Túnel da Luz: stewards causaram "mal-estar" no FC Porto | Relvado

Túnel da Luz: stewards causaram "mal-estar" no FC Porto

"Constante identificação e acompanhamento do staff" portista "não era normal", lê-se na investigação
 
FC Porto - Benfica (23/09/11) - Foto 14: Hulk
Lusa

A investigação da PSP sobre os incidentes no túnel do Estádio da Luz, a 20 de dezembro de 2009, concluiu a existência de "mal-estar" na equipa do FC Porto provocado pelos seguranças.

O relatório da Divisão de Investigação Criminal da 3.ª Esquadra da Polícia da Segurança Pública, que esteve na base da acusação do Ministério Público (MP) contra Hulk, Sapunaru, Fucile, Helton e Cristian Rodriguez, refere, segundo a Agência Lusa, que “a constante identificação e acompanhamento do 'staff' do FC Porto (...), bem como o impedimento a determinados acessos, não era normal”.

"É certo que tal situação criou mal-estar no ‘staff’ do FC Porto", concluiu a investigação, realçando que as supostas atitudes dos seguranças foram testemunhadas "por elementos policiais".

A conclusão da investigação, a que a agência Lusa teve acesso, salienta que Sandro Correia, um dos dois stewards autores da participação judicial, impediu "a passagem de Fernando Oliveira [responsável pela segurança dos 'dragões']".

Nota-se ainda que o assistente de recinto desportivo insistiu no pedido de identificação do delegado ao jogo do FC Porto, Reinaldo Teles, e negou a sua presença na manga do túnel "por não estar devidamente credenciado para permanecer naquele local", quando aquele elemento dos portistas tinha autorização para o exercício das suas funções.

Salienta a conclusão da investigação que o "mal-estar estará relacionado com o incentivo de Fernando Oliveira [elemento da comitiva do FC Porto encarregue da segurança] à desordem", instigando os jogadores portistas "para saírem do balneário", comprovado com fotogramas extraídos de câmaras de videovigilância.

O apuramento dos factos não confirma, no entanto, a tese do 'staff' do FC Porto de que a saída dos jogadores do balneário foi motivada por os elementos da equipa do Benfica "entoarem cânticos e baterem com os pés" com o propósito de afrontarem os portistas, derrotados por 1-0.

"Não corresponde ao verificado nas imagens, pois o visionamento não indica se é percetível qualquer batimento das botas", refere-se.

Câmaras não captaram sons

Concluiu-se ainda na investigação que não foi possível constatar a ocorrência de "injúrias entre ambas as partes", porque as quatro câmaras de videovigilância no acesso aos balneários do estádio da Luz "não são possuidoras de sistema de recolha de som".

O MP deduziu acusações contra os cinco jogadores do FC Porto, depois de dar como provadas as agressões, com murros e pontapés, a Sandro Correia, que lhe provocaram traumatismo na face e num membro inferior, e a Ricardo Silva.

Os jogadores do FC Porto alegaram que foram injuriados e difamados pelos seguranças e requereram a abertura da instrução do processo.

Recorde-se que a Comissão Disciplinar da Liga suspendeu Hulk por quatro meses e Sapunaru por seis e arquivou o inquérito ao guarda-redes Helton, na sequência dos incidentes no jogo da 14.ª jornada da temporada de 2009/10. Após recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, Hulk foi suspenso por três jogos e Sapunaru por quatro.

Benfica:

Comentários [189]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Nas catacumbas

Como se explica, a presença de tanta gente no túnel/percurso de acesso aos balneários do estádio da luz? Explica-se, tendo em conta os objectivos prosseguidos ou seja, criar as condições para provocar mal estar nos jogadores do F. C. do Porto e daí tirar dividendos com vista a conseguir o título de campeão, não no terreno de jogo mas nas catacumbas da luz, onde não existiam EPI's, fazendo as coisas por outro lado, usando para isso. "mercenários", pagos para o efeito.

Ricardinho.. um grande avançado..

Estamos a falar do acto em que op SLB foi punido por menos de 1500euros??

Na mesma semana que um clube apanhou uma multa superior por ter utilizado um equipamento diferente do que tinha comunicado???

Ohh, esperem, lembrei-me que o artista-mor era o Ricardinho..

Um dos maiortes avançados do SLB dos últimos anos..

POIS

é por causa de adeptos deste calibre que os jogadores se sentem com força para espancarem quem quer que lhes apareça pela frente como um gangue organizado ha gente mesmo muito baixo nivel

pois!!!

Moralismo de santo???

- Ponto 1, conforme foi decidido no final, 2 jogadores do FCP tiveram erradamente punidos durante meses - o que beneficiou os restantes clubes e enfraqueceu o FCP;
- Ponto 2, conforme foi decidido pelo mesmo decisor, o SLB, responsável por esses elementos, apanhou uma multa inferior á que tinha apanhado se tivesse utilizado um equipamento diferente do estipulado - logo o decisor foi implacavel para um dos lados e doce para o outro - foi doce para o lado do SLB - que novidade;
- Ponto 3, judicialmente, o caso está a rolar no tribunal e cada elemento que interveio vai ser julgado - facto a que nunca contestei.
- ponto 4, em todo este proceso, nunca vi o SLB assumir uma bocadinho da culpa - atitude de clube sério!!!!!

