Exclusivo: Quem é o maior culpado da crise do Benfica? | Relvado

Exclusivo: Quem é o maior culpado da crise do Benfica?

Gaspar Ramos e António Manuel Ribeiro reconhecem erros de Jorge Jesus, mas também apontam o dedo a L
 

O Benfica prometeu muito esta esta época, mas contas feitas o balanço não pode ser considerado positivo, saldando-se apenas na conquista da Taça da Liga, o troféu menos conceituado de todos os que disputou.

Quem é o grande culpado desta temporada de fracasso, que se seguiu a uma época de ouro? Recorde-se que após a conquista do campeonato em 2009/10, Luís Filipe Vieira disse que se havia iniciado um ciclo de domínio benfiquista. Mas afinal de contas, o FC Porto já voltou ao lugar que tem ocupado nas últimas duas décadas...

Gaspar Ramos, antigo chefe do departamento de futebol do Benfica, defende que quando uma época começa a correr mal, dificilmente poderá terminar com sucesso. "As pessoas têm de se lembrar do que foram os primeiros jogos da equipa este ano. Os resultados foram desastrosos e as aspirações ficaram comprometidas bastante cedo. Depois, houve uma melhoria em termos de resultados e de exibições, mas uma enorme quebra física nas últimas semanas", defende, em declarações ao Relvado.

Na opinião deste antigo dirigente das águias, o estilo de jogo apresentado por Jorge Jesus não é o mais adequado. "É um jogo muito desgastante, os jogadores ficam muito cansados por estarem sempre a pressionar o adversário e agora estão a pagar por esse esforço. Penso que não se fez um trabalho adequado para equilibrar esse esforço e eu tenho alguns conhecimentos e experiência no futebol para saber que assim foi", realça.

Gaspar Ramos recorda que tem sido um crítico do estado atual do Benfica mas diz não querer contribuir com "mais achas para a fogueira neste momento difícil". Ainda assim, pede ao presidente "que faça uma reflexão profunda, de modo a não serem cometidos os mesmos erros do passado recente".

Jesus, sim ou não? Nim...

E Jorge Jesus, deve continuar a ser o treinador dos encarnados na próxima temporada? Gaspar Ramos não dá uma resposta definitiva. "Bom, todos sabemos que quando Luís Filipe Vieira apresenta um treinador ele é sempre o melhor do mundo. Mas depois, eles acabam sempre por sair como os piores do mundo...Jesus cometeu erros, mas não se pode pensar que ele é o único culpado. É fácil ao presidente dizer que vai substituir o treinador e que para o ano tudo vai ser uma maravilha, mas todos têm responsabilidades no atual momento", sublinha.

Gaspar Ramos acha que Vieira "está mal aconselhado e rodeado de pessoas com interesses próprios que colidem com os do clube". E reclama "uma maior lealdade entre todos".

Plantel sem qualidade

António Manuel Ribeiro é um acérrimo benfiquista, que se confessa triste com o momento da equipa de futebol. Mas defende que... não dava para mais. "Acho que a forma como correu a época se deve ao facto de termos um plantel muito desequilibrado. A verdade é que no final da última temporada abandonaram o clube jogadores de classe mundial como Di María e Ramires. E em Dezembro, mais um, o David Luiz. E os substitutos não têm a mesma qualidade", refere ao Relvado.

O guarda-redes titular na época passada, Quim, também já não mora na Luz. E o substituto nunca convenceu o músico. "Ele não tem classe para representar um clube como o Benfica! O azar acontece esporadicamente, num lance ou noutro, mas alguém que comete falhas técnicas de forma continuada, não é por ser azarado. Enfim, é um sujeito que não dá confiança ao quarteto defensivo, nem aos sócios e eu pago as minhas quotas todos os dias", frisa.

António Manuel Ribeiro reconhece que "faltou sorte ao Benfica em Braga, mas também classe". E aponta o dedo a Jorge Jesus. "Existem vacas sagradas neste plantel! Esta época o Saviola praticamente não existiu e mesmo assim é titular. Como é possível? Ele está completamente fora de forma!", atira.

Ainda assim, o vocalista realça que as opções a 'El Conejo' também não são as melhores. "Não há soluções para o lugar de ponta-de-lança. O Cardozo de vez em quando marca uns golos e cala os adeptos, mas não é um grande jogador. E que dizer do Kardec? Kardec não existe! Marcou um golo na época passada ao Marselha e mais nada... De resto, os benfiquistas gostam deste tipo de jogadores falalistas, que supostamente fazem milagres, marcando um golo decisivo. Mas que depois não fazem mais nada...", defende.

