Proença: mal amado há oito anosPor que razão a comissão de arbitragem insiste em nomear Pedro Proença para arbitrar jogos do Benfic |
|
05 de Março de 2012, às 18:23 |

Conforme se pode ler no Jornal Record online, as queixas de Luís Filipe Vieira contra Pedro Proença, no final do clássico de sexta-feira, constituem novo capítulo de uma história antiga. Há oito anos que o árbitro é mal-amado na Luz.
O início desta relação tensa teve início no dérbi realizado a 4 de janeiro de 2004. O Sporting venceu por 3-1 e ganhou embalagem com um penálti, estava o marcador em 0-0. Silva caiu sem ter sido tocado por Moreira e o juiz assinalou castigo máximo. No final, os encarnados não pouparam o juiz de campo. José Antonio Camacho tocou na simpatia clubística de Proença: “Andaram a semana toda a dizer que era do Benfica, mas hoje não se portou como se fosse benfiquista".
As queixas deste árbitro já duram há oito anos por parte dos encarnados. Fica a pergunta: se assim é, por que raio a comissão de arbitragem insiste em nomear Pedro Proença para arbitrar jogos dos encarnados? Acredito que a vontade de não beneficiar o Benfica, por até ser benfiquista, é tanta que, invariavelmente até o prejudica. Não é propositado, mas o zelo que quer ter acaba por lhe toldar a razão. E como já provou que não consegue separar o clubismo do zelo para não beneficiar, acaba por não favorecer a sua nomeação.
Como já está mais que provado de que não consegue ser isento, por que razão os chefes da arbitragem portuguesa o nomeiam, nomeiam, e voltam a nomear? Gostam das asneiras e da polémica que já dura há oito anos?
-
Benfica: Gedson muito perto do Tottenham
O médio Gedson Fernandes estará muito perto de trocar o...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Rui Vitória quer despedir-se da Champions com prestígio e milhões
O treinador do Benfica, Rui Vitória, disse esta terça-feira...
-
Benfica arrisca punição severa no caso E-Toupeira
O Benfica arrisca uma punição severa na sequência do...
-
Benfica: aposta na formação rende frutos
João Félix é a última revelação da formação do Benfica a...
-
Benfica vence na Feira
Golos de Raúl Jiménez, na primeira vez que tocou na bola, e...
-
Onda vermelha invade Santa Maria da Feira
O Benfica anunciou esta quarta-feira que os cerca de 800...
-
Atitude de Conceição agita redes sociais
Corria a época 2013/14 e a Académica, com Sérgio Conceição...
No que à
Enviado por Velha Águia a 06 de Março de 2012, às 16:45.arbitragem diz respeito, junto comentário que fiz sobre as declarações do presidente federativo:
Oh sr. Fernando
Enviado por Velha Águia a 20 de Fevereiro de 2012, às 12:37.
[0 pts.]
para melhorar as arbitragens, embora nunca se acabem os erros, haveria que: PONTO 1-A primeira regra e a
mais importante, era que as instituições funcionassem.PONTO 2-Nenhum árbitro seja de que escalão seja
tenha que estar sujeito à aplicação das regras por pessoas que representam os clubes nos vários organismos.
PONTO 3-Nestas condições, defender a actuação dos árbitros convictamente, dos ataques de tudo e de todos.
PONTO 4-Com este funcionamento, fazer os árbitros cumprir rigorosamente as leis do futebol, coisa que não
fazem habitualmente como por exemplo: Advertir e se for caso disso expulsar qualquer jogador que infringe
sistemáticamente as leis do jogo e advertir e expulsar os joagdores que tenham conduta injuriosa,grosseira
e indecorosa, vidé a enorme quantidade de palavrões que se ouvem em todos os jogos de futebol e que pelas
leis do jogo constam como penalizáveis. PONTO 5-Com estas situações salvaguardadas, castigar ou irradiar
os árbitros descaradamente imcumpridores.Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.
P.S.
Não acredito que a profissionalização resolva os problemas dos erros dos árbitros.
editar
responder
A rastejar com um Pedro Proença.
Enviado por vattimo a 06 de Março de 2012, às 00:02.Como um Pedro (rastejante) Proença fez a gentileza de prodigiosamente descrever um tema delicado:
A arte de ser “árbitro” português, revelando aí uma das muitas imperfeições da alma portuguesa: “o bom senso nacional alia o culto divinal ao malévolo. Divindade e o Tinhoso são inconciliáveis em qualquer lugar, excepto em Portugal”.
E se uma nação (ou sua maioria), tal como o rastejante - árbitro, possui a qualidade nos seus defeitos, pois não será estribilho proverbial da cultura popular portuguesa o proferir-se «consigo, senhor Tinhoso da Costa, antes de bem que de mal»? E, contudo, isso ainda é intrigante!?
Porquê, se por bem ou por mal, justamente em Portugal este acordo perpétuo com o Tinhoso da Costa?
“Consideremos” que por uma específica natureza problemática do ser português: a sua perspicaz religiosidade conatural e o seu intrínseco paganismo, emoção e útero, concebidos como corpo essencial.
O português, porque é afectuosamente crente/devoto, crê seguramente na sua Divindade lata e global e sente, por isso mesmo, que o Tinhoso é um ser divino, produto do poder sagrado que lhe “ensina” a sorte e o fado. Segundo Pessoa, o poeta português, creio que sem matutar ou sequer se inquietar, escreveu “tudo é um. O maléfico é unicamente é o materializar do divino”.
