A "cultura" portista... | Relvado

A "cultura" portista...

O ganhar a qualquer custo parece ser o lema de quem está habituado a vencer.
 

Analisemos a tão propalada "cultura portista".

Em primeiro lugar, a maior parte dos portistas com quem prezo companhia não os incluo neste tipo de considerações. Mas quando se vê um antigo adjunto do Porto afirmar num colóquio onde se discute o melhor do futebol que "qualquer treinador gostaria de estar naquele autocarro a levar com tochas, protestos e empurrões", porque isso significaria que "era o treinador do campeão" e que se devia era "motivar mais para fazer melhor", só me deixa de boca aberta.

A violência e a "persuasão" recorrendo à mesma é a "solução" milagrosa para uma equipa jogar melhor? Onde? Na América do Sul, onde ou os jogadores pagam às claques organizadas ou a sua família poderá correr perigo??? E depois esta mesma personagem diz que o que se observa ali é, e passo a citar, "a cultura do Porto clube". Não acredito que a maior parte dos que conheço se identifiquem com o que viram e vejam nestas ações uma solução para os problemas.

Segunda pista altamente "duvidosa": parece que Antero Henriques, o treinador Fonseca e o LIDER DOS SUPER DRAGÕES, claque organizada do Porto, estiveram na Torre das Antas, até altas horas, a discutir "o futuro do treinador na equipa"???!!!! Duas questões: Madureira faz parte da direção e manda? Um indivíduo ligado e identificado com atividades criminais é colocado ao nível de um vice do Porto para "discutir" estratégia futebolística do mesmo? Também isto é a tal "cultura" do Porto? Não quereria fazer fé nisto. Mas, até prova em contrário, o ganhar A QUALQUER CUSTO parece ser o lema de quem está habituado a vencer.

Mas estar habituado a vencer não dá o direito a ninguém, SEJA DE QUE CLUBE FOR, e passo a citar Guilherme Aguiar, a "não perceber que nem sempre a vitória acontece e que existem outros dois resultados possíveis. Empate e derrota". Parece é que esta tal "cultura" não abrange esse vocabulário. E que mesmo "levadinhos ao colo" com um Capela, supostamente benfiquista, ou simplesmente incompetente, que perdoou um penálti no primeiro minuto aos azuis e lhe arranjou um nos instantes finais, conseguiram sequer empatar.

Termino repetindo a mensagem inicial. Os amigos com quem convivo querem vencer. Gostam e estarão até pouco habituados à derrota nas últimas duas décadas, mas duvido, seriamente, que seja esta tal "cultura portista" que defendam.

FC Porto:

Comentários [56]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Nem estou a ver porque

Nem estou a ver porque alturas do campeonato este artigo foi escrito, mas de certeza que foi por alturas de uma nao expulsao do Maxi ou de um golo em fira de jogo do Montero ou outro do benfica. Lol

Sempre a mesma ladainha. Ai

Sempre a mesma ladainha. Ai Jasus!!! Nao admira que o JJ e o Vieira passem a travessia no deserto com maiorias absolutas e arraiais! Esselobe!

A "COLTURA" BIMBA é isto e muito MAIS..., só MERDA!!!

Octávio "MALVADO" sentiu-se picado pelo flatulento a pilhas, em mais um livro do desdito e contra-ataca :

- O BIMBO da BOSTA (devida à flatulência) só CAGADAS, "Quis arrumar com o Vitor Balizas..., para tentar contratar o já féretro Robert Enke"!

- E que o Flatulento diga quem falou com o "Socolari" para que o Baía não jogasse/calçasse na Selecçôn...???!!!

- E que o guarda-redes a ser seleccionado deveria ser o "Nuninho nada do Espirito Santo"!!! LOL

- Esse BIMBO foi desleal comigo com o Ivic e o Poeta Jorge Artur, até deveria ter vergonha de falar como fala do Artur Jorge..., dado que o Flatulento a Pilhas que o não era ainda à altura dizia alto e em bom som que o dito treinador nem para fazer as convocatórias servia??? Só MERDA a ser VERDADE...

