Rui Santos: Benfica pode alegar que relatório do árbitro é nulo | Relvado

Rui Santos: Benfica pode alegar que relatório do árbitro é nulo

Comentador abordou no 'Tempo Extra' o caso Luisão, apresentando o relatório de Christian Fischer, ár
 
Vìdeo: árbitro no chão

Rui Santos apresentou na noite passada, no 'Tempo Extra', o relatório do árbitro do famoso duelo entre Fortuna Düsseldorf e Benfica.

Depois de apresentar a descrição do episódio que envolveu Luisão (ver caixa em baixo), Christian Fischer escreveu que, já na cabina dos árbitros, sentiu uma "indisposição geral, dores de cabeça e tonturas".

No hospital foi lhe diagnosticada uma "comoção cerebral", conta o árbitro, que apresentou queixa contra o brasileiro do Benfica.

Rui Santos sublinhou, em relação ao relatório, que "nunca se fala na palavra agressão, há uma descrição e não uma interpretação dos factos".

No entanto, este documento poderá nem ser considerado um relatório e o comentador do Relvado explicou porquê: "Isto é chamado o relatório especial, é tudo menos um relatório ortodoxo, relativamente ao que nós estamos habituados a ver e relativamente às características de um relatório".

"Se o Conselho de Disciplina aceitar isto como um relatório válido, o Benfica tem matéria para invocar nulidades relativamente à questão processual porque não há assinaturas dos delegados e tudo isto faz muita confusão", disse Rui Santos, no programa da SIC Notícias.

O comentador acrescentou que, em relação a eventuais castigos, há já "uma série de situações em que os nossos órgãos disciplinares olham sempre para estes casos no sentido de não penalizar de acordo com aquilo que é uma visão mais distanciada de quem decide".

"Quem decide está sempre subordinado a um conjunto de fatores e a um conjunto de influências", comentou Rui Santos.

Excerto do relatório:

Rui Santos no 'Tempo Extra':

Benfica:

Comentários [85]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O problema sao os cartoes e o enquadramento disciplinar

No reino da verdade desportiva, é isto que temos....

...

Até no hospital de Dusseldorf todos os médicos estavam comprados pelo Pinto da Costa.

Não bastou comprar o Luisão, o árbitro e toda a equipa do benfica para se rirem.

A verdade

Quando alguns comentadores se preocupam em desculpar jogadores, e não comentar a verdade das imagens é porque na realidade não defendem a verdade desportiva, mas sim o clubismo.
Neste caso seja jogador azul,vermelho, ou verde, tem de ser castigado.....

A coisa que mais detesto é que me façam de parvo!

E este parvalhão vem com um argumento de merda: O RELATÓRIO NÃO FALA EM AGRESSÃO! "(...)atingiu-me, sem travar, na zona do peito com a parte superior do seu corpo(...)". Quer dizer que quando um árbitro levar um murro no focinho se disser que "fui atingido pela parte frontal do punho cerrado" não é agressão???

...

No tempo extra o Rui Santos foi claro... Diz ele que o árbitro limitou-se a descrever o sucedido, não fazendo juízos de valor. Ou seja, ele não ajuíza se é ou não agressão, limita-se a relatar os factos. E os factos são muito claros quanto à existência de agressão e quanto à (não) intenção do Luisão.

-

Acho que esse seria a

Acho que esse seria a esperança do benfica. O árbitro fazer juizos de valor que poderia abrir espaço para que o benfica entrasse com um processo contra ele, e assim chegarem a um acordo. Digo eu...

...

Precisamente. O árbitro deve limitar-se a relatar os factos. Além disso aqui nem precisa do juízo de valor, pois está tudo implícito nos factos e no relato que ele faz deles.

são as tais preciosidades que

são as tais preciosidades que eu tenho falado. XD

Lápis, mas eu vi o Tempo

Lápis, mas eu vi o Tempo Extra na semana passada, e ontem. E houve uma alteração do discurso de Rui Santos, que não "lembra ao Diabo", e repito, nos casos da jornada, passou em claro a Penalidade ENORME sobre Kleber. Porquê? Não terá tido tempo para ver o jogo, ou ver as imagens? E se não fez uma coisa, ou outra, não avaliava a arbitragem de Duarte Calabote, e não a classificaria como boa!

