A crise azul... | Relvado

A crise azul...

Paulo Fonseca é nesta fase um treinador que acusa a pressão. Ele tenta sacudi-la mas ela está lá.
 
Paulo Fonseca (FC Porto) preocupado
www.fcporto.pt

E contra todas as expetativas, e após quase dois anos, o FC Porto volta a perder um jogo para o campeonato com uma equipa com a qual não perdia há 43 anos.

O FC Porto tem nas últimas seis jornadas uma vitória, 4 empates e agora uma derrota. Há muito que não se via tanta fragilidade num clube que tem habituado os seus adeptos a um futebol maduro, pressionante e fundamentalmente de ataque... A ganhar sobretudo.

Atualmente o FC Porto revela-se com alguma falta de ideias, amorfo e sem uma cultura tática devidamente assente que permita aos jogadores entrarem em campo sem dúvidas sobre o que há a fazer em cada momento do jogo. Normalmente estes pequenos resvalos são rapidamente sanados e resolvidos num clube que, para todos os efeitos, está habituado a não ficar muito tempo a viver na impaciência e na dúvida. Primeiro, porque a estrutura diretiva do FC Porto aparenta estar devidamente estruturada para estas contingências e depois porque de facto os adeptos não o permitem.

Mas desta vez não me parece que seja tão fácil ao FC Porto sair do pequeno buraco onde se meteu, a não ser claro que exista uma varinha mágica que resolva todos os problemas da equipa.

Serão várias as razões do porquê deste aparente desnorte. Há muitos que dizem que o FC Porto sente falta de um jogador como João Moutinho, que dava uma consistência ao meio-campo que nenhum outro jogador conseguiu ainda substituir. Outros afirmam que há um problema na construção do jogo de ataque do FC Porto e alguns até que apontam a inconsistência defensiva como a grande responsável pela intranquilidade de jogo dos portistas. Na minha opinião, os pontos atrás citados estão certos mas são na verdade consequências e não explicações.

Taticamente, para mim, as razões que levam à falta de caudal de jogo por parte dos dragões devem-se essencialmente à pouca pressão que os jogadores de ataque exercem sobre a bola na transição defensiva dos adversários. O FC Porto até o faz em algumas alturas do jogo, mas ou quando se encontra em desvantagem, ou quando corre contra o tempo. O FC Porto permite que os seus adversários troquem a bola com mais facilidade, levando a que se cheguem mais vezes à frente, o que provoca a tal instabilidade defensiva, pois uma equipa defende melhor quanto mais tempo tiver a bola afastada da sua área. Em Coimbra, a posse de bola foi de 48%-52% no fim da primeira parte. Vale o que vale a posse de bola, mas penso que é sempre melhor que bola esteja na nossa posse do que na posse do adversário.

Esta pressão ofensiva o FC Porto sempre a efetuou muito bem, mas com Paulo Fonseca tarda em conseguir efetuar de forma eficiente, pois era nesta pressão que o FC Porto tantas vezes conseguia golos. Estando mais perto da baliza é fácil a uma equipa em dois ou três toques conseguir encontrar caminhos abertos para o golo, especialmente quando os médios da equipa adversária estão mais interessados em tentar sair para atacar. Não é que o FC Porto não queira exercer essa pressão, mas fá-lo de uma forma ineficiente. Os supostos alas colocam-se sempre muito perto do avançado, o que leva a que se criem os espaços atrás deles. Lucho não é um jogador que consiga depois acompanhar e compensar esses movimentos, o que leva a que a equipa fique algo curta no apoio à pressão ofensiva, ainda mais quando os outros dois médios (Fernando e o outro que Paulo Fonseca insiste em mudar todos os jogos) jogam muito lado a lado e demasiado atrás.

Por outro lado a inexperiência de Paulo Fonseca é para mim a segunda razão. Não que o considere mau treinador, mas de facto uma coisa é treinar o Paços de Ferreira sem qualquer pressão e com um objetivo mínimo de garantir a manutenção, outro é treinar o FC Porto, equipa que está habituada a ganhar quase sempre e a lutar por objetivos sempre muito altos. Poderão dizer que André Villas-Boas tinha pouca experiência, que Vítor Pereira também. Mas estes treinadores tinham já uma cultura muito enraizada do clube. Tinham estado lá dentro noutras funções do corpo técnico e sabiam o que os esperava e há de facto uma grande diferença entre já ter vivido essa experiência e nunca ter por lá passado.

