Tempo de parar e reflectir | Relvado

Tempo de parar e reflectir

 

Mourinho conseguiu fazê-lo. Não existem bons jogadores no nosso campeonato? Nós adeptos também temos de colocar os pés assentes na terra e ver que o sucesso se constrói. O sucesso imediato também costuma ser efémero. Estava na altura de deixarem de prometer estrelas e de pensarem em dar um passo de cada vez. Já que o clube não tem poder económico para contratar os jogadores pretendidos, que comece a pensar seriamente na formação. Ter uma formação que não fornece jogadores à equipa principal é uma formação sem utilidade e que consome parte das finanças do clube. Em vez de andar à procura de um substituto do Rui Costa em equipas secundárias de Espanha, já formavam novos Rui Costas, novos Paulos Sousas. O Benfica tem de acordar para a sua realidade. Quem não tem dinheiro não tem vícios. Preferia esperar uns anos sem ganhar nada e depois começar a ganhar regularmente. Com esta política é que não se chega mesmo a lado nenhum.anabenfas

Benfica:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A questão...

"Mourinho conseguiu fazê-lo. Não existem bons jogadores no nosso campeonato? " eu respondo que ha poucos. E nem preciso lembrar os casos Luis Filipe Makukula Nuno Assis Miguelito e por ai fora para averiguar isso. Podem ter qualidade mas não se impõem porque não estão rotinados com as exigencias do altissimo nivel. Chegam ao benfica e pensam que ja são os melhores do Mundo e deixam-se ir abaixo em vez de trabalhar sempre mais porque nos clubes de top nunca ha lugar marcado para ninguem. Ou trabalhas ou vais para a bancada. So que o ano passado, verificou-se o contrario no benfica, pois viu-se claramente que havia jogadores que não prestavam consequentemente chamados em jogo. Espero que isso mude.

Olha o Porto...

... tem sucesso e não vai buscar jogadores ao nosso campeonato.

o problema

é que o campeonato portugues está quinado

Reflexão sobre a formação do Benfica...

Sinceramente, honestamente e sem querer ofender nenhum dos técnicos que servem tão briosamente o Benfica instituição, creio que são muito poucos aqueles que realmente têm qualidade suficiente para "transformar carvão em diamante". Poderia ser mais expansivo e verificar que nos outros clubes existe o mesmo déficit de qualidade, mesmo no Sporting! A meu ver, aquilo que toda a gente fala que é formação, é para mim uma grande rede de olheiros que capta os talentos que saltam à vista e depois trabalham-os... agora criar, formar um puto da localidade em que estão inseridos e fazê-lo progredir numa carreira futebolística... são muito poucos aqueles que conseguem fazê-lo. Olho para a equipa de 2º ano de juniores do Benfica e continuo a ver má formação em muitos jogadores no que se refere aos princípios básicos do futebol: recepção-passe-desmarcação. Recordo-me duma exibição no início da época passada em que Romeu Ribeiro entra para fazer de médio defensivo e que me assustou a forma como dominava a bola... necessitava de pelo menos dois metros para controlar a bola... ora poderia ser o nervosismo miudinho da primeira exibição, mas isso são também factores que se aprendem na formação, o estofo psicológico. Já o Miguel Víctor, fez uma exibição que pautou pela segurança e o não inventar, um jogador inteligente que preferiu mais do que se dar ao erro, estabilizar a equipa e o seu sector. Sobre o André Carvalhas, creio que não vai dar em nada. Tem 19 anos, nunca jogou na 1ª Liga, nem sequer na Vitalis. Aos 19 anos CR7 já colocava adversários no chão na Premier League... Poderá ser um caso de falta de hipóteses, mas se assim o fosse e se tivesse aquilo que todos os futebolistas campeões têm, i.e., inconformismo, competitividade, sede de vencer, já teria pedido um empréstimo à direcção, argumentando que queria demonstrar que apesar do seu 1.66 m é um grande jogador e pode-se ambientar a qualquer campeonato. Ao invés, deixou-se encostar... das exibições que vejo, não é nenhum Diogo Rosado ou David Caiado (estes realmente têm tudo para vencer... como gostaria que o Benfica os fosse contratar...) que são capazes de concluir as jogadas que inicializam. Têm outra estampa física e outro equilíbrio que os permite maior resistência ao choque evitando quedas que permitem ao adversário recompor-se defensivamente. Aliás, as contratações de Di Maria no ano passado e de Urreta este ano significam algo... talvez o facto de Carvalhas não constar nos planos reais do Benfica... Cumprimentos Futebolísticos! PS: Gostaria de estar muito enganado!

