Deixem jogar os miúdos portugueses! | Relvado

Deixem jogar os miúdos portugueses!

Alguns jogadores de futuro a seguir com atenção.
 
Bola na baliza
sxc

Com o período de mercado de transferências já fechado, será tempo de fazermos uma reflexão mais cuidada sobre potenciais aquisições, que por razões de vária ordem não foram objeto de compra pelos três principais clubes portugueses, tendo em conta alguns bons negócios e alternativas que se podiam perfilar no mercado português.

Começo por afirmar que na minha opinião, e a breve trecho, os nossos clubes portugueses terão que se consciencializar que, quer queiram quer não, não terão outra alternativa senão reforçarem os seus plantéis com jogadores formados nas suas academias, sendo estes de origem portuguesa, ou mesmo provenientes de outros países de outros continentes mas com alguma formação de base realizada em Portugal.

Assim, a meu ver, existem preferencialmente nas academias dos três grandes clubes, e não só, a que acrescento aqui a qualidade e o bom trabalho da formação do Guimarães, que ainda há bem pouco tempo foi campeão nos Sub-19, estando já a dar frutos na 1.ª equipa o seu projeto desportivo, e principalmente nas equipas B, jogadores de inegável talento e com larga margem de progressão dada a sua juventude e raça, se bem orientados e aproveitados devidamente, como comprova, por exemplo, o caso do Rúben Neves no FCP e o João Mário no SCP, em que só foi preciso dar-lhes a tal oportunidade para eles passarem de uma situação de promessas para uma certeza absoluta. Se bem que, e cá está a tal oportunidade, no caso do jogador do FCP se deveu a uma lesão prolongada do Mikel. E também se de uma forma definitiva se entender que a habitual apetência para contratar jogadores fora deste contexto só enche os bolsos de empresários e dirigentes desportivos.

Nestas circunstâncias, passo a indicar alguns jogadores que militam no campeonato português ou nas equipas B e que na minha ótica, se lhes derem a tal oportunidade que eles tanto precisam, poderão ser a breve trecho potenciais jogadores para os seus clubes fazerem as necessárias mais-valias nas transações dos seus principais ativos, que como sabemos, por razões económicas e financeiras não se podem negar em concretizar.

FCP - Gudiño; Ivo Rodrigues, Gonçalo Paciência, André Silva; Lichenovky, Rafa, Kaembé, Francisco Ramos; Leandro; Vítor Garcia, Otávio e Hernâni, contratado ao Guimarães no período aberto de transferências.
Benfica - Gonçalo Guedes, João Teixeira, Bruno Gaspar; Rúben Pinto, Helder Costa e Rui Fonte.
Sporting – Paulo Oliveira, ex. Guimarães e Tobias Figueiredo, já a atuar como titular; Nuno Reis; Yuri Medeiros; Cristian Ponde e Zezinho.
Guimarães – João Afonso, Josué, André André, Hernâni, Bernard; Alex; Tomané.
Braga – Matheus, Aderlan Santos, André Pinto, Danilo, Rafa, Pedro Tiba.
P. Ferreira – Seri; Sérgio Oliveira, já com vínculo para o ano com o FCP.
Rio Ave – Marcelo; Del Valle; Diego Lopes.
Estoril – A. Esiti; Tozé; Sebá.
Marítimo – Danilo Pereira.
Belenenses – Pelé; Dálcio.
Nacional – Ali Ghazal.

Matéria e talento puro não falta em Portugal, por isso começo pelo princípio que faz título a este meu artigo: apostem e deixem jogar os miúdos portugueses.

Mercado:

Comentários [33]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

ctadeu

Falta um jogador, que tem tudo para ser um avançado muito interessante, e o sucessor natural no Slimani no Sporting.

O Hassan, do Rio Ave

Culpa

Muita da culpa desta avessa ao jogador português, é da comunicação social, e dos próprios adeptos.

