A culpa será só de Paulo Fonseca? | Relvado

A culpa será só de Paulo Fonseca?

Para vocês, quem é o principal culpado desta crise de resultados?
 
Paulo Fonseca (FC Porto) preocupado
www.fcporto.pt

Os últimos resultados têm levado a uma grande contestação ao técnico azul e branco, mas será ele o único culpado desta fase negra?

Claro que Paulo Fonseca tem alguma culpa nisto tudo. A equipa é previsivel a jogar, joga sem garra, não existe uma alternativa ao 4-3-3 (seja puro, seja falso), que a meu ver nem deveria ser o principal sistema de jogo do FC Porto, mas sim um 4-4-2, já que não temos jogadores de qualidade para jogar num 4-3-3, substituições a 7 minutos do fim, mal aproveitamento de alguns jogadores como Ghilas ou até Kelvin, que poderia acrescentar algo de diferente à equipa...

Analisemos os resultados negativos do FC Porto:

Estoril 2-2 - Neste jogo a equipa não fez uma má exibição. Esquecendo a péssima arbitragem de Rui Silva, o FC Porto teve oportunidades mais do que suficientes para ganhar esse jogo. Uma das grandes figuras do encontro foi o guarda-redes do Estoril, Vagner, que tirou dois ou três golos certos ao FC Porto, um dos quais mesmo no final do jogo a remate de Alex Sandro.

Belenenses 1-1 - Talvez a pior exibição do FC Porto nesta época (a par do jogo com a Académica). Mesmo assim, a equipa nortenha teria ganho o jogo, não fosse um erro clamoroso de Mangala, num jogo em que Jackson também foi algo perdulário.

Nacional 1-1 - Um jogo onde o FC Porto controlou o Nacional completamente e até massacrou. O jogo fica mais uma vez marcado por um Jackson esbanjador e um erro clamoroso de um defesa (desta vez Otamendi) a dar o golo do Nacional numa das poucas vezes que chegou à baliza.

Académica 1-0 - Um jogo onde o FC Porto não mereceu ganhar, diga-se, mas onde mais uma vez perde com um erro infantil, desta vez de Fernando, que faz uma assistência de peito para Fernando Alexandre fuzilar Helton. Se juntarmos a isso um lance caricato de Varela e Mangala, que só não dá golo porque os Deuses do futebol nada quiseram com a equipa, e Jackson (mais uma vez ele, custa-me criticar um jogador que já tanto nos deu) a falhar dois golos certos, explicam também este resultado muito negativo e que nem um penálti inventado por Capela ajudou a minimizar.

Se juntarmos a estes jogos um erro clamoroso de Helton contra o Atlético, mais um golo fora de jogo, um Helton mal batido num lance que começou com um erro infantil de Danilo contra um Austria de Viena (bem organizado mas fraco) ou, a cereja no topo do bolo, uma falha grave de comunicação entre Helton e Alex Sandro que permite a Hulk marcar em São Petersburgo, não há treinador que resista.

Para mim a culpa é dividida em três partes: treinador, jogadores e SAD.

O treinador tem que começar a pensar em alternativas. Por que não mudar para 4-4-2, já que temos médios de qualidade, com Ghilas e Jackson na frente? Os jogadores têm que dar mais, lutar, não desistir enquanto a equipa não tiver um resultado confortável ou enquanto o árbitro não apitar para o final do jogo e jogar com mais cabeça. É estranho ver a equipa a tentar cruzamentos a meio do meio-campo ou, noutro extremo, por vezes a querer entrar quase com a bola pela baliza dentro, sem esquecer os erros defensivos graves que têm sido uma imagem de marca deste FCP. A SAD tem que chegar a janeiro e tentar remendar o mal que está feito, um plantel com algumas carências (extremos de qualidade) e resolver casos como o de Jackson, que semana sim semana não fala da renovação. Antes ter um Ghilas motivado e a dar o litro do que um Jackson lento e sem garra.

Na minha opinião a culpa não morre solteira e não podemos apontar o dedo ao treinador e esquecermo-nos de algumas coisas e de outros "culpados".

Para vocês, relvinhas, quem é o principal culpado desta crise de resultados?

Cumprimentos.

FC Porto:

Comentários [1]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

OUTRO???

Mais um portista a cascar no PF, deixem o homem trabalhar em sossego, esta pressão não vai ajudar em nada nem a equipa técnica nem os jogadores 5(!!!!!!!) artigos de portistas a malhar no homem, mas vocês endoideceram???