Campeões e campeões...Não podemos comparar a Liga dos Campeões com as antigas Taça dos Campeões Europeus e Taça das Taças, |
|
11 de Dezembro de 2012, às 19:12 |
Perante o muito que se tem falado de Messi, a propósito da "quebra" do recorde de golos de Müller... tenho que dizer algo que me parece importante.
A mim, que tive oportunidade de acompanhar ambas as épocas, parece-me que não podemos comparar a atual Liga dos Campeões (LC) às antigas Taça dos Campeões Europeus (TCE) e Taça dos Vencedores das Taças (TVT), que, essas sim, eram competições de Campeões com letra maiúscula.
Apenas os vencedores dos campeonatos ou da taças de cada país/nação e os detentores de cada um desses troféus europeus tinham acesso a disputar a sua conquista, sendo a única exceção o caso das "dobradinhas", em que eram os finalistas vencidos nas taças nacionais a ganhar acesso à TVT.
Hoje, qualquer quinto classificado de ligas ricas pode aceder com a maior "verdade desportiva" ao título de "campeão europeu", assim a passagem pelos "filtros" destinados a tirar do caminho os mais desprovidos de "poder", económico ou "político", lhes corra de feição...
Tais troféus conquistados pelos três grandes - SLB duas TCE, SCP uma TVT e uma TCE pelo FCP, por ordem cronológica - tinham um carisma que esta LC nunca terá, eram conquistas épicas... Pela mesma linha de raciocínio, comparo Messi e Müller...
-
Rumo a Istambul – o duelo entre Manchester City e Inter de Milão
Não é segredo para ninguém que a Champions League é a...
-
Que equipa portuguesa tem mais hipóteses na Liga dos Campeões?
O Benfica e o Futebol Clube do Porto ficaram, no passado...
-
Finais Europeias: quando duas equipas do mesmo país acabam na final
A final da Liga dos Campeões é um dos jogos mais aguardados...
-
Rui Vitória quer despedir-se da Champions com prestígio e milhões
O treinador do Benfica, Rui Vitória, disse esta terça-feira...
-
Zidane: "Cristiano Ronaldo é um líder que inspira os colegas"
Zinédine Zidane foi entrevistado pelo site da UEFA, tendo...
-
"Honestamente, empurrei-o ligeiramente", diz Benatia
O marroquino Benatia, defesa central da Juventus, não...
-
O Sporting precisava de 4 milagres. E aconteceram.
O Sporting vai defrontar os romenos do Steaua de Bucareste...
-
Baixa em Barcelona até à próxima época
Luis Enrique tem menos uma "peça" para o seu meio-campo,...
O prórpio Artur Jorge que é pessoa insuspeita
Enviado por Inside a 12 de Dezembro de 2012, às 16:55.porque ganhou uma Taça e não uma Liga dos campeões diz que a competição é bem mais difícil agora que é Liga dos Campeões e tende a ficar mais complicada em períodos de 5 em 5 ou de 10 em 10 anos...
é apenas um record
Enviado por acosta256 a 12 de Dezembro de 2012, às 16:51.Hoje em dia ha estatisticas para tudo e tambem os jornalistas necessitam de temas para escrever. Repara que o Messi bateu o record de mais golos marcados num ano civil mas fez mais jogos. Ainda agora vi na Marca que o CR7 só não marcou em 2 campos das equipas da Liga Espanhola. Assim que o gajo marcar nesses dois campos ja estabeleceu um novo record. Na minha opinião os records existem para serem batidos, mas não devem servir para comparar épocas, porque aí é tudo mais subjectivo.
Atenção portistas.
Enviado por BUFÃO a 12 de Dezembro de 2012, às 15:17." Hulk esteve cinco épocas no FC Porto – ganhou 10 títulos, incluindo a Liga Europa –, clube que trocou pelos russos do Zenit no último defeso por 40 milhões de euros, seguindo o mesmo caminho de Axel Witsel, que foi contratado ao Benfica pelo mesmo valor. "
http://tribunaportista.blogsp
Enviado por Mokiev a 12 de Dezembro de 2012, às 13:57.http://tribunaportista.blogspot.pt/2012/12/ate-na-neve-ganhamos-carago.html
Não podemos, nem devemos
Enviado por Bruxoempatafada a 12 de Dezembro de 2012, às 10:13.Não podemos, nem devemos comparar ambas as competições. Hoje, na Liga dos Campeoes participam por exemplo o 4º classificado da Liga Espanhola ou Inglesa (Malaga ou Arsenal), e se de alguma forma acaba por desvirtuar a essencia desta Competição: Taça dos Campeões Europeus, até porque o 3º/4ª classificado de qualquer Liga poderá ganhar a Liga dos Campeões, por outro lado, afasta da fase de Grupos os Campeões do Luxemburgo ou de Malta, e torna esta Liga dos Campeões incomparavelmente competitiva, e revela um grau de dificuldade elevado para Países/Ligas menos pujantes vencerem a Liga dos Campeões!