Já falei disto inúmeras vezes.Tentam sempre vender que com, jogadores da formação vamos passar a ter um campeonato tão competitivo como o holandês, e que nas competições europeias vamos ser completamente dizimados.Quando esta epoca, o Sporting com uma equipa da formação, quase passa a fase de grupos (não conseguindo porque simplesmente foi roubado) e o ultimo grande titulo europeu, que uma equipa portuguesa ganhou, no caso o Porto de JM, acaba por formar uma equipa, com muitos jogadores portugueses, que vieram de equipas secundárias da nossa liga.

Por isso, deixem os "experts" na tv e nos jornais, dizerem barbaridades, e tenham a mesma paciencia para apostar no jogador portugues, da mesma forma que têm paciência para apostar nos sul americanos, que vêm todos rotulados de craques e depois são o que se vê.

Toda a gente entende , a promiscuidade que existe nos negócios, principalmente nos da America do Sul.Com tanta gente a comer da mesma "gamela", ninguém a quer largar hoje em dia.

O que nos distingue em larga escala de outros campeonatos, é de sermos altamente competentes no treino.e termos muita gente capaz, e com perfeito entendimento da modalidade.Por isso com tão poucos recursos já ganhamos tanto.Só faltava colmatar isso com uma vitória da selecção nacional num europeu por exemplo.

Bom

Deixem os miúdos portugueses falar e enumeram-se uns quantos estrangeiros! :))

A nossa selecção de sub 21 é, actualmente, uma das mais fortes do mundo. Tem, inclusivamente, opções como já não tenho memória, provavelmente teria que recuar a 1991 ou 1992 para encontrar algo comparável. Quando jogadores como Bruno Fernandes (Udinese) e João Carlos (Liverpool) nem são opções, isso diz muito e dirá mais ainda se notarmos que jogadores como Raphael Guerreiro, João Mário, William e André Gomes estão já na equipa A.

Quanto aos jogadores mais promissores do meu clube, não refiro João Mário, William, Tobias, Paulo Oliveira, Carlos Mané e Jonathan Silva, tudo sub 21, porque já estão integrados e com utilização relevante na equipa principal e a maioria já é, inclusivamente, internacional A. Contudo, posso apontar alguns dos elementos mais promissores da equipa B ou outros que o clube tem emprestados. Desses destaco, Esgaio, Ruben Semedo, Chaby, Wallison, Gauld, Gelson Martins, Iuri Medeiros e Dramé, como jogadores que a curto/médio prazo podem chegar à equipa principal e afirmarem-se. Domingos Duarte, Riquicho, Palhinha, Ponde, Podence e Francisco Geraldes estão num patamar inferior, não num plano de qualidade, mas num plano de crescimento, podendo demorar mais algum tempo, mas com potencial para lá chegar.

Deixei de fora deste lote dois jogadores, Nuno Reis e Rubio, já com provas dadas na 1.ª Liga. Além destes, um dos maiores talentos está em litigio com o clube e irá abandonar o clube no final da época, o que é uma pena para clube e jogador, já que a continuação dele no Sporting iria favorecer o seu crescimento e ao Sporting rentabilizá-lo. Falo de Matheus Pereira, um autêntico fenómeno que está parado desde o inicio da época, devido ao tal litígio.

A melhor selecção sub-21 que

A melhor selecção sub-21 que me recordo, pelo menos em termos de qualidade individual, foi claramente a que se apurou para os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004: Moreira, Bosingwa, Bruno Alves, Ricardo Costa, Jorge Ribeiro; Tiago, Raúl Meireles e Carlos Martins; Cristiano Ronaldo, Hélder Postiga e Ricardo Quaresma. No banco havia ainda Bruno Vale, Fernando Meira, Hugo Viana e Danny. Não obstante da qualidade individual, pouco ou nada produziam colectivamente, e acabou por ser eliminada sem honra nem glória na fase de grupos em Atenas.

