Bife com sal ou sal com bife? | Relvado

Bife com sal ou sal com bife?

Hoje em dia, falamos dos árbitros antes de eles sequer apitarem,
 
Árbitro assistente corre na linha
David Madison/Getty Images

A crítica ao árbitro é algo que faz parte do futebol. Sempre foi assim, o futebol cresceu assim, porque quem perde nunca realmente perde, alegando o agarrão na sua área ao minuto 13 que desencadeou um “efeito borboleta” redundando nos 5 golos sem resposta da equipa adversária, e quem ganha tem de prestar contas no café, defendendo a sua vitória.

Não há nada de mal nessa crítica, se quisermos este tipo de discussão é o sal do futebol. A questão fundamental é o ponto a que chegámos. Antigamente, este tipo de discussão durava uma segunda-feira qualquer; hoje, dura semanas, meses, ou anos.

Hoje em dia, falamos dos árbitros antes de eles sequer apitarem; fazemos do dia da sua nomeação um acontecimento desportivo; chegamos ao cúmulo de o mesmo árbitro ter a conotação de ser do Benfica e do FC Porto, respetivamente para os adeptos do FC Porto e do Benfica; criticamos o critério largo que tanto elogiamos nos árbitros ingleses quando a nossa equipa é a menos agressiva no relvado, para na semana seguinte criticarmos o critério apertado de outro árbitro porque a nossa equipa foi a mais agressiva nesse jogo; criticamos o árbitro por foras de jogo milimétricos; criticamos todos os erros do árbitro em nosso prejuízo, vendo neles a mão do Presidente do clube rival; lembrámo-nos durante anos, com memória seletiva, dos lances que nos prejudicaram, esquecendo os lances que nos beneficiaram (Maicon foi um caso evidente); agora, até já criticamos as boas decisões tomadas no posicionamento errado...

E no meio disto tudo, quando é vamos falar daquilo que realmente interessa, o futebol? É que eu gosto muito de colocar sal no meu bife, mas sem ter experimentado, aposto que não gostaria nada de comer 1kg de sal com 50 gramas de bife.

Benfica:

Comentários [49]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Oh! "outsidesinho"...

...estás treinado!!...

Lá tens as tuas razões para afirmares que hoje (tal como "ontem", acrescento eu...) falas de árbitros (e COM eles, acrescento eu...) antes sequer deles apitarem!

Tu, o teu pintinho e cambada de andrades que vos rodeiam!

É por isso que o futebol está transformado neste triste espetáculo de termos de andar atrás dos corruptos e eles fugirem para a Galiza!

Reduz-te á tua insignificância, porco corrupto!

Evapora-te!!!...

Digam-me...

...o gajo está em Portugal ou voltou a fugir para a Galiza?

...ou será que está em regime de rotatividade???...

Espera, foi ao "banco" levantar a "fruta":

- pputas,
- férias pagas,
- envelopes,
- quinhentinhos,
- almoços e jantares,
- relógios de ouro,
- "visitas" às cabinas dos gajos que antes só se vestiam de preto,
- telefonemas,

Viva o fcp!!!...

Falar de árbitros é falar de quê?

Não é futebol? E falar de trenadores, jogadores, atitudes dos mesmos, claques, etc. Etc. Isso é o quê? Rafting?

Filipe, eu não disse que falar de arbitragens não tenha lugar

na discussão sobre futebol, a mensagem que tento passar neste artigo, é que não pode ser só isso o futebol...

Ernesto benfiquista, Ainda

Ernesto benfiquista,

Ainda não percebeste que nenhum Portista ou Sportinguista te leva a sério, e começas a ser a chacota da malta?

BURRO PRESUNÇOSO, lê este post, isto se souberes tirar conclusões, o que não é facil para um BURRO ERUDITO , com sal, com bife ou meia sardinha, a tua estupidez é ilimitada:

http://dragaodoente.blogspot.pt/2014/11/o-andor-vermelho-por-adriano-fre...

Este artigo não traz nada de novo,

mas gostei. Sóbrio q.b., bem escrito, e sublinha um grande handicap da generalidade dos adeptos latinos, seja na Ibéria ou na América do Sul: o jamais, em situação alguma, reconhecer o mérito aos adversários. Mesmo equipas que não deram quaisquer hipóteses, como o Sporting de Boloni, o Porto de António Oliveira e André Villas Boas ou o Benfica do 1º ano de Jesus foram sempre catalogadas como batoteiras pelos rivais, o típico "só-ganhaste-porque-fizeste-batota"!!