Este Lampião Rui Santos

Este Lampião Rui Santos mete-me nojo com os seus comentarios,tem a mania que é o dono da verdade.Desde que foi agredido pelos adeptos do benfica à saída dos estudios da SIC,ficou com tanto medo que o homem nem consegue ver as coisa como elas são.

Já deve ter levado nas

Já deve ter levado nas "Orelhas".

...

Essa dos cartões não caírem da mão é a mais completa e ridícula MENTIRA.

Vejam bem as imagens. O homem tem os cartões na mão até ao momento em que a nuca embate violentamente no chão.

Depois disso os cartões caem-lhe da mão. O que é normal, pois perde os sentidos por bater com a nuca no chão e não propriamente pelo encosto do Luisão.

FACTUAL, SIMPLES e COMPROVÁVEL

Vejam aos 00:56 > http://www.youtube.com/watch?v=Pn5PasE4Diw

Não lhe caem da mão? Mas vocês estão cegos ou fazem-se?

Que tristeza, um país de vergonha.

REGULAMENTO DISCIPLINAR DA FPF

TÍTULO I

DA DISCIPLINA

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 1º

(Definições)

1. Para efeitos disciplinares consideram-se jogos oficiais:

a) Os jogos integrados nas provas organizadas pela FPF;

b) Os jogos integrados nas provas organizadas pela LPFP;

c) Os jogos integrados em provas organizados pelas Associações Distritais e Regionais;

d) Os jogos particulares integrados em torneios autorizados pela FPF, pela LPFP ou pelas Associações Distritais e Regionais.

e) Os jogos particulares em que intervenham árbitros designados pela FPF, pela LPFP ou pelas Associações Distritais e Regionais.

2. São equiparados a jogos oficiais os treinos e os estágios de jogadores das Selecções Nacionais.

Como diria o Ti Patinhas: Cadé o artigo onde se enquadra o jogo particular de Dusseldorf?

Santa ignorância. Rezai para

Santa ignorância. Rezai para que a FPF aplique um castigo á medida, porque se a FIFA não gostar..."brinquemos"

Só faltará agora para compor

Só faltará agora para compor o "ramalhete" a tal "graçola" sobre os "sem milhões" do Hulk. O tal jogador "bulgaro" que em 4 anos ganhou "só" entre títulos e taças 12 "coisitas", e submeteu a humilhação suprema o Benfica, sempre que o deixaram jogar!

...

Eh pah, então agora nos amigáveis é possível matar e passar impune.

Excelente Rui Gomes, eu pelo menos não fazia ideia.

-

Outra vez? Isso serão sinais

Outra vez? Isso serão sinais de alzheimer?

Já todos percebemos o regulamento disciplinar da FPF. Tudo muito simples, num jogo particular, não jogado em território Nacional, um jogador pode agredir, e eventualmente matar um árbitro, que não será penalizado!

...

Que o relatório não é válido?

Bem, qualquer dia aparece um jogador que mata um árbitro no centro do relvado, o árbitro por ter morte instantânea não pode escrever relatório e logo como não há relatório o jogador que o matou não apanha nem um jogo de suspensão.

É isto que o benfica quer?

lol...

Bem, muito se tem escrito

Bem, muito se tem escrito sobre este assunto, e tem-se utilizado a expressão descriminalizar e despenalizar muitas vezes com o mesmo sentido.

Entende-se por crime toda a conduta, todo o comportamento identificado na lei como tal, e que normalmente pode ser punido com pena de prisão, e neste caso o árbitro Alemão apresentou ou não uma queixa-crime?

Mas quando se fala em penalização ou despenalização podemos não estar a falar propriamente de uma situação que seja identificada como crime.

Quando se fala em descriminalizar estaremos a retirar determinado comportamento do rol dos crimes do Código Penal. Quando se fala em despenalizar tem um alcance muito mais abrangente, no fundo, é tornar lícito aquilo que era ilícito, e neste caso concreto, a atitude de Luisão a ser despenalizada, irá tornar lícita, aquilo que à luz da lei será uma atitude ilícita.

