Os dois anos históricos de Domingos em Braga | Relvado

Os dois anos históricos de Domingos em Braga

Cumpre-se hoje o último jogo de Domingos Paciência como treinador do Sporting de Braga. Recorde o tr
 

Domingos Paciência chegou ao Sporting de Braga em 2009, após dois anos de um bom trabalho na Académica.

Em Coimbra praticava-se um futebol agradável e, na última temporada, os "estudantes" haviam conseguido um interessante sétimo lugar no campeonato. O Sp. Braga reconheceu o trabalho meritório de Domingos e contratou o treinador para ocupar a vaga deixada por Jorge Jesus, que rumou à Luz.

Primeiro ano: "quase" campeão

Chegado a Braga, as expectativas eram altas, depois dos minhotos terem ocupado constantemente os lugares cimeiros nas épocas anteriores.

E o percurso de Domingos começou mal... No primeiro compromisso oficial foi eliminado na terceira eliminatória da Liga Europa contra o modesto Elfsborg, da Suécia.

Afastada a carreira europeia, o Sp. Braga concentrou-se no campeonato. E quase foi campeão. Com somente três derrotas e a melhor defesa da prova, apenas cedeu na última jornada perante um Benfica muito forte, que relegou os bracarenses para o segundo lugar, o melhor registo de sempre do clube. Foram 71 pontos que, noutras épocas, dariam o título nacional.

Quanto às outras provas internas, na Taça de Portugal foi afastado nos quartos-de-final pelo Rio Ave, nas grandes penalidades, e não passou na fase de grupos na Taça da Liga.

Segunda temporada: olá Europa!

Apesar do segundo lugar, Domingos sempre alertou que muito dificilmente a sua equipa iria voltar a lutar pelo título esta época.

E assim foi. Depois de uma primeira metade muito modesta - não venceu qualquer jogo fora de casa - a segunda volta foi mais bem conseguida, ascendendo ao pódio. Perdeu o terceiro lugar para o Sporting na última jornada.

O Benfica eliminou o Sp. Braga na quarta eliminatória da Taça de Portugal e os minhotos voltaram a ficar-se pela fase de grupos na Taça da Liga.

Portanto, foi na Europa que Domingos levou o nome de Braga a patamares elevados. Deixou pelo caminho Celtic e Sevilha e chegou à fase de grupos da Liga dos Campeões, onde ficou no terceiro lugar, atrás de Shakhtar e Arsenal.

O treinador não desistiu e encorajou os seus jogadores para a Liga Europa. Quatro adversários ficaram para trás, com destaque para o colosso europeu Liverpool e, nas meias-finais, o Benfica.

É chegada agora a decisão. E, se Domingos já encaminhou o Sp. Braga até à primeira final europeia do emblema minhoto, ninguém vê como impossível uma vitória frente ao campeão nacional FC Porto.


Portanto, esta noite cumpre-se o último jogo de Domingos Paciência como treinador do Sporting de Braga. O seu futuro é ainda uma incógnita, mas conseguirá manter este percurso vitorioso no seu próximo clube?

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Sporting de Braga:

Comentários [1]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

streams

Todos os jogos, filmes, séries, minijogos, rádios e muito mais em:

http://www.tv-xat.com/

Venha fazer-nos companhia