Veiga constituído arguido nega desvio de dinheiro | Relvado

Veiga constituído arguido nega desvio de dinheiro

 


Veiga constituído arguido nega desvio de dinheiro
José Veiga foi constituído arguido por alegada burla qualificada e suspeita de infidelidade de negócio no âmbito das investigações em torno da transferência de João Vieira Pinto do Benfica para o Sporting em 2000. O ex-director geral do Benfica foi libertado sob a medida de coacção de termo de identidade e residência depois de ter sido detido pela Polícia Judiciária (PJ) e de ter sido ouvido no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa. Em declarações divulgadas pela Rádio TSF Veiga nega ter desviado qualquer verba no âmbito da dita transferência, frisando que acompanhou o caso «não como empresário», mas como
«amigo» de João Pinto. «Se o Sporting transferiu alguma verba para alguma empresa vai ter de dizer para qual foi, porque para a minha não foi de certeza», afiança o antigo empresário de futebolistas.



Na base das suspeitas está uma investigação iniciada pela PJ em 2002 com Veiga a ser acusado de ter desviado para uma
conta off-shore nas Ilhas britânicas uma quantia da ordem dos 3,5 milhões de euros, e não dos 5 milhões anunciados inicialmente, ao que apurou o jornal Público. O diário refere que os tais 3,5 milhões eram «parte dos dez milhões de euros envolvidos no acordo entre o empresário e o Sporting para a transferência de João Pinto», sublinhando o mesmo jornal que os crimes que são imputados a Veiga «prejudicaram o Sporting» e que «ainda não foi apurado se o jogador João Pinto também foi vítima neste processo». Oficialmente a contratação do atleta que agora está vinculado ao Sporting de Braga foi anunciada a custo zero pelo clube de Alvalade, mas aparentemente houve dinheiro envolvido no processo. Veiga é que assegura que não teve interesses financeiros no caso, sublinhando que acompanhou a transferência como «amigo» de João Pinto e da sua família. Após ter sido ouvido no TIC, o ex-dirigente da Luz saiu acompanhado pelo advogado e sob termo de identidade e residência frisando que prestou declarações «durante 35 minutos» e desmentindo «completamente» qualquer apropriação indevida de dinheiro. «Se o Sporting transferiu alguma verba para alguma empresa vai ter de dizer para qual foi, porque para a minha não foi de certeza», afiança Veiga. «Quem tem de explicar para onde foi essa verba não sou eu concerteza, mas as pessoas que transferiram essas verbas», acrescenta. Na altura da contratação de João Pinto por parte do Sporting, após desvinculação do jogador do Benfica nos tempos de Vale e Azevedo como presidente, o homem forte do futebol de Alvalade era Luís Duque.
De notar que Veiga revela que se dispôs a levantar o sigilo bancário a todas as suas contas para que estas possam ser investigadas de modo a provar a sua alegada inocência.

Benfica:

Comentários [140]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Fixem este nome; Joaquim Oliveira

Ele manda em quase todos os jornais, em quase todas as televisões (excepção SIC), é accionista de referência nos principais clubes de Portugal, é um dos homens mais ricos de Portugal que raramente dá entrevistas porque para "recados" tem muita gente para os dar e que efectivamente MANDA NO FUTEBOL e em muitas outras áreas em Portugal. Quem o afronta, e não é preciso ser directamente basta mexer com interesses dele, raramente escapa a não ser que seja uma pessoa sem nenhum telhado de vidro. Essas pessoas sem nenhum telhado de vidro são raras e até podem passar a ter desde que coloquem a sua assinatura onde não devem. Este meu post vai até onde pode ir (estou suficientemente identificado para saber o que posso dizer sem me meter em alhadas nas quais já andei e onde não quero voltar nunca mais) e não fiquem surpreendidos se mais nomes aparecerem nos próxmos dias.