De todos os campeonatos de que me lembro, excepto talvez o do Boavista e do Benfica de Trappattoni - duas equipas de merda que ainda estou para perceber como foram campeãs - foram ganhos, quanto a mim, pelas equipas que melhor e mais consistentemente jogaram, que mais perseveraram, que mais foram felizes e audazes nos momentos cruciais.

E o resto é conversa, é paixão, é frustração e mau perder. A verdade é esta: quase sempre os campeões merecem o que conquistaram.

Dados, a questão é mesmo essa, todos nós sabemos

que os dirigentes ter o máximo de influência em tudo o que acontece no futebol, e a arbitragem é um caso flagrante, com declarações, com processos por causa de 3 minutos ou 15, com entrevistas polémicas antes de um jogo de capital importânica, mas no final, eu estou contigo, desde que me conheço por gente, são raros, para não dizer nenhuns, os títulos que não foram justos, e o que me causa estranheza nisto tudo, é a mudança de discurso, consoante o vento sopra para um lado ou outro, eu como portista, nunca aceitei o discurso das virgens ofendidas Vale e Azevedo, Vieira, Damásio, etc... e o diabo Pinto da Costa, todos faziam o que faziam, a questão fundamental, é que o Porto onde realmente interessava, que era em campo, era melhor. O Benfica no ano que referes, foi melhor que o Porto, é verdade que o Porto caiu naquela ratoeira, mas o Hulk nem estava a fazer uma época por aí além, até me parece que aquela paragem foi muito importante para ele evoluir, e sinceramente, enquanto portista, se não aceito que me vendam o discurso dos anjinhos vermelhos e dos diabos azuis, também não consigo defender a teoria dos anjinhos azuis e os diabos vermelhos.

Ou seja, toda a esta conversa, para concordar contigo, os campeões foram campeões justos, aos vencidos, que joguem mais à bola.

Cpts.

...

"Ou seja, toda a esta conversa, para concordar contigo, os campeões foram campeões justos, aos vencidos, que joguem mais à bola."

A merda no seu melhor.... LOLOLOL

Há casos e casos. O Benfica

Há casos e casos. O Benfica do ano passado e o FC Porto de Villas Boas foram justíssimos campeões. Ainda que beneficiados aqui e ali mas provaram dentro de campo, pelo futebol praticado, que eram as melhores equipas e também as mais regulares. E isso quando se ganha bem e se é supeior, nem discuto erros de arbitragem. Outra coisa é, por exemplo, no primeiro ano de Jesus, em que o Benfica até estava a ser superior e mais consistente, é ver o rival directo na luta (Braga) perder um dos jogadores mais influentes, Mossoró, por suspensão (anulada imediatamente após o final do campeonato) que teve início (depois de muitos avanços e recuos), repentinamente, após o fecho de mercado de Janeiro. Mesmo o FC Porto fica sem Hulk e quando deixa de poder lutar pelo título, eis que dizem que afinal foi tudo um equívoco, é feita a devida lamentação pública e para o ano há mais. Ora isto não é leal nem dignifica o mérito que o campeão deve ter. Porque não há transparência nos processos.

De resto, sim, é muito raro dar-se mérito à equipa adversária. O Sporting, em Guimarães, foi completamente dominado e anulado por Rui Vitória e pelos seus jogadores. Não houve demerito do Sporting que tentou jogar o seu futebol, mas o Guimarães simplesmente não deixou. O Paços de Ferreira também esteve muito bem em Alvalade, a jogar bom futebol, organizado, consistente, mas perdeu toda a razão quando, por mero resultadismo, praticou anti-jogo durante todo o segundo tempo, com jogadores a cairem a cada 5 minutos. Mas mesmo não tendo jogado bem, o Sporting viu (outra vez) um golo ser mal invalidado. Na Madeira o Benfica não fez melhor e em condições semelhantes viu um golo mal validado e outro que deveria tê-lo sido (agora para o Nacional) não o foi. Num caso, na duvida, beneficiou-se quem defendia, no outro quem atacava. Na Luz, com o Rio Ave, beneficiou-se quem defendia. Em todos os casos o Benfica saiu beneficiado mesmo não tendo jogado bem, como o Sporting diante o Paços

Correcção, e justiça á moda do Ricardo Costa!

