Domingos: Treinador histórico no Minho | Relvado

Domingos: Treinador histórico no Minho

Domingos é treinador que apenas brilhará no SCbraga ou é treinador de voos bem mais altos com FCPort
 

Domingos paciência, treinador que iniciou a carreira na União de Leiria onde não teve o seu melhor começo, sendo despedido 8 meses depois de ter tomado funções e onde deixou a União com três pontos acima da linha de água.

Recomeçou a carreira na Briosa, onde brilhou e mostrou todo o seu potencial salvando na primeira época da descida e na segunda levou a briosa a um sétimo lugar, sendo que o marco de maior relevância na Briosa foi a vitória de 3-0 na Luz.

SCBRAGA - começa aqui todo o seu esplendor como treinador mostrando todos os seus dotes de motivar e disciplinar plantel onde coloca uma equipa de Liga Europa a fazer cerca de 70 pontos numa época em que não foram campeões porque o SLbenfica teve tambem muito bem ficando a apenas 5 pontos do campeão.

2010/2011 começa com todo o esplendor onde na terceira fase de qualificação para a Champions elimina o Celtic Glasgow equipa de efrain Juarez, Samaras,etc. com 3-0 em casa e 1-0 fora.

Sevilla - aqui o nome do SCbraga entoou muito no futebol mundial ninguém dava hipoteses ao SCbraga todas as Casas de apostas davam a eliminatória como passada pelo Sevilla o que é certo ficou 1-0 casa e 3-4 no Sanchez Pijuan onde Navas,Fabiano,Kanouté ou Perotti foram despedaçados por uma equipa sem estrelas com muita entreajuda e com uns guerreiros muito bem organizados e estruturados por Domingos.

Acontece a queda: SCbraga na estreia perde 5-0 com Arsenal em inglaterra e aí a equipa quebra radicalmente, a equipa parece desmotivada em que o cansaço mental sobreponha-se a todos os feitos e toda a qualidade do plantel. Perderam novamente em casa 3-0 com Shakhtar, ganharam 2-0 e 1-0 com Partizan, ganharam em casa 2-0 ao Arsenal e perderam 2-0 contra o Shakhtar Donetsk.

Liga Europa: Chegam à liga europa e encontram o sensacional Lech Poznan que deixou para trás a Juventus e teve os mesmos pontos que o City. Perderam no gelo da Polónia 1-0 e ganharam 2-0 em casa .

Liverpool reacende toda a chama dos Gverreiros do Minho, ganharam em casa 1-0 onde viu-se um Braga muito bom dominador e que 1-0 até ficou curto para o que a equipa merecia depois de ter 5 oportunidades claras de golo uma delas esbarra na Barra de Pep Reina. Segunda Mão: Liverpool lança toda a sua artilharia pesada (Carrol,Suarez,Kuyt,Meireles), mas um braga extremamente competente defensivamente e ainda com boas saidas para o ataque derrotou um Liverpool que teve apenas 1,2 oportunidades de golo, e curiosamente o Braga teve a oportuidade mais flagrante de golo.

Em cerca de 2 anos Domingos transforma um SCbraga conhecido mas com pouco peso na europa numa equipa muito dificil de bater e agora muito respeitada na Europa.

De Salientar também que a meio da época Domingos perdeu Luis aguiar, Leo Fortunato, Felipe, Matheus, e Moises. 4 deles eram titulares da equipa e que tiveram de ser vendidos para o scbraga fazer dinheiro com eles porque o contrato acabava-lhes no final da época e também que com ele a equipa ultrapassou todos os records, tanto no campeonato como na europa, superando o 4º lugar, chegando à champions e ainda superando os 8ºs de final de jesus e Jorge Costa.

Caros relvinhas, Domingos é treinador que apenas brilhará no SCbraga ou é treinador de voos bem mais altos com FCPorto,SLbenfica,SportingCP ou até Manchester,Chelsea ou Inter? Será que quando Domingos sair o SCbraga voltará a ser o que era?

Sporting de Braga:

Comentários [5]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Domingos pode chegar longe!