Apesar de reconhecer que Jesus "cometeu vários erros", António Manuel Ribeiro dava mais uma oportunidade ao técnico. "Apostava nele para 2011/12. Claro que terá de corrigir algumas coisas e talvez ser mais humilde e flexível, mas o mal não está nele. Em Braga, quando se tem de lançar um jogador como Felipe Menezes está tudo dito!", diz.

E Vieira, deve continuar? "Lembro que o Benfica estava de rastos quando ele assumiu a presidência. Ele conseguiu resolver muitos problemas, mas algumas pessoas que o rodeiam não têm a qualidade para defender um clube com a história e a nobreza do Benfica. A política de comunicação é um desastre e o episódio do "apagão" no jogo do campeonato com o FC Porto foi um ato inacreditável de mau perder", conclui.

Afinal quem é o principal culpado nesta época de fracasso das águias? Dê a sua opinião.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Benfica:

Comentários [48]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

E o culpado é...

Ao senhor Luís Filipe Vieira e ás direcções que substituíram Vale e Azevedo agradeço o terem recuperado o clube do pântano em que se encontrava. Foi um trabalho de Hércules transformar o Benfica, no seu lado empresarial, daquilo que ele era, naquilo que é agora. Obrigado!

Posto isto, o que eu acho é que A CULPA É SEMPRE DE QUEM MANDA. Não há volta a dar. Quem manda tem que ser exigente com os subordinados e trocar quem não está à altura.

O meu problema é que me parece que o que aconteceu ao Benfica esta época, e a julgar pela entrevista que o senhor deu à Benfica TV, da qual só conheço o que vem nos jornais, mas penso ser o suficiente, vai prolongar-se por muitos e bons anos.

Passo a explicar:
Disse que aprendeu com os erros cometidos. Duvido. Senão vejamos: agora acha que os festejos do ultimo campeonato foram demasiados. Concordo. Equipa ganhadora, faz a festa e atira-se à próxima conquista. Não fica um ror de tempo a festejar algo conquistado. Mas com Trapatoni já tinha acontecido o mesmo. Os jogadores do Benfica chegaram à final da Taça sem poderem com uma gata pelo rabo. Lembra-se? Devia ter aprendido. Parece que não aprendeu.
Já agora quanto a aprender devo chamar a atenção para o facto de o presidente do Benfica não poder dar-se ao luxo de aprender com os erros. O presidente do Benfica TEM QUE JÁ SABER! NÃO PEDE IR PARA A CADEIRA APRENDER! Depois de quase uma década de Benfica, muito menos!

Mas há outras coisas que qualquer adepto do Benfica sabe e o presidente parece não saber:
- O Porto utilizou já este estratagema de ganhar pontos aos adversários nas primeiras jornadas, com a ajuda dos árbitros, em que o Porto é beneficiado e os adversários prejudicados, bastantes vezes. Quantas vezes se sagrou o Porto campeão nas últimas jornadas? Tendo amealhado uma confortável vantagem logo nas primeiras jornadas gere tranquilamente o resto do campeonato. Com os "deuses" a ajudarem qualquer equipa se motiva e joga bem. Não é só isso? Não, mas ajuda bastante! O que pensa fazer para impedir que volte a acontecer?

- Não são os planteis que ganham os campeonatos. São as equipas. Senão, não valia a pena jogar. Comparavam-se os planteis e o melhor ganhava. Simples e rápido. O plantel não era curto. O plantel, foi levado a encolher. Por quem e como, não sei! O Hulk voltou esta época um jogador muito melhor que o foi no campeonato passado. Cresceu, como aliás todo o plantel do Porto. O Cardozo voltou muito pior que na época passada, assim como o quase todo o plantel. Encolheram, e a culpa foi de alguém de dentro do clube. Eu não sei quem, mas o senhor devia saber e devia ter impedido.

- O Benfica tem que entrar em campo sempre com o melhor plantel. Tem que estar sempre motivado para ganhar a qualquer equipa, forte ou fraca. Se eu jogasse no Alguidares de Baixo e jogasse contra o Benfica, se não perdesse por 15 a 0, sentiria que me tinham faltado ao respeito por falta de empenho. Por outro lado 90% dos campeonatos decidem-se nos jogos com os pequenos, onde o empenho não é tão grande. Muito poucos campeonatos se decidem com os concorrentes directos. E se as vitórias da equipa podem não afectar positivamente todo o plantel, as derrotas, mesmo dos não titulares, afectam negativamente de certeza. Atirar a toalha ao chão é proibido: se não ganhamos temos que atrasar a vitória dos adversários nem que seja 1 segundo.