Não acertas uma!

Aliás, atrevo-me a dizer que NÃO PERCEBES NADA DE FUTEBOL! Não vou perder muito tempo, porque o LG já disse quase tudo e ainda não conseguiste responder. Digo-te apenas 3 coisas: - Sabias que Romeu Ribeiro, com 17 anos, foi eleito o melhor médio defensivo da Europa? (apesar de não saber dominar uma bola ó sabichão!) - Sabias que há 2 semanas, mais coisa menos coisa, o Benfica renovou com o André Carvalhas por 3 anos? (de facto mostra que não interessa ao clube) - Desde quando é que um jogador, por estar nos juniores aos 19 anos, está encostado, conformado, sem vontade de ser melhor? Tu tens noção do que dizes? 19 anos é uma idade júnior, e apenas os "talentos precoces" dão o salto mais cedo (há muitos exemplos a dar, mas deixo-te com Ricardo Carvalho. Vai lá pesquisar o historial do melhor central do mundo e depois diz qualquer coisa). P.S. A edição devia considerar a criação de um novo top: TOP BURRICE. Aí talvez não precisasses de dizer tanta asneira, escrever tanto artigo estúpido, ou dar tantos erros ortográficos (ou autográficos, como disseste no outro dia lol).

ZZZZ... só apareces para falar mal...

... dos outros não é verdade Cham? Quando uma pessoa chama burra à outra é porque não sabe mais dialogar com a outra pessoa. És tão triste, que ainda nem reparaste que és o único que falas do top prestígio... achas mesmo que estou-me a importar com o top prestígio? Se importasse fazia como muitos e nem me chateava aqui a debater problemas. Mais de metade dos comentários ou é uns a baterem nas costas dos outros a concordarem com pseudo-verdades que ano após ano a competição está sempre a desmentir, ou então são as guerrinhas inúteis entre relvas de clubes diferentes. És um cobardolas de primeira, pois és daqueles que modera cobardemente, sem rosto... é o mesmo estilo daquelas pessoas que fazem telefonemas anónimos a achingalhar. Ao contrário de ti, venho aqui debater ideias, até agora sobre este tema não vi nada... Li coisas que eu já bem sabia, como o caso do Romeu Ribeiro ter estado na selecção Europeia, mas saberás tu como foi essa situação? Sabias tu, que o RR só foi convocado, porque um jogador do Sporting estava lesionado? Eu quando falo das coisas é porque sei, caso contrário limito-me a perguntar, observar, estudar, aprender e praticar, para assim retirar o empírico da questão, além do teórico. Já vi jogos do Romeu Ribeiro, ainda junior no Benfica, e posso dizer-te que não vi nada de transcendental para um médio recuperador. Prefiro, sinceramente o David Simão... Mas enfim,... o mais engraçado é que para quem estava a defender os treinadores de juniores dos quais estava a ser ofensivo para com eles, ler o que li a meu respeito no teu comentário, fez-me rir do contracenso... enfim é o relvado no seu mais baixo nível!

SG para Presidente. Da República

Em cinco anos ultrapassaríamos o PIB suíço. Mas que qualificações tens tu para dizer que os treinadores das camadas jovens não têm qualidade? TODOS os treinadores dos três grandes têm muita qualidade (excepto o João Alves, que não percebe nada de futebol juvenil). São técnicos formados, cheios de qualificações, que muito fazem evoluir os seus jogadores se comparares o nível de uma equipa em Novembro e em Maio. E tinhas de vir tu com o clichê do movimento básico recepção-passe-desmarcação. Mesmo o Benfica tem grandes treinadores, como Bruno Lage e João Couto (este foi importado de ALcochete). Vai ver o Sporting e vê o que fazem jogadores com DEZ anos. E já jogaste alguma vez futebol a sério? Sem ser na Playstation?

LG, se percebesses um mínimo de bola era de...