- Relativamente ao Jardel se eu o Octávio Malvado não o queria, porque iniciou viagem o Adelino Caldeira iniciou uma viagem para a Turquia e depois voltou para trás? O Jardel não veio para o Clube BIMBO, porque o seu empresário não era o Jorge Mendes!!!

- Ponto final parágrafo..., tudo o resto são puras tangas e relativamente a eu (Octávio M.) ser supersticioso quanto aos hotéis em que a equipa ficava??? LOL

- «"QUEM PAGAVA OS SERVIÇOS DE DELANE VIEIRA era o BIMBO da BOSTA"»
E mais esta pérola : - "Ele o (FLATULENTO a PILHAS) tanto vai rezar a FÁTIMA como vai à BRUXA..." Simplesmente delicioso ver o que é esta MERDA BIMBA e isto é são meros grãozinhos de areia na engrenagem da podridão em que tem vivido com este BIMBO e demais acólitos no FUTEBOL cá no Condado Portucalense.

têm muito de sáfaro e nada

de cultos

os vermelhos

não passam dum bando de prostitutos das próprias mentiras...

Isto do Benfica temos de

Isto do Benfica temos de fazer como os Estrunfes...Somos sempre roubados, independentemente se tivermos uma ajuda como a do Capela (que nem isso chegou) com a academica..

Porque se o Benfica nao se queixar, queixam-lhe eles...

Engraçado que todos os penaltys e expulsoes do Benfica nunca sao justas...

Pois isso com as imagens

paradas é muito "percetível" LOL

Casagrande Versus casacorrupta

O clube da mentira, também conhecido por futebol corrupto do porto, acaba de acrescentar mais uma aldrabice ao seu currículo. Depois de adulterarem a data, depois das mentirosas vitórias forjadas, depois de terem dito em pleno tribunal que uma visita do árbitro augusto duarte a casa do parkinson da costa (dois dias antes de apitar o fóculporto) foi para "aconselhamento familiar", veio agora a versão corrupta sobre o ex.jogador corrupto Casagrande, que confessou o uso de doping no clube azul e bronco:

"Uma das maiores revelações de Pinto da Costa no livro que lançou ontem foi sobre o antigo avançado Walter Casagrande.O líder dos azuis e brancos recordou uma conversa que teve com o responsável de futebol e vice-presidente Teles Roxo. “Presidente, isto é grave e tem de ficar entre nós. O Casagrande consome heroína e creio que nas veias”, terá dito o antigo e já malogrado dirigente, após alguém de confiança o ter visto num bar onde era normal o uso de heroína. Pinto da Costa nem queria acreditar e providenciou, de imediato, a transferência do jogador.Há poucos meses, Casagrande escreveu um livro onde assumiu o consumo de drogas, mas foi no mediático programa de Jô Soares que causou impacto ao revelar que tinha sido obrigado a dopar-se nos seis meses que jogou no Estádio das Antas, a primeira das quais logo na partida de estreia, por indicação de um colega de equipa."

Isto é mesmo parecido com o que disse o brasileiro:

"Quando cheguei à Europa, no dia em que me estreei no FC Porto, um jogador chegou perto de mim e avisou-me, pois ninguém sabia a equipa antes do jogo. Eu entrei no campo para ver como estava o relvado, ele chegou ao pé de mim e disse-me que ia ser titular, que me ia estrear. Mas depois ele disse-me 'tens de passar ali atrás, que tem ali um negócio para usar'. Fui lá e usei... Usei umas quatro vezes. É uma situação que me envergonha, o que menos gosto de lembrar. Atrapalha-me muito mais do que pensar em todas as drogas que tomei. Era injetado e dava disposição acima do normal", disse o brasileiro, que chegou a Portugal para representar o FC Porto na temporada 1986/87."

Para ficar mais clara essa mesma confissão:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=iT2zWWYpXzo

O que se seguirá no rol de mentiras? Que a "fruta de dormir" que oferecem a árbitros é mesmo um cesto de alimentos que ajudam no sono e não putedo? Então eu ajudo:

http://rspress.com.br/health4life/wp-content/uploads/2013/06/dormir-face...

Quase que tenho pena dos tansos que acreditam no clube corrupto/mentiroso... quase.