- Diz agora que delegou demais e vai passar a gerir o futebol mais de perto. Por favor! Não! Agora ficamos atrás do Porto. Quando no passado o senhor assumiu pessoalmente o futebol ficávamos atrás do Porto e do Sporting. OUTRA VEZ NÃO!

Só mais uma coisa:
As arbitragens não se comentam, controlam-se. Não é preciso pagar viagens a árbitros, entregar fruta, ou outras coisas semelhantes. Basta crescer como clube e ter nos órgãos dirigentes do futebol representação condizente com o peso do clube.
Finalmente: alguém outrora ligado ao Porto só pode ter o apoio do Benfica para o que quer que seja, depois de ter servido diligentemente o nosso clube durante pelo menos 100 anos. E ainda assim, cuidados e caldos de galinha.

na minha modesta opinião o

na minha modesta opinião o grande culpado pela crise dos outros é o PAPA TITULOS JORGE NUNO PINTO DA COSTA..........dá-lhes cabo da cabeça........F.C.P. SEMPRE,F.C.P. ETERNAMENTE....

Crise que Dura...

Como Adepto do Futebol e Benfiquista estou Triste á Muitos Anos, porque veijo o Glorioso a ser Destruido devido ás Más Epocas e aos Mãos Dirigentes que utilizam o Nome e Prestigio do Glorioso para fazer Guerras Infantis.
Porque já nesta Epoca já Perdemos o Campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa.
Depois Vemos o FC Porto a Ganhar á 20 Anos Tudo o que á para Ganhar e a passar nos á Frente como Melhor Clube.
Não sendo com Insultos e Violência que se ganham Titulos.
Sendo Preciso criar um Benfica do Presente para o Futuro Ganhador.

Abraços

Rui Sousa

Crise ?

Não há crise no Benfica o que há são transferências e aquisições a mais que não servem o clube.

ASSEMBLEIAS!!!

Pois é caro vattimo, leu bem assembleias da SAD!!! Não sei qual é a sua admiração...Sabe de certeza que há
assembleias da SAD para além das assembleias do clube. Não deve haver qualquer dúvida..................................
Saudações.F.Reis

O amigo F.Reis (perdoe-me a intimidade),

... é presença habitual numa assembleia/reunião da SAD do SLB. E sobre este cenário, o amigo tem conhecimento da disposição e conduta exercida pelo seus intervenientes. Muito agradecido.

Saudações

Boa noite, na minha opinião

Boa noite, na minha opinião considero que para ser coerente devemos começar do inicio, no ano passado quando o Jorge Jesus chegou ao Benfica tinha um plantel totalmente, formado por outros com jogadores completamente ambientados ao clube, Jesus soube dinamizar não ponho em causa, mas a partir do momento em que ele começou a contratar jogadores a coisa mudou, senão vejamos, Cesar Peixoto, Filipe Menezes, Weldon, Eder Luis, Airton, Gaitan, Carole, Hernandez, Roberto, Jardel, Kardec e outros que tais, quanto se gastou em jogadores que em muitos casos nem fazem parte da segunda linha do Benfica, ou melhor nem aquecem banco... e eu pergunto que é feito de Urreta, David Simão, Yartei, não teem qualidade?? A gestão do plantel é de tal forma gritante, que o benfica não tem substitutos para o Maxi Pereira, e para o Coentrão os verdadeiros alas desta equipa... E a politica vai pelo mesmo caminho vamos vender o miudo (Coentrao) para comprar meia duzia de brasileiros de qualidade duvidosa, ou peruanos e argentinos...Quem ganha com isto tudo??? Ou talves comprar por 30 milhoes um jogador qualquer ao atletico de Madrid....