Mas este paragrafo do errático Rui Santos, dá-nos alguns sinais acerca deste tema :
O comentador acrescentou que, em relação a eventuais castigos, há já "uma série de situações em que os nossos órgãos disciplinares olham sempre para estes casos no sentido de não penalizar de acordo com aquilo que é uma visão mais distanciada de quem decide".

"Quem decide está sempre subordinado a um conjunto de fatores e a um conjunto de influências"

...

"Quem decide está sempre subordinado a um conjunto de fatores e a um conjunto de influências"

Isto significa que, por exemplo, ao ser Fernando Gomes a levar Vieira ao perdoa-me alemão, o Gomes já desde logo teve que prometer ao Vieira que o caso passaría assim para a FPF e que uma vez tal acontecesse o castigo seria relativamente reduzido, algo entre os 3 e os 8 jogos de suspensão.

Este é um exemplo de um factor que faz parte de um conjunto de influências. Não digo que não hajam mais, mas em minha opinião é a este tipo de situações que o Rui Santos se refere.

Hell Pibe, mas o discurso do

Hell Pibe, mas o discurso do Senhor Rui Santos é errático, por exemplo, o que afirmou na semana passada no Tempo Extra, ontem alterou literalmente o que havia afirmado. Provavelmente o Artigo de Opinião (Admnistração/Presidente do Benfica) que ainda está aqui no Relvado, terá criado um latente mal-estar!

E para acrescentar, ontem mesmo, estranhamente ou não, nas arbitragens deste fim de semana, passou em claro (ou branqueou), a Penalidade cometida ontem contra Kleber, quando hoje, todos os jornais falam da mesma, provavelmente fez a avaliação da arbitragem, mas não teve tempo para ver as imagens, e aquele "singelo" lance, não desvirtuou o resultado final!

P.S. O Duarte Calabote, já terá feito o pedido de desculpas no seu Facebook, e assumido o erro?

...

Bruxo:

Sim, sem dúvida que concordo, com tudo.

Acontece é que o Rui Santos não pode ser sempre levado a sério. Eu do Rui Santos tenho uma ideia, que é a seguinte:

"O Rui Santos trabalha para as audiências, logo interessa-lhe acima de tudo opinar em função daquilo que ele julga que são as posições da audiência em geral. Se ele considera que todos os portugueses que não são benfiquistas estão convencidos de que houve agressão e de que Luisão deve ser castigado já tem 40% para esse lado. Depois ele não é burro e sabe que dos outros 60% (que são benfiquistas, vamos assumir) pelo menos 15% tem o bom senso de ter vergonha ou de toda a situação ou pelo menos da reacção dos jogadores e equipa técnica do benfica a esta situação.

Ou seja, Rui Santos sabe que 55% da audiência (ou mais) vai gostar de ouvir dizer tudo aquilo que ele disse no Tempo Extra e de ler tudo aquilo que ele aqui escreveu.

Assim, cativa audiências, continuando a merecer a confiança de quem lhe paga o(s) ordenado(s) no final do mês.

Não digo que siga sempre este modus operandi, mas creio que na maioria das vezes Rui Santos leva isto em consideração. O resto é conversa."
__________________________________

Neste sentido posso-te dizer que não lhe interessou abordar o penalty sobre o Kleber, de que falas, porque aí ele só ia agradar aos 20-30% de portistas que há no nosso país. Todos os benfiquistas e sportinguistas (70-80%) não iam gostar e isso é mau para as audiências.

-

O exercício do ridículo

Não sei o que foi mais lamentável, se a situação em si se a forma como o Benfica lidou com este caso. A análise de Rui Santos cai no mesmo erro. Luisão não evitará uma sanção pesada, 6 semanas ou coisa do género; safar a questão como procedimentos técnicos apenas poderá trazer maiores dissabores (especialmente se cair na alçada da FIFA). Faltou aqui ver a situação tal qual foi: uma abordagem grosseira do central brasileiro. Falar em teatro ou assinaturas por fazer só serve para atirar areia aos olhos dos incautos.

...

...de contusão passamos a comoção.

Em ambas as situações, é completamente impossível a recuperação de consciência e capacidade de leitura do espaço no tempo em que o senhor o fez. E, pelos vistos, até conseguiu reconhecer a equipa médica do Dusseldorf e tudo...

