de todos!

O 25 de Abril diz muito aos portistas..

..pois em 1974 estávamos já com 15 ou 16 anos de travessia no deserto, sendo que 3 anos depois através do mítico José Maria Pedroto, conseguimos quebrar a hegemonia dos clubes da 2ª circular. Na altura e de forma "consensual" todo o poder do futebol estava na capital e nos seus 3 principais clubes que iam rodando na presidência da Federação. As arbitragens tendeciosas acompanhada da falta de "crença" das equipas portistas sempre que rumavam ao sul, levou à criação da célebre frase: «Basta passarmos a ponte D. Luis e já estamos a perder!" O 25 de Abril significou por isso também o SONHO, a ESPERANÇA e a CORAGEM azul e branca em bater-se de igual para igual com os clubes de Lx e em tornar-se no melhor e mais prestigiado clube nacional. Ainda antes da chegada de Pinto da Costa ao Porto fomos bi-campeões nacionais e depois com a chegada da década 80 e do grande presidente é a história que se conhece. VIVA AO 25 DE ABRIL! saudações revolucionárias! Zefil ps - obviamente que este dia vale muitissimo mais pelas questões extra futebolísticas, mas isso fica para mais logo.

Dia de vigília. O benfica está de luto

hoje celebra-se o 25 de Abril de 1974

Porque hoje é sabado

Jogando com as palavras e, sem mentir, podemos dizer que: Ontem havia um Pai-Nosso, hoje é um Ai Jesus. Ontem havia um Salgueiro Maia, hoje há José Carlos Malato. Ontem havia Sá Carneiro e Mario Soares, hoje há Tino de Rans e Santana Flopes. Ontem havia Humberto Delgado, hoje há Fátima Felgueiras. Ontem havia um José Afonso, hoje há um Tony Carreira. Ontem havia canções de intervenção, hoje já não há canções de amor. Ontem havia ideias castradas a Lápis Azul, hoje há um PM chamado Socrates. Ontem havia fome, hoje há miséria. Ontem havia repressão, hoje há bullying. Ontem havia cravos, hoje Rosas de Hiroxima Ontem havia clandestinos, hoje xenofobia. Ontem havia imaginação, hoje compra-se tudo feito. Ontem havia Amália, hoje há Teresa Guilherme. Ontem havia choro, hoje há dor. Ontem havia prisão, hoje há crime. Ontem havia um Império, hoje há impropérios. Pois é. Parece bom, não parece? Parece que dantes é que era. Mas não se deixem enganar...Hitler também tinha mãe! (Quem vive no escuro não sabe o que é a luz.) Que me importa que até houvesse DEUS NA TERRA, se só hoje há LIBERDADE? Se só hoje há DEMOCRACIA? Se só hoje há CIDADANIA? Se extinguimos o MEDO no poço fundo das palavras. Na profundidade da simples opinião. Eu sei!! Tu dizes!!! Viva ABRIL. Falando agora de "futebolices" desenganem-se aqueles que julgam que A Revolução dos Cravos já eclodiu neste mundo épico! Longe disso. Não houve um corte nitido com o passado, houve algumas ideias soltas mas que resvalam para a inércia pois os dirigentes são os mesmos. Os homens são os mesmos, linguas coladas ao cuspe do poder. Ainda todos esperamos pelo Chaimite que afaste a podridão de que este nosso futebol padece. Ainda todos esperamos pelo verdadeiro 25 de Abril do Futebol: uma vassoura que varra toda uma maneira de dirigismo baseada no favorecimento e na troca de influências. Até quando? E mais uma vez: Viva Abril, a paz, o pão, habitação... Viva o Benfica, cor da Revolução!!!

Re: Porque hoje é sabado

Algo me diz que no teu comentário se relevam, subtilmente, algumas mensagens subliminares. :) Face ao exposto, cabe-nos perceber onde é que anda "...uma vassoura que varra toda uma maneira de dirigismo baseada no favorecimento e na troca de influências." Mas a julgar por tudo o que têm sido os últimos 5 anos (e já nem pego nos últimos 27), dá-me a sensação que vai ser preciso bem mais do que vassouras e cravos para que a revolução no futebol seja consumada.