Conclusão, quem quer ser correto não tem atitudes hipócritas balizadas por um adepto do seu clube..

P.S. "gange organizado" - obrigado pro teres comprovado todo o teu fanatismo.

oljha lá

mercuriocromo, és um atrasado mental. calou antes que te parta todo.

Está provado, o Relvado não

Está provado, o Relvado não sobrevive sem noticias destas!!

Durante alguns dias, isto foi um marasmo, algumas noticias a falar de futebol, crónicas sobre jogos e meia-dúzia de comentários em cada noticia que se preocupavam basicamente em falar de futebol e discutir aquilo que se tinha visto nos jogos europeus, salvo como é óbvio de algumas honrosas excepções, mas poucas diga-se em abono da verdade, mas eis que chega uma noticia bombástica e parece que volta tudo para aqui comentar e insultar como se não houvesse amanhã!!

Sinceramente cheguei a uma conclusão, a culpa disto ser uma "merda" como dizem alguns, não é do próprio Relvado, mas sim dos users que por aqui pastam!!

Quanto à noticia em si, a mim nem me dá para comentar, é um caso de policia e tem que ser resolvido pelas instâncias devidas!

Há certa malta adetap do FCP cobarde e insegura.

Vão mas é experimentar fazer as coisas bem e com honestidade, como os restantes cidadãos ocidentais. Vão ver como é difícil. E não ser armem em duros: as vossas mulheres conhecemo-las bem.

Gripe das Aves induzida por pneus

La no Estádio Mummar "orelhas" Kadhaffi, pratica-se a arte do ilusionismo com grande frequência: simulam ganhar campeonatos justamente apesar das evidências, simulam haverem agressões a empregados do Sport Libia e Bêeeeeeeeeeee(nfica), tendo sido um deles 3 anos antes usado para agredir o agente do moretto,sendo acusado de ser do fcp...é curioso...

os lampiões não se cançam...

Passam a vida a picar, e depois fazem aquele ar de anjos, como não tivessem feito nada... com isto tudo vão provocar novas ondas de violência... porque esta mourada toda faz o que quer e ninguém lhes toca... o jesus agrediu EM DIRECTO um jogador e não existe processo criminal por exemplo... merecem ser recebidos no norte como foram à´dois anos atrás... só assim se trata do lixo como eles....

POIS

ORA SENHORAS E SENHORES, MADAMES E CAVALHEIROS, ESTAMOS NA PRESENÇA DE UM EXEMPLAR DA MELHOR ESPÉCIE, O GARANHÃO ENTRE OS GARANHÕES, O MAIS TESO DOS ENTESADOS, O MAIS CORNO DOS ENCORNADOS, ELE SIMBOLIZA A BAIXEXA, A VILEZA, A PODRIDAO, A RASTEIRIDAO, A FETIDIDÃO, O PUZ O ÓDIO E O VÓMITO, A MRD O ASCO ELE E UM ADEPTO SD QUE PODERA ENCONTRAR EM QUALQUER DIA DE JOGO NUMA ESTAÇAO DE SERVIÇO PERTO DE SI

Biotisico , nao, DjAS

vycecrash este Biotisico nao é mais que DjAS camuflado. è o CLONE MAIS COBARDE QUE POR AQUI ANDA.
Ontem gostei de ver a sua associação com um cromo que em duas palavras diz um palavrao o PASSOS COELHOS. Sao dois tristes

olha la

Biopeidas calou.

Biotisico da treta

São "homens" como tu que nos faz rir e desfrutar de momentos cómicos no dia a dia, mas ter a possibilidade de mandar umas chapadas nesse focinho ainda sabe melhor... vocês falam muito, nestes foruns. A cobardia apodera o vosso corpo e espírito quando tens as pessoas À tua frente, o que faz com que quando abras a boca já nãi digas merd*. São "inteligentes" como tu, que quando saiem daqui do norte, vão sempre pisados. Os Stwerats levaram no corpo e acho que foi pouco... eles provocaram até não poderem mais e estavam À espera de festinhas?... so tenho pena de não estares à beiras deles no momento para sentires a fúria do dragão lol... demente

olha la

vycemerdas és o novo atrasado mental ca do sitio. men

Meu caro Biotisico (até o

Meu caro Biotisico (até o nome lhe fica bem), é por essa má criação e com outras tantas que o TISICO e os adeptos , jogadores, staff e direcção do clube do milhafre, levam na tromba. Sabe nós por estes lados, não gostamos de vermes, que como constatam que são a milhas inferiores, levantam as penas e começam a provocar e a cacarejar. Nos os adeptos do DRAGÃO cortamos a cabeça as galinhas e fazemos um rico arroz de cabidela.
Resumindo: No túnel da Luz, só se perderam as que caíram no chão.

olha lá

lokoculopes, andas angustiado ou agoniado? deve ser do teu nome.