PS.- E a aposta forte nas lesões douradas? Como se viu em Coimbra, mesmo com a eterna ajuda dos árbitros nem sempre dá para ganhar (ou empatar), e como a uefa apertou o cerco ao doping, a corrupção aposta na outra forma de forjas vitórias:

"Rúben Micael interrompeu na última jornada, frente ao FC Porto, uma série de nove jogos consecutivos como titular do SC Braga. Mas a mialgia que o afastou do Dragão não irá eliminar o médio das opções de Jesualdo Ferreira para a receção ao V. Setúbal, marcada para sábado.
O madeirense reagiu bem ao tratamento a que foi submetido e ontem integrou o primeiro treino dedicado ao encontro com os sadinos."

A aposta é tão grande que já nem é feita com jogadores emprestados...

http://oantitripa.blogspot.pt/

Troca lá a cassete,

é que essa já dá vontade de dormir.............................................................................................

Como eu sempre disse ...

... és estrunfe até à última vértebra.

Cumprimentos

»E que mesmo "levadinhos ao

»E que mesmo "levadinhos ao colo" com um Capela, supostamente benfiquista, ou simplesmente incompetente, que perdoou um penálti no primeiro minuto aos azuis e lhe arranjou um nos instantes finais, conseguiram sequer empatar.»

Pois bem, na Jornada 11, o Capela perdoou um penalty ao Porto no 1º minuto, e arranjou outro nos minutos finais, isto é, o Capela influenciou o resultado final, afinal o Porto perdeu 3 pontos, mas sem essa arbitragem teria perdido 6 pontos. Nem tão pouco recordo uma GP cometida sobre Licá (A Bola na sua crónica faz referencia à mesma), ou o amarelo a Fernando (não jogou com o Braga pelo 5º amarelo, quando esbracejou com a entrada violenta do adversário), quando Marinho, após falta grosseira deveria ter visto vermelho, o incompetente Capela errou portanto para ambos os lados. Bom, se nos recordarmos do ultimo derby disputado em Abril deste ano, o mm Capela não viu 3 GP (2 delas cometidas por Maxi, nem amarelo viu durante esse jogo), e quando errou, penalizou sempre o Sporting.

Continuando, na Jornada 12, o humilde e digno Arouca, foi à Luz evitar o 1º golo, e depois evitar a goleada, pois bem o árbitro Rui Costa (da AF Porto, acusava recentemente o Vice Silva, o batatoon da Sic que eram sempre apitados por árbitros da AF Porto), vamos a GP? Bruno Amaro tocou a bola com o braço no limite da grande area, livre por marcar contra o Arouca. Ceballos é derrubado por Maxi (normal e natural), quando o Arouca ganhava por 1-0, GP por assinalar que a ser concretizada daria o 2-0 para o Arouca, finalmente, perto do fim, Sulejmani teve um gesto técnico acrobático dentro de area do Arouca, e eis uma GP que foi concretizada, e que resultou no empate!

Conclusão:

Na semana passada, o Capela influenciou em Coimbra o resultado final!

Na sexta Feira na Luz, Rui Costa não influenciou o resultado final do jogo!

Pedro Emanuel Treinador do Arouca, e por 2 X seguidas é penalizado na Luz, com 2 GP. Na época passada, aos 90 + 4 minutos, quando treinava a Académica, e na sexta feira enquanto Treinador do Arouca!

Fica portanto provado, que os verdadeiros defensores da verdade desportiva (mas à moda deles), são permanentemente lesados e prejudicados pela arbitragem

...

Tens que deixar de beber logo de manhã. Sopinhas de cavalo cansado? A mão do Bruno Amaro é no limite da grande área? E não é penalty? O lance do Maxi sobre o Ceballos é inequívoco? E o Suleijmani não é empurrado pelo defesa do Arouca no momento em que tenta chutar?

Vamos apelar, mais uma vez, à sobriedade deste user.

O penalty do Sulejmani? Claro

O penalty do Sulejmani? Claro que há um empurrão ostensivo do lateral do Arouca?

Já o penalty sobre o Ceballos é uma simulação, e o espanhol merecia amarelo, afinal o Maxi é um jogador leal!