Mas o lusitano, porque é pagão, venera múltiplas divindades particulares e conduz-se como um corrompido e prescreve o seu próprio tombo, cede ao continuo instigar do Tinhoso e dos seus servos, e inculpará ocultos sortilégios do seu destino ao seu penar presente.
Pactuam os árbitros portugueses (servos) com o Tinhoso e, inevitável coincidência, com o Tinhoso o nome de Portugal: e com o realizar de Pedro (rastejante) Proença se compreende e expressa intenção do mal… através de pomares.
Trata-se, pois, neste sentido de exorcizar o futebol dos portugueses, mesmo daqueles que, após terem vivenciado a catedral da Luz sem luzes, ainda não vislumbraram o culto às trevas. É que o Tinhoso da Costa não só existe, como é!
E pior, a mais harmoniosa artimanha do Tinhoso da Costa é convencer-nos com precisão que não existe.
Não crer que ele existe é bem mais sedutor do que crer simplesmente que não é: seduz-se assim o mais frágil homem, como a mais pujante ideia.
Exorcizemo-los, claro que sim, e com a ladainha tradicional: “vá de retro Satanás, te renego maldito mafarrico, cão tinhoso, porco - sujo “.
Saudações
Muito bom..., só para quem entende e quer (perceber)...???!!!
Enviado por Dar Pérolas a Pigs a 06 de Março de 2012, às 00:40.Assim, SIM!!! Dá gosto ler um texto destes. Tenho pena dos..., a quem é dirigida tal missiva!!! Mas como os (des)ditos nãon entendem...
P.S. - Este até é Pedro até podia ser o Paulo os dois discípulos do outro JESUS, que nãon são mais que seguidores do JUDAS o TADEU pago por fariseus ou será por flatulentos da Bimbolândia por 30 dinheiros em "plata" é a pouca bergonha dos sem "bergonhança" (nãon confundir com os herdeiros da casa de Bragança...)!!!
Realçando SÓ MERDA vem desta gentalha, tipo tortulho a fininha de esguicho bem a seguir a denominada de "DIARRÉIA MENTAL" da escumalhada BIMBA...???!!!
Este penteadinho do Proençinha é mais um, que vem na linhagem de
Enviado por Dar Pérolas a Pigs a 05 de Março de 2012, às 22:35.Olegários da Malquerença, Paixãozita de Cristo, Xistralhados e demais Jorges e Joões, já para não falar no antanho dos da raça Antoninos dos Garrid(AD)os, Coroados, aPereirados e outros apalermados...
Só MERDA!!! Não sei é como o Gayzolas do Jacintinho outro Paixonitas, tão do gosto do flatulento o Bimbo-Mor não chegou a tal...???!!!
Proença é o melhor, mas podia ser melhor
Enviado por andre dias a 05 de Março de 2012, às 19:41.Os nossos árbitros de primeira categoria estão longe de ser bons ou, pelo menos, do nível que se exige para a competição. Proença, goste-se ou não, é bem da verdade o melhor e por isso é sempre o nomeado para os principais jogos. Neste jogo errou para os dois lados (se calhar em maior quantidade contra o FC Porto), mas o lance que fica mais na retina foi o do fora-de-jogo, contudo, é preciso não esquecer que foi assinalado por um fiscal de linha, cujas equipas não são fixas com os árbitros principais. Não desculpabiliza Proença, o chefe da equipa, mas mesmo no outro FC Porto-Benfica em que o clube da Luz se queixa do penalti de Lisandro, também houve outro (sobre Lucho) por assinalar mas que não interessa lembrar (tal como agora a mão do Cardozo ou a não existência da falta que deu origem ao livre do 2-1 apontado por Cardozo).
Eu não gosto do Proença...
Enviado por CurvaSul a 05 de Março de 2012, às 18:57....é arrogante com a mania que é vedeta.Agora a verdade é só uma,é o arbitro mais categorizado. Portanto tem que apitar estes clássicos.
Percebo que o autor do artigo quisesse um João Ferreira ou um Bruno Paixão,mas isso ninguem ia perceber.
Ora analisemos...
Enviado por HaRt a 05 de Março de 2012, às 18:49.Um árbitro que é Benfiquista (sócio) e Lisboeta, só para tirar possíveis conspirações.
Um árbitro que costuma andar nos primeiros lugares nas suas classificações de árbitro.
Se eu juntar um outro árbitro que também costuma andar nos primeiros lugares (Jorge Sousa), embora este não seja livre de conspirações, temos que:
O Benfica não se dá bem com bons árbitros
hehe
Enviado por BPereira a 05 de Março de 2012, às 18:52.hehe
Mal amado por uns
Enviado por M.PELUDO. a 05 de Março de 2012, às 18:40.Bem amado por outros
e porque insistem..
Enviado por pedrojorgesilva a 05 de Março de 2012, às 18:40.em nomear arbitros???
E porque é que insistem em
Enviado por BPereira a 05 de Março de 2012, às 18:33.E porque é que insistem em nomear o João "Pode Ser " Ferreira nos jogos do Porto?
Ou Bruno Paixão..
Enviado por CurvaSul a 05 de Março de 2012, às 18:42....apenas o seu contrinuto impede o FC Porto de ter uma margem maior para o 2º classificado.
Será o nomeado para o jogo na Pedreira
Enviado por Necrus a 05 de Março de 2012, às 19:05.e nos Barreiros...vale uma aposta?!
Não se atrevem
Enviado por Pietro a 05 de Março de 2012, às 22:49.A regressar esse asno, aposto em Paixão para Vila do conde na 30ª jornada :)