... admirar! À quanto tempo esperamos por um ponta-de-lança para a selecção ou para os clubes? Será que realmente temos os extremos mais objectivos do futebol mundial ou temos antes os médios ala mais criativos? Cumprimentos Futebolísticos! PS: A ironia fica-te mal...

Não respondeste às minhas perguntas

QUE QUALIFICAÇÕES TENS TU PARA CRITICAR O TRABALHO DE TREINADORES FORMADOS E QUALIFICADOS? JÁ ALGUMA VEZ JOGASTE FUTEBOL A SÉRIO? SEM SER COM AS MÃOS? Eu joguei seis anos, num dos clubes com maior tradição de formação de Leiria. Não joguei mais porque fui para a faculdade (embora pudesse ter continuado em Coimbra). E digo-te que não percebes nada de futebol. O teu movimento clichê passe-recepção-desmarcação é ensinado no máximo até aos 14 anos. Até essa idade, o mais importante é desenvolver a técnica dos jogadores. Só em idades posteriores começa a ser ensinada táctica a sério, porque só aí os atletas têm capacidade mental para o aprender. Por isso é que em Portugal as escolas jogam futebol 7, é mais adequado para desenvolver essas capacidades. Por isso é que no Brasil muitos jogadores começaram pelo futsal. Eu sei-o porque passei por isso, e porque vi e ouvi treinadores a dizê-lo. E DIZ-ME, QUE QUALIFICAÇÕES TENS TU?

Sabes porque é que o 4-3-3 é tantas vezes...

... referido como a táctica a aplicar nos escalões jovens, em quase todo o mundo? Sabes porque carga de água o Ajax implementa desde tenra idade esse esquema táctico? E sabes porque carga de água não acontece em muitos clubes de primeira linha nos séniores? Não, pois não? No dia que responderes a isso poderás ter hipóteses no mundo do futebol, até lá, não desististe, fizeste foi um grande favor ao mundo do futebol! Já agora, em todas as profissões, os grandes profissionais são aqueles que fazem o que para ti é "básico" melhor que os outros! Se achas simples receber, passar a bola no meio de um meio-campo por vezes com 10 jogadores num raio inferior a 5 metros é fácil, e depois desmarcares-te convenientemente, abrindo uma linha de passe para os teus colegas de equipa, então digo-te, és o maior, aliás, devo estar a teclar com o Cristiano Ronaldo ou com o João Moutinho, só pode... Os grandes jogadores dominam os básicos muito bem, e posso-te garantir que não há idade para parares de evoluir essa tríade "básica". O que tu tens é um elevado grau de presunção para com as opiniões dos outros. Mais, quereres comparar o ritmo com que fazes "recepção-passe-desmarcação" nos iniciados para os séniores, ou para os que estão em fases finais de mundiais e europeus, é deveras incomparável... é um nível bem inferior! Mas há formas de aumentar esse nível e é aí que cabe aos treinadores fazê-lo, aí reside a minha crítica! E tenho razão, sabes porquê, porque os factos são indesmentíveis, não temos avançados, ponta-de-lanças, os outros avançados que temos, os móveis (digamos assim) são todos ineficazes e incapazes de ultrapassar o insucesso,... enfim... não critico só a vertente técnica, mas igualmente a vertente de formação de carácter intrínseco dos atletas... há claras lacunas, sobretudo nos clubes com mais recursos. Cumprimentos Futebolísticos!

Ó Mini-Guerreiro

Tanto paleio e eu só queria saber duas coisas: a) Já jogaste futebol sem ser na Playstation? POssíveis respostas: 1- Sim, na XBox. 2- Sim, na praia, na rua, etc. 3- Sim, no clube de futebol X, Y ou Z 4- Não, sou um grande cromo que nunca deu um chuto numa bola b) Quais as tuas qualificações para criticar técnicos competentes do futebol juvenil? 1 - Tenho o curso de nivel ____ de treinador 2- Consegui levar a minha equipa a campeã por dez anos consecutivos no Elifoot 3 - Sou o campeão de Championship Manager da minha rua 4 - sou um grande cromo que nunca deu um chuto numa bola, e não tenho nenhum conhecimento. Incrível como alguém sem qualificações acha que pode criticar o trabalho de pessoas que têm os mesmos anos de experiência profissional que tu tens de idade.

