Rui Santos: "Benfica tem vindo a perder qualidade" | Relvado

Rui Santos: "Benfica tem vindo a perder qualidade"

FC Porto realizou em Guimarães "a melhor exibição de uma equipa portuguesa nesta época".
 
Rui Santos no Relvado 2 (fundo verde)
Miguel Ribeiro Fernandes/VIA

Rui Santos analisou no 'Tempo Extra' do domingo passado as exibições dos líderes da I Liga, FC Porto e Benfica, na 17.ª jornada da I Liga, respetivamente em Guimarães e na Luz.

Benfica vs V. Setúbal - O Benfica derrotou por 3-0 um Vitória de Setúbal que "não vinha com ideias de vencer na Luz, tem argumentos escassos, sobretudo após a saída de Meyong; o golo muito cedo do Benfica dificultou ainda mais a tarefa sadina".

No programa da SIC Notícias, o comentador afirmou que a turma da Luz "não fez um jogo brilhante, foi a equipa mais incompleta após uma série de jogos com um registo interessante de entrega, começando os encontros de uma forma muito forte para depois gerir de forma inteligente".

Mercado de Benfica e FC Porto - Rui Santos vê um conjunto de Jorge Jesus menos forte agora, já que se levanta a questão: "O Benfica fez o que precisava de fazer no mercado de inverno para manter o seu plantel equilibrado? Tem algumas soluções no banco, mas essas soluções não têm tanta qualidade, a equipa tem vindo a perder qualidade desde o início da época".

No início da temporada, recordou, saíram Javi García e Witsel, agora foi a vez de Bruno César e Nolito, "que mesmo não sendo titulares indiscutíveis eram alternativas mais credíveis e o Benfica não explorou o futebol de Bruno César. Tem havido alterações a mais e é importante que as equipas tenham banco".

Nesse contexto, o comentador acredita que o FC Porto mexeu-se bem no mercado em janeiro, "fez contratações cirúrgicas; o Benfica não. O Benfica tinha mais soluções para uma época longa e agora perdeu essa vantagem. O Benfica perdeu valor e o FC Porto ganhou valor, acrescentou valor ao seu plantel".

Taça e abordagens "perigosas" - Antes do triunfo sobre o V. Setúbal, o Benfica havia realizado um jogo "muito bem conseguido" em Paços de Ferreira, onde venceu por 2-0 na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. "Há uma grande vontade de Jorge Jesus em chegar à final da Taça", comentou.

Antes desse encontro, e fora das quatro linhas, a eventual mudança de Vítor para a Luz foi um assunto muito comentado - mas não concretizado. Estas abordagens a jogadores em semana de duelo entre as duas equipas em causa são "um assunto sério e um facto perigoso, exige sentido ético", alertou o comentador. "Isto tem que ser proibido em Portugal, está a tornar-se ruidoso e demasiado recorrente e isto prejudica a credibilidade dos clubes e do próprio futebol português", acrescentou.

V. Guimarães vs FC Porto - O FC Porto goleou o Vitória de Guimarães por 4-0, mostrou que "está em grande forma" e realizou "a melhor exibição de uma equipa portuguesa nesta época", elogiou Rui Santos: "Foi uma exibição excecional, a equipa atingiu um ponto de maturidade muito elevado".

"Em certos momentos o jogo do FC Porto fez-me lembrar o Barcelona. Não chega ao nível e às rotinas do Barcelona, mas está a caminho. Em termos de posse de bola o FC Porto está muito forte e a capacidade de recuperação também tem sido fundamental. A equipa joga mais curta, os blocos estão muito juntos e há muita pressão sobre o adversário", disse Rui Santos.

O comentador da SIC destacou, a nível individual, Jackson Martínez, que marcou três golos em Guimarães: "É um grande jogador. Tem um tempo de desmarcação único no futebol em Portugal, é muito rápido e muito inteligente".

Benfica:

Comentários [196]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Rui - o Benfica não joga duas vezes seguidas com o mesmo 11

O Benfica está em 4 competições e por esse motivo tem de fazer rodar a equipa...

Desde o início do ano, o Benfica só não deve ter jogado 1 ou 2 "quartas" (entenda-se quartas como meio da semana)

O Benfica não joga duas vezes seguidas com o mesmo 11

..........

