Táctica do meio-campo explica problemas físicos do Benfica | Relvado

Táctica do meio-campo explica problemas físicos do Benfica

 

O problema físico da equipa na segunda parte do clássico e que, a continuar assim poderá ocorrer mais vezes ao longo da época, deve-se, na minha opinião, a uma deficiente leitura táctica de Quique Flores relativamente ao potencial que poderia aproveitar em jogadores como Ruben Amorim, a pautar os ritmos de jogo em vez de supostos "animais" de meio-campo (Yebda e Carlos Martins) que vão a todas, mas que no fundo são mais fogo de vista do que maturidade competitiva. Basta vermos as jogadas de perigo do Benfica com construção de jogo de trás para a frente princípio, meio e fim... Meus amigos, é certo que há jogadores que têm pouco tempo de pré-época e ainda terão de trabalhar o físico melhor para estarem ao seu melhor nível dentro de algum tempo.Mas há que ver como é que o Benfica tem apresentado o seu estilo de jogo desde a pré-época até agora: muita correria, velocidade sem dúvida, preferência por passes médio e longos (nem sempre com precisão), dificuldade em manter durante grandes períodos de tempo a bola, dificuldade nos passes curtos em progressão de jogo, centros ou despejos de bola para a área onde aparecem Cardozo e Aimar (?).Não vemos ninguém no meio-campo a pautar o jogo, a estabelecer os diferentes ritmos de jogo conforme os momentos e a disposição dos jogadores em campo, a guardar a bola quando é preciso, a fazer correr a boa (não os jogadores do Benfica) e fazer correr os jogadores adversários, a variar o passe curto e longo conforme as necessidades, a variar, com boa leitura de jogo, o jogo.Yebda e Carlos Martins são rápidos e têm garra sim senhor, mas por vezes erram bastantes passes, recebem mal também por vezes e não variam o jogo quando as zonas estão congestionadas, nem sabem acalmar o jogo de vez em quando, é sempre passes rápidos, longo, correria, correria, correria!Mais amigos fazia-nos falta um meio-campo com jogadores mais experientes e com melhor leitura de jogo. O futebol não é só correr e passar rápido sempre. Posso ser radical, mas por mim o meio-campo do Benfica seria Petit e Ruben Amorim. E na impossibilidade de o primeiro jogar esta época no Benfica, pelo menos Amorim tem que ser titular!Vejam com que leitura de jogo e marcação dos ritmos de jogo (que evolui como querem e não ao sabor do acaso) jogavam Lucho, Meireles e Paulo Assunção no Porto ou Moutinho, Veloso e agora Rochemback no Sporting.
Dean Saunders

Benfica:

Comentários [23]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

problemas fisicos?

O porto só não os teve pois jogou na retranca até o katso ser expulso e sabe-se que equipas que jogam na retranca cansam-se menos.

Não Concordo

Com nada do artigo e este ano confio bastante na equipa tecnica nos jogadores e no director desportivo. PS: o unico sistema que está mal é o que está impementado no futebol português!

Discordo muito

Para já, de todos os novos jogadores do Benfica, os que eu mais gostei foram o Yebda e o Carlos Martins. Precisamente, esse meio-campo que estás a falar. Eu sei que não percebo muito disto, mas não há-de ser por o nosso meio campo "oficial" ser composto só por esses dois jogadores que o Benfica cria ou deixa de criar lances de golo ou defende melhor ou pior. Isso depende da forma com toda a equipa joga, o que não é necessariamente reflexo da dita táctica.

Problemas Fisicos ou Anti-Jogo

Eu vou pelo anti-jogo,basta ver o lance do Di Maria num canto a favor do FC Porto.

Mas porque será?

Porque será que os comentadores em vez de comentarem o bem e o mal que o QF fez e/ou faz mandam bocas como treinadores de bancada? Avaliem os resultados e mais nada. Se dão ideias estão a desculpabilizar o QF que dirá, mais tarde, que fez isto e aquilo apenas e só para agradar à massa associativa.

Discordo

No modelo de jogo do Benfica,e perante o sistema onde apenas dois homens actuam no centro do terreno,terá de haver uma maior disponibilidade física dos jogadores que ocuparem essas posições. Além disso,penso que falar em condição física,apenas por um jogo (com diversas condicionantes) é demasiado utópico. Os exemplos de Porto e Sporting não são tão válidos,porque a zona central destes clubes é constituida por mais elementos! Além disso,parece-m que Yebda tem uma boa leitura de jogo,e Carlos Martins é indispensável naquele meio campo!Eu pessoalmente gosto de Ruben Amorim,e penso que poderá actuar como titular em alguns jogos do Benfica,tanto como médio mais defensivo,como no lado direito do meio campo onde gostei de o ver na pré época,promovendo um maior equilibrio (embora para isso fosse necessário um lateral que ataque melhor que Maxi Pereira). ----------------------------------------------- Sumarissimos e Champions em "www.ofuteboltotal.com"

Uma questão pertinente.

Este 4-4-2 que o Benfica joga actualmente exige uma grande capacidade fisica dos dois pivots do meio-campo, no caso, Yebda e Carlos Martins, nesta fase da época é normal ainda não terem o ritmo ideal para aguentarem 90 minutos neste tipo de sistema. Quando os mecanismos tiverem mais afinados e o ritmo de jogo for outro, acho que isso é um falso problema, no 4-4-2 clássico os dois médios têm de saber defender e atacar de igual forma e com o preparador fisico que o Benfica tem, não há motivos para preocupações. As dificuldades fisicas neste inicio de época é normal com a mudança de sistema de jogo e a pressão alta que o Quique quer fazer sobre os adversários.