Deixo o exemplo do Porto, ganhou a extinta Taça dos Campeões Edição 86/87, eliminou o Porto o Rabat Ajax de Malta na 1ª eliminatória, na 2ª o Vitkovice da Checoslováquia, nos 1/4 o Brondby da Dinamarca, e só na Meia-Final teve o "Tubarão" na altura Din Kiev da Ex URSS (esse D Kiev era a base daquela Selecção), e finalmente na Final o Bayern de Munique, isto é, para vencer a Taça dos Campeões e meritóriamente, o Porto ultrapassou 4 eliminatórias, até à Final, realizando apenas 9 jogos, incluindo a Final!
Na Liga dos Campeões 03/04, o Porto foi o seu vencedor, e vejamos as etapas percorridas até à Final. Fase de Grupos: Real Madrid, Marselha e Partizan de Belgrado. Nos 1/8 surge o Manchester United; Nos 1/4 os Franceses do Lyon; Nas Meias-Finais o Corunha de Espanha, e finalmente na Final o Monaco. Isto é, o Porto para vencer aquela Liga dos Campeões realizou 13 jogos (incluindo a Final), e recordo que na extinta Taça dos Campeões fez apenas 9 jogos (incluindo 2 jogos com o Campeão de Malta) para a vencer.
Repito, estes moldes actuais da Liga dos Campeões, estão sim talhados para os Grandes Colossos Europeus, e muito dificilmente uma Equipa Portuguesa poderá atingir a Final desta Competição, o que contrasta com a maior facilidade que as Equipas Portuguesas tinham para atingir fases adiantadas da extinta Taça dos Campeões, são Competições muito diferentes e em vários contextos!
Está para os grandes tubarões
Enviado por kiko5575 a 12 de Dezembro de 2012, às 10:46.Mas tb aumenta e muito as receitas de todos os que lá chegam... e só se consegue isso com a garantia de algumas equipas de topo lá por ano....
Obviamente, sem os Tubarões,
Enviado por Bruxoempatafada a 12 de Dezembro de 2012, às 10:55.Obviamente, sem os Tubarões, as receitas televisivas e os prémios seriam muito, muito inferiores.
O Platini, quer alargar a Liga dos Campeões, brevemente teremos o 8º classificado da LBBA , na Liga dos Campeões!
Não só o Platini
Enviado por kiko5575 a 12 de Dezembro de 2012, às 11:33.no fundo, o que é que nós queremos?
Além das próprias equipas, eu só vejo jogos entre as equipas de topo...como eu, são tb assim milhões de pessoas pelo mundo fora. Só não percebo o esvaziamento da liga europa, deixa sequer de fazer sentido a mesma existir.... ou então assume-se mesmo - com um alargamento da Champions- que a liga europa é para a "2ª divisão"
LOOOL
Enviado por João Ramos a 11 de Dezembro de 2012, às 19:42."Hoje, qualquer quinto classificado de ligas ricas...".
Não concordo
Enviado por Inside a 11 de Dezembro de 2012, às 19:37.é cada vez mais difícil ganhar uma Liga dos Campeões e a prova disso é que a partir do momento em que a Liga dos Campeões chegou à maturidade à cerca de 15 anos, só o Porto é que foi surpresa, ou seja, só o Porto é que ganhou uma em 15 anos para os Países periféricos do futebol mundial, desde há 15 anos mais ou menos nem Holanda, nem França... só Porto, e alemães, e espanhóis e ingleses e italianos... antes como eram 5 eliminatórias mais ou menos e as primeiras duas eram geralmente contra campeões de Países tipo o Luxemburgo, se tivesses a sorte de defender bem em eliminatórias e a sorte do jogo em 2 3 jogos poderias ser campeão... e depois só tinhas um italiano, um inglês e um espanhol... ou seja, só tinhas o Barcelona ou o Real de Madrid; o Inter ou a Juventus ou Milan; o Manchester United ou Liverpool... por isso, por muito que digam, e os resultados assim o comprovam, com a Liga dos Campeões os mais fracos cada vez tiveram menos hipóteses de ganhar...
