A deserção de Jorge Jesus | Relvado

A deserção de Jorge Jesus

Há paralelismos com o sebastianismo de Artur Jorge.
 
Bruno de Carvalho (grande plano)
sporting.pt

Passado o choque de ver uma das bandeiras do meu clube assinar pelo rival, desafio os users deste site a recordarem o funesto ano de 1994… isto não vos faz lembrar nada?

Em 1994 o presidente do Glorioso mandou embora o treinador Toni, acabado de se consagrar campeão. Este ano Bruno de Carvalho recambiou Marco Silva, um bom treinador que não foi campeão, mas acabou de vencer a Taça. Isto numa época em que não poderia ter feito melhor devido aos terríveis centrais com que teve que jogar.

Em 1994 o excrementício Manuel Damásio vai buscar Artur Jorge, um treinador caro e consagrado, benfiquista, e com um passado de glória no Porto e no PSG. Este ano Bruno de Carvalho “sacou-nos” Jorge Jesus, a quem pagará o seu peso em ouro, treinador com um crédito quase ilimitado pelo menos à escala nacional, e sportinguista.

Em 1994 o Glorioso de Artur Jorge perdeu Rui Costa, Schwarz e Kulkov, “apenas” o meio-campo inteiro, e os substitutos foram os pezinhos-de-ouro que se sabe. Este ano o Sporting perderá Nani, e quase de certeza Carrillo e Cédric, porque fazer dinheiro com eles será agora ou nunca, além de que a necessidade de encaixes e o desejo de sair dos jogadores deverá levar às vendas de Slimani e William Carvalho. Após hipotecar 18 milhões para ter Jesus, terá o Sporting dinheiro para os substituir à altura?

Vejo aqui muitos paralelismos com o “erro de Damásio”. Será esta oportunidade de contratar Jesus, implicando o despedimento por injustíssima causa de Marco Silva, uma sepultura para Bruno de Carvalho? Será o Sporting de Jesus uma mão cheia de nada, como foi o Benfica de Artur Jorge? Será esta contratação o desembarque na Normandia dos cada vez mais numerosos sportinguistas que desejam a saída de Bruno de Carvalho?

Como disse Júlio César há uns 2060 anos, os dados estão lançados! Serão dados viciados para a derrota final de Bruno de Carvalho, tal como aconteceu a Manuel Damásio, ou estará o corajoso presidente do Sporting destinado a uma marcha triunfal?

Benfica:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

ha muitas diferenças

ha muitas dierenças

1º toni tinha sido campeão e foi mandado embora, marco silva ficou em 3º lugar

2º artur jorge mandou os jogadores bons embora e contratou muitos de qualidade duvidosa, mudou o onze para muito pior, ora Jorge Jesus vai manter a base do onze e os que for buscar sao nomes consagrados para o onze para aumentar qualidade a equipa, vai fazer o contrario de artur jorge ja ai esta uma grande diferença

Alguns reparos.

se não me falha a memória, quando Artur Jorge foi contratado, Toni ainda não se tinha sagrado campeão. Além disso, o benfica transferiu por necessidades de tesouraria dois ou três jogadores, entre eles Rui Costa.

Os jogadores contratados não eram assim todos de qualidade duvidosa. Marcelo e Paredão tinham feito uma temporada sensacional no Tirsense e, este último, teve uma carreira bem interessante em Inglaterra, nomeadamente no Chelsea, enquanto o primeiro foi alvo de muito debate acerca da sua utilização na selecção (era brasileiro de nascimento), o que diz um pouco do seu trajecto até então. Nelo e Tavares eram jogadores do Boavista e atletas de selecção.

O que correu mal foram um conjunto de situações, entre elas, uma operação grave a que foi submetido Artur Jorge, um plantel quase todo remodelado e sem experiência para um clube como o benfica, a pressão dos adeptos relativamente ao tratamento dado a Toni e que foi asfixiante quando os maus resultados começaram, etc. etc.