Acrescento que os unicos totalistas dignos desse nome na equipa do Benfica se chamam: Artur, Sálvio, Melgarejo e Garay.........todos os outros têm tido paragens de 1 ou 2 jogos seguidos....quer me parecer que 5ª feira o Benfica entrará com Cardozo, Gaitan, Urreta e Ola Jonh na frente...no meio campo Matic e Enzo.....na Defesa os 4 de sempre

Sinceramente...

Será que alguém lê os artigos deste senhor??
E por favor alguém me diga... Quem cometeu a atrocidade de lhe dizer que ele percebe alguma coisa de futebol?
Que ser tão irritante!

Assadordefrangos.

Estes desportistas "de aviário" sabem lá o que é isso de perder qualidade !
Eles são bons, e pronto. Mesmo que chutem a bola para onde estão virados. Que é o que tem sucedido nos últimos jogos.
Jogar á FCP não é para qualquer um...
Já estamos a montar um grande ASSADOR no Dragão. Queremos oferecer "Frango no churrasco á Dragão" para todo o mundo !
Quantos mais frangos vierem melhor...

oh rui olha as estatisticas

Em 17 jogos o FC Porto fez mais faltas que o adversário em 10 jogos e menos em 6; em 1 deles fez o mesmo número exacto.
Em apenas 1 jogo desta Liga acabou com mais cartões que o adversário, 4 com a mesma soma e 12 com menos cartolinas amarelas.
Curiosamente nos jogos do FC Porto os dragões e os adversários fizeram o mesmo nº de faltas (250) mas em cartões amarelos temos 26-51.
Ou seja, cada jogador do FCP tem de fazer quase 10 faltas para ver amarelo! Já os adversários só podem fazer 5!
Houve um jogo esta temporada em que o adversário do FCP fez 25 faltas e viu 10 amarelos! O FCP já acabou um jogo com 20 faltas e 1 amarelo.

arbitros portugueses ! ta a sair a estatistica dos arbitros que favorecem mais o fcp ...cuidado com a europol consta que vai haver sangue no final da epoca.

Minha nossa...

...ora segundo deste a entender, tu ainda não sabes que existem faltas punidas de formas diferentes...
ou seja existem faltas punidas apenas com livres diretos ou indiretos, existem faltas punidas com cartões amarelos,existem faltas punidas com cartões vermelhos e existem MAXI-faltas que não são sequer punidas...
pelo que percebi, tu queres que o Porto por cada falta que cometa seja advertido com cartões, é isso??
sabendo nós que normalmente as equipas que jogam de forma defensiva teem mais probabilidades de cometerem faltas para cartão,o que não implica faltas violentas, mas basta um simples agarrar de camisola em que trave um contra-ataque para lhe ser mostrado um amarelo...
o Porto como equipa ofensiva que è não tem tanta necessidade de recorrer as faltas...
portanto as estatisticas valem o que a tua cabeça quizer...
se por exemplo no fim de um jogo em que o Porto tenha 6 remates à baliza do adversario dentro da grande area, e o adversario tiver rematado 8 vezes a baliza mas em zonas do meio campo e sem qualquer perigo, para ti tem o mesmo significado,portatnto...sim porque no fim do jogo as estatisticas ate mostram que o Porto rematou menos vezes...dass que intejumencia rapaz...

já em relação à europol...este novo tipo de corrupção desportiva normalmente não teem nada que ver com as direções dos clubes rapaz...
imagina que o Luisão, o jardel e o Artur fazem uma aposta por exemplo num empate do benfica contra o setubal, e durante esse mesmo jogo, tudo fazem para que tal aconteça,..então tu achas justo, que alem do clube já ter sido penalizado pelos proprios jogadores, ainda sejam castigados pela uefa??'quando o clube estava alheio a essas mesmas apostas???
cuidado com o que desejas, olha que ninguem está livre de os ter na propria equipa...

Ora ai esta uma verdade...

Dita por ti...

"....tu ainda não sabes que existem faltas punidas de formas diferentes..."

o que diferencia julgo que nao vale a pena explicar...

Bom, se Porto e Benfica tem

Bom, se Porto e Benfica tem idêntico rendimento pontual, mas por outro lado também tem identidades marcadamente distintas. Onde o Benfica é emoção, o Porto é razão, que se o Benfica faz de cada posse de bola um ataque, o Porto quase faz de cada ataque uma posse de bola. O Benfica só se sente confortável quando domina, o Porto sente-se sempre cómodo quando controla, mesmo não dominando e foi este o retrato do ultimo jogo entre ambos, um Porto confortável, e um Benfica num permanente desconforto.