Paulo Fonseca é nesta fase um treinador que acusa a pressão. Ele bem tenta sacudi-la mas ela está lá. E obviamente a fraca prestação do FC Porto da Liga dos Campeões pesou severamente nas suas costas. No entanto, como já disse anteriormente, o FC Porto é uma equipa que normalmente sabe contornar estas situações e ultrapassá-las com distinção. Faz parte do seu ADN e da sua cultura. Teremos de esperar para ver, embora os próximos dois jogos para o campeonato não sejam propriamente fáceis (Braga em casa e Rio Ave fora), havendo ainda um jogo para a Liga dos Campeões que provavelmente confirmará a passagem do FC Porto para a Liga Europa, o que não será motivante com certeza.

FC Porto:

Comentários [58]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Tem que sempre

haver um grupo de "Libios" e "argelinos" virem com a cuequinha enfiada no rêgo porque já reservaram o marquês, chegou a verdade desportiva,agora é que o futebol português vai avançar etc...e no fim as putas continuam a ser putas, seja por causa de minutos 92, seja por causa de falta de tostões, seja por causa de terem o melhor plantel dos últimos 30 anos, seja porque chegou o natal...mas as putas continuaram a ser putas...LEVERKUSEN II ESTÀ A CHEGAR!

quando o belhinho for cremado

e os outros mafiosos fugirem, vão estar décadas sem ganharem nada
já falta pouco, eheheh

Fia-te...

na Virgem, fia-te...

Se tal acontecer mesmo

mesmo assim há de ser o Sporting a deter a nova hegemonia.

E cheira-me que quando os mafiosos fugirem, ainda irás à procura deles, mas se calhar uma nova operação coração estará a ser feita :) ( para bom entendedor...)

operação coração

é verdade que episódio mais humilhante para um clube. Mas verdade seja dita neste momento o Sporting CP está mais perto duma operação coração que o SL Benfica.
Alias falam tanto do passivo do SL Benfica, mas uma operação coração nem se especula quanto mais se discute...Os activo dos SL Benfica dão muita segurança neste momento aos investidores, sócios, imprensa, bancos, etc.

O Sporting

ainda foi a tempo de adoptar uma politica de contenção e de quase total aposta na formação. Nem tempo para uma operação coração haveria de haver tempo se a corja do godinho lopes lá continuasse na figura do José Couceiro! E o Benfica e o Porto terão que reduzir custos no futuro também. Já no Porto se nota que o dinheiro está a escassear. A aposta no futuro terá que ser a formação e a prata da casa.

O Benfica tem um passivo para cima dos 500 milhões de euros, e tem vindo sempre a subir. De que serve o activo? Se conseguires vender os melhores jogadores ( e é se conseguires ) ficas com uma equipa fraca, de resto vais vender o centro do seixal? Vais vender o estádio? ( que relembro que era para ter sido pago este ano, e só será nunca antes de 2024, o que demonstra um pouco do que para ali vai).

Quando todos tiverem que adoptar a politica do Sporting, nessa altura o Sporting já estará muito à frente.

.........

Mais uma conversa cheia de conteudo a e tal o dinheiro do Porto tá escasso e o Benfica tem o passivo tão alto que o Activo já nem o cobre..........correcto meu caro.....tipo com 2 jogadores vendidos o Benfica consegue colocar o passivo mais baixo que o Activo, agora o passivo esse nunca irá desparecer....e porquê?

Informe-se do porquê de todos os clubes mundiais e de empresas terem passivos relativamente altos???

Meu caro hoje em dia o passivo conta se estiveres na situação em que esteve o Sporting e que tb já esteve o Benfica, ou seja, quando o activo não garanda fluidez financeira para cobrir as falhas no passivo, dai ser necessário de se renegociar pagamentos com credores, renegociar dividas com os bancos tentando baixar as taxas de juro e etc, não te esqueças é de uma coisa o Benfica no inicio do século tinha um passivo de 160milhões (salvo erro) e tinha um activo de 80 milhões....e ai sim um clube estava rebentado...entretanto foram renegociadas dividas, foram investidos capitais particulares na SAD e etc, e o Benfica conseguiu se rentabilizar, hoje o Passivo é alto mas o Activo garante fluidez necessário para compensar essa falha, no final desta época jogadores irão sair e dividas serão renegociadas, e quase que aposto que o passivo irá baixar para os 400 milhões (no consolidado baixará de certeza para os 380 milhões) voltando assim o activo a ficar bem mais alto que o passivo...

