Repressão às claques do Benfica | Relvado

Repressão às claques do Benfica

 

Tudo começou em meados de Agosto... os No Name Boys e os Diabos Vermelhos foram convocados para uma reunião com o Sport Lisboa e Benfica. Nessa reunião foi imposto ao Grupo a urgência da sua legalização segundo a Lei 16/2004 e a insistência do CNVD para que a Liga puna os clubes que apoiem grupos organizados que não estejam devidamente legalizados no âmbito dessa Lei.As claques não aceitaram legalizarem-se alegando que a lei é inconstitucional, pois exige saber todos os dados dos sócios das claques, violando o direito à liberdade de cada cidadão.Não só no Benfica se passa por isto... a Fúria Azul(Belenenses) também têm sido vitima de repressão policial pelos mesmos motivos.De referir que as claques do Porto e Sporting protestaram inicialmente mas todas elas acabaram por ceder.Que acham os relvas desta forma de legalização? Terão os membros das claques darem a sua identificação e todos os seus dados à polícia como um qualquer criminoso?fjorge

Benfica:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Os pontos nos ís !

1º Porque é que não se querem legalizar ? 2º Porque é que são reprimidos ? 3º Porque é que o clube deixou de os apoiar ? Em relação à 1ª questão, gostaria de saber qual a dificuldade e quais os entraves que levam a que as claques queiram continuar na clandestinidade. Em relação ao segundo ponto, não acredito que os polícias queiram "malhar" nas claques unicamente porque se recusam a legalizar ! Isso é uma estupidez ! No terceiro ponto, cabe a cada clube decidir apoiar ou não claques na clandestinidade e depois assumir as consequências por uma ou outra acção. Quanto a mim, eu também não apoiaria claques ilegais quando as directivas obrigam a que haja uma legalização .... Há um ponto que gostaria de salientar e que não coloquei acima. Apesar da má fama dos Super-Dragões, creio que eles não são piores do que qualquer "NoName Boys" ou "Diabos Vermelhos".... Para bom entendedor ...

Ingenuidades...

Mas alguém acha que é esta treta de lei que vai acabar com a violência no desporto. Meus caros não sejam ingénuos! Esta lei é obra de um secretário de estado muito fraquinho que em vez de governar, limita-se a atirar areia para os olhos das pessoas. Vejamos: Esta lei exige que se envie para os organismos competentes a identificação dos membros das claques. Dirão alguns: O que tem isto de mal? Digo eu: Para que serve? Que eu saiba, para se fazer parte de uma das calques do SLB é necessário ser sócio do clube. Ora a informação de cada um já está nos ficheiros do clube. Dirão alguns: Mas eu conheço membros da claque que não são sócios do clube. Digo eu: Falso! Podem é conhecer elementos que andem junto das claques e até vejam jogos no sector reservado ás mesmas que não são sócios mas isto não significa que sejam da claque. O sentido prático desta lei é nulo. Trata-se de enganar o Zé Povinho com demagogia. E como as pessoas até associam as claques a um bando de mal feitores, é fácil fazer passar a mensagem que agora se pretende passar. Vamos imaginar que os NN e os DV bem como a Fúria Azul se legalizavam. Enviavam os dados (que as direcções dos clubes já têm) para o CNVD e legalizavam-se. Como é que as autoridades iriam controlar que no sector daquelas claques só estariam membros da claque? Vão pedir uma credencial só para aquele sector do estádio? Vão vedar uma zona do estádio? Como não vejo que este controle possa ser feito, imaginemos que algum mal feitor se infiltra no meio da claque sem ser membro inscrito da mesma. O que acontece se este individuo arranjar problemas? Responde a “instituição” claque pelo mesmo? Se porventura o individuo não vier a ser identificado quem paga? A claque? Vão incomodar todos os outros inscritos? Só porque a confusão surgiu naquele sector? Estão a perceber como esta lei não vem em nada ajudar aqueles que só querem apoiar o seu clube? Quem controla os dados dos inscritos nas claques? Quem nos garante uma não estigmatização da sociedade perante os inscritos, uma vez que todos conhecemos a “fama” das claques? E que tal medidas que sejam verdadeiramente efectivas na luta contra a violência no desporto? Que tal a punição dos agentes desportivos que se agridem diariamente nos nossos lares através das nossas televisões? Que tal o acompanhamento sério dos elementos negativos que se servem das claque para semear a confusão e a violência? Para quando medidas a sério?

