Dérbis e clássicos decisivos! | Relvado

Dérbis e clássicos decisivos!

Breve história dos jogos entre Grandes que decidiram campeonatos.
 

É consensual que o campeonato é uma longa maratona, e quem é regular termina campeão. Todavia, não é menos verdade que há clássicos e dérbis que apresentam um carácter bem decisivo nas contas finais do título nacional.

Se neste fim de semana se joga o maior dérbi nacional, partida essa que poderá fazer tropeçar o líder Benfica, ou no sentido inverso, afastar o Sporting da conquista deste campeonato, em abril, pela 30.ª jornada, o clássico Benfica-FC Porto poderá, ou não, encerrar as contas do título e assumir-se como fundamental para essa decisão final. Essa jornada 30 trará outra curiosidade. Jesus cumprirá o jogo n.º 180 e superará Otto Glória no banco encarnado em jogos para o campeonato. Restará saber se com ou sem glória...

Bom, nesse sentido fomos observar os anteriores 40 campeonatos, justamente pós Abril, e fomos identificar dérbis ou clássicos que se disputaram nas 5 derradeiras jornadas (campeonatos com 30, 34 e 38 jornadas). Partidas essas cujos resultados atribuíram ou retiraram o título nacional.

Neste exercício, nos últimos 40 campeonatos, identificámos 6 clássicos e 4 dérbis que se revelaram decisivos nas contas finais dos campeonatos. Nessas 10 partidas localizadas, vislumbrámos também 6 golos que resolveram campeonatos, e marcados justamente nos derradeiros 15 minutos. Tendencialmente, esses clássicos e dérbis “tórridos” foram disputados já neste século XXI. Nas últimas 10 temporadas registamos 4 clássicos e 1 dérbi jogados nas últimas 5 jornadas, duelos esses que se revelaram fundamentais para a atribuição do título nacional. Para melhor localizar e consultar esses clássicos, dérbis e golos decisivos, vamos identificar os mesmos por décadas respetivas.

Década de 70:
Na temporada 1977/78, à 28.ª jornada jogou-se o FC Porto 1 - Benfica 1, quando restavam 2 jornadas para disputar. Simões aos 3 minutos fez um autogolo e colocou em vantagem o Benfica. Todavia, aos 83 minutos, o brasileiro Ademir empatou a partida e colocou o FC Porto às portas do título, após 19 anos de longo jejum. Campeonato esse conquistado pelos Dragões em igualdade pontual, mas com vantagem acumulada no goal-average. Curiosamente, o Benfica é vice-campeão invicto, registo esse que ainda permanece inédito.

Na 27.ª jornada da temporada 1979/80 disputou-se o clássico FC Porto 1 - Sporting 1, quando restavam 3 jornadas para terminar esse campeonato. Romeu, aos 49 minutos, colocou os Dragões em vantagem, contudo, Freire, aos 75 minutos, empatou o jogo, e com esse golo o Sporting quase se sagrou campeão nacional, e retirou a possibilidade de o FC Porto de Pedroto conquistar o tricampeonato.

Década de 80:
Na 29.ª jornada da época 1985/86, jogou-se o dérbi Benfica 1 - Sporting 2, com apenas uma jornada por realizar. Morato e Manuel Fernandes colocaram o Sporting em vantagem, posteriormente o “viking” Maniche reduziu a desvantagem, mas não evitou a derrota caseira. Nessa mesma jornada o FC Porto ganhava em Setúbal, com um golo de Futre, e os Dragões ultrapassaram os encarnados e ficaram a uma vitória do campeonato. Título esse decisivo para os Dragões, porque em 1986/87 o FC Porto iria sagrar-se Campeão Europeu, numa altura em que só os campeões nacionais disputavam a Taça dos Campeões Europeus!

Década de 90:
Na temporada 1990/91, à 31.ª jornada houve um FC Porto 0 - Benfica 2, com 3 jornadas por disputar. Dois golos do recém-entrado César Brito, aos minutos 81 e 85, garantiram a vitória dos encarnados e quase o campeonato nacional!