»é ver o rival directo na luta (Braga) perder um dos jogadores mais influentes, Mossoró, por suspensão (anulada imediatamente após o final do campeonato»

No Campeonato dos Tuneis, não foi o Mossoró o jogador punido no Tunel do Axa, mas sim a "ancora" da equipa o trinco Vandinho. Aliás, os castigos do "justiceiro" Ricardo Costa foram cirurgicos, para o Sp Braga e FC Porto!

Nesse Campeonato dos Tuneis 2010, acresce dizer e provar que o benfica jogam muitas horas contra adversarios em inferioridade numerica, cerca de 14 jogadores adversarios expulsos em 30 Jornadas, neste Campeonato a "coincidencia" volta a acontecer, na Champions é o inverso, curiosidades...

Assim se constroi um Campeão dos Tuneis e das expulsoes de adversarios;
19 Jornadas, 18 expulsões.

Jogadores expulsos nos jogos frente ao benfica

V. Guimarães-Benfica, 0-1 (2ª jornada da Liga): Flávio Meireles (61m) e Nuno Assis (90m).
Benfica-Leixões, 5-0 (6ª jornada da Liga): Pouga (27m) e Nuno Silva (55m).
Benfica-Nacional, 6-1 (8ª jornada da Liga): Patacas (82m) e João Aurélio (88m).
Sp. Braga-Benfica, 2-0 (9ª jornada da Liga): Leone (45m)*
Benfica-V. Guimarães, 0-1 (5ª eliminatória Taça de Portugal): Desmarets (90m)
Olhanense-Benfica, 2-2 (13ª jornada da Liga): Djalmir (26m) e Miguel Garcia (90m).
Benfica-F.C. Porto, 1-0 (14ª jornada da Liga): Hulk e Sapunaru**
Marítimo-Benfica, 0-5 (16ª jornada da Liga): Olberdam (31m) e Robson (45m).
V. Setúbal-Benfica, 1-1 (18ª jornada): Neca (90m).
Benfica-U. Leiria, 3-0 (20ª jornada da Liga): Elias (75m).
Sporting-Benfica, 1-4 (meias-finais da Taça da Liga): João Pereira (7m)

Do que tu te foste lembrar,

nesse ano o Benfica jogou à bola como já não acontecia desde o tempo de Eriksson, ou melhor ainda, eram tantas cabazadas que dávamos, 5-0, 6-0, que o Ricardo Araújo Pereira até fez aquele sketch que era qualquer coisa como "estou farto do JJ e de me estar sempre a ter que levantar para gritar Golo! Vou à Luz para ver a bola, e não fazer aeróbica!"

Após esse jogo com o Porto em que o Hulk foi suspenso, o Benfica perdeu 5 míseros pontos em toda a segunda volta do campeonato, e quase sempre com os adeptos a irem à Luz fazer aeróbica, por causa de Cardozo, Aimar, e Saviola nos píncaros, Coentrão, Ramires, David Luiz, Di Maria....

Esse campeonato foi muito bem ganho, tudo o resto é especulação. Ou então o tal "demérito perpétuo dos campeões" :)

Dados Viciados fazemos o

Dados Viciados fazemos o seguinte. Em Janeiro, logo após o fim das inscrições, o Benfica perde o Talisca, o Luisão, o Enzo e o Gaitan até final epoca, mesmo que depois se chegue à conclusão que foi tudo um equívoco. O FC Porto acaba campeão com uns quantos pontos de avanço, mesmo tendo perdido só cinco na segunda volta. Seria um título mais que justo, em tua opinião, porque o Porto goleava os adversários mesmo estes reduzidos a 10 jogadores em quase todas as partidas. E, voltando ao cerne do tema, em Portugal fala-se muito de arbitragem. Porquê?

Hulk e Vandinho ambos nucleares suspensos, "justamente"!

Assim se constroi um Campeão dos Tuneis e das expulsoes de adversarios;
19 Jornadas, 18 expulsões.

Jogadores expulsos nos jogos frente ao benfica

V. Guimarães-Benfica, 0-1 (2ª jornada da Liga): Flávio Meireles (61m) e Nuno Assis (90m).
Benfica-Leixões, 5-0 (6ª jornada da Liga): Pouga (27m) e Nuno Silva (55m).
Benfica-Nacional, 6-1 (8ª jornada da Liga): Patacas (82m) e João Aurélio (88m).
Sp. Braga-Benfica, 2-0 (9ª jornada da Liga): Leone (45m)*
Benfica-V. Guimarães, 0-1 (5ª eliminatória Taça de Portugal): Desmarets (90m)
Olhanense-Benfica, 2-2 (13ª jornada da Liga): Djalmir (26m) e Miguel Garcia (90m).
Benfica-F.C. Porto, 1-0 (14ª jornada da Liga): Hulk e Sapunaru**
Marítimo-Benfica, 0-5 (16ª jornada da Liga): Olberdam (31m) e Robson (45m).
V. Setúbal-Benfica, 1-1 (18ª jornada): Neca (90m).
Benfica-U. Leiria, 3-0 (20ª jornada da Liga): Elias (75m).
Sporting-Benfica, 1-4 (meias-finais da Taça da Liga): João Pereira (7m)