VIVA!

+1 Bem Escrito Virtual!

BENFICA, O BOM GIGANTE!

O Glorioso SLB simboliza para Portugal o clube do povo, o clube sem casa, o clube por onde passa sempre cativa a simpatiza da maioria dos locais. Foi isso que ocorreu em Lisboa, depois nas Beiras, depois no norte, depois no Alentejo, depois no Algarve, depois nas ilhas, depois nas colónias, depois até... ao fim do mundo e regressar pelo lado oeste. O Benfica, foi sempre um clube em que todos eram ouvidos. Foi sempre um clube que com ajuda do seu associado e adeptos e das suas equipas, foi transmitindo uma sensação de que a glória e democratização poderia dar os seus frutos. O Benfica sempre teve muito bom jogo de cintura para com o antigo-regime, até ao ponto de que este colou-se à marca do Benfica. Contudo, jamais o Benfica se vendeu aos ideais e ideias do antigo regime. Ao contrário de muitos outros clubes ditos grandes, quem construiu o estádio da Luz foram os BENFIQUISTAS! Quem cativou o público foi o BENFICA! Quem ganhou os seus campeonatos foi o BENFICA! É triste que hoje, a verdade, lol, o que é a verdade inverossímel no mundo..., seja tão facilmente distorcida. Podem mudar a cor do pai natal, mas jamais poderão mudar a glória e a grandeza do maior e mais belo clube mundial! AMO-TE BENFICA! AMO-TE QUERIDO PORTUGAL! PS: Ainda há muito por fazer neste país! Acabar com a ignorância e analfabetismo é ainda uma realidade por fazer!

Sem casa? Foi o que deu mais despesa aos

contribuintes...

Operação camarão (mas ao contrário)

Desde o início até aqui: (...) "Quem ganhou os seus campeonatos foi o BENFICA!" Bastante interessante o comentário. Eu acho normal que os adeptos dos outros clubes não saibam nem sonhem com estas coisas, agora que nem todos os benfiquistas tenham consciência disto é que me revolta. O resto... é mais do mesmo de sempre, estupidamente despropositado.

-1 DESINTERESSANTE?!

PORQUÊ? SERÁ QUE NESTE DIA DA LIBERDADE A OPRESSÃO AINDA ESTÁ VIVA?! TENTEM SENSURAR-ME, POIS SÓ FICARAM PELA TENTATIVA!

Re: -1 DESINTERESSANTE?!

Pá, já te disse que quem te anda a moderar sou eu e pelos motivos que te disse. Já agora, quando é que percebes que é para te pores na alheta?

Re: -1 DESINTERESSANTE?!

Por falar em Abril...

Re: -1 DESINTERESSANTE?!

Pá, Abril não deu uma liberdade absoluta e sem limites.

Re: -1 DESINTERESSANTE?!

Vai-te foder tu mais essa conversa!!! Neste fórum TODOS tem o seu direito à opinião até tu meu labrego de merda!

Re: -1 DESINTERESSANTE?!

TODOS? Pergunta ao nosso caro Andebol, se todos aqui podem comentar.

Re: -1 DESINTERESSANTE?!

O que é que o Andebol é para aqui chamado?

Re: -1 DESINTERESSANTE?!

"Acabar com a ignorância e analfabetismo é ainda uma realidade por fazer! " Conheces a expressão telhados de vidro? lol

Re: -1 DESINTERESSANTE?!

Sensurar-me???O que é isso?

Poucos o saberão

Quem tinha em 74 menos de 15 anos pouco saberá sobre o que significava o regime, e mesmo até aos 20 saberão melhor. E eu nem sequer era nascido, assim como imagino a maioria dos que usam este fórum. O 25 de Abril foi há 35 anos e só hoje tem 50 a 55 anos nos pode explicar com propriedade o que isso significou. Em termos de estatística, a diferença é óbvia. Apesar do cravo ser de cor vermelha, esta foi a cor que mais se esbateu depois da revolução, para dar lugar ao azul. Falo exclusivamente em termos estatísticos. Em termos de futebol o primeiro jogo que me lembro ver foi a final de Viena, tinha eu na altura 10 anos e estava a fazer um trabalho de casa de história sobre as reis da primeira dinastia. Não posso por isso acrescentar muito sobre a revolução.

