Caixa Futebol Campus começa a dar frutos | Relvado

Caixa Futebol Campus começa a dar frutos

O Benfica parece agora começar a colher os frutos da sua Academia no Seixal.
 
Ivan Cavaleiro, Benfica

Depois de vários anos a fazer uma pequena travessia no deserto ao nível da formação o Benfica parece agora começar a colher os frutos da sua Academia no Seixal.

André Gomes é a coqueluche desta nova vaga da formação encarnada, depois de Manuel Fernandes é este menino que vem sendo a bandeira de uma renovada estrutura do futebol de formação do clube.

Os Juniores e os Juvenis foram campeões nacionais, nestes dois escalões despontam excelentes valores, principalmente portugueses, alguns já tiveram experiência no futebol sénior através da equipa B sob o comando de Norton de Matos. Vejamos então quais as potenciais pérolas das camadas jovens benfiquistas:

Renato Sanches - Um médio-centro com grande qualidade, joga preferencialmente nas posições 8 e 10. Segura muito bem a bola e tem excelente visão de jogo, sendo presença habitual nas seleções jovens de Portugal.

Romário Baldé - É um projeto que tem tudo para dar no próximo grande atacante formado no clube. Desde os 12 anos no Benfica é neste momento, com 16 anos, presença habitual nos juniores (!) isto diz muito sobre a qualidade deste jovem natural de Bissau. Tem grandes parecenças com outro jovem que está agora a aparecer "entre os grandes", falo do Bruma, têm a mesma origem, a mesma posição e penso que têm tudo para serem o futuro de Portugal.

Gonçalo Guedes - Um jogador totalmente "Made in Benfica", belíssimo avançado que pode jogar como 2º atacante ou mais descaído para as alas. O facto de ter sido inscrito este ano, com apenas 16 anos, nas competições europeias pelo Benfica demonstra que a aposta em Gonçalo é grande.

André Ferreira - Guarda-Redes contratado recentemente ao Nogueirense, tendo já uma clausula de rescisão de meio milhão de euros. Todos lhe auguram um grande futuro entre os postes das balizas do Benfica e consequentemente da nossa seleção.

Raphael Guzzo - A bola quando chega aos seus pés fica redonda. Com idade de júnior foi muitas vezes chamado aos titulares da equipa B. Nasceu em São Paulo (Brasil) mas veio muito cedo para Portugal.

Bernardo Silva - O capitão dos juniores é um jogador bastante evoluído tecnicamente, mas também taticamente o que nem sempre é fácil nestas idades. É muito esclarecido para a sua idade e vê-se que sabe bem o que quer.

Sancidino - Um dos jogadores mais irreverentes da sua geração, é um extremo que tanto pode jogar na esquerda como na direita. No próximo ano deve integrar a equipa B e tem tudo para ser uma das revelações da 2ª liga.

João Nunes - Central de grande classe dos juniores benfiquistas. Presença habitual nos sub-17 de Portugal e ainda nas escolhas de Norton de Matos para a equipa B.

João Cancelo - Apesar da infelicidade pela qual passou não baixou os braços e terminou a temporada a bom nível (foi decisivo no jogo que deu o título aos juniores). Pode ser o futuro lateral-direito da seleção, se não se perder pode ser mais uma pérola da formação encarnada.

Pedro Rebocho - É conhecido por alguns como o "Maxi Alentejano" devido às parecenças físicas e também na forma como se entrega ao jogo, ao contrário do uruguaio atua pelo lado esquerdo da defesa. É um atleta bastante trabalhador sendo inclusive já premiado por isso com a chamada de Jorge Jesus aos trabalhos da equipa principal.

Ivan Cavaleiro - É daqueles jogadores ao quais lhe fez bem a passagem a sénior, evoluiu bastante a ponto de se tornar indiscutível da equipa B, se continuar a evoluir pode chegar longe.

Bruno Varela - É um típico guarda-redes negro, com grande elasticidade, é destemido e tem uma excelente estampa física (1,91m), sendo um produto das escolas do clube.

Jogadores como Yuri Ribeiro, Gonçalo Rodrigues e Fábio Cardoso são igualmente atletas a ter em conta. Que outros jogadores das camadas jovens do Benfica podem ser o futuro do clube?