Re: Uma questão pertinente.

Tu defendas uma dupla Suazo/Cardozo,onde colocas Aimar a jogar?

Re: Uma questão pertinente.

Sim defendo essa dupla e o Aimar encaixaria no onze, mais ou menos isto: Cardozo-Suazo Aimar----------------Reyes/Di maria Yebda-Martins

Re: Uma questão pertinente.

Aimar na esquerda e Reyes na direita,qual é a lógica? Eu jogava assim: -------------------Yebda----------------- --------Aimar-----------------C.Martins------ ----Suazo----------------------------Reyes--- -------------------Cardozo----------------- Espero que o Flores não leia este meu comentário :).

Re: Uma questão pertinente.

tb faria o mm k tu ho curvasul. ;)

Re: Uma questão pertinente.

Meti um á esquerda e outro á direita para o Aimar entrar para espaços interiores por ser destro e o Reyes joga em qualquer dos flancos com facilidade, mas é apena suma hipótese, outra mais atacante é prescindir do Martins ou do Yebda.

Re: Uma questão pertinente.

Em Vila do Conde não jogaram Cardozo, Nuno Gomes e Aimar ao mesmo tempo?

Re: Uma questão pertinente.

Faz ai o esquema do meio-campo prá frente.

OFF-TOPIC - A justiça portuguesa no seu melhor.

O Boavista foi notificado do despacho da providência cautelar intreposta no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa, e que diz o seguinte: " Que tendo em conta a extensão das argumentações do Boavista e da FPF e ainda pelo facto de os campeonatos já estarem a decorrer, demarca-se de julgar e diz que deve a questão ser apreciada no processo principal, a ser intentado, no mesmo tribunal ". Entende-se estes argumentos? Não têve o Tribunal tempo mais do que suficiente para apreciar o processo e decidir mesmo antes do começo dos campeonatos? E a extensão dos argumentos alguma vez é razão para que um processo não seja apreciado e julgado em tempo útil? Que raio de decisão é esta que nada decide? Dizer mais para quê? Até os juizes que se dizem imparciais querem é nada fazer. E siga a dança. A justiça portuguesa no seu melhor.

Táctica?!

Mas alguma vez neste mundo os problemas físicos se deveram aos jogadores lerem melhor ou pior o jogo?! O jogadores do Benfica sucumbiram no jogo com o Porto porque foram mal preparados pelo "melhor preparador físico da Europa". Ponto! Diga Quique Flores o que disser (e admiro, muito sinceramente, a inteligência das suas declarações no final desse jogo) o plantel estava mal preparado para aquela altura da temporada e nunca poderia ter chegado tão atrasado, a nível físico, a um jogo daquela importância. Foi só isso que aconteceu, mais nada (a não ser que tenha sido fita)! Quanto ao meio campo, o que dita os quilómetros que se corre é o modelo de jogo e o entrosamento entre os jogadores. E nisso... a responsabilidade é do treinador, não é do Yebda ou do Carlos Martins. Além do mais, não me acredito que o Benfica tenha corrido mais naquele jogo do que o Porto, por exemplo. E os jogadores portistas não tiveram cãimbras...

Re: Táctica?!

Mas o que mal preparados??? Isto é bem uma ideia de quem esta habituado a ver os clubes portugueses a treinar so com bola porque esta muito calor e porque aqui trabalho fisico não é conosco! Mas os jogadores quando vão para o estrangeiro e quando trabalham o fisico como deve ser, é ver a massa muscular dos atlestas a dobrar! Mas esperem um ou dois meses e vão ver quem é que mais corre em campo, se o Benfica ou os adversarios! Claro que o trabalho esta a pesar um bocado nas pernas, sobretudo quando ha paragens como esta que acabou agora, mas o fisico de inicio de época da frutos geralmente daqui 2 meses e para o resto época!

Re: Táctica?!

"O jogadores do Benfica sucumbiram no jogo com o Porto porque foram mal preparados pelo "melhor preparador físico da Europa". Ponto!" Tantas certezas, qual oráculo do futebol! Diz-me, essa desencantaste-a tu ou recorreste às tuas fontes do Simão?

Re: Táctica?!

mas nem por isso os porcos ganharam.

Re: Táctica?!

Querias que os porcos ganhassem a jogar com 10 e cheios de cãimbras? Ainda por cima contra os campeões nacionais? Tem calma, amigo, não se pode ganhar sempre, e empatar com o Porto é sempre mais importante que qualquer vitória...

Re: Táctica?!

A jogar com 10 também nao era fácil...

querem uma explicação lógica??

os mancos do clube do regime tal com o resto da corja treinam muita mas é na secretaria!! quando tentam ganhar algo com esforço é só ver os resultados,cambada de meninas de rosinha!! ps:já aqui alguem leu o acordão do tas??? loooooooool o clube do regime tem influência dentro de fronteiras onde pode "oprimir"o povo com a sua campanha invejosa e inflamatória!!

Re: querem uma explicação lógica??

Deixa-te dessa merda :S cumps