Desastre portista à vista! | Relvado

Desastre portista à vista!

A direção cometeu erros. Paulo Fonseca cometeu erros.
 
Paulo Fonseca (FC Porto) preocupado
www.fcporto.pt

A culpa deste desastre que agora é visível, passará essencialmente pelo treinador, mas não esquecendo a estrutura. Antes de falar no treinador, falo da estrutura, a famosa estrutura que continua a ser forte, que continua a saber lidar com o erro (porque ninguém é imune ao erro nem nunca foi), contudo, a multiplicação de erros efectuados torna-a como é óbvio menos forte.

E só este ano, a direção comete os seguintes erros:

1º Deixa (como avisei aqui antes do seu sucesso) o melhor treinador português da actualidade assinar pelo Sporting por causa de questões de empresários que ninguém percebeu ao certo as mesmas.

2º Contratação de um central com um potencial tremendo como Reyes por 9M€, contudo, tendo uma dupla de centrais como Mangala e Otamendi, tendo Maicon no banco, e ainda Ba... era realmente necessário este investimento? Para depois emprestar Ba à pressa... e tendo como extremo titular Licá...

3º Os extremos... eu percebia e até defendia como defendi antes, que a não contratação de extremos poderia ser bom para potenciar o talento existente no Porto, em jogadores como Kelvin, Atsu ou Iturbe; ou seja, um destes 3 teria que dar jogador. Mas não, Kelvin não faz parte do plantel, Iturbe e Atsu, mais uma vez vimos as questões dos empresários interferirem - independentemente do seu maior ou menor talento.

Os erros de Paulo Fonseca:

1º Equipa que perde Moutinho, não pode inventar muito, tem que jogar com o máximo de jogadores rotinados nas suas posições base. Fonseca, quis desde logo alterar tudo e muito depressa, retirou Fernando que já iria passar por alguma dificuldades por deixar de jogar com Moutinho da sua zona de conforto adensando-as, retirou Lucho também da sua zona de conforto, alterou tudo, e insistiu no erro.

2º O duplo pivot com Fernando não resulta, é um facto, se uma equipa joga com dois jogadores mais recuados para potenciar as subidas dos laterais, um deles não pode ser um jogador que não consegue dar dois toques na bola pressionado...

3º É certo que não tem extremos de qualidade e maturidade, mas insistir em jogadores de equipas pequenas e sem talento como Licá, e deixar semana após semana jogadores como Klevin de fora? Jogar com Licá, mas ter no banco Ghillas? Não pode ser, não é normal acontecer...

4º o excesso de utilização de Lucho... não se percebe, quando se contrataram tantos 10s de todos os feitios... Carlos Eduardo mais médio, fazendo a diferença partindo detrás... Josué, um criativo que encontra espaço com a sua visão de jogo em qualquer equipa (contudo tem que jogar no meio para isso acontecer)... Quintero o criativo de grande talento, uma espécie de vagabundo com muito para aprender... ou seja, perante todos estes jogadores de grande talento é mesmo necessário que Lucho com 33 anos jogue todos os minutos de todas as partidas?

5º O Porto não pode ser o Benfica de Jesus, não é o ADN Porto, uma equipa de correrias como Fonseca quer potenciar. Primeiro porque o Porto quer ganhar títulos, segundo, porque a ser uma equipa de correrias o Porto irá sempre perder mais pontos que o Benfica que tem muito melhores jogadores nas alas que o Porto.

Perante este quadro, mando aqui duas opções para Fonseca, do alto da minha mais absoluta inexperiência mas não ignorância:

- Modo 1: o Porto jogar com Fernando como trinco, Defour e Herrera no meio campo como interiores, e Quintero na frente a distribuir jogo para Ghillas e Martinez. Não é o meu preferido contra equipas que se fecham muito, mas permitem que o Porto feche melhor as subidas dos laterais, e potencia as diagonais de Ghillas e Martinez. Não esquecendo que Herrera pode cair para uma das alas com facilidade.

- Modo 2: Inverter o triângulo, e jogar com Herrera e Lucho no meio campo, com Ghillas e Varela nas alas, com Martinez no meio. Laterais também mais protegidos com Lucho mais recuado, e maior presença na área com as diagonais do argelino. Em conclusão, o tempo de desculpas acabou, o desastre já é visível e só depende de Fonseca mudar para existir alteração de prognóstico, sem esquecer a estrutura que este ano já falhou o que tinha a falhar e mais erros em Janeiro seria algo catastrófico para este Porto, a nível desportivo e como consequência financeiro.