É verdade ....
Enviado por Caniggia a 11 de Dezembro de 2012, às 22:21.... a dificuldade que é ganhar uma final da liaga dos campeões contra o colossal mónaco, atualmente a militar na segunda divisão francesa.
...
Enviado por kiko5575 a 12 de Dezembro de 2012, às 15:42.o facto de estar actualmente na 2ª divisão implica o quê quando jogamos com eles há 8 anos atrás
Tal
Enviado por João Ramos a 12 de Dezembro de 2012, às 15:44.como o celta quando nos goleou não estava na segunda divisão?
e...?
Enviado por kiko5575 a 12 de Dezembro de 2012, às 17:39..
Nesse
Enviado por João Ramos a 12 de Dezembro de 2012, às 17:48.caso, quanto ao que disseste no teu comentário anterior a esse: "e...?".
Não percebi
Enviado por kiko5575 a 12 de Dezembro de 2012, às 18:20.a tua menção ao celta... bnem a do caniggia ao monaco, daí a minha pergunta. O monaco está na 2ª divisão passados 7 ou 8 anos, mas o que quis ele dizer com isso, quando jogamos com ele há 8 anos atrás?
Ok...
Enviado por João Ramos a 12 de Dezembro de 2012, às 18:37.Se vocês acham estúpido que os benfiquistas gozem com o facto de vocês terem vencido o mónaco que actualmente está na segunda divisão de frança, vocês deviam ser coerentes e deixar de gozar com o benfica que foi goleado pelo celta que até à época passada estava na segunda divisão de espanha... Percebeste agora? É só isto, nada mais...
lol
Enviado por kiko5575 a 12 de Dezembro de 2012, às 10:47.é tão fácil que nem lá perto chegaram
Pois,
Enviado por João Ramos a 12 de Dezembro de 2012, às 15:20.não. Afinal "só" fomos a 7, coisa pouca...
a 7?
Enviado por kiko5575 a 12 de Dezembro de 2012, às 15:34.não!
na Liga dos campeões não foram a nenhuma
Pois,
Enviado por João Ramos a 12 de Dezembro de 2012, às 15:39.essa era a minha rasteira a vocês (portistas). Ainda bem que caíste. Eu sempre defendi que são competições diferentes (a TCE e a LC, entenda-se) e os portistas sempre me disseram que são a mesma. Agora vens tu, outro portista, dizer-me que são diferentes (ao contrário dos outros)...
Mas que rasteira
Enviado por Inside a 12 de Dezembro de 2012, às 15:45.só se for para ti... toda mas toda a gente do futebol, treinadores, jogadores, são unânimes em classificar a Liga dos Campeões como uma competição muito mais difícil de vencer que a Taça dos
LOOOL
Enviado por João Ramos a 12 de Dezembro de 2012, às 15:47.Não, é mais para vocês! Outro que caiu! Lê o meu comentário abaixo! Ainda te afundaste mais, porque eu estava a discutir se são a mesma competição ou não e não se uma é mais forte do que a outra! LOL
És mesmo uma criança
Enviado por Inside a 12 de Dezembro de 2012, às 16:25.deixa estar isso passa com o tempo...
Tal
Enviado por João Ramos a 12 de Dezembro de 2012, às 16:28.como tu? Não fui eu que na ânsia de tentar humilhar o outro acabou por ser humilhado e ainda desviou do assunto...
rasteira?
Enviado por kiko5575 a 12 de Dezembro de 2012, às 15:41.o artigo é - quanto a mim- ver a diferença da champions para a taça dos campeões europeus.
O formato é totalmente diferente, a competição é a mesma.... era a isso que estava a responder
E
Enviado por João Ramos a 12 de Dezembro de 2012, às 15:48.é, apenas te respondi... Bem, um adepto ao dizer que o seu clube conquistou duas champions quando as duas foram TCE ou uma delas uma TCE e a outra LC supõe-se que para ele as competições sejam as mesmas...
repito
Enviado por kiko5575 a 12 de Dezembro de 2012, às 17:40.para mim a competição é a mesma , formato e designação é totalmente novo e diferente
Independentemente
Enviado por João Ramos a 12 de Dezembro de 2012, às 17:49.disso, nesse caso devias contar com as vitórias em ambas.
ou seja
Enviado por kiko5575 a 12 de Dezembro de 2012, às 18:18.dizer 1 champions e 1 taça dos campeões, certo?
ok, concordo. para mim a questão em causa- neste artigo-eraa saber a dificuldade de ambas.
mas aceito o teu raciocinio