Vender o estádio??
Man, quanto falta pagar do estádio....?
Agora diz me uma coisa, se eu colocar imaginemos...35 mil pessoas a 10 euros cada uma (nunca será um valor fixo visto que tens sempre os valores pagos pelos camarotes e até valores mais altos em competições europeias) o clube consegue "juntar" 350 mil euros (mais coisa menos coisa) se a isso juntar-mos por exemplo 4 jogos em casa num mês e sempre com 35 mil pessoas rapidamente chegamos a um valor limpo de 1 milhão e 400 mil euros tirando aqui os valores de manutenção e etc rapidamente chegamos a conclusão que o estádio gera riqueza que o torna num bem auto sustentável..
Essa do estádio ter de ser pago este ano lolol, volto a dizer o estádio era para "estar pago este ano" mas foram renegociados os valores e o Benfica estará a pagar uma "renda" mais baixa por mais 11 anos....

Tipo compras uma casa a 50 anos, mas ao fim de 20 anos vês que os valores estão demasiado altos falas com o teu banco e fazes uma renegociação da divida, por mais tempo e um valor mais baixo, ou pelo mesmo tempo mas com uma avaliação de imovel mais baixa levando ai que o juro sobre o imovel como tb ele baixe fruto dessas condicionantes....

Espero

que continuem a acreditar no sócio do Porto com cadastro que faliu o Alverca, e nessas histórias dos activos cada vez que há eleições.

Cumprimentos

..................

Conversa de Bruxo tu......

Meu caro os Benfiquistas estão se a cagar para o Luis Filipe Vieira querem é garantias de trabalho e em abono na verdade não existe troféus é verdade, mas existe um sem numero de coisas que neste momento simbolizam a obra do LFV, tem aroubado o clube...possivelmente, mas deu campacidade ao clube de ser dono do seu destino, algo que o Benfica até 2006 não era....

Lembra-te de uma coisa Luis Filipe Vieira porque não tem havido grande opção, entre escolher o LFV e o Rangel "acarinhado" pelo Veiga é lógica a escolha............

Pudera!

os saloios até deixaram alterar os estatutos para ser mais difícil ser candidato ao Benfica do que à presidência da Republica LOLOLOLOLOLOL

Então mas diz lá que obra foi essa sff! É que eu não vi nada de especial até ao momento!

...................

Mais dificil é "criar" um candidato ao poder assim do pé para a mão, porque não é dificil ser candidato, Rui Costa tem 24 anos de associado, o Seara tem 32 estes são os mais conhecidos mas a mais.......quanto ao complemento da tua mensagem......LOL conversa de Bruxo...

Que obra foi essa..........lol........nenhuma o Benfica mantem-se exactamente como era à 20 anos atrás, não tem SAD nem empresas associadas que hoje rendem milhares, não tem estádio moderno, não tem academia, não tem uma marca "com saida", ou seja, o Benfica não tem nada....mas este Benfica mesmo sem nada continua a te fazer uma comichão no rabo tão grande que mesmo trocando de Nick não afastas essa tua apetência natural para falar do Benfica...................

que mais dizer...........estrunfisses

LOLOLOLOLOL

Só falta dizer que o Benfica tem isso tudo, e o Sporting e o Porto não! Nem tiveram dividas perdoadas pela Ferreira Leite, ou o dinheiro da EPUL ilegal para o estádio entre outras coisas!

É engraçado quando se diz que nada do que é o Vieira interessa nem o seu passado. Enfim, ainda ontem encontrei uma foto antiga do Pinto da Costa e do Vieira abraçados. Mas quem sou eu para contrariar? Continuem a acreditar que ele próprio quer é isso.

..................

LOL mas tu tens alguma dificuldade de interpretar caracteres em forma de palavras que juntas constituem frase??