Re: Fixem este nome; Joaquim Oliveira

Este teu comentário é muito triste! Olha, fizeste-me lembrar o Octávio Machado! Um gajo com a tua responsabilidade aqui no fórum, um tipo que os users te têm como credível, não pode vir para aqui mandar umas bocas destas para o ar, só para avacalhar um nome! Ou concretizas, ou estás calado... São comentários como os teus que julgam as pessoas antes do tribunal: espero que tal nunca te aconteça! As pessoas têm direito ao seu bom nome, têm direito a ser empresários de sucesso, têm direito a serem ricas, têm direito à fama. Se há algo que tenham feito a manchar esses direitos, não é o Relvado.Com que vai resolver.

Re: Re: Fixem este nome; Joaquim Oliveira

Onde é que eu abandalhei o Joaquim Oliveira? É preciso saber ler nas entrelinhas porque isto tem várias leituras, eu disse em termos gerais que quem afrontasse o Joaquim Oliveira (e não disse que era justamente) ele não perdoava, como eu se tivesse as possibilidades económicas dele tería resolvido de outra forma um problema que tíve. Qualquer comparação entre o que eu escrevi e os comentários antigos do Octávio são absurdos.

Re: Re: Re: Fixem este nome; Joaquim Oliveira

Para já, estás claramente a dizer que o Joaquim Oliveira é o responsável por o Veiga estar a ser acusado. Onde é que encontraste referências a isso? Segundo, vens para aqui com uma nova versão do "um dia eu abro o livro"... O diferendo que tiveste com ele, é lá contigo, agora se tens mais informação a acrescentar acrescenta, deitar abaixo por deitar, não é honesto da tua parte.

Re: Re: Re: Re: Fixem este nome; Joaquim Oliveira

Não tive diferendo nenhum com o Joaquim Oliveira não faças interpretações abusivas do que escreví, apenas disse que se tivesse o dinheiro dele tería resolvido de modo favorável um problema que tíve. Sobre o affaire Veiga apenas te pergunto isto; víste ontem o Rui Santos na Sic-Notícias? Se assististe e estíveste com atenção não é preciso dizer mais nada.

Re: Re: Re: Re: Re: Fixem este nome; Joaquim Oliveira

Não vi, não tenho TV. Não sei portanto do que falas, mas sei que falaste antes de ter dado esse programa. Além do mais, segundo disseste, o Joaquim Oliveira não manda na SIC, portanto, qualquer coisa que tenha dado na SIC Notícias não terá sido a mando dele (seguindo o teu raciocínio). Sinceramente... Além do homem ter muito dinheiro, o que é que te leva a dizer que ele tem dedo nesta conversa toda?

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Fixem este nome; Joaquim Oliveira

O que o Rui Santos disse já eu sabía anteriormente mesmo antes de acontecer este caso Veiga/João Pinto, e soube-o por mera casualidade numa conversa sábado à tarde com um Dirigente da LPFP (num almoço de trabalho no Shopping Arrábida) que acerca dos poderes do futebol profissional me deu a conhecer factos que eu não desconhecía totalmente mas que juntando aos acontecimentos das últimas horas fazem luz. Tu pareces interpretar o que eu disse sobre Joaquim Oliveira como se ele fosse um mafioso, não foi isso que eu quis dizer (certamente não ´me fiz explicar bem). Joaquim Oliveira críou um império à custa de muito trabalho, tem responsabilidades no negócio do futebol e há muita gente que está a tentar estragar este negócio, lógicamente ele defende os seus interesses quando quem o perturba não é íntegro e tem por onde se pegar.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Fixem este nome; Joaquim Oliveira

Ok... Leste bem o que interpretei e entendi mal o que escreveste... A ser assim, as minhas desculpas pela má interpretação. Dito como nesta mensagem, concordo com os teus dizeres.

Re: Fixem este nome; Joaquim Oliveira

Faz lembrar a máfia ao seu melhor estilo...lol

Re: Fixem este nome; Joaquim Oliveira

Os célebres irmãos Oliveirinha...Octávio é que tinha razão.

