Recrutamento à Benfica! | Relvado

Recrutamento à Benfica!

 

Transcrevo de seguida a queixa na íntegra exposta no portal:«Queixa/reclamação nº: 11059Exmos. Srs.Elsa Maria Ferreira de Carvalho Diniz de Sousa Fonseca, vem reclamar do conteúdo e forma de uma acção promocional, ocorrida no dia 12 de Dezembro de 2006, nas instalações da Escola EB1 de St. António, pertencente ao agrupamento de Escolas Eugénio dos Santos, Alvalade, Lisboa, que o meu educando de seis anos frequenta e a que foi sujeito.Por proposta do Sport Lisboa e Benfica, no dia 12 de Dezembro ocorreu uma demonstração de actividades desportivas. De acordo com a docente titular de Turma, o proposto e aceite pelos docentes não sucedeu da forma planeada.A acção que decorreu na sala de aula, consistiu em solicitar às crianças a identificação das não-sócias da entidade promotora e a estas e, apenas a elas, entregue um panfleto de venda dos campos de férias do Benfica e um postal com a imagem do Pai Natal, determinando o facto deste símbolo universal ser vermelho, por ser sócio desta entidade. E caso desejasse a criança receber uma prenda do Pai Natal, deveria enviar o postal, que consistia afinal a subscrição de um Kit de Sócio.No decurso desta acção promocional, não de desporto ou actividades da entidade promotora, mas sim da venda do produto Kit de Sócio e campo de férias, um dos elementos procedeu à recolha de fotografias das crianças em questão sem que a tal estivesse autorizado, informando as crianças que seria para o jornal do Benfica.Uma vez que esta recolha de imagem não autorizada não foi feita em qualquer espaço público, na sequência de qualquer evento público ou enquadrando qualquer figura pública, foi objecto de procedimento autónomo, visando impedir a utilização ou cedência das mesmas, em conjunto com a C.Executiva do Agrupamento de Escolas Eugénio dos Santos, aguardando a reclamante declaração do Benfica.Considero que numa sala de aula, destacar as crianças não-sócias da entidade promotora, dizer-lhes que o Pai Natal é vermelho porque é sócio do Benfica e colocar a ideia numa criança de seis anos que para ter uma prenda do Pai Natal necessita apenas de mandar o postal, a 12 dias do Natal, num espaço privilegiado como uma sala de aula, constitui uma conduta que viola dos direitos do consumidor.Tendo em conta a idade dos destinatários, afigura-se-me esta publicidade não identificável, porque pensavam assistir a uma exibição de actividades desportivas.Violadora do princípio da veracidade, uma vez que para o destinatário a “verdade”, é que o Pai Natal aparece uma vez por ano num trenó conduzido por renas voadoras e entra pela chaminé, (quanto muito janela) e é vermelho com barba branca, sendo por isso fácil de aceitar a “verdade” que é vermelho por ser sócio de um determinado clube e líquida a vantagem de também passar a ser do “clube do Pai Natal”, receberá uma prenda. Além de que o “Pai Natal” como figura até poderá ser de qualquer colectividade desportiva ou possuir qualquer outro atributo que a imaginação humana lhe entender atribuir. É a história deste símbolo e o impacto que alcançou como identificador de uma marca acessíveis ao conhecimento de adultos e como tal mais uma vez este conceito viola o princípio da veracidade. Tão inverídica como afirmar que a alface é verde porque é de uma outra colectividade, ao invés de referir a clorofila. Pode a alface ter ambas as características, se assim o entendermos com imaginação atribuir. Tal como o símbolo em questão. Relação causa-efeito é que não deve ser utilizada, sob pena de se declararem factos que não correspondem à verdade.Ao desenvolver esta actividade em recinto escolar, numa sala de aula, explora a confiança do menor no tutor, num espaço seguro, onde são transmitidas informações fantásticas e verídicas, por um docente. Aproveita a vulnerabilidade psicológica do menor, incitando à aquisição de um produto.Por considerar esta campanha de angariação de sócios em escolas públicas agressiva e não adequada, lesiva dos interesses legalmente protegidos do meu educando, entendi formalizar queixa, nos termos e fundamentos acima expostos.Ao dispor para qualquer esclarecimentoLisboa, 27 de Dezembro de 2006Elsa FonsecaEntidade visada foi notificada em: 2006-12-28 08:09:24Obteve resposta da entidade visada: não»MRG

Benfica:

Comentários [78]

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Já agora...

esta senhora que se sentiu tão ofendida que processe também a coca-cola! Lol

Re: Já agora...

Bem respondido

Re: Já agora...