O maior erro do Artur Jorge foi pensar que podia fazer uma

limpeza de balneário, e reconstruir uma equipa numa fase em que não havia dinheiro para nada. Tudo passou pela falta de visão e estratégia de Damásio, que pensaria que depois do título de 93/94 o Glorioso venceria por si só, um pouco como aqueles economistas ultra-liberais que acham que os mercados se podem auto-regular sem lei nem ordem.

Artur Jorge veio com o rei na barriga, ego inchado e com a convicção de que bastaria pegar nos jogadores que melhor jogaram no campeoanato dos pequenos. Ora, se é verdade que Marcelo, Paredão, Nelo e Tavares brilharam nos seus clubes, é indiscutível que demonstraram não ter qualidade para um grande.

Esta equipa foi uma ruína, isso associado a um presidente estupidamente aventureiro, a uma má gestão, a umas finanças ruinosas e a um coveiro.

Embora o status quo seja bem diferente, acredito mesmo que o JJ possa ser o vosso Artur Jorge, porque o dinheiro virá de algum lado, mas de onde veio duvido que haja mais para fortalecer o plantel.

Nelo era titular da selecção

Nelo era titular da selecção e se tinha estofo de selecção tinha estofo para clube grande. Além destes, lembro-me de Hassan que era um grande avançado no Farense e quem marcou golos no Farense como ele marcava, só podia marcar muitos mais no benfica.

O problema quanto a mim foi o ponto em que tocaste, a limpeza no balneário. Entraram muitos jogadores novos, a maioria sem estatuto e sem referências do clube e isso contribuiu para o descalabro. É óbvio que também entraram uns pezudos tipo King que acabaram por rotular todos os jogadores que entraram nesse ano, mas se formos analisar o plantel ao dispor de Artur Jorge facilmente concluímos que não era tão fraco assim, a começar no monstro Preud´homme e num jogador que passou discreto no benfica e demonstrou uma enorme qualidade depois de sair (Stanic).

..............

Jass

Nelo titular na seleção???

Fez uns jogos mas chamá-lo de titular é como dizeres que o Simão Sabrosa era titular da seleção Portuguesa que não era, era ocasionalmente titular....mas era mais as vezes que não era do que as que era, e Nelo nem estofo tinha para seleção nem para o Benfica e a verdade é que se fores a ver essa seleção irás reparar que nunca atingiu sequer apresentou resultados minimos, nem a nivel de Europeu e muito menos a nivel Mundial, Nelo era razoavel, não era mau......era mesmo razoavel.
Hassan no Benfica não fez nada nem ele nem o Marcelo que veio no mesmo ano do Tirsense, eram jogadores de equipas pequenas, tens um exemplo de um assim no Benfica actual...o Derley, que não sendo um mau jogador, é curto para uma equipa como a do Benfica.

Sim a limpeza de balneário protagonizada por Artur Jorge sim mata o plantel, Paneira Yuran Kulkov, a reforma de Veloso a saida de William, Mozer e Shwarz etc, isso matou essa equipa, depois entram jogadores de elite Cannigia (que chega com mais vicios que o Jardel quando saiu de Portugal) King e Paulão, um que era um coxo mais que coxo que já vinha com rotulo de coxo do Farense e o outro que chega para de imediato sair porque nem uma bola sabia chutar, Edilson que chega com rotulo de futura grande estrela mas chega com esse rotulo quando na realidade tinha tanta qualidade de pés como tinha de má "pessoa no balneário", Stanic chega ao Benfica com rotulo de médio ofensivo, sai do Benfica emprestado ao Brugge como Médio ala, no Brugge até a Médio defensivo chegou a ser utilizado, em Parma chegou a ser ponta de lança e extremo direito.........

Jass esse Benfica era como Sporting de umas épocas atrás, havia jogadores de qualidade, mas havia muito refugo tb, aliás era mais o refugo que a qualidade, e se a isso juntares um treinador com pouca ou nenhuma qualidade tens a resposta dada para a pobreza em que o Benfica se tornou nessa época, depois lá está sai 10 jogadores entram mais 10....e a equipa foi perdendo qualidade e fio de prumo......