Re: Fixem este nome; Joaquim Oliveira

Não dizes nada de novo e que todos já não saibamos. Achas que o Vale está na choldra porque é aldrabão ou porque se meteu com o Oliveirinha??? Onde estão os milhões que a RTP pagou pelos jogos e que os clubes e as selecções não receberam? O Vieira ao pé dele é um rapaz de recados!

Re: Re: Fixem este nome; Joaquim Oliveira

São todos moços de recados desde o Vieira ao Pinto da Costa. Mas agora entrou o "verde" percebes? Vamos ver se o Dias da Cunha saí do lugar onde mora e também vai prestar declarações. E chega de posts por hoje.

Re: Re: Re: Fixem este nome; Joaquim Oliveira

Meu caro... No dia em que Vilarinho foi eleito, um grande amigo que é juiz... Benfiquista ferrenho que odiava o Vale e Azevedo só me disse: "Amigo para a semana vais ver que isto é tudo do mesmo! Há uma decisão que devia ter saído há várias semanas e só vai sair daqui a uns dias. E qual foi? A decisão de segunda instância que dava razão ao Benfica na disputa com a Olivedesportos. E o certo é que passado umas semanas, o Benfica desistiu da causa e entregou o jogo quando estava a ganhar. O certo é que foi mesmo assim!

Afinal havia outro....

... clube que também paga em Off-Shores!!!! "Carta anónima denuncia Veiga A investigação da transferência de João Pinto para o Sporting começou com uma carta anónima que chegou à PJ em 2003. José Veiga é suspeito de ter desviado 4,5 milhões de euros que se destinavam ao jogador. José Veiga era empresário de João Pinto quando o jogador assinou, a custo zero, um contrato de quatro anos com o Sporting. De acordo com uma fonte do processo, Veiga terá dito ao Sporting que, para além do salário e dos prémios de jogo, “o jogador exigia 4,5 milhões de euros de prémio de assinatura”. O Sporting concordou e o dinheiro foi pago através de uma «off-shore» das ilhas virgens britânicas, a Good Stone. “O dinheiro nunca terá chegado às mãos de João Pinto”, explica a mesma fonte ao EXPRESSO. Três anos depois, em 2003, uma carta anónima chegou às instalações da Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira da PJ, “a relatar com detalhe todos os pormenores da transferência”. A investigação arrastou-se por causa de uma carta rogatória a solicitar informação às autoridades britânicas. “Principalmente, documentação bancária onde ficou registado o rasto do dinheiro”. João Vieira Pinto e os responsáveis do Sporting na altura da transferência foram ouvidos e confirmaram, o teor da carta anónima: “O Sporting pagou os 4,5 milhões que o jogador afirma não ter recebido”. José Veiga foi detido hoje de manhã na casa onde mora, em Cascais, e indiciado pelos crimes de burla agravada e fraude fiscal, já que o dinheiro não foi declarado às finanças. Neste momento (18h), continua a ser ouvido por um juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.", www.expresso.pt AH!AH!AH!AH!AH!AH!

Re: Afinal havia outro....

"O Sporting concordou e o dinheiro foi pago através de uma «off-shore» das ilhas virgens britânicas, a Good Stone" Completamente falso!O Sporting passou um cheque ao Veiga que foi depositado numa off-shore.Muito diferente.

Cheio de certezas...

Re: Veiga constituído arguido nega desvio de dinheiro

"O diário refere que os tais 3,5 milhões eram «parte dos dez milhões de euros envolvidos no acordo entre o empresário e o Sporting para a transferência de João Pinto»" Sublinho esta parte da noticia. Digam que o JVP tinha mercado, que na altura era um jogador apetecível mas alguém acha normal pagar 10 milhões de euros por um jogador livre? Pois eu não acho. E pouco me admiraria que de facto José Veiga tenha tido direito á sua parte (ou alguém também acredita que participou no negócio apenas como amigo?)...Agora o que me intriga é que tendo o JVP participado activamente nas negociações nunca se tenha quiexado da falta do dinheiro (agora parece que são 3,5 milhões). Deverá Veiga ser o único investigado neste caso? É que parece-me no minimo estranho que alguém que anuncia uma contratação a custo zero tenha pago 10 milhões euros. Anda o senhor Martins dos Santos preocupado a publicar listas de devedores de impostos quando alguns o admitem publicamente!