Aliás, nesses jogos, o Porto é mais igual a si próprio, e se o seu modelo não é tão demolidor contra equipas mais pequenas mas, pelo equilíbrio, adapta-se facilmente a jogos de maior exigência. Em contraste, o Benfica sai da zona de conforto quando não tem a iniciativa permanente e os jogadores acusam a mudança de chip, e invariavelmente não ganha tantas vezes.

Qual dos dois modelos normalmente ganha Campeonatos? Naturalmente as equipas mais racionais, mais coerentes, mais equilibradas, as equipas que são competentes a defender, e letais e cirurgicas no processo ofensivo. Em contraste, as equipas com processos ofensivos "vertiginosos" em jeito de "montanha russa", invariavelmente desiquilibram-se fácilmente nos processos defensivos e estarão mais distantes da regularidade que ganha Campeonatos!

PS Para ser justo e coerente: antes de Jesus, o desnível era incomensuravelmente maior e só com ele o Benfica voltou a discutir provas com o Porto. Não é de somenos, após a década mais negra da história do Benfica. Mas curiosamente na Estrutura Benfica não houve mudança de chip, para que tivesse surgido essa visivel melhoria, apenas e só tem tido um Treinador competente, e a questão que fica é, qual será o Benfica pós-Jesus?

Essa do Porto ser o Barcelona

Essa do Porto ser o Barcelona é merecedora do prémio ridículo, premiando o seu autor:Alex jogador Vitoriano!
O Porto não tem os patrocínios da Unicef ou Qatar Foundation, não tem o números de adeptos, não tem os Milhões, não tem uma "cantera blaugrana" (mas devia lol), não tem a equipa base de uma Seleção (Espanhola), não tem o melhor jogador do Mundo, etc...
O Porto tem pouco deste Barcelona.
Desde Janeiro tem jogado bom futebol, inclusivê tido posse de bola a rondar os 60%, tem apunhalado a honra do clube do mais forte da capital tal como o Barcelona , aumentando o seu anti-Portismo até pelas comunidades Portuguesas.
Sem o Porto, o Campeonato Português seria uma mar de rosas. Seria...

Mas tem enormes afinidades

Mas tem enormes afinidades sociológicas, politicas e mesmo desportivas com a Catalunha, e com o próprio Barça, mas como é óbvio num dimensão incomensuravelmente bem mais reduzida!

O Porto tem de ser o Porto e

O Porto tem de ser o Porto e mais nada!
Não há cópias com mais ninguém.
Poucos recursos, buscar jogadores em crescimento e lançá-los...
Entretanto ganhar títulos nacionais e de vez em vez limpar «canecos» fora de portas.
Isso sim é Porto.

A comparação não tem nada de ridícula...

...O Alex,apenas comparou o modelo de jogo do Porto com o do Barça...

E está redondamente

E está redondamente enganado.
Só espero que os jogadores nem adeptos entrem no efeito loucura que se pode propagar...

PAH!

O senhor Rui Santos, benfiquista assumido e propagandista oficial do clube contra qual Eusébio se recusou a fazer golos quando jogava pelo Beira Mar, calado é um poeta.....................

Se a HIPOCRISIA e COERÊNCIA pagasse imposto, Rui Santos tirava-nos da crise num piscar de olhos.........

Lol

este às vezes deve escrever artigos enquanto esta a cagar...

Ora...o Benfica perde qualidade e joga contra um setubal que veio à luz sem vontade de vencer o jogo...o Porto goleia um Guimares que jogou olhos nos olhos com o Porto, quer o Homem dizer?

O Benfica começa a ficar cansado, isso acredito, e com isso a perda natural de rendimento...perder qualidade?

O Caracois que veja as estatisticas de jogo e depois venha falar de qualidade...Isto é giro..o Porto anda a pastar bola bola ao meio campo, é uma equipa inteligente,espectacular, que apenas se compara ao Barcelona....O Benfica depois de um 3-0 se faz isso, é uma equipa a perder qualidade....

Siga que é isto que "eles" gostam caro Rui

.....................

