Um treinador para o Braga | Relvado

Um treinador para o Braga

Alguém que foi capaz de levar o Sporting quase até à glória e jogando o melhor futebol que eu vi pra
 

Depois de Jorge Jesus e de Domingos Paciência, com este último a conseguir os melhores resultados de sempre para o clube, levando-o a um segundo lugar e à Liga dos Campeões e ainda a uma final europeia, conseguindo chamar as pessoas da cidade dos arcebispos para acompanharem o seu emblema mais representativo, eis que um problema se põe: quem para suceder a Domingos Paciência?

Importa ser um treinador com provas dadas mas que saiba colocar uma equipa a jogar bom futebol, alguém que possa dar continuidade à tarefa iniciada e consiga, se possível, levar a equipa a atingir ainda metas mais elevadas!

De repente pensei num nome que tem também provas dadas quanto a conseguir resultados e bom futebol: Jorge Costa, mas parece que, por doença, não estará disponível.

Carlos Brito, Daúto Faquirá ou o já falado Leonardo Jardim seriam nomes a considerar. O regresso de Jesualdo Ferreira, depois de fracassadas passagens por Espanha e Grécia também seria uma alternativa a incluir na lista.

Mas eu escolheria outro! Alguém que foi capaz de levar o Sporting quase até à glória e jogando o melhor futebol que eu vi praticado pelos leões nestes últimos anos: José Peseiro. Creio que poderia ser um treinador acessível à bolsa bracarense e seria capaz de colocar a equipa a jogar um futebol de bom recorte e eficaz!

Esquecido no futebol português, depois de ter, como todos os outros, fracassado no Sporting, talvez marcado pela frase, mal educada e pouco disciplinada de Fabio Rochembach, só possível num clube onde há um grau de exigência muito baixo, Peseiro tem passagens com sucesso por outros lados, nomeadamente o Nacional.

Será capaz de ser o sucessor ideal para Domingos? Que pensam os relvas?

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Sporting de Braga:

Comentários [34]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

ja subiu o que tinha a subir

mas tanto alarido por causa do Braga por quê?não ganharam nada nem este ano nem no ano passado,e daqui para a frente vão começar a cair.como o Braga ja houveram e vão haver muitas equipas e o "little PC" vai ser o primeiro a fugir do barco...

Treinadores

Portugal tem um leque de excelentes treinadores. Este ano treinadores como Rui Vitória, Carlos Brito, Leonardo Jardim ( enquanto esteve em atividade ) e até mesmo o Pedro Caixinha que apesar de não conseguir culmatar as ausências do Silas e Carlão fez uma excelente primeira volta. Peseiro seria uma boa aposta, tal como o Carvalhal o próprio Paulo Sérgio, vi o nome do Jorge Costa aqui referido e para o caso de não se lembrarem o Jorge Costa teve uma passagem não conseguida em Braga, penso que o Jesualdo Ferreira também seria a melhor possibilidade mas seria um treinador caro e concerteza vai ficar mais um ano ao serviço do Panathinaikos. Atenção isto é apenas a minha opinião eu sou um jovem de 20 anos e muito a aprender

Sabia da passagem do Jorge Costa mas...

O Jorge Costa chegou a Braga como adjunto de Rogério que era o treinador principal e tomou o lugar deste quando foi despedido devido aos maus resultados. Era o seu primeiro local como treinador e a passagem teve diversos episódios infelizes acabando despedido.
Apesar disso em todos os outros clubes onde passou, sobretudo no Olhanense e na Académica, teve passagens brilhantes conseguindo resultados mas também pôr equipas pouco ambiciosas a jogar bom futebol e a discutir resultados em qualquer campo. Por acaso, pouco depois de ter escrito o artigo, saiu a notícia de que será o treinador do Cluj na Roménia que aposta nele para tentar ser campeão do país.

O Pedro Barbosa

Pelo menos roçava poucas vezes o bancao!

Estava sempre expulso

O Braga já tem treinador. É o

O Braga já tem treinador. É o Leonardo Jardim, apesar de Peseiro também ser uma boa aposta, todavia, o Braga sabe que não pode ir em loucuras financeiras, pois o Peseiro é um treinador muito mais caro, e por outro lado, o Braga tem apostado ultimamente em treinadores jovens com vontade de vencer e subir de nível.

Tens a certeza?

>Tens a certeza que o Peseiro é caro?

Tendo em conta o seu

Tendo em conta o seu percurso, tanto a nível nacional como internacional, presumo que sim para o nível do Braga, todavia, neste momento parece que já é um dado adquirido que será o Leonardo jardim. Penso também que o Peseiro para tentar reabilitar a sua carreira em Portugal, só com garantias de uma equipa já formada ou então com possibilidades de se reforçar ainda mais. Só que o Braga mais uma vez terá que começar quase do zero, pois, muitos jogadores nucleares da equipa já têm guia de marcha, e o Salvador não é homem para entrar em loucuras.

O Titulo penso ser : "Um treinador para o Braga"

Porque misturam o Sporting aqui?