FC Porto:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Do Jogo

Em mais de 31 anos de presidência, há duas ideias fortes: sempre que Pinto da Costa despediu um treinador a meio da época, não foi campeão; resistir é vencer

a SER ASSIM BEM ÍDES LEVAR COM O pf ATÉ AO FIM.

Eu não tenho problemas em ter PF no Porto

simplesmente ele tem que mudar, nada mais que isso... e ganhar garra de preferência... agora, tu disseste e bem, resistir é vencer, mas quando a resistência não dá frutos, o Porto também mostrou ao longo destes anos que sabe mudar, e aí tens que ver a questão ao contrário, o Porto não perdeu esses campeonatos por mudar de treinador, perdeu porque fez uma primeira má escolha errada, somente isso... Fernando Santos, perde dois campeonatos no Porto e manteve-se até ao fim pe.... mas, sim acho que ainda vai andar por lá algum tempo...

boas

antes de mais nada deixa-me dizer-te que concordo com tudo o que disseste, sem excepção.

Mas eu creio que é preciso ir um pouco mais longe na crítica a Pinto da Costa. Eu já o fiz aqui umas 2 ou 3 vezes e penso que agora o mesmo se justifica.

Porque das duas uma, ou o nosso clube define claramente quais as épocas para se apostar mais nas provas europeias ou então esta gestão de risco (como eu já aqui chamei à forma como o clube é gerido) vai correr muito mal mais cedo ou mais tarde.

O clube não pode receber tanto dinheiro em transferências e andar a desbaratar para ganhar todos os anos o campeonato e quando não ganha fica fica fora da champions fica a soro quase. Acho que seria mais sensato e produtivo perceber que em anos em que se consegue oferecer um plantel como tinha AVB apostar muito na champions, valorizar e vender o máximo, tal como fizemos no pós-mourinho. e depois aceitar uma consequência natural do jogo, que não se pode ganhar sempre. OU seja tem que haver sempre um ano zero para se planear mais um ciclo de vitórias.

creio que não é isso que acontece. parece-me que uma arrogância desmedida anda a toldar os dirigentes do clube achando que conseguem ganhar todos os campeontos. acho bem a ambição, mas creio que desta forma o clube gasta demasiado dinheiro para os fracos resultados que tem tido na champions. talvez fosse melhor perceber que há anos em que deve haver uma maior contenção para depois atacar em força 2 ou 3 posições. pode correr mal na mesma é um facto mas julgo que permite um pouco mais de desafogo no caso de ficarmos fora da champions um ou dois anos.

a segunda crítica que faço ao presidente também tu a fazes, mas parece-me que nunca é demais dizê-lo. A dança de treinadores deste defeso foi ridícula. Qd há jardim no mercado, não se vai buscar e ainda por cima se troca um treinador bi-campeão, competente, portista, com 2 anos de experiencia de champions por paulo fonseca, que a meu ver é bom treinador, senão não teria feito o que fez com o paços, mas que creio que não se enquadra bem no futebol clube do porto.

e outra coisa, desde a saída de avb, o plantel tem sido cada vez mais fraco. contra factos não há argumentos. acredito que estejam a fazer o possivel para encontrar os melhores jogadores mas o que é certo é que não tem corrido bem.

por fim a crítica ao treinador, como não podia deixar de ser. tenho desesperado a ver os jogos do meu clube. dou por mim às vezes num estado de incredulidade a olhar pro ecrã. como é possivel não ver o óbvio? o treinador comete um erro primário, que é olhar primeiro par ao seu modelo de jogo e só depois para o contexto.

então mas o gajo não olha primeiro para o plantel que tem e depois tenta potenciar aquilo que ele tem de melhor? são os jogadores que se têm que adaptar ao treinador ou o contrário? ok, tem que ser das duas partes mas o treinador deve sempre perceber primeiro o que o sjogadores lhe podem dar. e o fernando não lhe pode dar construção de jogo. ele até se esconde atrás dos colegas e defesas para não ter que transportar jogo. o lucho não é um segundo avançado nunca na vida! nem o josué é um extremo para jogar aberto num 433 ou 4231 como quiserem. o danilo e o alex tanto sobem e descem que chega a ser penoso vê-los muitas vezes na segunda parte a correr já de cabeça baixa para a defesa, sabendo que não conseguem já recuperar em condições.

bem havia mais algumas coisas a dizer mas creio que já me indignei que chegue... por agora:)

quero só terminar dizendo que os próximos jogos serão decisivos. eu acredito que vamso conseguir ultrpassar esta fase horrivel e se assim for podemos ser tetra. muita água vai correr ainda, temos tempo. vamos apoiar o clube e ajudar a equipa a ultrpassar isto. se os próximos 3 ou 4 jogos forem mais do mesmo aí acho que nem pinto da costa resitirá a dar a mão à palmatória e a mdar fonseca embora. das 2 uma, ou o treinador muda alguma coisa, ou o presidente muda de treinador. não há outra saída na minha opinião.