Artur Jorge desde o momento em que said o PSG e chega ao Benfica e depois foi operado com urgência (à cabeça ou ao coração ou lá o que foi) deixou de ser um treinador "capaz" para treinar ao mais alto nivel, e com a evolução do Futebol pior foi ficando....

deixem o scp continuar com as campanhas eleitorais,

deixem-nos em paz e em festejos momentâneos
ohohohoh

O Zbordem

atual é pouco melhor do que era o Braga de Jesus. É pena é já não haver Taça Intertoto porque, caso contrário, estava garantida.

Acho que deverias estar mais preocupado...

com o que será o futuro do SLB sem Jesus, visto que antes dele, em 15 anos, só ganharam o campeonato APAF de 2005.

Quanto a vendas e reforços, creio que o Sporting terá investimento, e os melhores jogadores vão ficar, e isto a pedido do Jorge Jesus.

Quanto ao Bruno de Carvalho, esta época é o tudo ou nada para ele. Tem tudo para correr bem, como tem tudo para correr mal.

Da minha parte também já não o posso ver à frente. O espectáculo que ele deu no último Domingo foi simplesmente miserável!

E depois há a questão do ADN,

quer-se dizer, LFV é um azeiteiro que percebe daquilo mas o Benfica sempre foi um clube do povo. Agora o Sporting das elites, dos viscondes, da aristocracia e da elevação... gerido por um camionista? Ver o presidente do Sporting a falar de nádegas, peidos e a chamar gágá ao Pinto da Costa? E andar às cavalitas dos jogadores e vice-versa??!

Vai lá, vai. É certo que a quem ganha tudo se perdoa, mas se BdC perder com esta cartada, não só queimará o próximo ano como hipotecará o vosso futuro.

Ora bem, tambem poderemos

Ora bem, tambem poderemos fazer uma outra leitura das coisas.

Observando as ultimas 3 décadas e meia, vejamos as temporadas em que o benfica foi Campeão e mudou de Treinador, foi isso que tendencialmente aconteceu :

1984 Bi Campeonato com Erickson, o sueco saiu, e Pal Csernai deixou o benfica em 3º, FC Porto de A Jorge Campeão 1985!

1987 Mortimore Campeão, o inglês saiu, e entrou o dinamarquês Skovdaal, FC Porto Campeão 1988!

1989 Toni Campeão, Toni despromovido a Adjunto e entra Erickson, FC Porto Campeao em 1990!

1994 Toni Campeão, despedido Toni, entrou Artur Jorge, FC Porto Campeão em 1995 com Robson!

2015 Jesus Campeão, "empurrado" para sair, veremos se a tendencia se mantem!

Se queres prever o futuro, observa bem o passado já dizia Confucio, e a história diz que o benfica sempre que mudou de treinador em temporada em que foi Campeão, perdeu o Campeonato seguinte!

No sentido inverso, em meados da decada de 70, quando vivia o benfica um ciclo hegemonico, bem diferente do actual contexto, recordo :
1975 Pavic
1976 M Wilson
1977 Mortimore
Isto é num ciclo hegemonico, mudaram 3 X de Treinador e foram Tri Campeões!

Nota final, as "padradas" da 2ª circular, vão de encontro ao que o FC Porto pretende, em termos politicos-estratégico, tal só irá favorecer o FC Porto, a saída de Jesus fará regredir o benfica, não é este um desejo, mas apenas uma leitura coerente do que eventualmente poderá acontecer!

P.S. Neste exercicio, estão excluidos os Campeonatos de 1991 (Erickson continou mas perdeu o Campeonato seguinte), 2010, 2014 Campeonatos ganhos pelo Jesus, mas em ambols transitou, e em 2015 revalidou e agora terminou o seu legado!