O Braga fica sem treinador, isso é um facto, por isso vamos discutir se realmente o "contratado" Jardim é mesmo o que interessa ou se havia melhores opções.

Rui Vitória: Ex- Fátima, certo? Fez umas brincadeiras, agora está no paços e fes boa época.

Jose Peseiro: Sem clube, o pessoal conhece o historial.

Dauto Fakira: Interessante sem duvida, Odivelas, Olhanense, Amadora Setubal, está na altura de subir.

Eu voto no Dauto Fakira.

Abs

O Sporting veio porque o Peseiro

Porque o Peseiro trabalhou no Sporting e provou, na minha opinião, que era capaz de meter uma equipa a jogar bom futebol !
Não há qualquer desvalorização do Sporting nem sequer uma farpazinha!

Conhece pessoalmente o sr. Daúto Faquirá?

Como o caracteriza?

Saudações

Bom treinador

Tambem¨
E porque não!

Nao conheço

Apenas sigo a carreira.

Sinto que algo vai sair dali.

Abs

SCBraga

Sinceramente penso que o Leonardo Jardim não é assim tão bom treinador quanto isso fez subir o beira-mar e o beira-mar até praticava bom futebol e conseguia vitórias mas penso que a falta de experiência e curriculo não seria uma boa aposta

Penso que entre o José Peseiro ou o Rui Vitória estaria o sucesso do SCBraga porque a equipa do Braga está demasiadamente envelhecida e após o anúncio de António Salvador que quer que a formação bracarense dê jogadores para a equipa titular senior apenas Rui vitória treinador que aposta muito nos jovens e sabe fazê-los crescer (Pizzi,David Simão entre outros) e José Peseiro que além de apostar bem nos jovens leoninos da altura do Sporting o Sporting jogava bem para a equipa que tinha apostou em João Moutinho e Nani e deu os primeiros passos a Yannick e Miguel Veloso

Espero que o SCBraga saiba fazer a renovação do plantel e que continue com equipa pa lutar pela europa e campeonato pelo menos enquanto o Sporting não se recompôr

Carvalhal.....

.......merece outra oportunidade.Gente boa.

Outro gajo é claramente o Brito,grande técnico.

De acordo Curva!

Qualquer deles parece merecer mais alguma coisa!
Mas aqueles que chegam a um grande, depois têm dificuldade em arranjar uma equipa por cá. Ficam com o rótulo de treinadores caros e ninguém lhes pega!

Rui Vitória, Peseiro e Manuel Machado

Eu escolhia Rui Vitória pelo trabalho que fez.
Acho que um dos grandes problemas do nosso País(além da falta de visão) é não recompensar quem trabalha bem e recompensar quem nada faz, só porque existem simpatia ou cunhas, claro que existem excepções como Villas-Boas que pouco fez e foi parar ao FCP com os resultados que estão à vista.

Peseiro sim é verdade, pôs o Sporting a jogar bom futebol, tal como já o tinha feito no Nacional mas depois disso perdeu-se, más escolhas de projectos, azar e alguma incompetência ditaram esses falhanços.

Quanto a Rui Vitória fez um excelente trabalho em Fátima, agora faz um excelente trabalho em Paços de Ferreira, o Paços foi das equipas que melhor futebol jogou durante a época inteira, seria mais do que merecido.

No entanto, eu tenho um feeling que ainda vamos ver Manuel Machado no Braga, Salvador tem alguns tiques de Pinto da Costa e para ele levar para lá um treinador que até tem qualidade para dar umas bicadas no rival do lado dar-lhe-á um certo gozo.

A ver vamos...

Cumprimentos

Olha que outro dos problemas é ...

É que em Portugal descartamos demasiado depressa pessoas qualificadas mas que não conseguiram atingir o que lhes exigiam! Pessoas válidas no futebol português, de Artur Jorge a Nelo Vingada e tantos outros, são dispensados quando o futebol português bem precisava dos seus conhecimentos e experiência!
O Rui Vitória parece-me uma aposta interessante mas parece-me que faz todo o sentido ficar mais uma época em Paços, antes de subir a um nível superior!
Um abraço!

No caso do Artur Jorge ele

No caso do Artur Jorge ele também teve uma série de experiências falhadas mas se calhar poderia ser útil em outros sectores do futebol(tal como Quinito ainda ontem referido por Carlos Carvalhal), Nelo Vingada sinceramente fiquei com a ideia que ele quis emigrar e fazer carreira lá por fora.
Muitas vezes dragao13 o próprio treinador é que não se sente seduzido em treinar clubes medianos ou com outras ambições que não sejam lutar pelo titulo ou por titulos, já ouvi isso da boca do Peseiro que preferia estar a treinar lá fora em equipas/Selecções que lutem por algo do que regressar a Portugal.