A actual selecção sub-21 reflecte o bom trabalho desenvolvido por Rui Jorge mas também pelas escolas de formação em Portugal: seja em Gaia, Alcochete, Seixal, Guimarães ou Braga. Não há, contudo, jogadores com a fantasia de Ronaldo ou Quaresma, só que o nível médio subiu exponencialmente.

As equipas estão a voltar-se para a formação porque percebem que já não podem aguentar o peso dos seus orçamentos e o nível a que se habituaram. No entanto, sobretudo FC Porto e SL Benfica, continuam a investir em jovens promessas de valor inquestionável, conferindo-lhes, por um lado, resultados imediatos, e, por outro, encaixes financeiros mais ou menos elevados, conforme a percentagem do passe que detiverem. Estes jogadores, normalmente, estão na placa giratória das transferências alimentando intermediários, roubando espaço aos jovens das academias. Estes são, por norma, projectos a médio e longo prazos e têm um potencial retorno financeiro mais reduzido a curto prazo. Como os clubes vivem do imediatismo de resultados desportivos e financeiros, para clubes como FCP e SLB a aposta em Jonathans, David Luis, Falcao, etc, continua a fazer mais sentido.

Essa selecção era boa em

Essa selecção era boa em termos qualitativos, mas não tinha o campo de recrutamento que a de hoje tem. Felizmente, podemos fazer uma lista de quarenta ou cinquenta jogadores sub 21 com qualidade suficiente para integrar a selecção sem grande perda de qualidade. A única lacuna, será, por ventura, no posto de guarda-redes onde não temos, efectivamente, grandes e boas alternativas.

Quanto às opções dos clubes em contratar jovens estrangeiros, posso discordar, mas são opções que tenho que respeitar, ainda por cima quando os resultados são bons como tem acontecido. Claro que os miúdos, os seus pais e representantes, hoje em dia deviam repensar e reflectir sobre isso, por exemplo, se um miúdo com 16 anos receber um convite dos três grandes, devia optar pelo Sporting, porque existe maior probabilidade de se impor a nível profissional que nos rivais. Claro que há outros condicionalismos que devem ser ponderados, distância, familia, etc, mas em igualdade de circunstâncias irem para o porto ou benfica é ter como destino a equipa B, na melhor das hipóteses.

O problema é que tu com 16 anos, salvo alguns casos muito

excepcionais, não sabes se vais dar jogador, existe uma boa probabilidade desse contrato ser, por vezes, o melhor contrato das suas vidas desportivas... ou seja, se um te dá 2000€ e o ourto te dá 5000, claramente o factor das oportunidades futuras passa para segundo plano, ainda por cima, se estivermos a falar de gente que conhece uma realidade onde nem o salário mínimo entra em casa...

Mas, desportivamente falando, tens razão, ir para o Sporting neste momento, será a melhor opção em 90% dos casos, ainda assim, acho que isso vai mudar muito brevemente.

Também acredito que mude o

Também acredito que mude o paradigma, mas tens casos de miúdos que jogam em equipas pequenas e face ao assédio dos grandes, o que mexe mais ainda é o fervor futebolístico. Claro que depois há um factor importante que é a residência, ou seja, se morar no porto opta pelo fcp, se for em lisboa pelo slb ou pelo SCP, independentemente da qualidade de adepto ou não.

Não faltará aí um central

Está aí, e bem, um central promissor como o Ruben Semedo, isto pese embora me parecer que tem "cabecinha pequenina"...

Mas provavelmente será melhor que o Nabo Sarr!

Curioso, o Sporting que tem dos melhores produtos Portugueses, e orgulhosamente iça essa bandeira, contratou : Naby, Rabia, Jonathan, Slavchev, Gauld, Rosell, Tanaka, Sacko e agora o Ewerton, quantos destes são indiscutiveis?

Apenas 9 estrangeiros, provavelmente haverá uma inversão da politica desportiva do Sporting!