Moral da história, quando se troca treina treinador que ganha

o ano seguinte é para esquecer. Absolutamente lógico, de qualquer maneira. Mesmo assim, Rui Vitória será um projeto para vários anos, se para tanto mostrar competência.

Subscrevo

benfica fica em terceiro lugar, a 20 pontos do porto que ficará a 15 pontos do sporting de jesus...que ficará em segundo

Foi isso que tu leste? Vá lá,

Foi isso que tu leste?

Vá lá, tenta outra vez, e S O L E T R A!

Para bom entendedor

meia palavra basta, se o benfica vai regredir queres tu dizer que este campeonato está irremediavelmente perdido para o Benfica, é isso que querias dizer, não é?

Imbecil, Vai ser a ultima vez

Imbecil,

Vai ser a ultima vez que nem te dou resposta... Ok?

Dados

eu como benfiquista, não estou pessimista, primeiro lugar livramo- nos de um peso bruto no orçamento, depois segundo se vê das negas que ele tem levado ele não trabalhava sozinho e o facto de querer levar as pessoas da estrutura do benfica confirma isso. Rui Vitória parece-me ser uma pessoa competente...eu preferia Marco Silva, mas em conversa com outros benfiquistas eles mostram-me que o Rui Vitória não é assim tão arriscado. No onze titular a duvida é Gaitan se sai ou não, mas mesmo que saia, esta baixa já está há muito colmatada. Eu nunca desejei tanto que uma época começasse. Anseio por 9 de Agosto. O Sporting tem que vender...se quiser reforçar com jogadores que possam ombrear com o plantel do Porto e do Benfica. Pelo que vou lendo, quando o treinador for anunciado, os pedidos do Marco Silva vão acabar e os benfiquistas vão unir-se em torno da equipa.

Essa do peso bruto no orçamento é muito relativa,

ora quanto é que o Benfica lucrou com o futebol de JJ numa perspectiva global, merchandising, bilhética, vendas de jogadores, patrocínios, etc?

Pessimista também não estou, porque até no tempo do Paulo Autuori, quando fizemos aquela pré-época nos EUA em que cada jogo de preparação era uma massacre para nós, tinha fezada.

Mas pela lógica e pelo que a História nos diz, partimos atrás na competição. Equipa mais velha, mais fraca, processos novos, e treinador menos empolgante.

Staff, negativo, os pedidos de Marco Silva irão acabar

quando Rui Vitória se revelar um treinador com capacidade de levar o Benfica a vencer, caso contrário, o nome de Marco Silva será muito falado. Na minha opinião, acho que o Benfica está a perder uma boa oportunidade com Marco Silva, no entanto, também acho que Rui Vitória pode ter o que é preciso para um grande, só que Marco parece-me que tem algo mais. E esse comboio que passou duas vezes, não acredito que passe 3.

Dados

Primeiro, o termo deserção é um bocado rebuscado, o homem nunca falou em cadeiras de sonho, de vez enquando lá lhe tiravam uma outra expressão mais calorosa, mas ele nunca se confundiu como um benfiquista, por isso, não vejo aqui motivos para esse termo.

Segundo, percebendo o paralelismo, acho que te esqueceste da parte que toca a Vieira, se os dados estão lançados para BdC, também o estão - embora, com menor efeito - para Vieira, no próximo ano, basta Jesus ficar à frente de Rui Vitória, e o homem terá muita dificuldade em explicar porque motivo mandou embora o treinador bicampeão para o rival.

Oh deserção é uma hipérbole, claro,

até porque em última análise trata-se "apenas" de um cidadão a exercer os seus direitos civis e laborais.

Agora que é o que dá vontade de dizer, isso sem dúvida. Imagina que, por absurdo, Mourinho não tinha ido para o Chelsea em 2004, mas para o Benfica?! Faço ideia da melãozada....

... daí desejar tanto que esta cartada tenha um efeito Artur Jorge no Sporting, seria uma barrigada de riso para toda a vida. E olha que o paralelismo existe, eu diria que caso JJ tenha resultados desastrosos, teremos aqui duas situações análogas. :)