O Rui Santos esqueceu-se de que o Benfica contrata 3 putos para os B sendo que um deles está já marcado para equipa principal o Bryan depois contrata um Fonte e um Rosado que servirão para colmatar brechas, Rosado então será mesmo para a curto prazo entra na equipa principal no lugar do Bruno Cesar, depois entra o Urreta, ou seja, só aqui taparam-se as vagas de Bruno Cesar e Nolito, mas ainda temos um tal desconhecido de Derliz Gonzalez que chega pronto a render.......LOL realmente .........o que falta é mesmo mais jogadores LLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLL.......foda-se espero é que o JJ use a cabeça para começar a rodar a equipa com inteligência como fez até meio da época senão no final de MArço anda o Sálvio com os bafos de fora e o Matic a arrastar-se em campo

O Benfica tem alguns graves problemas até ao final do ano

1º tem um futebol planeado de forma a que só Matic consegue diria em Portugal cumprir o planeado e todo e qualquer jogador que se meta nessa posição irá alterar o plano de jogo. 2º Defesas centrais: Garay é um bom defesa central, mas Luisão já conheceu melhores dias e tem que ser sempre titular. Para suplente únicamente Jardel. 3º Se Enzo se lesiona, só existe André Gomes para a posição ou Almeida... em qualquer um dos casos, perde-se o equilibrio benfiquista actual, Gomes ainda defende mal e não sabe posicionar-se, Almeida é demasiado defensivo e pressiona mais tracção atrás... portanto, estamos a falar já que no caso de lesão de qualquer um dos jogadores do meio campo a equipa vai ter que alterar o seu modelo de jogo...

Portanto, digo-te que o plantel do Benfica apesar de não pensar que Nolito ou César façam falta, é curto no meio campo...

Tu olhas para o plantel portista com as suas falhas, mas tu não vês, nos locais onde tudo se decide essa dependência imediata de algum jogador para manter tudo igual... tu tens Lucho que imediatamente pode ser rendido por Izma que não é Lucho mas é um jogador que gosta de defender e que também se desloca entre linhas com grande inteligência... tu tens Fernando, mas se meteres Defour a equipa não perde identidade, Moutinho, pode ser subistituido na mesma por Defour... não disse que era perfeito :)!! Mas, o facto é que não existe aquela coisa de se alguém se lesionar ficámos logo mancos... por isso, é que o Porto já perdeu Fernando durante muito tempo, James durante muito tempo, Maicon durante muito tempo, Alex Sandro durante muito tempo... e tu nunca viste o Porto a perder a identidade deste ano... claro que se me disseres quem é que prefiro, ter na lateral direita, Danilo ou Maicon, prefiro Danilo, mas Maicon como defesa direito também defende bem, e permite que Lucho fique mais liberto e até Fernando para atacar, se Alex Sandro se lesionar, Mangala cumpre brilhantemente, para mim é o melhor defesa esquerdo do nosso campeonato a seguir a Alex Sandro e é defesa central, a única posição que realmente me preocupa uma possível falha é Martinez, porque aquilo que el faz no futebol mundial existe muito pouca gente que o faça, aquela temporização com técnica, aquele servir de pivot para os outros jogadores, não é de um jogador normal... e não sei como estará Liedson, logo à partida não gostei muito de o ver contra o Guimarães, pareceu-me muito lento... para mim a solução está no banco, que é Sebá como ponta de lança, o puto joga muito bem de costaas para a baliza apesar de jogar a extremo gosto mais dele como ponta de lança, e depois tem uma qualidade fantástica, faz tudo o que o treinador manda e isso não tem preço...

Resumindo, prevejo que o Benfica irá ter algumas dificuldades se Enzo ou Matic tiverem maus momentos de forma não vejo ninguém capaz de os substituir...

...

...??!?!?!?

"Mangala é o melhor defesa esquerdo do campeonato a seguir a Alex Sandro"?!?!?!?!?!?

Oh, Inside...acalma lá essa cabeça, rapaz....
O francês jogou nessa posição quantas vezes? 4? 5?

Vai ver quanto tempo esteve Alex Sandro lesionado

é que foi exactamente o tempo que Magala fez de defesa esquerdo... e f~e-lo de forma fantástica, respeintando sempre a linha e nunca deixando jogadores em fora de jogo, e mais, não é tecnicista, mas apoiou de forma brilhante o ataque atrav´ da sua velocidade e bom controle de bola... a única coisa que lhe faltava às vezes era um pouco mais de rins, mas como é ultra rápido mesmo não tendo a melhor reação conseguia tapar o lance..

...

...é a tua opinião. Não concordo, de todo...mas respeito...

Inside, lemos por aqui cada

Inside, lemos por aqui cada barbaridade...