É no entanto de salientar que todo este bom trabalho que tem vindo a ser feito no Seixal e que começa agora a dar títulos importantes ao futebol de formação do Benfica não tem qualquer relevância se num futuro próximo estes atletas e outros que se venham a evidenciar não tenham uma oportunidade de mostrar o seu valor na 1ª Liga. Seria de salutar que na próxima temporada 3 ou 4 atletas formados no Benfica integrassem com frequência as convocatória da equipa principal.

Benfica:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Respeito

mas não concordo minimamente com o autor do artigo. Isto porque a formação do benfica sempre teve grandes jogadores, não é de agora. O problema foi sempre a falta de aposta nos miúdos formados no clube. Claro que agora há as equipas B, os putos podem continuar a evoluir e, acima de tudo, ter outra visibilidade mediática. Claro que o que disse em relação ao benfica se aplica ipsis verbis ao porto e ao sporting que, entretanto, por necessidade, teve que inverter a sua política.

..............

Concordo e não concordo contigo....

Na formação o Benfica teve sempre bons jogadores, mas o grande problema é que essa formação não estava a funcionar, havia miudos com bastante jeito para a coisa só que perdiam-se a formação não trabalhou valor a valor não lhes dava os outros argumentos para singrarem no futebol da alta roda..
Lembra-te que por exemplo Silvio Miguel Lopes Ruben Amorim entre muitos outros sairam ainda em idade junior da formação do Benfica porque (supostamente) não tinham qualidade e como tal foram reencaminhados para Belenenses Braga etc...foram muitos assim inclusive o Miguel Veloso sai do Benfica por ser demasiado "gordo", ou seja quero com isto dizer que o Benfica até ao final da década de 90 tinha uma formação que se preocupava em desenvolver os miudos depois veio o Vale Azevedo que para alem de ter reduzido imenso as equipas de formação (por exemplo nos iniciados é normal haver cerca de 60 miudos a treinar no clube e nessa altura pelo menos 30 desses miudos foram expulsos do clube) acabou por de certa forma reduzir a cinza aquilo que foi desenvolvido durante épocas a fio, com a entrada de Vilarinho e de Vieira, a formação aos poucos foi estabilizando e a 1ª equipa B que surgiu foi um tiro no pé, foi um plano mal desenhado e como tal com o fecho dessa equipa novamente muitos miudos para a rua, apercebendo-se desse erro feito, a formação começou a procurar trabalhar no longo prazo só que havia miudos mas não havia uma identificação entre o que era o estilo de jogo (o tal jogar à Benfica) e a qualidade dos miudos....a formação foi então trabalhando mas faltava sempre algo, entretanto em 2009/2010 com a entrada de Jesus e a necessidade de o Benfica passar tb a ter que apostar em miudos para a 1ª equipa foi então que foi sugerido pelo JJ pela criação de um estilo de jogo que fosse implementado desde cedo nas equipas de formação estilo esse baseado no estilo da equipa principal (algo semelhante ao que faz o Barça) e o resultado foi que as equipas da formação começarão aos poucos a dar que falar e começou tb aos poucos a aparecer mais miudos nas seleções e como tal começa tb a aparecer mais miudos com capacidade para vingar na 1ª equipa...ou seja o Benfica demorou cerca de 10 anos a refazer toda a sua formação tendo como base de trabalho aquilo que é feito desde sempre pelo Sporting e Barcelona....

Os Resultados estão à vista e se Nelson está neste momento fora da 1ª equipa é apenas devido a necessidade de o miudo mudar alguns aspectos naquele que é o seu estilo de jogador, como tal foi para França é titular absoluto do seu clube e é o melhor marcador...está a sair bem dessa experiencia...está mais maduro e confiante, o Ivan chegou agora à 1ª equipa e mostra capacidade para explodir em breve, existe ainda o Gomes e o Almeida que não sendo jogadores da Formação do Benfica (per se) cumpriram as ultimas etapas no clube e começam aos poucos a aparecer na 1ª equipa, e quem olha para esta nova equipa B do Benfica repara que lá estão um enorme lote de miudos e a maioria deles já Internacionais pelos seus paises e a grande maioria deles já foram campeões ou de Juvenis ou de Juniores e que mostram que são valores quase seguros para o futuro, é possivel que muitos deles acabem por nem sair da mediania mas a verdade é que existem neste momento mais valores mesmo que de média qualidade coisa que o Benfica já não tinha à cerca de uma década....