Outro bom central é o João Lima, do Benfica

mas a não ser que cresça pelo menos mais uns 5 ou 6 cms nunca chegará ao topo. Tem apenas 18 anos, veremos o que acontece.

Também gosto muito do Hildeberto Pereira, tem força, técnica, e velocidade, e remata muitíssimo bem, mas um cérebro de galinha. O puto com aquela idade já tem um historial de violência em campo que só o pode envergonhar, veremos se a idade adulta e o sonho do futebol lhe melhoram o temperamento.

Havia um Nunes, central

Havia um Nunes, central promissor!

O curioso é que os Grandes apenas investem na Formaçao como ultimo recurso, e nunca assente numa politica desaportiva de aproveitamento dos seus produtos, por exemplo o Sporting, se o faz é mais por necessidade, e tradicionalmente, o Sporting sempre lançou jovens precocemente, não apenas os mais mediaticos, mas lá atras,Futre, Xavier, Litos, M Jorge, um Freire na decada de 70.

Hoje afiirma~se que a actual dupla de centrais do Sporting e a mais jovem de sempre, e esquecem que num quadro de enormes dificuldades, Tiaigo IIori e Dier cumpriram a 2ª volta do Campeonato 12/13 e com enorme competencia,

P.S. Na década de 70, a defesa do benfica era toda oriunda da Formação : Bastos Lopes a lateral, Humberto, Eurico (Campeao nos 3 Grandes),. e Alberto!

Quantos estrangeiros tem o

Quantos estrangeiros tem o porto B? Sabes? Pelas minhas contas são dúzia e meia!!!

Quanto aos estrangeiros que falas e que foram contratados, isso deveu-se à falta de jogadores da formação com capacidade para jogar nas equipas principais (A e B). Claro que hoje, é fácil constatar que Sarr, Slavchev e Sacko foram más apostas, pelo menos por enquanto, mas colocar no mesmo saco Jonathan (que é já internacional A argentino e com muitos minutos na equipa principal) e Gauld (um jovem com um potencial extraordinário), parece-me muito confuso.

Ewerton será um caso especial, um teste para avalizar a sua contratação definitiva ou não. Rosell e Tanaka foram opções baratas para suprir lacunas na equipa principal e, neste aspecto, têm cumprido. Quanto a Rabia, também não o acho um grande jogador, mas era/é uma das maiores esperanças do futebol africano para a posição, estando em adaptação a um futebol diferente, com outras exigências competitivas.

Já no inicio da época auguravas uma "estrangeirização" do Sporting e, como temos vistos, tem sido precisamente o contrário, uma utilização maior em relação à época passada de jogadores nacionais, com a afirmação no onze inicial de mais dois jovens portugueses (Tobias e João Mário).

Quanto a Ruben Semedo, está a rodar no Reus, curiosamente no mesmo clube onde rodou a época passada Tobias e parece-me com o mesmo propósito, ou seja, tomar um banho de humildade. Estou em crer que, na próxima época, integrará o plantel principal, isto se evoluir naturalmente.

E atenção que fui/sou muito crítico em relação à gestão desportiva do meu clube, porque também acho que se contratou a mais! Só o dinheiro que se gastou em Rabia, Sarr, Sacko e Slavchev (quase 7 milhões) davam e sobravam para contratar um central e um ponta-de-lança a sério.

Mas o FC Porto não tem içado

Mas o FC Porto não tem içado a bandeira da Formação, e afirmo eu, infelizmente, porque estamos orfaos de referencias!

O que te questiono é o seguinte, apregoa o Sporting ter a melhor Formação em Portugal, e nos ultimos anos, e não só, tem produzido muito e bem, e BC contratou 9 estrangeiros?

Eu questionava se haverá uma inversão de politica desportiva. Depois, entre os 9 estrangeiros contratados, nenhum pegou de estaca, curioso!