O Porto esta época já realizou 30 jogos oficiais, o Alex Sandro fez 19 jogos a lateral esquerdo, Mangala fez 11 jogos a lateral esquerdo (3 deles na L Campeões), e o Quino apenas um com o Sta Eulália!

É verdade o Mangala fez 3 jogos a lateral esquerdo, mas apenas na L Campeões!

BALHA-ME SANTA QUITÉRIA!

...

...e lá vem este cagalhão...dass...

Rapazinho mais irritante...

ó Inside...

com todo o respeito que mereces, e acredita que no que me toca, tenho-te bastante respeito, mas deixa-me perguntar-te uma coisa :

- Ha alguem no FCP que não seja o melhor do mundo, ou o melhor de Portugal?

Sim há:

aVarela, jogador importante para o Porto porque é extremamente equilibrado na defesa e no ataque, mas que está a anos luz da valia de Salvio e de Ola John em termos de talento..
Fernando apesar de ser o melhor trinco a nível defensivo mundial na minha opinião, é menos valioso que Matic, aliás quase que arrisco que Matic irá sair pelo dobro do que Fernando irá sair.
Danilo na minha opinião não é o melhor, embora nessa posição em Portugal não haja muito melhores...
Helton, fico muito na dúvida entre o do Benfica e ele... e no ano passado não tinha dúvidas em dizer que Artur era melhor porque nunca o via a errar, este ano já tenho dúvidas... talvez Patrício tenha também aprendido mas custa-me a acreditar..

Portanto, como sabes eu não falo por falar, eu quando digo que Fernando e vocês gostam muito de dizer que eu disse que ele era o melhor, e no fim das contas considero em termos individuais Matic melhor, e isso não é nenhuma incoerência com aquilo que disse anteriormente para quem realmente lê atentamente aquilo que escrevi...
O tempo me irá dar razão ou não nos casos de mangala e Alex Sandro e até Martinez... é que logo na 2ª vez que vi Mangala jogar apesar do excesso de violência que tinha ano passado, disse logo que iria ser um dos melhores do mundo, Alex Sandro digo que é o melhor e não é daqui a 2/3 anos é já, e Martinez que disse logo aqui, acho que até a ti o disse antes mesmo de ele jogar, vi algumas imagens, e sei que as imagens enganam, mas não enganam quando se trata de alguém especial e senti aquilo que tinha sentido quando vi as primeiras imagens de Falcao quando se noticiou o interesse do Benfica e fiquei logo na altura preocupado felizmente ele virou para Norte :)... mas de todos estes disse logo que não enganavam e que iriam ser dos melhores do mundo...

Mas, sabes eu tenho opiniões e sou assim em tudo na vida quando tenho qualquer opinião tenho tanta confiança no meu pensamento, claro está tem que estar bem fundamentado, que atiro sem querer saber da noção de ridículo, mas não tenho problemas em dizer que estava errado... também gozaram comigo quando disse que Pepe iria ser dentro 2/3 anos um dos melhores defesas do mundo quando foi contratado pelo Porto e estava no banco, e o que é certo é que após 3 anos foi vendido por
30M€... disse que Carvalho quando ele tinha 19 anos que iria ser o melhor defesa central do mundo com 23, e errei porque não lhe deram no Porto a oportunidade antes... claro que também erro, mas raramente quando faço este tipo de afirmações, porque se as faço é porque tenho quase a certeza do que vejo... por isso também as fiz sobre Rodrigo quando o vi e Gomes ainda não faço, mas poderei fazer em breve porque admiro muito a sua qualidade...

....................

Inside
Colocas uma questão porreira e que o JJ já tratou de responder (indirectamente LOL).