Dá-me a sensação que este árbitro é o empata trutas. Os rabos de palha são mais que muitos...

Pronto...agora pensa que é

Pronto...agora pensa que é neurologista.

Não é preciso...

...ser neurologista para saber que ninguém desmaia com cartões na mão, acordando cerca de 40 segundos depois.

tens a certeza disso? Ele não

tens a certeza disso? Ele não teve um desmaio, o que ele teve foi uma convulsão (mas o pessoal diz sempre que é desmaio), e uma das características deste acidente e precisamente a contorção/retração dos músculos.

.........................

Caro lápis não defendo o Luisão e acho que merece sem duvida uma punição que acima de tudo sirva de exemplo para todos os jogadores mesmo para aqueles que agridem a murro outros jogadores, e que acima de tudo esta punição sirva para que seja colocada em prática a lei em tolerância zero, ou seja, seja do Benfica do Porto ou Sporting quem agride e desde que comprovado por imagens deve ser responsabilizado com um numero de jogos adequado, e lembrem-se em agressões apenas existem as que aconteceram e as que não aconteceram, porque mesmo que exista uma tentativa de agressão esta deve ser julgado como se fosse efectivada...

Caro lápis uma convulsão não é apenas a contorção/retração dos musculos, e alem do mais se fosse convulsão ele teria que ser retirado de maca é obrigatório pois poderia ter lhe posto em risco a própria cervical, isto não é tanga, vai ver os manuais de primeiros socorros aliás em caso de convulsão é urgentissimo tentar segurar a cabeça do paciente e colocar o corpo de lado para que não haja risco de sufoco......
Acredito mais na tese do teatro que correu mal do que esta da comoção, porque o teatro que corre mal quando se dá a queda o árbitro bate com o tronco no chão primeiro e só depois com a cabeça provocando o efeito de chicote na zona superior da cervical e isso por vezes causa desmaios, mas mesmo assim apenas após uns bons 10 ou 15 minutos é que se encontra na posse de todas as suas faculdades porque antes disso nem deve sequer procurar andar sem ajuda, para alem de que se existiu desmaio deveria ser retirado em maca e com a ajuda se possivel de colar cervical, nunca deveria ter saido de campo pelo seu próprio pé e todos os corpos médicos presentes no estádio sabem ou deveriam saber dessa situação, é uma das principais regras de primeiros socorros a quem sofre traumas de impacto a nivel de cabeça e pescoço especialmente com desmaio aliás ele deveria ter sido encaminhado directamente para o hospital e não para o balneário...
Agora a tese de Comoção, uma comoção, é o que se chama a um "shutdown" momentâneo do cerebro, que foi o que sofreu o Pepe ou o Petr Cech(muito mais grave), quando há uma comoção existe normalmente trauma a nivel craneo-encefálico, agora vendo o lance do árbitro com o Luisão, para haver ali uma comoção das duas uma, ou o Luisão dava uma cotovelada na cabeça do árbitro ou o árbitro batia com a cabeça numa superficie muito rija (não me parece que o relvado fosse de cimento), como não houve nada disso, não compreendo o porquê desta nova tese.

Eu sei de tudo isto porque a minha mão foi vitima de um acidente de viação que lhe provocou uma Grave comoção com forte traumatismo craneo encefálico com derrame de sangue, esteve em paragem cardiaca durante cerca de 10 minutos, tendo sido colocada em coma induzido durante 48 horas, tendo ficado em coma clinico durante 6meses tendo acordado sem qualquer consciência da realidade só após 1 ano é que recuperou 50 por cento das suas funções normais a nivel de movimento e raciocinio....
Não falo de cor, sei do que falo, por isso, a mim todo esta situação do árbitro quer me parecer mais teatro que deu para o torto do que outra coisa qualquer....

convulsão??? tem juízo rapaz!

convulsão??? tem juízo rapaz! tu sabes o que é uma convulsão?

verdade desportiva

a verdade é que o Luisão derruba o arbitro deliberadamente,logo devia ser castigado disciplinarmente.
Não se compreende num jogo de pre-epoca a atitude do capitão,que foi protestar em defesa de um caceteiro (R.Garcia) sem razão....esta é a verdade...