Sinceramente não percebo o

Sinceramente não percebo o que uma coisa tem a ver com outra. Sejam portugueses ou estrangeiros, o treinador escolhe os que entende serem melhores. A contratação de nove estrangeiros, deveu-se aquilo que te disse, não havia jogadores da formação em quantidade/qualidade para fornecer as equipas profissionais. Se notares, mesmo com tantos estrangeiros contratados, na equipa B constam vários ex júniores da época passada, como Guilherme Oliveira, Ruben Ribeiro, Riquicho, Domingos Duarte, Gelson Martins, Podence, Ponde, Palhinha e Francisco Geraldes. Tudo isto, para te explicar, que havia um défice de jogadores, mesmo mantendo um quadro de jogadores sob contrato significativamente mais baixo que benfica e porto, havia que recrutar alguns atletas.

Naby, Rabia, Jonathan,

Naby, Rabia, Jonathan, Slavchev, Gauld, Rosell, Tanaka, Sacko e agora o Ewerton, estas foram escolhas do Treinador ou do Presidente, não sei, mas suspeito!

Por ex, o que tem o Nabo Sarr que o Ruben Semedo nao tem? Para já ajudou a eliminar o Sporting da Champions!

O que tem o Marcano que o

O que tem o Marcano que o Tiago Ferreira não tem? Para já ajudou a eliminar o porto da Taça!

Quanto às escolhas dos jogadores, o Sporting tem um departamento de scouting que deve ser juntamente com treinador e presidente, os responsáveis pelas contratações. Dos que referiste e de Paulo Oliveira, Jefferson, Slimani, Montero, etc.

O Marcano é "fraquito" e sem

O Marcano é "fraquito" e sem maturidade alguma, talvez o 2º melhor central do Porto, apenas superado pelo Indy que está no banco, quanto a mim com estranheza!

Comparar o Marcano com o Tiago, só mesmo pelos longos cabelos de ambos! lol

O Paulo Oliveira sei que teve o aval, ou foi pedido pelo Marco, os outros foram contratados na temporada passada, e estavamos apenas a abordar esta temporada, e o Paulo é de Famalicao, ou então o Vale do Ave situa-se na Galiza e nós nem sabemos, ou será o PO estrangeiro?

O Marcano é só o pior central

O Marcano é só o pior central do porto. Compará-lo a Indi ou Maicon só se for por brincadeira e a Reys, ainda posso admitir por ser mais experiente, mas sem a qualidade do mexicano. Melhor que Marcano é Abdolaye, mas pronto... se vocês gostam de Marcano, quem sou eu para contestar.
Até agora tem-me dado muitas alegrias!

Quanto a Paulo Oliveira, sei bem a que te referias em relação aos nomes apontados (contratações menos bem sucedidas da responsabilidade do presidente)! Por isso te indiquei aqueles nomes, incluindo Paulo Oliveira. Acho graça que os jogadores que vingaram foram pedidos expressos de Marco Silva, os que não prestam foram escolhas de Bruno Carvalho. É curioso que Marco Silva apostou em Sarr e Maurício durante grande parte da época e só por lesão de Maurício é que concedeu uma oportunidade a Paulo Oliveira. Se tinha sido um pedido expresso seu, não achas estranho?

"O Marcano é só o pior

"O Marcano é só o pior central do porto"

Bem, concluo que o Lopetegui não sabe nada de Futebol, ou então protege o produto Nacional "castelhano", o que é lamentavel. Curioso contraste, Lopetegui na lista UEFA, excluiu 4 estrangeiros: A Fernandez, Angel, Campana e Adrian Lopez, todos Espanhois!

O que consta nos "mentideros" é que o Marco deu o avall do Paulo Oliveira, depois, é natural um jovem com 21 anos Portugues, cumprir primeiro um processo de adaptação a um Grande, é mais facil investir num jovem estrangeiro desconhecido num Grande, a faze-lo com uma jovem aquisição Portuguesa, e o Naby vinha como o "novo Mangala"!