O Vieira é Filho da Puta e um Ladrão.....oh really....tipo já tou como o outro e novidades??
Existe um ditado giro para ti, "mantem os teus amigos perto....mas mantem os teu inimigos ainda mais perto"

Dividas perdoadas, meu amigo todos tiveram, as do Benfica é que saltaram mais a vista, porque foi o Benfica, e porque o Benfica "vende"..
Dinheiro ilegal da EPUL, LOL vai lá ver que pagou o estádio do Dragão e a gente fala, volto a dizer o património do FC.Porto neste momento é as equipas desportivas e as empresas ligadas à SAD, porque nem a SAD é do Porto na sua maioria, a Academia não é do Porto, do Porto é apenas o naming do projecto Dragon Force tudo o resto tem dono, nomeadamente a Câmara de Gaia e a Fundação Porto Gaia (ou lá como se chama) que é dono de parte do Estádio e gere o Centro de estágios onde o Porto agora paga 5000€ porque alguem deu com a lingua nos dentes pelo Porto estar à quase à 10 anos a pagar uma renda de 500€ mês, Fundação esta que tem com administrador principal Jorge Nuno Pinto da Costa e que recebe um ordenado mensal por esse cargo..............

Queres falar do quanto o Vieira é o "lobo Mau" em terra de 30 capuchinhos, ou chega-te apenas este abre olhos......??
Man o Vieira até podia ter andado ao "melos" com o Pinto da Costa que a mim não me dizia nada, quero sim analisar o trabalho, e o trabalho dele está a vista, o Benfica passou de um clube com estádio, para um clube que é gerido por um enorme grupo de empresas todas elas criadas com uma função especifica e todas elas geradoras de lucro....

Foto do Vieira a abraçar o Pinto da Costa, épa, porreiro.....tipo e o que fazes com essa foto.....consolaste???

Então se tudo

isso não pertence ao Porto, isso significa que também não conta como activo do clube! Já os terrenos oferecidos no Seixal e o Banco do Estado ter quase todas as despesas daquilo por apenas dar o nome já conta como activo do clube por exemplo!

Mas nada te diz de teres um presidente que já esteve preso, traficante de droga, sócio do Porto e Sporting, antigo amigo de Pinto da Costa, que já faliu um clube ( que nem sequer era da terra dele ), e que desde que chegou ao Benfica passou de uma fortuna de 8 milhões de euros ( a contar com os 5 milhões da suposta transferência do Mantorras ) para um dos 100 mais ricos de Portugal?? O homem que disse há dias que era braço armado do Pinto da Costa nada te diz o seu passado??

Que há empresas à volta do Benfica? Ai disso não tenho dúvidas!

E já agora: é isso que move os benfiquistas à volta do "seu" clube?

..........

Meu caro verdade que nada disso pertence ao clube logo não é activo, mas passa a ser passivo por cria gastos nem que seja com as rendas, mas isso é uma outra história...
Falas dos terrenos do Seixal sem o minimo conhecimento do que afirmas, portanto informate ou pensas que por exemplo o estádio do dragão e todos os terrenos fronteiriços eram pertença do FC Porto...o mesmo se passa com o Sporting, LOL o banco de estado, lol, realmente a vossa dor de corno com o facto da caixa geral de depósitos ter participação na academia do Benfica é demais, lol, mas olha a caixa apenas arca com as despesas de manutenção e de equipamento, algo que qualquer patrocinador faz e mais é a caixa porque no concurso publico de busca de patrocinio a caixa foi quem melhor se apresentou porque senão poderia ter sido outro banco qualquer...

O Luis FV esteve preso, e porquê?
Foi por algo que tinha a ver com o futebol?
Quanto a tranficante droga, lol, realmente o Pinto da Costa, Sousa Cintra e demais Presidentes que debandaram pelos 3 grandes são "limpinhos,limpinhos" lol, só ainda ninguem percebe é como veio parar ao Dragão os dentes de marfim, lol..
O LFV era amigo do Pinto da Costa, o Fernando Martins tb o era, o Sousa Cintra é que não, mas e todos os outros Presidentes do Sporting....não ligavam peva ao Pinto?