Lol! Tou a ver que és treinador...

... deves ser daqueles falsos humildes, que vem para as TVs falarem com um timbre envergonhado, com a carita de semblante humilde, a falar de coisas simples... lol! Se fossem humildes ouviriam mais as opiniões de outros. Já agora, uma história para tu na tua insignificante condição de ser reflectires melhor como o mundo está: sabes por acaso quem é o líder da Shell no que respeita a refinarias para a zona europeia? Saberás que curso terá ele? Certamente que pensarias que fosse um engenheiro mecânico, electrotécnico, aeroespacial, geológico,... mas nunca, mesmo nunca passaria pela cabeça que o homem tivesse um curso tirado no Japão sobre arte moderna, pois não? Saber não ocupa lugar nem profissão! Leonardo Da Vinci era engenheiro militar, no entanto, foi pioneiro em diversas áreas, como pintura, escultura, medicina,... e tudo graças à sua capacidade de observação... Se eu percepciono uma maneira diferente da tua, óptimo, haverá mais ideias,... a verdade é que se as ideias que actualmente as pessoas acham correctas fossem mesmo correctas, então meus caros relvas, seriamos campeões europeus, não acham? Mais engraçado, é que se lesses o meu comentário/opinião inicial terias apercebido de que não quis ofender nenhum treinador de junirores, aliás escrevi algo sobre isso! Creio que sentiste-te picado, talvez sejas, talvez não, pois acredito que o vocabulário seria mais bascular... Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Lol! Tou a ver que és treinador...

Acredita que acho que tu tens razão em grande parte dos aspectos que referiste, mas gostava de saber aquilo que o LG te questiona? Tens experiência futebolística ou és apenas um curioso da ciência da bola? cumps

Tenho alguma experiência futebolística...

... até iniciados... depois futsal na faculdade... depois pólo aquático, ao mesmo tempo BTT, depois musculação,... enfim... desporto sempre! Adoro futebol, não vejo-o como a maioria das pessoas, tenho essa noção, não só pelo que escrevo aqui e leio, mas quando estou a ver com os meus amigos e familiares... A minha área de formação é engenharia, aquela que lida com envio de homens para a Lua... talvez por isso tenha outra maneira de ver as coisas, no entanto, ando seriamente a pensar tirar um curso de treinador por gozo e orientar os putos do bairro... Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Tenho alguma experiência futebolística...

Sem ironias podes-me explicar porque é que na tua opinião os americanos nunca "regressaram" à lua?

O projecto aeroespacial dos EUA e de todos...

... os países "espaciais" passam por fases. Uma presença humana num satélite natural como a Lua, com uma gravidade muito menor que a terrestre terá a sua influência no corpo humano. Tais influências poderão ser o bastante para condicionar as actividades humanas lá, colocando em risco as directivas principais de tais projectos. Como tal, para passo-a-passo a humanidade conseguir conquistar o Espaço, o programa tem como objectivo principal, a montagem da estação espacial internacional, estação essa que permitirá enormes estudos biológicos, mais dos que foram feitos na MIR, por exemplo... Depois da Lua será as viagens inter-planetárias, onde querem explorar Marte, depois as Luas de Júpiter e quando for muito velhinho mesmo... talvez haja um ser humano a pisar Plutão, ou bem provável que não... Se me perguntares o que se passou durante estes 30 anos... diria que pouca coisa em concreto, muitas experiências comerciais, muitas aplicações comerciais, mas investigação pura e crua, muito pouca, só a nível robótica, algo que precisávamos/precisamos desenvolver para ajudar a nossa vida fora da Terra e inclusivé no nosso dia-a-dia. Cumprimentos Extra-futebolísticos!

Re: O projecto aeroespacial dos EUA e de todos...

Perguntei-te isto pois há uns dias estava para ver um programa sobre este tema, sendo que em resposta a essa questão estaria uma qualquer teoria conspirativa que não cheguei a conhecer, daí a minha curiosidade.

Estás nervosinho demais para o meu gosto...

... primeiro vais começar a aprender a escrever para os outros sem estar a escrever alto. Deves ser daqueles que quando não têm razões começa a gritar... enfim... next! Isto é um forúm sobre futebol, vê lá se cais na real, e te situas, pois não venho para aqui travar guerrinhas inúteis. Não tenho tempo nem disposição. Quanto às tuas perguntas... já respondeste às minhas? Pois é...