Esta época a tendencia é a mesma em 10 Jornadas:
Bôbô Boavista expulso!
Marcelo Oliveira Moreirense expulso!
Cabrera Estoril expulso!
Danilo Braga expulso!
Em 10 Jornadas, 4 adversarios expulsos. Enzo em 2 Jornadas teve perdão fiscal, Maxi escapou a alguns amarelos, na Choupana só à 5ª falta viu amarelo e perto do fim. Samaris numa falta mais grave do que a de Maicon punido severamente com um amarelo. É a verdade desportiva!

Em contraste, o FC Porto já jogou em inferioridade uma hora, expulsao de Maicon, e nenhum adversario expulso,

Com verdade desportiva

Braga campeão em 2009-2010. O mesmo Braga que no ano seguinte vos eliminou nas meias-finais da Liga Europa. EHEHEHEEHE

Se acreditas mesmo nisso, o que duvido,

ficarei muito contente se achares merecido e "desportivamente verdadeiro" UM único campeonato dos 33 que o Benfica ganhou. :)

SIm, acredito.

Não só pelo que aconteceu nos tuneis da Luz e em Braga, como as arbitragens dessa época. É que nem todos os jogos foram de goleada...

Olha, até ao momento não me lembro de nenhum campeonato ganho com justiça por parte do Benfica. O da época passada ainda o dou de barato, embora o Sporting se tenha queixado e bem durante boa parte da época que tinha 7 pontos a menos. 7 pontos que o próprio Jesus admitiu que foram importantes para gerir a equipa.

Olha...

esta época entre o Benfica e o Sporting, face ao que as duas equipas jogam, justifica-se uma diferença de 8 pontos ???

Sabemos bem que não, este 8º lugar nada tem a ver com o que o

Sporting vale, mas daí a dizerem-nos que estamos a ser levados ao colo, isso é muito injusto. O Porto foi roubado em Guimarães, o Sporting foi roubado ontem, o Benfica há-de ser roubado em algum outro jogo, e no cômputo geral todos os anos chegamos à conclusão de que os grandes são sempre mais beneficiados do que os pequenos. Sempre.

O Sporting tem uma defesa fraquíssima, e na minha opinião dificilmente será campeão por causa dos Sarrs e dos Maurícios, e de laterais assim-assim, cuja inaptidão para um grande custar-vos-ão muitos pontos. Mesmo assim vejo em Marco Silva qualidades de campeão, e estou em crer que algum título hão-de ganhar este ano.

Marco Silva é daqueles treinadores capazes dos tais "golpes de matemática", ou seja fazer com que o resultado em campo seja maior do que a soma dos jogadores que treina.

Ò Dados Viciados é injusto

Ò Dados Viciados é injusto dizer que o Benfica tem levado ao colo? Quantos pontos tem a mais que resultam de erros de arbitragem? Ainda se jogasse bom futebol, mas nem isso! E essa de dizer que no final os grandes são sempre os mis beneficados faz lembrar-me o discurso do Porto dos anos 90: "Nós beneficiados? No final entre o deve e o haver é ela por ela", dizia-se. Como já disse o Sporting tem uma defesa fraca mas estaria muito mais perto da liderança, mesmo nem sempre jogando bem, até porque o Benfica está longe de convencer. Mas até Dezembro, quando reabre o mercado e regressa Fejsa é preciso garantir o Benfica no pelotão da frente!

...

"no cômputo geral todos os anos chegamos à conclusão de que os grandes são sempre mais beneficiados do que os pequenos."

Isso é a típica conversa de quem se sente comprometido. Desde o inicio do campeonato que na dúvida o Benfica tem vindo a ser levado ao colo. Só nas duas últimas Jornadas, se houvesse verdade desportiva, o Sporting estaria a 2 pontos do benfica, e assim está a 8.