Imaginemos que Matic se lesiona, André Almeida (numa possibilidade mais remota ainda há o Luciano Teixeira que é bastante semelhante ao Javi Garcia mas esse ainda está verdinho) possivelmente será o escolhido para o lugar devido à cultura de lugar com essa alteração a equipa do Benfica fica reduzida de movimentos coordenados de defesa ataque mas JJ já com essa situação em mente já apostou num meio campo diferente em alguns jogos anteriores e possivelmente isso voltará a acontecer no futuro, que é o de Almeida ou Gomes jogarem como médios mais defensivos tendo como nº8 a seu lado Enzo ou Aimar ou Gaitan ou Martins e agora Rosado e ainda temos a situação de Miguel Rosa que tb faz esta posição algo que poderá variar de jogo para jogo ou consoante a necessidade da equipa mas a haver estas mudanças existirá sempre a necessidade de recorrer à inclusão de um nº10 e à retirada de um dos Pontas de Lança que faça ao esquema da equipa será sempre o Cardozo, visto que é o mais posicional e como a equipa perdendo um dos alicerces de meio campo precisa de certa forma se tornar mais mexida a escolha para o ataque recairá sobre Lima ou Rodrigo, com esta alteração a equipa deixa de ser tão forte no controlo dos timings de jogo a meio campo mas passa a ter maior mobilidade na frente de ataque porque para nº10 a escolha irá em norma recair sobre Gaitan ou Aimar e qualquer um deles gosta de jogar com os extremos logo a diferença de um Benfica dessa forma para o Benfica actual, é que a equipa fica a necessitar mais dos movimentos interiores dos extremos ao contrário de agora em que os extremos somente vão à linha (só em raras ocasiões fazem movimentos interiores)

Matic neste momento é o homem mais dificil de substituir devido à capacidade que tem de esticar a equipa, mas não vejo dificuldade em manter a equipa em andamento com pequenas alterações..
A equipa do Benfica tem algumas limitações é verdade, mas existe a possibilidade de mudar o figurino da equipa, o que JJ tem tentado é fazer do Gomes um 2º Matic, coisa que é dificil porque o miudo ainda precisa de perceber os timings de jogo, mas por exemplo quando o JJ precisa de ganhar o meio campo o jogador que ele faz entrar é em norma o Almeida porque lá está, sabe ocupar a posição é mexido e tem intensidade..

Quanto aos Centrais, Garay um bom central.....lol....ok .......vou falar na minha opinião.....o Garay é um EXCELENTE central, e o Luisão é um central certinho e já acostumado ao estilo do Benfica dai necessitar de ser sempre titular porque alem do mais é ele quem manda na defesa, mas Jardel é igualmente certinho e em forma e com confiança acaba por fazer bem a posição não dando calafrios a ninguem, Sidnei está estagnado e se calhar faltalhe aquela pancadinha nas costas para acordar e ele perceber que está ali a oportunidade para vingar....porque eu conheço o Sidnei há muito tempo e ele para o estilo que é de jogador que é pode vir a ser uma grande defesa o pior é que é malandro como tudo.......

O Porto equipou-se bem nesta abertura de mercado, mas não concordo contigo numa coisa,o Lucho neste momento é insubstituível, pela mesma razão que para tirares o MAtic da equipa do Benfica tens de alterar toda a fisionomia da equipa, no Porto com o Lucho é a mesma coisa, isto porque sem Lucho ficas sem capacidade de progressão com bola no meio campo porque o Izma é bom mas é a nº10 ou nas alas se o recuares para a posição do Lucho (é um 8 que faz de 10 e de 6) perdes poder de choque 1º depois perdes liderança....e voltas ao que se passou a época passada antes da chegada do Lucho depois ainda tens a situação do James que se estiver ausente do jogo quem é que dinamiza a frente de ataque??

Percebes porque é que eu sempre disse que tanto o Benfica como o Porto estão em igualdade de circunstâncias.....a unica coisa que separa as equipas é que o sistema do Benfica actual é um plano B da época passada mas com maior poder de fogo, que se chama Lima.... :)

Discordo

não sei se reparaste mas deixei de fora da minha análise o Castro... porque apesar de ser aguerrido, não considero um jogador para o Porto actual, tal como, colocares alternativas em And´re Almeida e jogadores que nem experiência de 1ª liga t~em como opções seguras para uma possível baixa no meio campo é no mínimo discutível...
Não duvido que tenham bons jogadores na equipa B e que até no futuro veham a ser bons jogadores, mas a verdade é que um jogador só é jogador após jogar na equipa principal ou pelo menos ter experiência de 1ª liga como títular de outro clube como emprestado... até lá são incertezas a pender mais para o insucesso do que para o sucesso, pois quantos destes putos nos últimos anos dão, 1/2... como te disse, até agora vejo um jogador que é uma certeza para o futuro pela sua potencialidade e não pelo seu presente que é André Gomes, depois não vejo mais ninguém tal como também não faço contas com Castro que para mim é já uma certeza que não dá nada... em relação ao defesas centrais, como te disse mesmo considerando Garay esse tal grande defesa central que não o vejo como tal, mas posso estar errado, a verdade é que não é uma defesa que tape os buracos do meio campo, tens Maxi que é um buraco, e tens Melga que claramente tarda em aparecer a grande altura na posição fazendo erros por vezes constrangedores, e depois tens em Luisão um central certinho cada vez mais lento... e para substituir um Jardel que concordo com potencialidades mas que tarda em afirmar-se...