Antes de mais, importa dizer que Domingos Paciência não iniciou a sua carreira de treinador no Leira mas sim no FC Porto onde foi mesmo treinador da equipa B.
Depois de bons desempenhos na cidade do Lis e em Coimbra que ainda hoje são lembrados, chegou a Braga para substituir Jorge Jesus, entretanto saído para o Benfica, e rapidamente fez esquecer o antreior técnico. Conduziu o Sporting Clube de Braga a um inédito segundo lugar na Liga e fez com que muitos adeptos passassem a ser só do Braga esquecendo um dos grandes. Este ano tem tido grandes vitórias na Europa mostrando que não é por acaso que tudo acontece.
As suas equipas reflectem sempre muito trabalho pois são muito bem organizadas e não se limitam a ser defensivas, jogando o jogo e tentando sempre um resultado melhor!
Domingos Paciência é inteligente e sabe ser treinador, organiza e sabe escolher jogadores, pelo que tem tudo para ter ambição para outros voos! Creio que espera chegar ao FC Porto e acredito que o vai conseguir! Mas não sou capaz de adivinhar o limite!

Domingos com a sua humildade...

...tem conseguido grandes feitos,num ano muito complicado.Ficou sem Eduardo,Evaldo,Moises,Matheus,Aguiar,Madrid e João Pereira.

Mesmo assim nunca fez disso uma desculpa,para alguns maus resultados no campeonato.Depois de janeiro a equipa ficou como gosta,unida e com grande entreajuda.

Os jogos com o Liverpool foram históricos e demonstrativos da sua categoria,em dois jogos não sofrer qualquer golo,é sem dúvida de registar.Lembrar que JJ no ano passado levou 4 e Jesualdo tb.

Correcção

Curva, o João Pereira saiu a meio do campeonato passado!

Correcto...

..foi em janeiro para o scp.Mesmo assim tb teve que lidar com isso.

Abraço,é bom saber que estas de volta.

Domingos é grande...

Fez um grande trabalho no Leiria, abandonando o barco quando estava em grande porque queriam mandar no que era da competência dele e ele não o admitiu. Na altura, ao que li no Jogo, queriam permitir comportamentos privilegiados a determinados jogadores e a outros não, e Domingos não o permitiu, batendo com a porta quando a direcção não o apoiou como devia. Na altura, e depois de um excelente 7º lugar na época anterior, estava em 4º (mesma classificação com que Mourinho se mudou para o Porto) e não sobrepôs outros interesses à honra e aos valores humanos pelos quais sempre foi conhecido.

Depois, a Académica. Salva-os da descida assim que lá chega, é 12º no ano a seguir e 7º na temporada que antecedeu a sua mudança para Braga. Já nos minhotos, melhor classificação de sempre em 2009/10, mantendo a luta pelo título até à última jornada, e um campeonato que lhe pode valer nova presença no pódio em 2010/11 com uma fantástica prestação europeia pelo meio.

Se pode aspirar a voos mais altos? Porque não? Vejo uma carreira sempre a subir desde que pôs o Porto B a jogar à bola como deve ser, o que fará ele com um plantel superior e numa estrutura que o torne capaz de lutar verdadeiramente pelo título? E se, nas competições de longo curso, o seu valor é mais do que notório, nos grandes jogos também mostra não falhar. Sevilha, Celtic, Arsenal e agora Liverpool, momentos épicos. Quantos de nós imaginariam o Braga nos Quartos-de-Final da Liga Europa de forma tão brilhante? E porque não haveríamos nós de achar que o mérito é essencialmente do treinador e que esse mesmo treinador pode ser capaz de feitos muito maiores ao comando de um grande?

Eu não tenho dúvidas, como não tenho dúvidas que Domingos já calou muito boa boca. Dá-me um especial prazer vê-lo obter este sucesso, foi o meu único ídolo de criança e digo-o com orgulho. Tantas memórias guardo dele a jogar... Os jogos em Alvalade, aquele golo monumental frente ao Sporting numa solarenga tarde de Agosto, a finta tirada da cartola sobre o enorme Van Breukelen, as lágrimas no aeroporto quando se teve de despedir sob a "ordem" de António Oliveira, a meia volta na A1 para inverter o sentido rumo ao Porto. Domingos é único, um dos maiores baluartes de sempre da bandeira azul-e-branca.

Agora, como treinador, o conceito de "amor à camisola" terá de ser forçosamente diferente, mas em nada deixa ele dúvidas de se tratar de um treinador ainda melhor do que aquilo que ele logrou ser como jogador de futebol. Um grande campeão que ostentará um dia as faixas do clube que com ele quiser ser feliz...

Abraço,
JC