VOTA sg para administrador da Nasa

já ganhou!

sempre que o fedelho é confrontado, foge!

puto estúpido e arrogante... muito bem, LG. Outra que o chavaleco costuma fazer é acusar o Porto de ter vários jogadores a rodar noutras equipas, o que é perfeitamente LEGAL e todos os clubes o fazem, até o DELE, e diz o fedelho que só assim é que o Porto se safa. Depois quando alguém lhe responde acerca do que o gaiato pensa em relação a um clube ter um dirigente que é ao mesmo tempo DONO de outro clube que milita na mesma divisão, aí o chavalo entra em "autista mode" e faz de conta que não é nada com ele. Olha lá a moral do miudo!

Re: Não respondeste às minhas perguntas

Exactamente. Por isso, selecções como a Itália e Alemanha têm pouco sucesso nas selecções jovens (exceptuando a sub-21 italiana), e por isso, Selecções Sul americanas e africanas têm sucessos no futebol jovem. Porque nessa idade, o desenvolvimento táctico ainda é pequeno.

Tempo?

Mas achas que o Vieira tem tempo? E as promessas de grandes jogadores são inerentes à sua personalidade, como disse ontem existem sempre adeptos loucos a pensar que o Benfica pode contratar o Saviola, ou quem sabe o Crespo. Mas o Benfica tem apostado no campeonato nacional: Amorim, Martins, Makukula, J.Ribeiro (ainda não confirmado) são todos contratações deste ano. Se são boas contratações para um candidato a campeão? Eu acho que não. O problema de contratar grandes estrelas estrangeiras é só um: o prestígio do campeonato português, que é visto como o campeonato de uma Turquia ou de uma Grécia. Se existem clubes desses países que pagam muito mais a qualquer semi-estrela do futebol europeu, porque é que eles escolheriam vir para Portugal? Pela grandeza passada do Benfica? Porque eram do Benfica desdes pequeninos? Ou pela grandeza do salário que lhe pagam? Ainda por cima quando a organização do campeonato está ao nível do Zimbabué? Em que um jogador que quiser vir para o Benfica nem sabe se pode ir para a UEFA ou para a Champions, dois meses depois do último jogo para o campeonato? Quanto à formação, é trabalho para anos. Vocês têm melhorado, mas não esperem que vos calhe uma pérola cada vez que derem um mergulho no Seixal. São mais os pedregulhos, como em qualquer clube, uma geração que dê mais do que dois jogadores para os séniores já se pode considerar muito boa (como nós tivemos a do Moutinho, Veloso e Djaló).

Rui Costa

Penso que o Benfica tem tido a preocupação de tentar assegurar alguns bons reforços portugueses, casos de Ruben Amorim, Carlos Martins ou Jorge Ribeiro. É uma política notória e que irá, certamente, trazer coisas positivas ao clube e ao plantel já a partir deste ano. De resto, tem feito algumas contratações no estrangeiro que, como sempre e como em todos os clubes, são autênticas incógnitas. Casos, por exemplo, de Balboa (mesmo vindo do Real Madrid) ou Yebda. Não se pode contratar só jogadores portugueses e acredito que o Benfica tem feito uma lista de reforços ponderada e equilibrada. O que eu acho menos positivo, sinceramente, e que me faz até pensar que o Rui Costa poderá vir a cometer os mesmos erros que os seus "antepassados", foram as suas palavras a propósito de Aimar. O silêncio, muitas vezes, é o melhor conselheiro, e se a contratação de Aimar falhar é evidente que era preferível o maestro não ter proferido as declarações de ontem. Mais valia nem assumir sequer o interesse... não venha ele parar aqui para os lados da VCI. Depois não digam que não avisei... Abraço, JC

Re: Rui Costa

Concordo, mas acho que o Rui Costa para falar tão abertamente do Pablo é porque ou já tem tudo defenido ou porque ele não virá para o clube da Luz. Mas é só a minha opinião. Já agora muitas dessas contratações que o Benfica falha, não é bem o Benfica que falha... é mais a imprensa que falha (como sempre). É que até surpresas já inventam... nem conseguem arranjar outros nomes depois da nisso.