Na temporada 1993/94, à 30.ª jornada, a 4 rondas do fim, disputou-se o decisivo Sporting 3 -Benfica 6, talvez o dérbis mais emotivo, espetacular e imprevisível de sempre. O jogo da vida de João Vieira Pinto, que assinou um hat-trick. Isaías bisou e Hélder marcou. Pelo Sporting, Figo, Balakov e Cadete apontaram os golos leoninos. O resultado desse dérbi revelou-se fundamental na conquista do título nacional.

Século XXI:
Na época 2004/05, pela 33.ª jornada, com apenas uma por disputar, houve um Benfica 1 - Sporting 0. Golo de Luisão aos 83 minutos. Com esse golo solitário nos minutos finais, os encarnados quase carimbaram o título nacional. No sentido inverso, o Sporting de Peseiro perde o campeonato e quase em simultâneo perde em Alvalade a final da Taça UEFA!

Na temporada 2005/06, à 30.ª jornada, e com 4 rondas para encerrar o campeonato, houve um Sporting 0 - FC Porto 1. Um golo de Jorginho, aos 84 minutos, quase garantiu o título aos Dragões e retirou essa pretensão aos leoninos!

Na época 2006/07, na 27.ª jornada, com 3 para terminar o campeonato, Benfica 1 - Sporting 1, com golos de Miccoli e Liedson. Uma hipotética vitória dos leões nesse dérbi garantiria o campeonato, que foi conquistado pelo FC Porto!

Na temporada 2010/11, à 25.ª jornada, e com 5 por disputar, Benfica 1 - FC Porto 2, com golos de Saviola, Guarín e Hulk. Essa vitória do FC Porto na Luz permitiu aos Dragões festejarem o campeonato no estádio do seu maior rival, título esse conquistado sem derrotas, replicando os Dragões o Benfica de Hagan na edição de 1972/73!

Finalmente, na época 2012/13, à 29.ª jornada, e com uma por realizar, FC Porto 2 - Benfica 1. Lima deu vantagem aos encarnados, de seguida um autogolo levou a partida empatada para o intervalo. Todavia, Kelvin, ao minuto 92 e de forma inesperada, garantiu aos Dragões a vitória, com estes a ficarem às portas do título já pouco esperado. O Benfica de Jesus, passados 4 dias desse clássico, perde também a final da Liga Europa, replicando o Sporting de Peseiro. Esse foi, aliás, o terceiro campeonato português conquistado de forma invencível, o segundo pelos Dragões, e num espaço de 3 temporadas desportivas!

I Liga:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Devido ao jogo de ontem...

lembrei-me de um derby que poderia ter dado o titulo ali mesmo em Alvalade contra o Benfica. Em 1999-2000 o Benfica tudo fez para não ser o bobo da corte do Sporting, e passou o jogo todo a defender com 11 jogadores. Nos descontos, um golo de livre do Sabry gela Alvalade. Mas só tornou a vitória mais saborosa na semana seguinte, tal a ansiedade que se viveu nessa semana.

Que belo artigo, sim senhor.

E pensar que este homem gasta parte do seu talento, conhecimento e documentação em insultos, facciosismo, e outras "bruxarias"!

Seja como for, este artigo está muito bom.

Benfica-Sporting: o único jogo pelo qual vale a pena morrer.

Deixemo-nos de merdas: por mais que o Sporting admiravelmente perca jogos e campeonatos uns atrás dos outros e goste de fazer intervalos sabáticos de 18 anos entre títulos nacionais, o jogo dos jogos é o Benfica-Sporting. O Benfica-Porto só é interessante porque explora o lado bondoso e solidário da espécie humana: queremos sempre que o Bem vença o Mal; por isso toda a gente olha para este jogo como se fosse um filme, sempre à espera que o Herói consiga vencer os criminosos e mauzões e no fim leve a miúda para casa. Ninguém morre pelo Benfica-Porto porque o Porto está corrompido, está sujo, tem muitas sombras. Não há nada de mais desinteressante e chato do que um clube cheio de sombras liderado por um beato com problemas psicológicos. O argumento até tinha potencial, mas os actores são medíocres. Ninguém vive pelo Benfica-Porto, ninguém morre pelo Benfica-Porto.