Youssef, nas 2 visitas do Pedro Emanuel á Luz, foi penalizado com 2 GP clarissimas, uma sobre Gaitan aos 90*4 minutos quando a Académica perdeu nos descontos de GP, e outra sobre Sulejamni, qual das duas é mais flagrante? Fiquei "confucio", sem sei qual das duas será mais flagrante, o que achas? lol

Quem conta um ponto...

...acrescenta um ponto. És perito nessa arte. Em momento algum disse que era um empurrão ostensivo, afirmei apenas que este existe, algo que não podes negar. Como vês, tens um "colega" de clube (bem mais ciente do que tu) a afirmar que nada existiu sobre o Ceballos e, para espanto meu, agora ignoras de forma vergonhosa o lance do Bruno Amaro.

Flagrante foi a grande penalidade sobre o Jackson em Coimbra. Essa sim foi flagrante caro Bruxo. Nas outras que referes pelo menos existiu contacto. E quem foi o ábritro do dito jogo, quem foi?

Empurrado? lol

Ramzi aquilo foi o chamado penalty Garparzinho. Não existe nada, fez lembrar do Nolito há dois anos na Madeira.

A mão parece dentro da area, agora não acho que tenha sido intencional. Sobre Ceballos não existe nada.

Vê o lance outra vez...

O Suleijmani faz o movimento para chutar a bola no ar e o defesa do Arouca coloca a mão nas costas do extremo do Benfica. Na altura também não me pareceu penalty, depois de ver o lance acho que deve ser dado o benefício da dúvida ao árbitro porque há contacto que, nós em casa ou no estádio não conseguimos saber se é suficiente para a queda. A verdade é que ele já ia no ar e o contacto que existiu pode ter provocado a queda. O próprio Rogério Alves do Sporting, depois de ver o lance novamente, disse que dava o benefício da dúvida.

Chamar aquilo "colocar a mão"...

...não existe nada, antes desse "contacto" o Suleijmani já está em desiquilibrio .

Não percebo a dificuldade em admitir que o arbitro teve influência directa no resultado final.

...

Não concordo. Antes do toque o Suleijmani não está em desiquilíbrio, está simplesmente a tentar rematar no ar. Se me disseres que o sérvio aproveitou o contacto para ganhar a falta, admito que sim. Agora, que há contacto não podes negar, nem afirmar com certeza que não é o suficiente para interferir no movimento.

Resumindo, aceitava que não fosse marcado penalty, mas também não vejo onde é que pode ser considerado um lance escandaloso. Pior é o lance do Bruno Amaro que nos podia dar o 1-0 e, quem sabe, uma história de jogo completamente diferente.

Penalty fantasma...

..como podes dizer que aquele "contacto" derrubou Suleijmani !? Futebol sem contactos portanto.Ok, é a tua opinião.

Vendo melhor o lance do Quintero, acho que Luis Rocha fez obstrução :).

..

também não me parece, se bem que aquela mãozinha marota nas costas do Sulejmani possa ter sido o factor que "enganou" o árbitro. Foi burro o defesa do Arouca porque o Sulejmani já estava em desequilíbrio.

ps: temos que tentar analisar os lances sempre pelo mesmo diapasão, senão um dia estamos a comparar o futebol ao Basket e noutro dia ao Rugby :s

Curva, Eu para esse peditório

Curva,

Eu para esse peditório já dei. Quando temos lances em que somos beneficiados, assumimos sem pudores, já eles quando são benificiados nunca tal acontece, é a coerência à moda da verdade desportiva aquela moda!

No penalty sobre o Ceballos, até ontem o execrável Silva de Campanhã no Dia Seguinte o assumiu (curiosamente ontem nem debitou a lenga-lenga das arbitragens), as imagens são tão claras, olha que se o lance fosse noutra area, eles iriam clamar uma GP do tamanho da Torre dos Clérigos!