Re: Ingenuidades...

concordo a 100%

Que artigo mais

ridiculo... Como se as claques organizadas ou não organizadas, fossem importantes!!!

<B>LEI É LEI E A TORCIDA VERDE SABIA-LO BEM!!!

Porque será, que a primeira claque a ser legalizada foi a «Torcida Verde»? Porque os seus dirigentes e demais membros são gente de bem e não tinham telhados de vidro!

Medida que só peca...

Por tardia. Já se devia ter implementado, esta necessidade de se legalizar as claques anteriormente. Vai ajudar a tornar situações dúbias mais facilmente solucionáveis e acabar com o clima de impunidade.

O que eu não compreendo...

é porque é que as claques não se querem legalizar, leva a pensar que não querem ser identificados e responsabilizados facilmente em caso de distúrbios. Vamos lá ver... uma organização ilegal é uma organização que não pode pura e simplesmente existir. Dai achar a que repressão é justificada. Não esquecer que não estamos a falar de escuteiros mas sim de grupos de pessoas, por norma, mal comportadas.

Dura lex, sed lex!

É uma expressão latina que significa: a lei é dura mas é a lei! E todos têm de a cumprir! Por todos os antecedentes que têm as claques, parece-me mais do que acertado!

Se não houvesse antecedentes...

... faria todo o sentido que as claques não precisassem de identificar os seus elementos. Mas como é mais que sabido que as claques de uma forma geral acabam por causar distúrbios atrás de distúrbios, desde destruições de estações de serviço, até assassínio de adeptos adversários com very-light, passando por invasões de campo armados de postes, então acho que estas medidas são mais que justificadas. Até os insurrectos dos Super Dragões acederam a essas medidas, por amor de Deus. Fico a pensar se por acaso tivessem sido os Super as últimas claques a se legalizarem, toda a gente lhes iria cair em cima, arruaceiros, criminosos, como é que os portistas aguentam a sua claque, etc etc. Mas como não são os Super, então coitadinhos que aquilo é inconstitucional e tal. É esta a minha opinião, cumprimentos.

Re: Se não houvesse antecedentes...

Concordo plenamente contigo...

não é de admirar

k os elemetos dos n.n.g. não se keiram legalizar a maior parte deles devem estar ilegais em Portugal

Re: Repressão às claques do Benfica

porque nao hao-de fornecer os dados? têm alguma coisa a esconder? eu sou a favor das claques, desde que nao se ponham com as porcarias do costume, se sao criminosos, porque nao identifica-los?

eu acho muito bem,todas as claques organizadas

deviam ser Irradiadas tal como fizeram na grecia na grecia ja nao existe claques organizadas

Re: Repressão às claques do Benfica

C'est la vie...

Depende

Ainda não percebi o que querem dizer com «saber todos os dados dos sócios das claques» uma vez que ainda não me informei. Se alguém puder informar, agradecia. De qualquer maneira mantenho a minha tese de sempre: Quem não deve, não teme! ... E os membros das claques, temem! Mas também há muitas formas de dar a volta á questão senão os sportinguistas e portistas não se tinham legalizado. Mais cedo ou mais tarde as claques benfiquistas vão entrar pela mesma ordem de ideias e "contronar" legalmente a lei. É uma questão de tempo...

Re: Depende

O que é tipico de um bom português. Normalmente em situações complicadas utiliza-se uma porrogativa constitucional, "a lei do desenrrascanso".

Só do Benfica??????????

"Não só no Benfica se passa por isto... a Fúria Azul(Belenenses) também têm sido vitima de repressão policial pelos mesmos motivos." Porque no títulos só fazes referencia ás claques encarnadas?