O Benfica-Sporting é outra coisa, é uma obra-prima. O Benfica-Sporting não tem sombras, é honesto, é a campo inteiro, é a céu aberto. O Benfica-Sporting é futebol puro e duro. Rivalidade que corre no sangue de todos os adeptos. É a vida toda desde que nascemos até ao apito inicial que nos inunda. São memórias de jogos antigos, desacatos familiares por uns serem do Sporting e outros do Benfica que acabaram numa guerra com garrafas de vinho pelo chão, pedaços de bacalhau e batatas a murro pelo ar, a avó que se escondia debaixo de uma cadeira, o puto que saltava para cima da televisão e voava para as costas do sportinguista, primo mais afastado que tinha vindo da França para o Natal, e acabou cheio de puré e doce de ovos nos cabelos. Benfica-Sporting é a vida toda com os nossos amigos: as bezanas nos tascos, nos bares, nos casamentos. Nós a gozarmos com eles; eles a serem gozados por nós.

Às vezes o Sporting ganha. Acontece o Sporting ganhar. E então isso também é Benfica-Sporting porque nos mostra, até de forma ternurenta, a alegria do nosso amigo, todo orgulhoso no seu clube. Ou o sorriso da nossa namorada leoa e aquela forma que ela tem de gozar connosco mas sem nos ferir muito porque ela, mais do que ninguém - afinal, é do Sporting! -, também sabe como dói perder estes jogos. O Benfica-Sporting é o Gabriel Alves na televisão e um «oooooooooooooooooooooh» com remates que ora vão para fora ou vão para dentro da baliza do Sporting. O Rui Tovar e o Mário Zambujal a anunciar no Domingo mais uma vitória do Benfica em Alvalade. O resumo a começar com a alegria de um estádio leonino cheio de esperança e a acabar com os jogadores do Benfica a saltar para os adeptos gloriosos e um final de imagem com adeptos sportinguistas a sair do estádio, desolados. Benfica-Sporting é Domingo, é o dia da folga e da festa. O dia da vida toda que se junta para gritar golo.

No trabalho há sempre, junto à máquina do café, no elevador ou entre cigarros, a rivalidade latente. Encontram-se um benfiquista e um sportinguista. A malta consegue passar uns segundos sem falar de bola mas depois, de mansinho, ainda com tons educados e de cordialidade, vai começando a discorrer o seu fanatismo clubístico e acaba tudo a apontar erros arbitrais inqualificáveis e a relembrar goleadas históricas. Se não houver mais argumentos, passa tudo para a batatada, com o Antunes já de gravata vermelha esgroveada e o Serafim todo pintalgado de verde dos tinteiros da impressora. Depois vão calmamente para as suas cadeirinhas em frente ao computador, onde jogam Solitário e ficam a pensar no resultado do Benfica-Sporting.

Não me venham cá com Benfica-Porto quando estou a falar de futebol. Quando falo de rivalidade. Quando o assunto é sério e entre gente séria. O Benfica-Sporting é que é. Nenhum Benfica-Porto consegue transformar uma semana inteira num autêntico festival de preliminares. São 7 dias em que benfiquistas e sportinguistas se lambem, se tocam, se lambuzam todos, se recriam, se provocam, se insultam gentilmente, se odeiam e se amam, se vivem. E aquele ar trocista que também está ansiosos e nervoso. E aquele ar gozão que também tem expectativa e receio dentro. Não medo, nunca medo. Medo não faz parte do Benfica-Sporting. Medo só faz parte do Benfica-Porto porque sabemos que é muito provável que o árbitro nos assuste.

O Benfica-Sporting é uma foda, um orgasmo, um vaivém espacial que vai e vem, que vai e vem, em loop eterno que nunca pára. Há no Benfica-Sporting uma espécie de sentimento de eternidade que só se sente quando estamos a foder. Como se nunca o mundo fosse acabar enquanto as duas equipas estiverem em campo a jogar futebol. E o jogo engravida e nascem golos do Benfica.

http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.pt/

Realmente,é que no classico

Realmente,é que no classico FC Porto vs benfica sais sempre com uma azia LOLOLOLOL Até assististe a cores a uma goleada de 5 secos no dragão LOLOLOLOL

que texto tao linda se

que texto tao linda se quiserem converter mulheres ao futebol mostrem lhes esta obra prima lol

"Apagámos a luz durante o

"Apagámos a luz durante o jogo e, para ser completo, apagou-se a luz depois do jogo, e ficaram as trevas...".