Re: Re: Veiga constituído arguido nega desvio de dinheiro

mas isso é de facil explicação !! normamente os negocios sao tratados directamente com os empresarios , os jogadores estão a par do assunto , mas normalmente a parte das negociações propriamente ditas , por isso é que tem empresario que os representa nessas situações !! basta portanto que quem fez o negocio tenha pedido um x de dinheiro a mais do qual o jogador nao tinha conhecimento !! mas tambem concordo que os numeros referidos , sao bastante elevados para "luvas" a pagar a um jogador !

Re: Re: Re: Veiga constituído arguido nega desvio de dinheiro

Exactamente. Até acredito que o jogador não tivesse conhecimento do total do montante negociado, agora não percebo é como se paga 10 milhões de euros por um jogador livre.

Re: Re: Re: Re: Veiga constituído arguido nega desvio de dinheir

Desculpa lá, mas já repetiste essa declaração uma série de vezes. Quem é que te disse a ti que o João Pinto era livre? Na verdade o JVP tinha um contrato com o Benfica sem termo definido (que grande estupidez dos dirigentes do benfica da altura). Simplesmente o novo preisidente quiz ver-se livre do JVP e "libertou-o", tentando arranjar-lhe colocação no estrangeiro. Acontece que, depois de vários malabarismos, ele acabou no Sporting. Naturalmente que o Sporting teve que pagar, porque se assim não fosse, o Benfica nunca o libertaria. Quanto dinheiro pagou e a quem, mais tarde se saberá. Este assunto é um pouco diferente do Kikin, que esse, efectivamente, estava em final de contrato... três milhões de luvas, parece-me muito dinheiro...

Lol...

Até onde vai o estado de negação... Agora até pagaram dinheiro ao benfica pelo JVP... Enfim...

Pela boca morre o peixe!

"A terminar, José Veiga deixou um apelo: "Não condenem na praça pública as pessoas enquanto são inocentes"." Não podia estar mais de acordo. . o O Killas O o .

Re: o vieira segue dentro de momentos

é melhor revitalizarem a equipa de ciclismo outra vez para entreter os parolos....

Re: Pela boca morre o peixe!

Também nunca tiveste problemas em condenar o Pinto da Costa em praça pública. Agora come e cala.

Re: Pela boca morre o peixe!

pois mas quanto ao apito dourado e segundo o Veiga e o "amigo" já existem condenados e tudo. Nem sequer é preciso julgamento

É estanho tudo isto

Que se está a passar à volta do Veiga. Arrestaram-lhe os bens sem ser julgado(!!!), agora querem condena-lo por ter feito um negocio com o sporting, que até ver não tem nada de nebuloso! Ele apenas cobrou um preço para colocar um jogador seu num determinado clube! Não vejo nada de estranho nisso! Não quero acreditar que a "mafia dourada" tenha tanto poder que chega a usar o poder judicial para fazer represálias aos que a renegaram e a começaram a combater do outro lado... saudações desportivas

Re: É estanho tudo isto

o arresto tem a ver com a divida que tem sobre um banco do Luxemburgo. E ainda falta a divida ao fisco português. E ainda faltam mais algumas novidades esperem para ver....

Re: É estanho tudo isto

"Arrestaram-lhe os bens sem ser julgado" o homem esta cheio de dividas , é obvio que lhe tinham de levar os bens para cobrir as mesmas , para isso não é preciso ser julgado , basta uma ordem judicial pedida pelos credores !!

Vives em que planeta???

Ele vive

No planeta Noko...