Ou se houvesse

contenção presidencial. Algum de vocês que diga ao Bruno de Carvalho que pelo menos em público tem que ser um Presidente e não um adepto! O homem tem garra, carisma e determinação, mas ou amadurece e veste mais vezes o fato e gravata, ou ficará na vossa história como uma mão cheia de nada.

- Não gosto que um presidente vá para o banco;
- Não gosto que um presidente festeje uma vitória aos pulos no relvado, como se fosse do plantel ou da equipa técnica.
-Não gosto que um presidente baze nas derrotas e vá para casa mandar vir no Facebook.

E quanto às guerras que tem comprado com fundos financeiros, empresários e os velhos rivais.... a ver vamos. À partida rasgar contratos assinados costuma ter con$equência$ terrívei$, e uma aproximação entre Vieira e PdC - digo já que NÃO a desejo - não trará nada de bom ao Sporting.

Olha o Bruno de Carvalho disse esta noite

Olha o Bruno de Carvalho disse esta noite que o Sporting só estaria a 2 pontos do Benfica se os árbitros assistentes tivessem acesso às repetições. Pelos vistos, ele dá-me razão...

Alguem aqui falou do Bruno de Carvalho??

Desvia desvia...

Apenas no campo das hipóteses

Será que se Bruno de Carvalho fosse mais comedido, os 8 pontos seriam menos?

Tão válido como especular se um fora-de-jogo mal tirado daria golo, tão válido como especular se um vermelho por mostrar redundaria num resultado diferente. Apenas isso, e o que os rivais fazem TODOS os anos em quem vai à frente: especulação, especulação e mais especulação.

No final quase sempre ganha a melhor e mais regular equipa.

Vamos só recordar as duas últimas Jornadas:

Benfica 1 Rio Ave 0 - Golo mal anulado ao Rio Ave = +2 pontos
Nacional 1 Benfica 2 - Golo mal anulado ao Nacional = +2 pontos

Ora, 2+2= 4 :D

Sporting 1 Paços de Ferreira 1 - Golo mal anulado ao Sporting = - 2 pontos

Faz as contas. Com a brincadeira o Sporting estaria a 2 pontos do Benfica. E só me refiro ás duas últimas Jornadas.

Pela tua lógica, quero que no futuro o Benfica seja prejudicado e o Sporting beneficiado, que é para lá para o fim a coisa ficar ela por ela... :)

E não tenho dúvidas. Com boas arbitragens Sporting e Porto seriam as únicas duas equipas que lutariam pelo titulo. O Porto por ter um plantel mais vasto e de qualidade, e o Sporting por já ter uma equipa vinda da época passada.

Já o Benfica não joga nada, tem uma equipa completamente destruída, e só as VERGONHAS a que temos assistido, permitem um Benfica no 1º lugar do campeonato !!

»No final quase sempre ganha

»No final quase sempre ganha a melhor e mais regular equipa»

Normalmente é assim, mas recordo:
Jornada 2 golo limpo do Boavista aos 83 minutos, era do empate!
Jornada 4 gilo limpo de Giovani, seria aos 21 minutos o do empate!
Jornada 5, expulsao de Marcelo quando o Moreira ganhava, perdoada a expulsao de Enzo na 1ª parte!
Jornada 6, Estoril, 1º golo de Talisca precedido de falta de Luisão sobre Kleber. GP cometida sobre Kleber por Jardel, 2º amarelo perdoado a Enzo, Expulsao de Cabrera quando se registava 1 empate!
Jornada 7, GP cometida sobre Claro do Arouca por Maxi, o Arouca a dominar e a controlar na 1ª parte!
Joranada 9 com o Rio Ave, golo de Talisca precedido de falta de Maxi sobre Ukra!
Jornada 10, golo de Matias mal invalidado, daria o empate!

Quantos pontos mentirosos aqui estão?

Assim, até o Penafiel que é ultimo seria regular!

+1pt

+1pt

Há poucas semanas fui

Há poucas semanas fui assistir a um jogo de um grande em Portugal e, quando foi anunciado o árbitro, foi um coro de assobios. Ainda o jogo não tinha começado. A mentalidade é esta, só que é preciso notar que foi semeada e bem semeada pela classe e por quem tutela a classe ao longo dos anos. Em Portugal é impossível dissociar o futebol jogado das decisões e postura dos árbitros e da classe de arbitragem. O futebol português tem um grave problema de credibilidade junto dos adeptos e todos sabem que a gestão da Comissão de Arbitragem é fundamental para a conquista de títulos. Como alguém disse há uns anos, para ser campeão dentro de campo não basta ser melhor, tem que se ser muito melhor. O problema não está na capacidade dos árbitros - alguns têm provas dadas internacionalmente - mas na cultura de sistema existente em Portugal.