"fez-se escuro e começou a chover, mas de baixo para cima, foi giríssimo, muito engraçado"

Ó Bruxo, desculpa lá mas este

Ó Bruxo, desculpa lá mas este jogo é ainda menos decisivo que o derby do Capela que foi mais próximo do final e logicamente deu a vitoria ao benfica. Mesmo que o benfica ganhe o derby, esta época já demonstrou incapacidade inclusive contra os ultimos classificados do campeonato, apenas tendo ultrapassado as mesmas por erros de arbitragem. Portanto não é por aí.

"Bom, nesse sentido fomos

"Bom, nesse sentido fomos observar os anteriores 40 campeonatos, justamente pós Abril, e fomos identificar dérbis ou clássicos que se disputaram nas 5 derradeiras jornadas (campeonatos com 30, 34 e 38 jornadas). Partidas essas cujos resultados atribuíram ou retiraram o título nacional."

Lápis,

Este Artigo nada tem com este derby, mas sim com Classicos e Derbys decisivos a 5 Jornadas do fim.

O Derby à Capela, foi disputado à 26ª Jornada, mas com a influencia do Inocencio não se revelou decisivo, daí não o ter incluido, Mas fica com o Derby mais VERGONHOSO de que há memória, isto nos ultimos 50 anos!

e mais vergonhoso foi a

e mais vergonhoso foi a postura da imprensa que não deu real importância ao caso. Possivelmente se fosse o Porto a beneficiar duma escandaleira daquelas....já vimos o escandalo e o recalcamento com que os benfiquistas ficam quando o Porto é beneficiado num lance...fazem disso a desculpa para o fracasso da época. Imagina um escandalo igual ao do Capela?! Faziam milicias nas ruas.

Quando são beneficiados, são

Quando são beneficiados, são meros erros humanos!

Quando rarramente são prejudicados, são erros deliberados e propositados!

Confesso, nunca vi uma arbitragem tão VERGONHOSA e TENDENCIOSA desde que vejo Futebol, como essa à Capela!

Mas já vi o Paixão prejudicar de forma tambem VERGONHOSA o FC Porto (Campomaior e Barcelos), e o Sporting também em Barcelos!

Paixão vetado pelo FC Porto e Sporting, mas desejado pelo benfica sobretudo para jogos dificeis fora de casa, neste Campeonato na Choupana, onde ofereceu 2 pontos, e em Paços onde fez tudo para ganhar o jogo para o seu clube do coração!

Não duvido que neste Campeonato ainda seja mais uma vez nomeado!

E na Luz, escreve o que te digo, teremos o Duarte Calabote!

ELES NAO TEM VERGONHA!

Depois repara na escumalha da

Depois repara na escumalha da contrainformação...

https://www.youtube.com/watch?v=18VOUHlmsQE

Este Rui Macaco Silva é mesmo um cancro.

Eu gosto particularmente da parte em que o macaco diz no 1º lance do Maxi sobre o Capel, que ninguém tinha discutido o facto de o Maxi ter dado um pontapé ao Capel para além de o empurrar e portanto o que estavamos a ver não pode ser discutido. LOL isto é pura escumalha e se gajos destes são agredidos á porta dos restaurantes no Porto, deviam levar ainda mais!!!

Depois a do Matic sobre o Bruma diz que lhe toca "só no pé!!! Não lhe toca na perna!" Estes filhos da puta ainda não perceberam da lavagem cerebral que o clube deles quer fazer aos seus adeptos. Depois andam aqui todos lobotomizados a falar do apito dourado e a publicar chamadas telefónicas.

"O Viola é que vem de pitons de tal forma que o Maxi até vai com os braços á frente da cara!"

A verdade é que a SIC mantem este macaco a falar naquele programa. Isto é serviço publico? Ou será incitação á violência? Um gajo que deixou a verdadeira imagem do que é aquele clube. Um gajo que diz que o jogador da sua equipa que agride é que está a ser agredido!

https://www.youtube.com/watch

https://www.youtube.com/watch?v=vznIbkiqowc

O Maicon marca em fora de jogo...é corrupção, se não fosse esse lance o benfica era campeão.

depois temos isto do Capela. Uma arbitragem á ingflesa.

Curiosidades e numeros do derby!

Este será o derby nº 81, tendo o Sporting como visitado, no Lumiar, no antigo Alvalade, ou no Alvalade XXI!