Mas a Coca-cola nunca disse que o Pai Natal era da sua marca, nem da sua autoria!!! O Pai Natal de vermelho já existia antes da Coca-cola e do Benfica...Agora um utiliza a imagem e outro justifica o facto de se vestir de vermelho como sendo sócio do clube...

E diz-me que ilegalidade é que o Benfica cometeu?

E outra coisa, o Pai Natal vermelho é obra da Coca Cola sim, antes da Coca Cola existir o Pai Natal não era vermelho... Já agora, que artigo desnecessário...

Re: Já agora...

Excelente resposta!!! Não tenho nada mais a acrescentar pois disses-te tudo! Muito bem! Toma lá dois pontos! Muito bom mesmo! Cumps e um abraço

Próxima acção de venda de kits..

Coelhinho da Páscoa vestido de vermelho e não ovos de chocolata nem amendoas pa ninguem sem o kit na mao...Afinal o coelho tbm é do Benfica..lol Siga para bingo..

Re: Próxima acção de venda de kits..

Pois olha... e é do Continente e dos shopings e coisa e tal. As marcas para venderem fazem isso! Podes ir por exemplo a Inglaterra e ver como os clubes são agressivos no seu marketing. Porque são empresas e vivem de dinheiro! Nem todos podem viver de 30 milhões de prejuizo e dizer que são opções estratégicas!

Sócios do Benfica enviam abaixo-assinado à FPF e L

Um grupo de 39 sócios do Benfica, liderado por Jaime Antunes, enviou cartas aos presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitando que as entidades se constituam assistentes no processo Apito Dourado. No texto do abaixo-assinado é ainda pedido a Gilberto Madaíl e a Hermínio Loureiro para solicitarem ao Conselho de Justiça da FPF e à Comissão Disciplinar da LPFP que "abram um processo autónomo para, em sede de justiça desportiva, averiguar o que tem de ser averiguado e punir quem prevaricou". Comparando o caso português de corrupção no futebol com o Calciocaos, em Itália, o grupo refere que "os presidentes da LPFP e da FPF limitaram-se a fazer considerações gerais sobre o Apito Dourado e nunca assumiram uma atitude no sentido de accionarem a justiça desportiva". Laurentino Dias é mencionado no documento, sendo referido que "o senhor secretário de Estado do Desporto também tem primado pela ausência, remetendo-se a um silêncio comprometedor". Para o grupo de associados encarnados, o Apito Dourado "demonstra que o espectáculo futebol tem sido manipulado, nomeadamente através da nomeação e classificação de árbitros por conveniência sem que os responsáveis tenham sido punidos até ao momento".

Re: Sócios do Benfica enviam abaixo-assinado à FPF e L

Moderei-te com om "Despropositado" porque o teu comentário nada tem a ver com o tema. Cabe noutro lugar, não aqui.

Será que ninguém reparou nos detalhes?

1º É preciso a autorização de um tutor ou pai da criança, para a inscrição ser aceite. 2º Além de tudo o resto, é ainda preciso pagar a anuidade, por multibanco, dinheiro ou VISA e não me parece que os putos de seis anos, costumem andar com dinheiro nos bolsos... 3º É necessário, no acto da inscrição, colocar o nº do BI e do NIF, do sócio proponente, coisa que também não me parece que os putos saibam de cor... Mas de qualquer modo, não deixa de ser um bocado agressiva e desonesta, caso seja verdadeira a história, a forma como se tentam angariar novos sócios. O Benfica deveria por isso, alertar a empresa que contratou, para alterar o modus operandi, mas que fique claro, que terá sido uma empresa contratada pelo Benfica e não o Benfica, a fazer isto!

Re: Será que ninguém reparou nos detalhes?

Isto vindo de quem vem não me espanta nada! Continuam a fazer jus à sua mentalidade de saloios, ignorantes e, pior, sem respeito pelas crianças. Enfim, aquilo que este clube realmente representa e, diga-se de passagem, excelentemente retratado na figura do seu presidente!Haja pelo menos um pouco de decoro!

Re: Será que ninguém reparou nos detalhes?