Re: 25 de Abril sempre!

35º aniversário...tão longe e tão perto na minha memória, normalmente sou avesso a memórias mas este dia marcou-me tão profundamente que ficou gravado na minha memória. Esse dia e os seguintes foram os mais importantes da minha vida que a 27 de Abril não resisti e abandonei tudo em Amsterdam e regressei a Portugal com a vontade indómita de participar e de fazer algo. Estava a jantar no dia 25 e toca o telefone - era o pai de um colega meu que coabitava comigo num simples apartamento em Adam, "caiu o regime" "o porco do Marcello abdicou" foram as palavras desse pobre homem que não conseguia dizer mais nada. Ficamos por momentos a olhar um para o outro sem reacção perante o olhar espantado das nossas companheiras da altura que nada percebiam de português. Sem nada dizermos um ao outro sintonizamos a BBC (rádio) e aí estava tudo dito, começamos a saltar a gritar e por fim até chorámos de alegria. Tínhamos fugido à guerra colonial, tínhamos finalmente a hipótese de regressar a Portugal. A 27 de Abril saímos de Adam com a promessa de regressarmos mas nunca mais voltamos, chegamos a Portugal a 29 de Abril a 2 dias do mais famoso 1º Maio que alguma vez se realizou no nosso País. Futebol antes e pós 25 de Abril?! Só duas notas relativas ao desempenho da equipa do FCP em futebol. De 1934 a 1974 são 40 anos e o FCP só tinha sido campeão 5 vezes. De 1974 a 2009 são 35 anos e o FCP foi campeão 18 vezes (não contando este ano porque ainda não acabou).

Re: 25 de Abril sempre!

"De 1934 a 1974 são 40 anos e o FCP só tinha sido campeão 5 vezes. De 1974 a 2009 são 35 anos e o FCP foi campeão 18 vezes (não contando este ano porque ainda não acabou)." Espectacular! E não é que o 25 de Abril deu origem à revolução futebolística?! Tudo o que era merda veio parar abaixo do Mondego e a qualidade magicamente parou ali junto da VCI...e por ali foi ficando! Independentemente daquilo que o FCP conseguiu, somente alguns iluminados portistas (que respeito e dos quais alguns fazem parte deste fórum) é que têm a coerência de dizer que nem tudo teve a ver com a qualidade que parou ao pé da VCI. O resto...é só esperar para que o FCP não consiga ir à CL dois anos seguidos. Ai, esperem...tal não vai acontecer. Pois, é da qualidade...

Não vale a pena GSF...

Pau que nasce torto, tarde ou nunca se indireita!

Não se endireitar, é uma coisa...

A mim o que me preocupa é que gostam de andar tortos... E noutro post, andam virtualmente a limpar os cortinados lá de casa, após a sensação orgásmica com que ficaram após ouvir, e cito, "o discurso de Pinto da Costa, que pintou a manta". Quase que consigo visualizar uma marcha de armas da Nacional Socialista, com todos os carneirinhos a regozijarem-se com a figura do ditador lá bem no alto. Jasus. Pegando novamente numa citação de um querido user cá do forum (e que pelos vistos aprendeu recentemente a escrever isto)... "lol". Cumprimentos...

Re: 25 de Abril sempre!

Muito interessante e muito obrigado :)

Quando é que o PC chegou à presidência?

Em 80/81... e não foi a partir daí que começaram a ganhar campeonatos? Já agora, não foi em 90's que a Liga mudou-se para o norte? Não foi por essa altura que o Porto ganhou 5 campeonatos de seguida? Falas muitas mentiras, para quem já tem se calhar mais de metade de século de vida! Devias ter juízinho... Eu sei onde estavas tu no 25 de Abril de 1974... e não era do lado dos revoltosos! Não admito mentiras e falsidades numa data incorrompível como esta, portanto, faz o favor de não escreveres merdas.

PS:

Também fui eu.

Re: Quando é que o PC chegou à presidência?

É incrivel mas até chegas a ser mais estupido que o noko...