VOLTA SALAZAR

~Uma vez que para ser campeões foi necessário construýr uns uns valentes tuneis de acesso ao desejado campeonato, com passagem por tudo que pudesse constituír obstaculo (VERIFICAR A QUEM FORAM APLICADOS OS CASTIGOS) pOIS SÓ ASSIM SE FEZ HISTÓRIA GRAVADA PELA MENTIRA ) Mas o importante é que os 6 milhôes saíram á rua famintos de vitórias, pois o importante era vencer, NÃO IMPORTAVA COMO..!
Por tudo isto chego á conclusão que na verdade o grande culpado foi ter surgido a televisão e estes meios todos de acesso á verdade (embora alguns por vezes procurem fugir a essas evidências):
AGORA NÃO SE VENCEM CAMPEONATOS Á CALABOTE, ESSE É O GRANDE PROBLEMA, NESSA ERA QUE COLECCIONARAM CAMPEONATOS QUE O ZÉ PAROLO APLAUDIA (ALGUNS AINDA HOJE)DE FORMA INGENUA)

Acesso à verdade de que fala:

Como eu o compreendo: só lamento o dinheiro desperdiçado pelos contribuintes na investigação desenvolvida pela Polícia Judiciária, aquando as escutas do apito Dourado. Toda a gente as ouviu - a comunicação social e meios de acesso à verdade de que fala, as divulgou por todos os meios, mas mesmo assim, alguém misteriosamente (staff de corruptos) conseguiu não as considerar válidas para o Tribunal do desporto. Por isso, campeonatos a fio; subidas e descidas de divisão; jogadores emprestados; pontuações de Árbitros e sua escolha; viagens; e quando cheques não servem como prova de pagamento aos olhos da justiça…, envelopes, etc…,assim, quanto à justiça e moralidade de que fala, creio que estamos entendidos.
Apesar de todos os diferentes pontos de vista e cor clubística, isto é um espaço onde podemos socializar, trocar opiniões de forma saudável e sempre a considerar e respeitar todos os intervenientes.
Para si e todos os participantes, abraço e bom fim-de-semana.

mais do mesmo...

ontem voltaram os disturbios é sempre assim onde a prole das barracas vai jogar,carga nessa escumalha,cambada de arruaceiros e quanto ao orelhas e ao JJ que se mantenham la por muitos anos :)))

Eliminados

da Tacinha de Portugal com um 3-3.
Eliminados da Liguinha Europa com um 2-2.
E os de sempre a quererem que rolem cabecas. Porque sera?

No entretanto, o Japao continua a inundar o Pacifico com toneladas e toneladas de agua radioactiva.

Cumps

Uma questão de respeito

Portistas só a uma coisa para dizer gabem-se pois tem razões para o fazer, o mesmo fizemos nós benfiquistas o ano passado, agora quando é o benfica temos a mánia, somos gabarolas, já voces apenas constatam os factos, pois sim.
A que ser justo, e de facto houve coisas feitas esta epoca muito más, frases ditas e comportamentos que se devem rever, agora a que perceber o porque dum presidente que teima em estar sempre a ofender o Benfica, não é o presidente mas sim o clube.
" Se fosse o Benfica era mais fácil ", e depois são os benfiquistas que provocam, deviam haver sanções para dirigentes com este comportamento, sejam de que clube for.
Mandar tudo embora é erros já cometidos e só benefeciam os adversários, admitam má gestão disportiva, segurem o barco e avaliam bem os jogadores que precisam, que querem, que merecem representar este clube e sobretudo não os deixem fugir. só quero dizer isto respeitem pois gabam-se por ganhar mas muita coisa vergonhosa se passa no FCP e disso não falam.

Nunca ouvi um portista dizer

Nunca ouvi um portista dizer que ganhar por menos de 4-0 era derrota...

eu antes do porto - benfica..

..do campeonato, penso que disse que "menos de 3 era derrota". Acabaram por ser 5..

Luis Filipe Vieria tem de ser o principal culpado

Luis Filipe Vieria é o único denominador comum 93 jogadores contratos, 7 treinadores, 3 directores desportivos, quem se mantém? Falta audácia e competência a este senhor. E talvez benfiquisto também...

CULPADO!!!

Boa tarde e os meus cumprimentos. Quanto à questão em apreço,parece-me: O grande/maior responsável pelamuito triste época do SLB, é o sr.LFV e os seus acólitos da Administração da SAD porque: 1-Têm feito as maiores"tropelias" a contratar jogadores (no seu consulado já com cerca de 200), muitos dos quais sem categoria para vestirem aquela camisola.2-Têm permitido aos treinadores, no caso actual Jesus,arvorarem-se em donos do clube, impondo dispensas e aquisições mirabolantes.3-Não sabem lidar com os êxitos, vidé o que se passou a época passada com a conquista do título, "inchando" demasiado, , ninguém pára o Benfica, vamos ganhar tudo e a todos, bla,bla,bla, não sendo capazes de ler os sinais da pré-época que tudo indicavam
isto que está a acontecer, como me pareceu no fim do jogo da Eusébio Cup dia 3 de Agosto quando aí do E.Luz
a temer de facto esta situação.4-O sr. LFV comporta-se como um tal primeiro ministro, iluminado, preoptente e
que sabe ,quer e manda, dando-se ao luxo de nem sequer responder a algumas questões que lhe são postas
nas assembleias da SAD. Enfim do alto do seu pedestal julga-se a cima de todos, esquecendo que já houve
MUITO GRANDES PRESIDENTES no GLORIOSO e que lfv não é único, mais a mais acumulando cada vez mais um passivo quase obsceno e com resultados desportivos pouco dignos dos pergaminhos do SLB.
Saudações desportivas e benfiquistas.F.Reis

Muito bem!