Ui

Que medo. Mas qual quê. Vocês sem corrupção e seguranças não fazem nada. São um intervalo na história do futebol. Nunca fizeram nada em Portugal, não contam para a História e serão apenas lembrados com o clube da corrupção pós-25 de Abril. Vai desaparecer o clube, a região e a merda de gente irrelevante como tu que só ameaçam mas não servem nada. Vai lá para o Vale do Ave explorar criancinhas e sonhar com Ferraris ò zé ningúem.

Ai

Não sei do que estas a falar. O vale do Ave andou muitos anos a alimentar badamecos como tu, que não fazem nada da vida. Explorar criancinhas??? isto não é a Índia nem a China seu inculto. Sonhar com Ferraris?? Não nós aqui em cima temos Ferraris, sabes porque? Porque trabalhamos para os ter. Doi-te o cotovelo?? Trabalha também, isso passa. Quanto ao clube pós 25 de Abril, é normal, Salazar pifou deixou de existir controle benfiquista. Acabou a opressão. Se sou tão irrelevante não devias ter respondido sequer ao meu comentário ó inutil. Um dia a inteligência vai chegar ao teu lar...ou não...

Qual trabalhar

Opressão? Trabalho? Só podem estar a gozar. Se houve clube do regime de Salazar com membros da direcção da União Nacional, com dirigentes a fugir para o Brasil no 25 de Abril foi a merda do Porto. Respondo porque és mentiroso. Porque o Vale do Ave tinha records de fiscalizações e trabalho infantil, porque o Porto era a cidade da Europa ocidental com mais Ferraris per capita. Horas de trabalho e rentabilidade tá quieto ò mau; são és uns ladrões de primeira. Inteligência já a temos há séculos onde eu moro e topamos gente suja a milhas.

Por causa de otários como

Por causa de otários como este é que o futebol está como está! Por comentários como este é que não se pode ir a um jogo sem desatar tudo à pancada! Eu sou lisboeta, mas para quê insultar a região do Norte e as suas pessoas? Os nortenhos são das pessoas mais trabalhadores que existe no nosso país. O Norte é um região de cultura de trabalho e de valores, para quê rebaixar uma região dessas por causa de futebol? Ainda para mais uma região que merece tudo menos as mentiras que lhes atiraste?

Por causa destas coisas é que o futebol se tornou um ring de pancadaria! As pessoas já não vêem num jogo o Futebol Clube do Porto contra o Sport Lisboa e Benfica, agora é simplesmente Porto contra Lisboa! Portistas contra Lisboetas! E tudo por causa de bacocos como este!

Tulicreme

Gugu dada. Piss off.

A «piada» que eu acho...

... a ver aqui alguns portistas a comportarem-se como virgens ofendidas!
Se foram provocados ou não (obviamente que foram) é uma coisa, agora a reacção é completamente desproporcionada. Ainda mais se tivermos em conta que os jogadores são figuras públicas e que atitudes destas são vistas por milhares de pessoas, muitas destas seus fãs.

Isto para não falar no historial das recepções que o Benfica já teve nas Antas e no Dragão, que fazem esta atitude dos seguranças na Luz parecer brincadeirinha de meninos...

Lobo Grego resposta para ti...

Lobo Grego, reflete antes de falar... Provoca as pessoas e ve o k te acontece... os stwearts estavam em trabalho e que saiba, a funçao deles não é provocar jogadores, muito menos num local que não podiam estar. O errado nisto não foi a reacção dos jogadores, mas sim não ter paralisado para o resto da vida aqueles imbecis... depois de ter perdido um jogo como foi, ser ofendido verbalmente e insultuasamente... foi reacção normal, peca por ter sido pouca... Agora temos aquelas pessoas que devem ser como tu, que gostam de ser ofendidas... mas n foi o caso...

OLHA LÁ

GatoGREGO e se te calasses, nao dizes uma de jeito

Oh rapazola...

... fala com respeito, não sou da tua laia!

OLHA LA

VAMOS A PIAR FININHO. Calou e mai nada

Cala a boca; Djas

Deves ser travesti. Nortenho cobarde de merda, como quase todos. Anda cá e falamos se és homem. Não és ninguém. És um atrasado mental de um falhado de um clube corrupto. Vá, vamos a calar e a desaparecer criatura irrelevante.

olha la

Cavalo de linhagem falsa e se te calasses. atrasado mental

Oh linhagens

falas muito, mas dizes pouco... são gajos como tu faladores que costumam sair do norte com um beijinho ;) voces so mm qd levam no focinho se calam... depois põem-se a chorar como meninas...

Bem...

... Já deu para ver o teu nível, ou falta dele neste caso!
A partir deste momento podes berrar (sim, porque está visto que és um animalzinho) à vontade que resposta minha não levas.

Ah... e lê uns livros ou coisa parecida, para ver se aprendes alguma coisa, tens um vocabulário muito limitado!