Quanto a cena do LFV ser sócio do Sporting e do Porto, LOL, vai ver de quem era sócio o Bigodes entre outros.....são interesses particulares, não há melhor método de vender um produto do que colocar o possivel cliente a ver uma partida de futebol num camarote, falo disso porque sei, e sei de vários Portistas que tem cote de camarote no estádio da luz para irem tratar de negócios principalmente malta do ramo das imobiliárias e construção civil..

Mais uma coisa que tu não sabes, o unico Presidente que não tem ordenado, é o LFV, mas é óbvio que recebe despesas de representação, e juntando a isso a visibilidade que de ser Presidente do Benfica lhe trás a nivel Nacional e internacional é óbvio que ele conseguirá melhore e mais lucrativos negócios do que se fosse um simples empresário...

O LFV disse que era amigo pessoal chegado do Pinto da Costa, para braços armados tens lá o MAcaco, mas volto a dizer o Roquette o Bettencourt Luis Duque, eram pessoas estranhas ao Pinto da Costa....?.....LOL.....

Quanto ao Alverca ter falido, informa-te mais uma vez acerca do que se passou......quando um clube começa a viver apenas do dinheiro do Presidente é complicado, mas pergunta ai ao teu "suposto" Presidente das empresas que ele faliu e o porquê delas terem falido....

As empresas ligadas ao Benfica são várias:
http://www.slbenfica.pt/pt-pt/empresas.aspx

Ai tens uma lista das principais e depois dentro dessas tens varias areas..

O que move os Benfiquistas em torno do clube não é de agora, o Benfica sempre moveu e mexeu com os seus apoiantes e sócios, não é uma coisa de apenas à 30 anos para cá nem coisa de gente rica (ou pseudo rica) o Benfica sempre teve impacto, mas quando dinamitaram o clube de dentro para fora , tal como fizeram ao Sporting, os sócios afastaram-se um pouco da vida do clube, tal como aconteceu com os Sportinguistas, mas desde que o clube começou a recuperar "vida" interna tambem os associados voltaram a sentir vontade de acompanhar o clube e de puxar o clube, tal como acontece actualmente com o Sporting...

Mas tu sabes lá o que é isso, tu nem clube tens, tu tens sim uma "comichão" pelo Benfica, porque clube não gostas de nenhum, detestas simplesmente o Benfica...

Estrunfinsses, coisas de estrunfes, de bruxarias e afins

Eu já nem estou para isto...

mas fico contente por ver que ainda há muitos benfiquistas como tu. É da maneira que o Benfica vai cair mais depressa do que se pensa!

Tudo o que disseste nem faz sentido algum! Só essa de contar como passivo mas não como activo é uma coisa boa...

Enfim, eu hei de estar cá para vos ver a dizer que nunca defenderam o Vieira, nem lhes deram 4 ou mais maiorias absolutas!

No entanto diz-me só por curiosidade: o que tem o Sousa Cintra no seu passado para o referires?

Essa política

é inteira responsabilidade do Bruno de Carvalho. O outro xoninhas estava a levar o Sporting ao abismo...

o problema é que os clubes só adoptam a política do Sporting está a adoptar, quando passam por grandes dificuldades financeiras. Infelizmente é assim e vais ver que daqui a uns anos quando o Sporting recuperar a estabilidade financeira vão voltar a apostar em jogadores e comprar jogadores em vez de apostar na prata da casa para tentar ser competitivo em todas as competições internas mais internacionais. Alias se o Sporting estiver mesmo interessado em ser já campeão este ano, vao de certeza ao mercado comprar um ao outro reforço estrangeiro. Não vão manter a aposta na prata da casa e pelos vistos já é tema de discussão nos jornais, portanto parece ser um cenário possível.

O Sporting

tem de longe a melhor academia em Portugal, e a aposta será em meter na equipa principal esses jovens, numa mistura de jogadores experientes e de qualidade comprovada.

O Benfica e o Porto no futuro também já não terão tanto dinheiro para contratações, porque a crise está para durar, e os bancos vão deixar de ser tão amigos.

Se o Sporting ganhar todos os jogos até ao final de mês, que concluirá com a 14º jornada, ai será impossível os responsáveis do Sporting não admitirem que pode haver uma possibilidade de ganhar já o titulo este ano. Ai penso que com a venda do Elias, e mais algum que possam ter de lado para gastar, podiam ir buscar o tal jogador experiente e de provas dadas. Um daqueles jogadores que chegasse, vi-se, e se adapta-se perfeitamente.