Queres com isso dizer que o

Queres com isso dizer que o Marco Silva é burro... Tem dois jogadores com a mesma idade, um deles adaptado ao futebol português e com dois anos de alta competição e o outro que alinhava na equipa B de um clube francês com raras aparições na equipa principal. Curiosamente, aposta no segundo, naquele que não tinha escolhido... Não achas estranho e em contradição com tudo o que dizes? Quanto a ser o novo Mangala, são os chavões que vão colando a alguns jogadores, seja em que clube for... o Tiago Ferreira também era o novo Ricardo Carvalho, não era?

Quanto a Marcano reitero o que disse... quem puxou à colação a nacionalidade dele foste tu, não eu! Ainda bem que vocês gostam dele e que o treinador também, o que o leva a preterir o Indi.

Decréscimo de qualidade

O nosso campeonato é muito fraquinho devido ao facto de ter mos muito jogadores estrangeiros de muito mau valor.Jogadores que não trazem nenhuma mais valia ao nosso futebol.Somos uma Nação de grandes futebolistas como Futre,Chalana,Fernado Gomes,Ronaldo,Nani,Dany,Quaresma,Rui Costa e muitos outros.Não sou contra a aquisição de futebolistas estrangeiros,mas jogadores que tragam mais valia,como um Aimar,Saviola,Gaitan,Bhraymi,James,Hulk,Quintero.Esta época temos um caso gritante de se ter prescindido de um talento do futebol Nacional para se contratar mais um perna de pau.Em que lugar é que o Talisca é melhor que um Bernardo Silva!?é devido a politicas como esta que o nosso futebol e os nossos jogadores não crescem e não têm o merecido valor.

A avançado, na tática de JJ, Talisca é melhor que Bernardo,

porque aquele remate é fogo... o problema de Bernardo Silva, é mesmo esse, onde o colocar neste sistema de JJ, a 2º avançado, não tem cabedal, nem remate, nem é explosivo o suficiente para dar aquilo que a equipa precisa, a nº 8 nem pensar, só se fosse a falso extremo, mas também aí, não o estou a ver a ter as características que JJ gosta... Bernardo Silva no Mónaco encontrou um treinador e uma tática boa para as suas características, e aí, o seu talento deu nas vistas, Jardim trabalhou muito bem o rapaz, ele hoje sabe defender bem, pressiona bastante, cai na linha quando é preciso, mas lá está, neste sistema...

Dito isto, acrescento o que sempre disse de Talisca, mesmo quando ele marcava muitos golos, é um grande rematador, tem talento, mas ainda está à procura de se tornar jogador de futebol e não da bola.

Discordo,

O Talisca é fraco,não tem intensidade de jogo,demora a definir as jogadas quando está pressionado,não sabe jogar de costas para a baliza,ele é bom a jogar com os "mijas nas escadas" pq estão 11 atrás da linha da bola e não pressionam alto.Notou-se a falta de qualidade quando começaram os jogos a doer,falo competições europeias e jogos de campeonato mais importantes.O Saviola e o Aimar tb são pequenos e jogam que se fartam,já para não falar do Messi.O ano passado o André Gomes tb não servia e hoje é titular juntamente com o Enzo no Valência.O treinador do Benfica ao contrário do que diz é que deve ter algum problema com o que é Nacional,talvez pq ele nunca foi um grande jogador e hoje julga-se um grande treinador.

Não leste o contexto que referi, claro que existem muitos

jogadores de qualidade baixinhos, ou melhor, sem grande cabedal (porque existem muitos baixinhos com grande força e intensidade), Bernardo Silva é um desses, sempre gostei desse puto, desde que o vi a jogar os primeiros minutos no Mónaco, e naquela tática ele enquadra-se muito bem, até porque ganhou mais intensidade com Jardim, porém, ali joga com um médio defensivo atrás, e com Moutinho ao lado, ainda por cima, numa tática, em que o sectores estão muito juntos... está bem mais protegido, e não é ele que tem que fazer de motor da equipa, não é ele que tem que equilibrar a equipa, e muito menos, é ele que tem que fazer isso sozinho no meio campo... como é necessário no Benfica de JJ.