Nos anteriores 80 Derbys com o Sporting como visitado, o equilibrio é extraordináriamente"gemeo", isto entre as temporadas 1934/35 e 2013/14 :

31 Vitórias para o Sporting, registam-se 18 empates, e o benfica ganhou os mesmo 31 derbys como visitante!

Nesses 80 anteriores Derbys, o equilibrio no goal-average é evidente, o Sporting marcou 119 golos, e o benfica marcou 117, portanto um saldo positivo de 2 golos para os Leões!

Se registarmos a estatistica das ultimas 40 temporadas (1974/75 a 2013/14), isto no Pós Abril, o equilibrio permanece:

O Sporting venceu 15 derbys, empatou 10, e perdeu 15 jogos em Alvalade com o eterno rival benfica!

Nessas ultimas 40 temporadas, o equilbrio mantem-se no goal-average , o Sporting marcou 48 golos, e o benfica marcou 47 golos em Alvalade, um saldo positivo para o Sporting de 1 magro golo!

Se registarmos os 10 derbys anteriores, entre a temporada 2004/05 e 2013/14, todos já disputados no Alvalade XXI, o Sporting ganhou 4, empataram 3 e o benfica ganhou 3 partidas, mais uma vez o equilibrio está patente, No goal-average, o Sporting marcou nesses 10 derbys 11 golos, e o Benfica apontou 13!

Podemos observar os anteriores 5 derbys em Alvalade, com Jesus no banco encarnado, e o desequilibrio revela-se, mas está a uma distancia de 1 vitória do Sporting, para equilibrar registos anteriores!

5 derbys anteriores entre 2009/10 e 2013/14, e com Jesus no banco do benfica:

1 vitória do Sporting, 2 empates e 2 vitórias do benfica, com um goal-average de 3 golos marcados para o Sporting, e 6 golos marcados para o benfica de Jesus. Se o Sporting vencer o próximo derby, mantem-se o equilibrio dos registos anteriores!

Jesus nas 2 X que foi Campeão no benfica, em 2010 e 2014, empatou em Alvalade 0.0 e 1-1 (os unicos empates de Jesus na Liga em Alvalade), as estatisticas (que valem o que valem, são meros indicadores) ditam portanto que se o benfica de Jesus empatar no Derby de Domingo será Campeão!

Relativamente aos 22 jogadores que expectavelmente entraram amanhã no relvadp (contando com a titularidade de Gaitan), a lingua Portuguesa irá predominar com : 9 Portugueses, e 7 Brasileiros, 16 Atletas falam a língua de Camões. O Castelhano será a 2ª língua do derby, com 2 Argentinos, 1 Uruguaio, 1 Colombiano e 1 Peruano, 5 artistas falam portanto a língua de Cervantes, O Grego Samaris irá falar uma língua indo-Europeia, e é unico que nos pode deixar "gregos".

Em termos de idades, e média respectiva, sem surpresa o Benfica apresentará um onze mais maduro, e o Sporting uma equipa mais jovem e irreverente.

O Sporting no seu acumulado juntará no seu onze 266 anos de idade, o Benfica mais "ancião" junta 313 anos, isto é, a equipa do Benfica acumula mais 47 anos de idade!

A média de idades da equipa do Sporting 24,1 anos, a média do Benfica, 28,4 anos

O Sporting terá no seu onze 7 Sub 23 : Cedric, Tobias, Paulo Oliveira, William, Adrien, João Mário e Carrillo.

Em contraste, o benfica apresentará 6 "trintões" ; Artur, Maxi, Luisão, Eliseu, Jonas e Lima.

O mais velho do Sporting será Nani com 28 anos, e no sentido inverso, Tobias o mais novo com 21 anos.

No Benfica, o mais velho é Artur com 34 anos, e o mais jovem Talisca com 21 anos.

Dos 22 titulares do derby, Artur será o mais velho, e Tobias será o mais novo, curiosamente é mais novo 1 dia que Talisca. O Baiano completou 21 anos a 1 de Fevereiro, e o Beirão Tobias nasceu a 2 de Fevereiro, do mesmo ano.

Também nos bancos, as diferenças etárias são enormes, Jesus com 60 anos, e Marco Silva tem 37 anos, há portanto 23 anos de enorme diferença sobre os homens do leme!