Sou portista, mas tiro o chapéu ao seu comentário realista e educado.
Por mim gostaria de ver um Benfica competitivo comandado por gente de bem. Há muitos anos que isso não acontece. Como grande clube que sempre foi, atrai a si os ambiciosos de protagonismo, poder e dinheiro apenas com fins pessoais. Pena!

+1

Primeira vez que pontuo um benfiquista. Foste lucido, obrigado.

Duvido.

Não pelo que li, e sim pela intencionalidade e, principalmente pelo desconhecimento... Desconfio.
Assembleias da SAD?
Não será assembleia geral de sócios, é que um frequentador assíduo de convocatórias para a deliberação de temas relevantes sobre: SLB - Futebol SAD, conhece perfeitamente a denominação.

Saudações

Vai ver o passivo de clube e SAD

Até te assustas!!!

Os emprestimos obrigacionistas são para pagar juros, imagina só!

Mas já sei que vais com prosa literária deturpar as minhas afirmações.

Abs

Penso que ainda sei a quantidade de dígitos.

Mas porque lhe assusta um passivo (corrente/não corrente), e os activos que pensa sobre isso?

Em economia sou um leigo/ignorante, toda a boa informação que me for solicitada eu agradeço.
E a remuneração mensal que todos recebemos, será uma futura obrigação cíclica a liquidar, exigível a longo prazo?

Saudações

Culpa?

No insucesso, não há culpados, sim incompetência, e sendo uma instituição desportiva, deve ser definido como fracasso colectivo – a união é premissa fundamental em situações delicadas. A responsabilidade deve ser sempre repartida, mas não é essencial expô-la, a busca de atribuição de maior ou menores responsabilidades num contexto desportivo-empresarial é paralisar o progresso.
Analisar os equívocos, detectar carências e obstáculos, rectificar e suprimir os pontos negativos, é satisfatório e desejável.

Deve manter-se a equipa técnica, com pequenas rectificações, preservar os valores, rectificar e abolir as carências no plantel, a estrutura directiva deve modificar algumas das políticas comunicativas e interventivas. A única alteração profunda que deve ser efectuada com celeridade, é a demissão geral do departamento de prospecção do SLB – delatores e sabotadores, sempre que identificados – rua. As próximas eleições tratarão de lhes indicar a saída…

O SLB não deve ser reactivo, sim proactivo. Destruir o que até ao momento fui construído é de total interesse externo.

Saudações

Continuas convencido....

..que a descoberta do nº 9 do River Plate,era um exclusivo benfiquistas?? Não percebo,Vattimo........

Cumps.

Boa tarde.

Não sou pessoa de ideias e ideais pré-concebidos. A convicção é normalmente inimiga da verdade, pior que a mentira.
Porém, quando sei que sou liberto de qualquer razão subjectiva e que, todavia o consentimento é suficiente, então estou convencido e minha convicção é lógica ou fundada em razões objectivas.

Saudações

+1...

...MAI NADA!!!!!!

O Braga é melhor...

..naõ percebo porque os vermelhos não reconhem.
Tem melhor keeper
Tem melhor dupla de centrais
Tem melhor meio-campo defensivo
Tem melhores alas
Tem melhor treinador
Tem melhor Presidente
Tem melhor D.Desportivo
Tem melhor Director de Marketing

Não percebo o espanto.........

Aqui..

... fala do Benfica em geral e não só do jogo do Braga.

Certo...

..mas a derrota com o Braga é que impulsiounou as criticas mais ferozes.

Sim..

... mas resumir uma época a um jogo quanto a mim não me parece certo, para mim custou-me mais a 2ª mão da Taça de Portugal do que perder com o Braga ontem.

Acredito que sim...

...foi uma grande facada.Eu borrava a minha cara de merda,se o Mágico passasse por algo semelhante.

P.S-Não sei se respondeste ,e a pequenina,está bem?