Talvez um defesa central, e um numero 10. Por mim ia buscar outra vez o Matiaz Fernandez à Fiorentina. Face às boas relações dos clubes, e porque ele até nem tem sido das principais jogadores da Fiorentina, eu ia tenta-lo.

............

Claro até porque o Sporting neste momento nada em dinheiro para poder pagar o salário do Matias....o do Jeffren que é o do Jeffren não quer o Sporting pagar quanto mais o do Matias que é mais do dobro....LOL

Só Bruxos por aqui.......hanhan desculpa, só Liricos......

Não sei ao certo

qual seria o ordenado. Mas também não disse que seria possível financeiramente. Mas que era bom uma alternativa ao Adrien e ao André MArtins, lá isso era

..............

Claro que era um óptima alternativa.....ter um gajo de 30 anos (ou mais) a suplente e pago a peso de ouro.....fodasse.......vocês querem mesmo ser como o Porto.........o Porto contrata 50% do Liedson e o "desaparecido" Izmaylov a peso de ouro e o Sporting para não se ficar atrás contrata o "45minutes and 4 games for month" Matias.... sim seria claramente uma alternativa a ter em conta.........dispensou o Sporting o Elias e o Schaars LOLOLOLOLOL....man o melhor que podia acontecer ao Sporting agora era o Rinaudo voltar a forma da época passada e conseguir resgatar o Manuel Fernandes ao Besiktas e mesmo assim duvido que acoisa melhorasse enormemente porque o Jardim já mostrou que a equipa está criada em torno de Adrien e de Martins como tal, não existe grande coisa a fazer a não ser procurar miudos na B que consigam ser alternativas...no fim da época logo devem pensar em melhores contratações............

Mas volto a dizer....para esta "ópera" não faltam ai é liricos..........

O Matias

tem 27 anos.

Já agora, o Porto tem ganho campeonatos à mesma, por isso não sei porque contratar jogadores experientes não é útil!

....

Só 27 anos.....porra ninguem diria.....o homem arrasta-se em campo como um jogador em pré reforma....

Meu caro o Porto ganhar campeonatos ganha como é que não sei, eles contratam jogadores experientes...correcto.......contrataram Janko Izmaylov Liedson e Lucho.....de todos esses contratados apenas o Lucho vingou, mas atenção o Porto por esses jogadores "experientes" pagou muito bem, e só Janko estava a um preço razoavel agora todos os outros........o Sporting precisava de usar os vencimentos de Martins, Dier, Cedric, Salomão e talvez do William para pagar um Lucho....................meu caro a experiência é sempre util....mas paga-se demasiado por ela

O problema foram as

saídas do James e do Moutinho. Juntamente com um treinador que se calhar não foi bem escolhido. No entanto, se lhe derem tempo, não poderá vir a fazer um trabalho competente? Até porque isto são ciclos. O Porto é tricampeão, e não é possível ganhar sempre. Ou melhor dizendo, não é possível ganhar todos os anos sem parar nem que seja 1.

........................

Claro que não possivel ganhar sempre....até porque isso daria muita "cana" LOL

Assim como no tempo do Salazar

em que ainda deixavam ganhar o Sporting de 4 em 4 anos. Isto, de 1960 até ao fim do PREC.

.................

Claro claro, concerteza......

Tu não enganas ninguem LOL, de disco partido em disco partido mostras cada vez mais a careca LOL.....essa do Sporting ganhar de apenas e só de 4 em 4 anos é gira......agora vai ver quem eram os "manda chuva" do Sporting nessa altura e cruza-os com a malta do Estado e vais ver as "coincidências" LOL

Então fala tu desses

"manda chuva" do Sporting, que eu falo-te dos "manda chuva" do Benfica!

...............

LOL man sportinguista que se preze sabe bem quem são......não tens coragem dos assumir, ou vais ter que ir buscar um copy paste qualquer do teu anterior NICKNAME

Coragem de assumir o quê?

Tu é que falaste em "manda chuvas", por isso fala ai deles para eu contrapor!