Algo me diz que hoje em dia, para levar...

... um Di Maria, ou um Rodriguez, temos que levar um Andres Diaz ou um Maxi Pereira respectivamente. Pior que isso é o facto de a direcção ser conivente com essas situações, pois conseguirão assim desviar verbas para contas "off-shores", certo? A ideia é essa, aliás, creio que toda a gente sabe, mas maior fiscalidade sobre esse tipo de negócios não há por parte do governo... é assim uma das formas de escoar a riqueza que o país tem, riqueza essa que é fundamentada na impressão de mais dinheiro e que acaba por nunca chegar a estar em circulação... Se não vier Aimar, ficaria muito mais contente se viessem por exemplo, um Zé Pedro do Belenenses, ou um Maniche do Atlético de Madrid, isto para não falar de um médio completo como o Tiago Gomes ex-junior do Benfica que está emprestado pelo Estrela de Amadora a um clube Espanhol... Realtivamente a esta temporada, creio que as coisas até estão melhorzinhas: se retirarmos os nomes estrangeiros que os "venda-sonhos" dos desportivos vendem diariamente, verificamos que o Benfica até agora, contratou Yedba e Urreta no estrangeiro e Ruben Amorim, Carlos Martins e Jorge Ribeiro, todos eles Portugueses. (Vantagem pela margem mínima dos "tugas") Por oposição, o Sporting, contratou os Portugueses Caneira e Postiga e os estrangeiros Rochemback e ao que tudo indica Grimi. (Empata entre estrangeiros e "tugas") Já o Porto, bem "so far..." Tomaz Costa, Guarin, Rodriguez, Benitez,... (Enfim... grande goleada dos sul americanos aos "tugas") Face a estas comparações quem estará mais dependente de empresários? Cumprimentos Futebolísticos! PS: Enquanto o Benfica tem um treinador estrangeiro, aliás Espanhol, o que até de certa forma seja mais admissível que esteja interessada em nomes do universo dos clubes espanhois ou sul americanos que falem espanhol, já os outros dois grandes, nem por isso, não acham?

E porque não referes...

... o Balboa? E porque não o Rolando também? Pois, já estragava a estatística toda!

Não simplesmente porque me esqueci...

... aliás, o resultado fica então: Sporting e Benfica empatados... e o Porto lá marcou o golo de honra... lol! Penso que te picaste à brava com isto... enfim! Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Não simplesmente porque me esqueci...

"Penso que te picaste à brava com isto... enfim!" Apenas por referir um facto real!? Não te preocupes, não fui eu que te moderei... Ah e já agora... quero uma fonte credível que confirme a aquisição do Jorge Ribeiro. Cumps.

Re: Não simplesmente porque me esqueci...

Jorge Ribeiro no Benfica - Que tal o Rui Costa? Que confirmou que ele ainda não assinou porque está de férias. http://www.ojogo.pt/24-132/Artigo730060.asp

Vamos lá tornar o Benfica noutro Sporting

Essa ideia de que a formação é que dá frutos tem muito que se lhe diga. É claro que seria de louvar que o Benfica de vez quando colocasse jovens formados no clube no plantel principal, mas daí a esperar que apareçam Rui Costas todos os anos vai uma grande distância. É que ao ler o teu artigo fico com a ideia de que achas que a sportinguização do Benfica era o caminho a seguir (que arrepio na espinha...). E a questão do dinheiro é relativa. O Benfica não tem dinheiro para competir com os clubes da alta roda do futebol europeu, mas tem poder económico para contratar jogadores de qualidade, caso contrário não teria pago 9 milhões por 80% do passe do Cardozo e não estaria disposto a pagar mais 7 milhões pelo Pablo Aimar. E se podemos juntar esforços para tentar trazer jogadores da craveira do argentino porque raio devemos esperar não sei quanto anos por um jovem de qualidade inegável vindo da formação do clube? Se eles surgirem (e o trabalho está a ser feito) acabarão por se impôr na equipa principal mais tarde ou mais cedo. Não quero o meu clube dependente da formação, de forma alguma. Nenhum clube ganhador por esse mundo fora depende da sua formação para ter jogadores de qualidade na equipa principal e como todos nós queremos um Benfica ganhador, não me parece que seja esse o caminho a seguir.