Será possível um árbitro com vários processos em tribunal contra um clube ser nomeado para os jogos do mesmo? Será possível um árbitro escrever nas redes sociais "Graças a Deus a lagartagem este ano não vai à Europa" e continuar a apitar jogos do SCP como nada se passasse? O mesmo árbitro que assumiu, recentemente, que "devido ao clima instalado em Alvalade" os árbitros "prejudicavam intencionalmente" o clube, "sobretudo em lances divididos". A mesma classe que boicotou jogos ao SCP por ter apresentado um conjunto de medidas para alteração dos regulamentos" e que se sentiu ofendido por isso, é a mesma que assobiou para o lado quando Vieira e Jesus, na mesma temporada, disse que Proença ia à Luz "prejudicar intencionalmente o Benfica".

Ora, estes são alguns motivos inenarráveis que levam os adeptos a relegar para segundo plano o jogo jogado. Até porque a diferença de futebol praticado, por exemplo, entre SCP, SLB e FCP, de forma global, não se traduz na classficação, Em todos os jogos houve casos discutíveis, com critérios diferentes (alguns nos mesmos jogos), que ditaram resultados diferentes. Não justifica tudo, claro, mas condiciona resultados e dita a classificação.

André, tens razão quando apontas a incompetência na gestão

da arbitragem, mas caramba, é tudo mal... se o Sporting fosse assim tão prejudicado, se existisse essa cabala tão grande, achas que, Proença (que até é conotado ao Porto) não assinaliria aquele penálti do Cédric sobre Martinez (que continuo a defender que foi uma boa decisão), ou o fiscal de linha deixaria passar aquela fora de jogo na dúvida, que até na televisão não deixa grande dúvida, se existisse essa cabala toda para prejudicar o Sporting?

É verdade que o sistema precisa de ser melhorado, ou melhor, que as pessoas, TODAS elas, deveriam mudar, mas os dirigentes são o que são, e Portugal é o que é... mas, apesar de tudo, quando tiveste melhor equipa, quando jogaste melhor, ganhaste, e ano passado, ficaste à frente do Porto... eu quero continuar a ver futebol acreditando naquilo que tenho visto em quase todos os anos desde que acompanho futebol, que o melhor ganhará sempre, independentemente de uma ou outra arbitragem, tinha esse discurso em 90, tinha em 2000, tenho-o hoje, e acho que o terei sempre, mas se tiver motivos para deixar de acreditar nisso, então deixo de ver futebol.

Cpts.

Eu não digo que esteja tudo

Eu não digo que esteja tudo mal ou que os árbitros errem propositadamente. O que considero é que, em caso de dúvida e quando as leis protegem os árbitros, há decisões que são tomadas e que tendencialmente beneficiam mais uns que outros. E, no final, feitas as contas, entre o deve e o haver ao contrário do que se costuma dizer não é ela por ela. Proença é um caso lateral. Pelo estatuto que adquiriu internacionalmente, a sua opinião e postura têm peso, o que lhe confere alguma independência e até margem de erro. Acredito que quando erra é residualmente, por que não avaliou bem o lance ou simplesmente não viu. Todavia, os árbitros fracos e os que ainda nada provaram, sem que, com isso, tenham qualquer peso, estão excessivamente expostos ao peso das avaliações que lhe são dadas. Não sei como é hoje, mas recordo-me que não há muitos anos, a título de exemplo, a postura do árbitro e a gesticulação técnica tinha mais peso na avaliação do que as próprias decisões, mesmo nos lances mais difíceis. E desde os distritais (base da pirâmide) que vão sendo promovidos, não os melhores mas os mais "porreiros, pah". Quero com isto dizer que quando da tomada de decisões em contexto de jogo, os árbitros tiram partido das regras que os defendem beneficiando quase sempre os mesmos, desvirtuando classificações finais. Isto porque temos um sistema que não privilegia a qualidade de decisões e, nesse quadro, os árbitros são "porreiros pah" para com quem influência as suas próprias classificações e notas. Isto não é uma perseguição ao Benfica nem FC Porto (Sporting também já usou do mesmo veneno) mas não é igual hoje o líder levar 8 pontos mentirosos de avanço do que 2 ou 4. Inside, consideras mesmo que a liderança e diferença pontual do Benfica reflecte a sua superioridade face a a todas as equipas do campeonato em conta os jogo jogado?