P.S. Mas curiosamente no Dia Seguinte e no inquérito telefónico sobre a propalada crise no benfica, e responsaveis, desde o nosso Bieira, ao JJ, eis que emergiu a arbitragem como a grande responsavel da má época do Sport Comércio com 56% de votações, eles são assim, e espero que assim continuem, a culpa é e será sempre do Proença, e jamais dos Proenças da SAD do Sport Comércio e Bieira. A Bolha, tem preparado cirurgicamente a desculpabilização do nosso Dragão d´Oiro Bieira, e prepara a cama a Jesus. Mas foi o Jesus que pediu a renovação? Quem terá sido o responsavel por tal estapafurdia renovação?

JJ é o benfica...

..Carraça ainda recentemente o confirmou.

Não me parece penalty sobre Ceballos.
Cumps.

»O Suleijmani faz o movimento

»O Suleijmani faz o movimento para chutar a bola no ar...»

Convenhamos que o movimento é acrobático, e quase que diria que o Vitor Cardinalli terá espaço para o Sulejmani, isto se ele for vendido a custo 0, tal como chegou do Ajax, seria com certeza cabeça de cartaz do Circo Cardinalli!

»A verdade é que ele já ia no ar e o contacto que existiu pode ter provocado a queda.»

E a coisa continua, como bem afirmas, não tens a certeza, aquele empurrão ostensivo que quase derrubava o muro de Berlim :, "pode ter provocado a queda..." um grande lol

Moral da estoria:

O Capela influenciou o resultado final da Académica Porto, o Porto deveria ter perdido 6 pontos!

Já o Rui Costa, não penalizou, mas sim beneficiou o Arouca, e garantiu a esse humilde Clube 1 ponto!

Oh

homem e que tal falar do tema da crónica? Não vale a pena? Essa k7 está enraizada que só dá para sair disso quando as palavras são de alguém de
outro clube:) loool

Caro, mas vamos falar mesmo

Caro, mas vamos falar mesmo da cultura de vitória do Porto que está enraizada neste Clube?

Ou da cultura de desculpabilização e das vitórias morais ou amorais do Sport Comércio e Bieira (resultou do extinto e respeitado Benfica)?

Vamos a isso?

O Porto nos ultimos 12 anos ganhou 4 T Internacionais, sendo esse o ciclo mais glorioso de sempre do FC Porto!

Em contraste, a cultura de desculpabilização do Sport Comércio, garantiu nessas mesmas 12 temporadas com o Presidente Bieira ilustre Dragão d´Oiro 2 Campeonatos e 1 T Portugal, e fica a pergunta, quem terá feito pior em 4 mandatos e 12 anos no outrora grande Benfica?

Para terminar, será que os sócios/adeptos do Porto ou Sporting aceitariam de bom grado que o seu Presidente (Pinto da Costa ou Bruno Carvalho) em Tribunal afirma-se: "fui um homem de confiança do Senhor Pinto da Costa..." bom, tal afirmação provavelmente será mais uma falácia, como tantas outras, do sócio durante 24 anos (feitos no ano de 2009) do FC Porto. Enfim, vamos sim congeminar a cultura da desculpabilização, de um Presimente que muitos duvidam que seja mesmo benfiquista, e poucos acreditam que o seja, mas sobretudo deixem trabalhar o homem, continuem a garantir-lhe maiorias esmagadoras em 4 mandatos sucessivos, porque os Mandatos Desportivos e os Mandatos Financeiros (neste particular detem de longe a hegemonia) são extraordinários, e, com a cultura de vitória que os adeptos "enganados" tem vivenciado, porque em Equipa que ganha, não se mexe...

K7

repetitiva... continua a não falar do tema da crónica. Mete o replay e toca a dizer o mesmo. Oh homem, você concorda com esta ideia de a cultura Portista ser ganhar a qualquer custo? Concorda com a violência vista?

Ou então isto...

Já aqui se falou

no sistema de rega que não tem grande mal, mas na Benfica TV dão espectáculos destes pensando que estão na tasca http://www.youtube.com/watch?v=Z6v4EJhjLiw

Há bastantes vídeos semelhantes a gozarem de forma alarve com o Sporting e Porto no canal do próprio clube.

Basicamente é preciso é mudar culturas, e não só uma para bem do futebol.

E que te interessa a ti...

...que gozem com os percevejos?

Bom, está evidente que és um deles disfarçado de verde.