Abraço

No caso do Artur Jorge

Teve experiências falhadas pois as equipas que treinou não prestavam, mas creio que ele preferia outro tipo de trabalho. Creio que daria um excelente Presidente da FPF ou mesmo um Director Técnico, mais no planeamento do que propriamente no campo! O que acho, de qualquer forma, é que o futebol português não se pode dar ao luxo de perder estes indivíduos com conhecimentos muito acima da média.

ja está contratado a muito

o Jardim da madeira

Peseiro vs Domingos

Nao sou dos sportings ( Clube de Portugal, nem do dde Braga ), mas acho que a escolha no Domingos eh (escrevo assim, porque os acentos neste meu pc nao funcionam...) boa. Peseiro nao seria mau, mas D Paciencia, eh melhor. O clube precisa de sangue completamente novo, Peseiro conseguiu por a equipa a jogar, mas tem o handicap de jah ter passado por lah. Portanto, Domingos eh mais 'fresco', fez um otimo trabalho em Braga e terah (?) todas para triunfar.

Não podemos comparar

O Peseiro com o Domingos!

Porque não?

Peseiro tem como melhor prestação na Liga Portuguesa, um segundo lugar e, além disso, uma final da UEFA. E o que também tem Domingos Paciência! Porque não se podem comparar?

Eu preferia Carlos Brito mas..

Considero a aposta em Leonardo Jardim arriscada. Um pouco à imagem da contratação de Paulo Sergio pelo SCP na época passada. Não coloco em causa a competência de Leonardo Jardim, mas o vejo com a maturidade e experiência para abraçar um projecto que se encontra numa fase delicada.

O SCB cresceu imenso, conseguiu reunir excelentes jogadores e uma filosofia que fez a equipa valer mais que a soma das suas partes. Mas na Quarta-feira, terminou um ciclo.. muitos jogadores irão sair, sai o treinador.. Mas fica o presidente...

Eu pessoalmente apostava em Carlos Brito. Com pouco recursos faz muito e à muito tempo..

Mas considero a sugestão do autor do artigo também extremamente válida... José Peseiro colocou o SCP efectivamente a jogar muito bom futebol e lutou pelo campeonato e LE até à última..
Não teve a minima sorte e morreu na praia..

Um dos seus problemas foia falta de experiência.. Agora, seria uma excelente escolha.. Principalmente para o próprio Peseiro..

Penso que José Peseiro seria uma boa escolha

o problema de Peseiro no SCP foi a falta de pulso em matéria disciplinar e a equipa, talvez por excesso de juventude, não manter elevados níveis de concentração. Quanto ao tipo de futebol creio que o Braga ficava bem servido e Peseiro até já treinou Custódio, Viana e Garcia...
Rui Vitória, Daúto Faquirá e Leonardo Jardim seriam igualmente escolhas interessantes.

Excesso de juventude não

Excesso de juventude não tinha seguramente. A equipa de Peseiro tinha entre muitos outros, Barbosa, Sá Pinto, Rui Jorge, Liedson, teria os seus 27, Polga, porventura os mesmos 27, por perto disso, Tello, 25 ou 26, creio, talvez mais até, Ricardo, Douala 28, Beto. O melhor é veres:

http://www.zerozero.pt/equipa/portugal/sporting/actual/ficha/0/default/1...

O que se passou nessa época foi falta de pulso, mas foi também e sobretudo luta de poderes dentro do balneário, que levou o Carlos Martins a chatear-se inclusive com uma suposta reunião de os mais velhos, Barbosa, Sá Pinto, etc, para discutirem prémios poucos dias antes da Final Da Uefa.
Se atentares também, verificas que o Barbosa não se dá com o Sá Pinto, porque muito amigo do Paulo Bento, Rui Jorge, e que Beto também não se dava muito bem com eles. Quer Sá Pinto, quer Beto foram despachados pelo Bento quando este foi para treinador. O Sá jogou apenas a primeira época do Bento e depois este não o quis.
Eram demasidos gajos, nessa época do Peseiro, velhos e com muitos anos de clube, o que, levou que se conseguisse o feito de chegarmos à final da Uefa, mas por outro lado os egos não deixaram chegar mais longe.
Em suma, não era pela juventude, que havia mas não era assim tanta, mas antes foi pelos egos que lá havia dentro que Peseiro foi prejudicado.

Havia alguma juventude no plantel

e até na equipa titular, Miguel Garcia, Custódio, Viana, Moutinho, Carlos Martins, Rochemback eram jogadores regularmente utilizados e eram uns putos! Além disso, havia falta de experiência, mesmo de alguns mais velhos, nos jogos a doer. Se te lembrares o SCP quase que é eliminado nas meias-finais por um adversário manifestamente inferior, o que diz bem da falta de calo da equipa.

Tinha jovens, mas tinha

Tinha jovens, mas tinha muitos jogadores experientes. Se atentares na equipa que jogou a final vês Barbosa, não sei como jogou o jogo todo, Sá Pinto, Liedson, Beto, Rogério, etc. Havia menos juventude do que aquela que tem havido,

O Peseiro

Deves estar a sonhar ou não és Sportinguista

Não percebi

o teu ponto de vista