cumps

Sinceramente, acho que o que está aqui a falhar no Porto

foram os falhanços de jogadores como Walter, Iturbe, Kelvin e Atsu... ou seja, o Porto gosta de ter jogadores a marinar como Reyes está a fazer agora, para depois quando os Hulks, os Falcoes se vão embora, já tem jogadores adaptados à maneira da equipa jogar... neste momento, a grande perda de qualidade da equipa é nas alas, porque houve um colossal falhanço nas contratações destes putos, e mais uma vez digo, mais vale gastar 5M€ em 50/60% do passe dum jogador que já se percebe a sua grande qualidade do que gastar 2.5 em vários... mas, o pior é o não aproveitamento do valor dos jogadores existentes, Herrera pe. agora parece um jogador menor, mas este tipo não perde um bola dividida, tem grande poder de passe de rotura, e tem um pulmão do outro mundo, agora tem bastantes carências a nível de adaptação ao nosso futebol, e aí é que o treinador tem que ganhar o seu salário... porque facilmente, com aquele onze que eu coloquei, ou até em vez de Varela teres Kelvin em movimentos interiores, tu tens um ala de transporte mais um falso extremo, e ambos com capacidade e velocidade de irem à linha, ou seja, neste momento até poderíamos estar a falar que o Porto vendeu James e ficou mais rápido no ataque e incisivo, porque James apesar de jogar na ala, era um jogador lento, e fazia do seu virtuosismo a sua arma, por vezes faltava ao Porto velocidade, já a 10 para mim é dos melhores...

Agora concordo, que a estrutura está a falhar, mas se te lembrares, eu já fiz aqui um artigo há vários meses, em que coloquei muitos dos erros que PC fez, e muitos deles são recentes, e passam por muitos falhanços nos timings de venda e de compra de jogadores por preços ridículos para a nossa realidade...

É aquilo que digo, a maneira como o Porto lidou com o caso Ismailov mostra que continua uma estrutura forte, porque uma estrutura forte ou fraca não se vê nos nº de erros, mas sim na maneira como lida com eles, contudo, existe um limite para o erro para continuar a ser considerada forte...

O Leonardo Jardim

é o melhor treinador português da actualidade, ou do campeonato português?

Melhor treinador português, na alura antes dele ir

para o Sporting eu colcava-o como um dos melhores treinadores do mundo, ao dizer que o Sporting contratou um treinador de milhões por tostões, e outras coisas disse... agora, com mais esta ratificação do seu valor, mais uma vez ultrapassando as expectativas de todos, ele provou que é o melhor treinador português da actualidade... Mourinho há muito deixou de ser o Mourinho que todos conhecíamos...

Ele diz que é

sportinguista. Se for possível que ele fique no clube nem que seja 2 anos e construir uma equipa para um treinador de qualidade aceitável será muito bom que possa vir será bom.

Há treinadores que vão para equipas que já têm uma equipa feita.

Quanto ao Mourinho, seria interessante vê-lo num Liverpool, um totenham, uma Roma, um atlético de Madrid para ver o que ele faria. Porque ele só tem ido para equipas que nadam em dinheiro.

Mas, lá está Mourinho o antigo Mourinho já provou mais do

que qualquer um nesse aspecto dos treinadores agora de topo, o Porto não ganhava o campeonato há 3 anos quando ele chegou, Octávio destruiu tudo nesse ano, porque se nos dois anos anteriores de Fernando Santos perdemos com um pouco de azar, com um LC muito complicada com duas fases de grupo no 1º ano em que falha, com Octávio a equipa parecia amadora... ele pega nesta equipa, aponta alguns jogadores baratos a contratar, e ganha tudo no 1º ano, e no 2º faz aquilo que neste milénio ninguém fez, que foi fazer de um equipa da periferia do futebol mundial, campeão europeia... agora, com a mesma certeza que te digo isto, também te digo, que este Mourinho actual já não tem nada a ver com esse que na minha opinião foi o melhor treinador que já vi...

perfeitamente normal o que está a

acontecer a este clubezeco da fruta, meio da tabela ainda seria pouco...
eheheh

O que é que está a acontecer? Está a 2 pontos do Benfica

depois de ganhar 3 campeonatos seguidos, ou ter metade do passivo enquanto ganhou 20 campeonatos em 30 anos do maior clube português?

Então?!

Eu estava à espera de um artigo a dizer que as regras estão aldrabadas, e que e o Benfica que está em 1º lugar com os mesmo pontos que o Sporting!

Classificação do artigo: Fraco!