André Gomes é outro caso, e não pense que é clubite, porque logo que ele apareceu, fui daqueles que lhe vaticinaram melhor futuro, porém, sempre disse que o tipo não tinha intensidade de jogo para ser o 8 duma equipa, muito menos duma equipa como o Benfica, que tem que estar em todo o lado e mais algum, André Gomes nasceu para ser uma espécie de 8/10, um pouco à imagem de Lucho Gonzalez, ou seja, quando evoluir ele defenderá melhor que qualquer 10, mas nunca será um grande 8 a defender, muito menos, num meio campo com dois jogadores.

O problema de JJ com a formação é mesmo esse, e aí estou de acordo contigo, com ele não irás ter grande aposta na formação, é que ele trabalhou tanto o seu modelo de jogo, que agora, quer jogadores com as características perfeitas para cada posição, e digo características, por isso é que ele muitas vezes faz as tais adaptações...

Dos dois pequenos jogadores que jogaram com JJ:

Saviola: Eu referi o corpo, para nº8, no caso de Bernardo SIlva, que ainda por cima não é um 8. Saviola jogava atrás do avançado, e Bernardo Silva não tem essas características, nem a velocidade e explosão do argentino.

Aimar: Jogou nessa posição é certo, com um trinco/8/corredor de fundo, como era Ramirez a compensar numa das "alas"... hoje, tens dois extremos, que podem ser falsos por vezes, mas não são trincos...

São coisas diferentes, e JJ procura neste momento, aquilo que quer, já trabalhou tanto no seu sistema, que prefere ir ao super-mercado, do que aproveitar o que existe em casa.

Concordo, aliás, é algo que tenho vindo a sempre a dizer

no Relvado, os clubes portugueses têm que apostar mais no que de bom existe em Portugal, seja estrangeiro ou não, porque existem muitos jogadores de qualidade no nosso campeonato e na formação.

Mas claro, tudo sem exageros, será sempre preciso contratar alguns jogadores lá fora, aproveitar algumas oportunidades de negócio, ou seja, nem 8, nem 80.

Completamente de acordo, e

Completamente de acordo, e tendo em conta o que se prevê a breve trecho, não haverá outra solução.
Cumps.
Ctadeu

O Porto ainda tem o Sérgio

O Porto ainda tem o Sérgio Ribeiro e Rúben Macedo que me parecem muito promissores e tenho gostado de ver as exibições de Leandro Silva. Falta também o Podstawski e ouvi dizer que o André Silva está de saída?!

Mas claro que isto é muito simples de se perceber. Enquanto houverem orçamentos e patrocínios/investidores com milhões a acenar, o Porto nunca poderá apostar nestes jovens sem provas dadas.

O Sérgio Ribeiro e o Rúben

O Sérgio Ribeiro e o Rúben Macedo, só não os incluí na minha lista por ainda serem júniores, mas a breve prazo serão certezas absolutas, aliás, o Rúben já neste domingo mostrou serviço na equipa B.
Quanto ao André Silva já assinou pelo FCP.

Bom Artigo Tadeu! Contudo,

Bom Artigo Tadeu!

Contudo, sugeriste nomes que nao são Portugueses, pese embora serem jovens!

A Edição, qual "lapis vermelho" não editou uma coisa minha, sobre o desinvestimento do jogador Português na nossa Liga, suportado pelo factual das ultimas 5 decadas, enfim, critérios que se respeitam!

Mas têm, ou vão passar a ter,

Mas têm, ou vão passar a ter, formação de base no clube.

Mas sugeriste nomes cono o

Mas sugeriste nomes cono o Ghazal, Seri ou o Del Valle, entre outros, e que nao fizeram a Formação em Portugal, chegaram com 20 e poucos anos ao nosso País!