1) Será que é verdade? Porque a senhora expõe um caso nada garante que seja verdade. Ou será que a senhora está acima de qq suspeita? Se está, porque não estão outras senhoras que escrevem livros sobre coisas bem mais complicadas? 2) Mesmo que seja verdade... é um caso... que até pode ter sido erro de alguêm e isolado. Deve ser investigado em vez de virem para praça pública generalizarem. 3) Chocada com o Benfica associar o seu nome ao Pai Natal???? O que tem isso de mal? Será que a senhora sabe que em Portugal tinhamos a tradição do menino Jesus e agora temos a do Pai Natal, por causa de uma MARCA que criou o dito senhor? Sim... foi a COCA-COLA que criou o Pai Natal e o pintou de vermelho. Será que a senhora fica chocada pelos filhos beberem na quadra festiva litros e litros de Coca-Cola impigida por anúncios de televisão da dita marca? 4) Quantas revistas, livros, pastilhas, donuts, etc oferecem coisas promoções que dão prémios à crianças??? E porque é que o Benfica como marca não o pode fazer? 5) Imagem não autorizada... o que é para esta senhora imagem não autorizada? Que tirem fotografias dos míudos como tantas vezes vemos em revistas, etc??? 6) Expliquem a esta senhora que não pode compara o pai natal com uma alface... a Alface é real... e o Pai Natal Não!!! 7) Na sala de aula são "transmitidas informações fantásticas", diz ela... Como quais? Que "que o Pai Natal aparece uma vez por ano num trenó conduzido por renas voadoras e entra pela chaminé"? Que o Pai Natal é um simbolo vermelho por tradição e não porque uma marca de refigerantes o adaptou de uma tradição antiga com as suas cores? Sinceramente aqui vejo cada texto... quantas marcas fazem publicidade agressiva? Quantas marcas de detergentes dizem que metes uma gota e lavas os pratos todos e quando compras vês que é tudo mentira? Quantas dizem que são sem dúvida a mais barata e andas 20 metros e há outro a dizer o mesmo? Pois... mas para esta senhora... bom bom deve ser ver os putos todos contentes a mamarem Litros de coca-cola (e não sumos de fruta) e adorarem o simbolo Pai Natal (e não o nosso tradicional menino jesus)!

Re: Re: Re: Será que ninguém reparou nos detalhes?

Quem vulgarizou o Pai Natal (como nós conhecemos) foi a Coca-Cola... em Portugal ou Espanha essa tradição não existia. E hoje existe graças à Coca-Cola e outras marcas. É como a história dos meninos irem ao shooping sentarem-se ao colo do Pai Natal... tradição? Ou algo que aprenderam na televisão? O Pai Natal ser do Benfica é tão mau como Rovaniemi dizer que e a cidade natal do Pai Natal só porque fica perto do polo norte. Deixem-se mas é de tretas.

Re: Será que ninguém reparou nos detalhes?

Pois, geralmente as empresas fornecedoras nunca dão aquilo que o cliente realmente pretende. Concordo com tudo, excepto em achar a acção agressiva e desonesta. Hoje em dia vale tudo na publicidade, e era óbvio que mais tarde ou mais cedo, as grandes marcas se virassem para os míudos (Todos os pais sabem que é na altura da publicidade na TV que eles ficam mais sossegados). A ser verdade, não me parece que esta campanha seja pior que aquelas que recebemos no correio, onde só temos que telefonar para receber algum prémio, e de qualquer forma, não vejo qual o mal de estar a interromper uma sala de aulas para uma campanha destas, principalmente a 12 dias do Natal (o que leva a crer que tenha sido o último dia de aulas). Para mim, é uma queixa sem fundamento.

Re: Re: Será que ninguém reparou nos detalhes?

hum..não vês qual é o mal de interromper uma aula para vender produtos? é que daqui a poucoo as marcas estão a lutar pelos direitos de publicidade nas escolas, e os putos acabam por ficar sujeitos a mais publicidade ainda do que aquela a que já estão.

Re: Re: Re: Será que ninguém reparou nos detalhes?

Não, não vejo mal nenhum, que numa Escola Básica, com miúdos de 6 anos, a 12 dias do Natal, o que pressupõe que tenha sido o último dia de aulas antes das férias de Natal, se fale de tudo excepto de aulas. De qualquer modo, há publicidade saudável e não estou a ver a Sagres ou a Super Bock a fazer publicidade nas escolas. Cumps.

Re: Re: Re: Re: Será que ninguém reparou nos detalhes?

eu continuo a ser contra qualquer tipo de publicidade nas escolas.os miúdos de 6 anos são muito susceptíveis de ser influenciados, já se sabe que não conseguem pensar por eles, o único objectivo é eles chegarem a casa e chatear os pais. Claro que essa é a estratégia adoptada em todo o lado. Mas a escola como insituição de ensino não deve alinhar nestes esquemas.Penso eu de que cumps

Nojento

Eu já achava nojenta a publicidade na televisão e na rádio, com essa colagem da cor do Benfica ao Pai Natal. Estratagemas destes precisam de ser resolvidos em Tribunal. Já para não falar dos direitos dos animais... então a águia vitória foi substituída e trocada pelo São Nicolau? O meu cunhado disse ao filho se ele ia mudar de clube por o Pai Natal ser do Benfica. O puto respondeu-lhe: "É o Pai Natal e os 6 milhões, deixa-os ser, coitados".