O Artigo de certa forma está algo exagerado pois entre os 18 e os 21 anos existem muitos valores que se perdem, mas a verdade é que por exemplo o Bernardo o Fábio Cardoso e o Helder Costa são miudos que denotam já uma maturidade acima da média, tendo visto por exemplo o Roderick e o Miguel Vitor (isto só em genero de comparação) a crescer e comparando com o desenvolvimento progressivo do Fábio Cardoso, quase que consigo garantir que este ultimo será um dos centrais mais importantes do Benfica no futuro caso não lhe aconteça nada...

Para te dar mais um exemplo olha o Cancelo a época passada estava prestes a ser lançado na equipa A, e apenas não foi lançado porque teve um acidente de Viação com a sua mãe tendo esta falecido a seu lado, algo que mexe com as emoções do miudo, como tal o puto foi protegido pelo clube, foi lhe dado espaço e condições para recuperar, e hoje ele está ai não está recuperadissimo mas está mais forte e sente-se que o miudo está mais compenetrado e que quer provar que está mais forte.......este tem sido o trabalho da formação do Benfica desde à 10 anos para cá....fazer crescer os miudos amadurece-los e acima de tudo dar lhes condições fisicas e animicas para que estes possam singrar no mundo do futebol e na vida...

podes tirar dai o Sancidino

podes tirar dai o Sancidino Companheiro...Ja tem pre acordo com o Porto...

Gostava de ver a equipa titular daqui a 4 anos com 50% cantera

Gostava de ver a equipa titular daqui a 4 anos do Benfica com 50% da cantera, se tivermos um treinador que aposta nos jogadores da formação, que estes ganhem ritmo atraves da equipa B, e serem chamados a alguns jogos de campeonato da taça ou taça da liga ou de emprestimos a clubes da primeira liga que possam jogar quase todos os jogos a titular so assim podem evoluir.

Se daqui a 4 anos se apostarmos na formação so precisamos de ter comprar um central de qualidade e um defesa esquerdo de qualidade para ter excelente equipa

4-2-3-1

GR-OBLAK

DD-CANCELO (ANDRE ALMEIDA) DC-GARAY DC-CONTRATAR GRANDE CENTRAL DE-CONTRATAR GRANDE DE)

MDC-MATIC MC-ANDRE GOMES

ED-SALVIO MAC-BERNARDO SILVA EE-IVAN CAVALEIRO

PL-NELSON OLIVEIRA

é verdade

Bom artigo particularmente a analisar cada novo miudo formado na CFC.

Acho que o futuro do SL Benfica com estes jovens é risonho. Qualidade têm, vamos ver se se conseguem afirmar e se lhes dão a oportunidade de se afirmarem.

EM 2014/2015 seria fenomenal ter Nelson Oliveira, Ivan Cavaleiro, André Almeida e André Gomes (mais João Cancelo ou Bernardo Silva) ou seja sem contar com o GR seria quase metade da equipa em campo da escola do SL Benfica !!!

A dar frutos?!

No momento em que começarem a apostar nos jovens na equipa principal talvez. Mas isso não dá tanto jeito para os negócios e comissões do Bieira...

Parece-me que estás a colocar a carroça à frente dos bois

até ao momento em que o Benfica não colocar jogadores que sejam reais opções no plantel da formação, não podes dizer que o Benfica está a colher frutos da sua formação... este rapaz até pode dar, mas tem à sua frente, jogadores como Sulemani, Markovic está condenado a jogar numa ala, Ola John parece que foi embora mas ainda está lá, Salvio quando voltar, ou seja, o plantel do Benfica não está a contar com formação nenhuma, porque se tivesse, não teria contratado tanta gente... e mesmo André Gomes, quantos jogos fez ele este ano? Podes considerá-lo simbolo da formação? Símbolos são jogadores que são utilizados, símbolos são William Carvalho que pega de estaca... atenção, no meu clube existe o mesmo problema, mas até ver jogadores da casa como Ivo, ou mesmo algum do estrangeiro que chegue com idade de júnior a pegar como titular, não posso dizer que o Porto está a beneficiar de qualquer trabalho de formação, é extemporâneo...

Já agora, jogadores que nas camadas jovens parece que não enganam sempre existiram e existirão muitos, só quando calçarem a sério é que se perceberá o que valem...

Com isto, não digo que esteja errado em estar tão motivado, este é o caminho, só não concordo que esteja já a dar frutos...