Em relação a Lucho e a Izma, não concordo com a tua análise do russo,nunca o vi como um 10, vi-o como um 8 com maior apetência para o ataque... Lucho é o jogador mais fundamental da equipa porque como tu dizes é um 8 que serve para ser 10 e 6... mas digo-te que pelo que vi de Izma e se as pernas aguentarem ele consegue fazer a posição com menor dimensão do que Lucho mas consegue manter a dinâmica da equipa.

Em relação ao plano B benfiquista, para mim deveria ser o plano A da Champions, porque dá maor segurança à equipa, contudo, esta dinâmica de vitórias internas se o Benfica tivesse que alterar o plano acabaria, não digo que iriam perder muitos pontos, mas perderiam mais, primeiro porque é uma mudança e já se sabe que a luta de um treinador é imprimir uma identidade à equipa e não a baralhar, para mim, o que aconetceu ao Barça ano passado foi culpa de Guardiola que inventou e inventou e tornou a inventar dando de mão bejada o campeonato, uma equipa com Busquets, Iniesta e Xavi em vez de colocar 3 homens sempre para a desmarcação como Pedro, Alexis e Messi, abdicar de um deles para meter Iniesta numa das faixas isso é um crime lesa futebol, pois Iniesta é lento mas fantástico, e com aquele meio campo tu precisas é de gente lá na ffrente rápida, na altura disse logo que a contratação de Fábregas tinha sido a melhor notícia do ano para o Real e não me enganei, não pela valia do jogador mas porque passarias a ter 4 homens do centro do meio campo a exigirem ser titulares e depois para a asneira de lhes dar isso foi um pequeno passo... aliás este ano, o Barça enquanto manteve a equipa tipo, tirando jogador da posição e mentendo jogador da mesma posição estava a bater recordes, quando começaram a inventar, começaram a perder pontos, tão simples como a água... mas já me perdi caraças :) uma equipa alterar o seu sistema no meio do campeonato não dão grandes resultados históricamente, eu sei que matics talvez não existam no mercado, mas por isso mesmo também sempre achei que a equipa deveria aproveitar Matic mas não fundamentar todos os seus processos de jogo num único jogador, que agora a falhar tens que alterar tudo...

Por fim, digo-te que não acho pela minha concepção de jogo que Porto e Benfica estejam nas mesmas condições...

..................

Eu o que disse é que a escolha natural para o lugar de Matic num jogo de alguma envergadura, por exemplo, recairá sempre sobre o Almeida, porque apesar de não o considerar um excelente jogador vejo ali alguem que quer fazer sempre melhor, vejo um trabalhador nato, vejo um Amorim antes do Mundial do Queiros, ou seja, se Matic ataca e defende constroi e destroi, com Almeida o Benfica so defenderia e destruia, necessitando assim de alguem que fizesse o restante trabalho de sapa e ai entram jogadores como Aimar Enzo Gaitan etc e tal.....

O Que quero dizer é que o Benfica tem a equipa rotinada ao esquema actual, e para jogar com almeida é recuar à tática da época passada apenas com a diferença de que joga sim o Lima e não o Rodrigo ou o Saviola...

Mas volto a dizer se vÊs o Izma como um 8 com apetencia de ataque, épa lamento mas vais te desapontar, depois verás.....

Meteres as tuas esperanças no Almeida

é o mesmo que eu meter esperanças que Castro é o substituto de Fernando... porque o que disseste de ALmeida poderia dizer que Castro... é defensivo dá tudo o que tem, com a diferença de ter muita experiência de 1ª liga inclusivé de Liga espanhola e a titular... mas não o faço, porque para mim Castro ou é um grande surpresa ou está ali só para fazer nº, porque a contar com ele, poderei colocar Defour na posição de Lucho subindo Moutinho e subindo ainda mais os laterais... mas, para mim Castro não é opção que resolva o problema com confiança tal como Almeida...

Mas, olha que Izma se não se lesionar vai surpreender-te mais do que a mim...

O futuro o dirá... mas espero que não diga nada e que Lucho seja descansado em vários jogos para se poupar até ao final do campeonato...