Re: Nojento

Dor de corno

Subtil diferença

Há uma diferença a ser feita, embora subtil entre o que é aceitável entre a publicidade para adultos e crianças. "Assine a MaxMen e receba uma prenda no correio todas as semanas" "Manda este postal para poderes receber prendas do Pai Natal, pede aos teus Pais!" Já me parece aquelas vigarices do Clube Jamba. Mesmo que não seja ilegal, a meu ver é nojento.

Re: Nojento

1) Será que é verdade? Porque a senhora expõe um caso nada garante que seja verdade. Ou será que a senhora está acima de qq suspeita? Se está, porque não estão outras senhoras que escrevem livros sobre coisas bem mais complicadas? 2) Mesmo que seja verdade... é um caso... que até pode ter sido erro de alguêm e isolado. Deve ser investigado em vez de virem para praça pública generalizarem. 3) Chocada com o Benfica associar o seu nome ao Pai Natal???? O que tem isso de mal? Será que a senhora sabe que em Portugal tinhamos a tradição do menino Jesus e agora temos a do Pai Natal, por causa de uma MARCA que criou o dito senhor? Sim... foi a COCA-COLA que criou o Pai Natal e o pintou de vermelho. Será que a senhora fica chocada pelos filhos beberem na quadra festiva litros e litros de Coca-Cola impigida por anúncios de televisão da dita marca? 4) Quantas revistas, livros, pastilhas, donuts, etc oferecem coisas promoções que dão prémios à crianças??? E porque é que o Benfica como marca não o pode fazer? 5) Imagem não autorizada... o que é para esta senhora imagem não autorizada? Que tirem fotografias dos míudos como tantas vezes vemos em revistas, etc??? 6) Expliquem a esta senhora que não pode compara o pai natal com uma alface... a Alface é real... e o Pai Natal Não!!! 7) Na sala de aula são "transmitidas informações fantásticas", diz ela... Como quais? Que "que o Pai Natal aparece uma vez por ano num trenó conduzido por renas voadoras e entra pela chaminé"? Que o Pai Natal é um simbolo vermelho por tradição e não porque uma marca de refigerantes o adaptou de uma tradição antiga com as suas cores? Sinceramente aqui vejo cada texto... quantas marcas fazem publicidade agressiva? Quantas marcas de detergentes dizem que metes uma gota e lavas os pratos todos e quando compras vês que é tudo mentira? Quantas dizem que são sem dúvida a mais barata e andas 20 metros e há outro a dizer o mesmo? Pois... mas para esta senhora... bom bom deve ser ver os putos todos contentes a mamarem Litros de coca-cola (e não sumos de fruta) e adorarem o simbolo Pai Natal (e não o nosso tradicional menino jesus)!

O Pai Natal é vermelho por causa de uma ...

conhecida marca de refrigerantes também os queres colocar em tribunal ??

Re: O Pai Natal é vermelho por causa de uma ...

PAra tua informação, não sei se sabes, o Pai Natal não é vermelho por causa da Coca-Cola. O Pai Natal já era descrito como estar vestido de vermelho antes da Coca-cola o utilizar na sua publicidade...E a Coca-cola nunca disse que o Pai Natal era vermelho porque bebia o produto...apenas utilizou a imagem para promover a marca... O que está em questão é que o Benfica, ou a empresa contratada, querem fazer crer que o Pai Natal é vermelho por ser sócio do clube...

Re: Re: O Pai Natal é vermelho por causa de uma ..

Ganhem juízo. Existe alguma diferença entre inventar e dizer que o Pai Natal gosta muito de Coca-Cola e oferece Coca-Cola no Natal, ou inventar que o Pai Natal é vermelho por ser do Benfica? Aqui vai uma novidade: o Pai Natal não existe. Por isso, fica à imaginação de cada um.

Há.

Principalmente na parte em que a própria escola deixa uma equipa promocional entrar lá dentro e fazer publicidade daquela maneira... Se calhar se fosse ao contrário e soubesses que o teu filho foi para a escola ouvir alguém do Porto ou do Sporting a tentar impingir-lhe um cartão de sócio, não ficavas lá muito contente...

Re: Há.

Isso tem alguma coisa a ver com o uso da imagem do Pai Natal?

Não...

... mas o artigo em si também não tem a ver. Ou só queres discutir aquilo que não tem de facto interesse?

Re: Não...

Eu não respondi ao artigo, mas sim a isto: "O que está em questão é que o Benfica, ou a empresa contratada, querem fazer crer que o Pai Natal é vermelho por ser sócio do clube..." Sobre o artigo, não vejo nada para discutir. A ser verdade, a empresa responsável deve ser chamada à pedra. Mas, a ser verdade. E tenho dúvidas devido ao pouco impacto que isto teve.

Tudo depende de quem contactas

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