Processo do Banco Dexia contra Veiga suspenso | Relvado

Processo do Banco Dexia contra Veiga suspenso

 


Processo do Banco Dexia contra Veiga suspenso
Foi suspenso o julgamento em que José Veiga é acusado pelo Banco luxemburguês Dexia de ter desviado 1,482 milhões de euros de contas de clientes da Instituição bancária. O ex-director geral da Luz devia começar nesta terça-feira a ser ouvido no Tribunal de Cascais, mas a Agência Lusa apurou que o processo foi suspenso «sem que os seus intervenientes tenham explicado as razões». De notar que o Dexia é o mesmo banco onde foi depositada a primeira fracção do pagamento feito pelo Sporting na transferência de João Pinto em 2000, processo no qual Veiga é também arguido por burla qualificada.


No âmbito do caso movido pelo Dexia, o antigo empresário de futebolistas terá contado com a colaboração de um ex-funcionário da Instituição bancária, Theo Malget, que chegou a cumprir pena de prisão no Luxemburgo, para consumar a suposta burla entre 10 de Junho de 2002 e Maio de 2003. Veiga alega que a verba em causa se destinava à aquisição de acções da Superfute, a sua empresa que entretanto faliu.
Após uma providência cautelar movida pelo Banco Veiga viu o recheio da sua casa arrestado pelo Tribunal, o que motivou a sua demissão do cargo de director geral do Benfica. Depois da saída da Luz, Veiga viria a ser constituído arguido no âmbito da transferência de João Pinto para o Sporting no Verão de 2000, sendo acusado de burla qualificada pelo alegado desvio de 3,3 milhões de euros.

Benfica:

Comentários [12]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Hem?

O que eu não percebo é como é que se define uma caução de 500 mil Euros num processo que é tão sólido que ao fim de poucos dias é suspenso... Algo não está bem.

Re: Hem?

O processo suspenso é um processo civel e diz respeito ao diferendo J. Veiga/ Banco, que pode ter sido suspenso por uma série de razoes, nao há desistência ou decisao. A cauçao é um processo crime e está relacionado com o caso da transferència do J. Pinto para o SCP, e na impossibilidade do arguido nao poder cumprir com a cauçao imposta esta pode ser substituida por uma outra medida de coacçao prevista na lei, com excepçao da prisao preventiva e da obrigaçao de permanência na habitaçao (vulgo prisao domiciliária). Nao há qualquer relaçao entre um caso e o outro. Entendido?

Re: Re: Hem?

Tens toda a razão, estava a esquecer-me que são dois casos... Já agora, no caso SCP/João Pinto, foi definida alguma caução?

Re: Re: Re: Hem?

A caução refere-se ao processo do J. Pinto. A providência cautelar de arresto, ao processo do Dexia. Aliás, a caução de € 500.000,00 é uma caução carcerária, isto é, é uma medida de coacção penal; não tem qualquer interesse económico. Em processo penal essa seria uma caução económica e faria parte das medidas de garantia patrimonial, o que não é o caso. Ao teu dispor. Abraço

Re: Hem?

Exactamente. Cumps.

off-topic sorteio taça

Clube Isento: Rio Ave Valecambrense - Varzim Louletano - Espinho Pontassolense - Olivais e Moscavide Aves - Oliveirense Estoril - Santa Clara Juventude de Évora - Pinhalnovense Paredes - Belenenses Estrela da Amadora - Feirense Paços de Ferreira - União de Leiria Nacional - Vizela Bragança - Marco Beira-Mar - Santana Leixões - Famalicão Naval 1º Maio - Casa Pia Covilhã - Mafra Boavista - Macedo de Cavaleiros Santiago – Odivelas Gondomar - Rio Maior Braga – Portimonense Académica - Vitória de Setúbal Maia - Lagoa Sertanense - Lusitânia Penalva do Castelo - Maria da Fonte Camacha – Olhanense Penafiel - Marítimo União da Madeira - Sporting FC Porto - Atlético Benfica - Oliveira do Bairro.

Que funcione a Justiça

Esperemos que neste caso os Tribunais portugueses tomem uma decisão que aclare as coisas de uma vez por todas, que se saiba se Veiga é culpado ou inocente, se há mais culpados - enfim a Justiça que toda a gente tem o direito de reclamar. Que não se arraste como o caso Casa Pia, Apito Dourado, etc. A Justiça deve funcionar em todos os casos para que as pessoas acreditem que os bons, os inocentes são premiados e os maus, os que cometeram erros são penalizados. A vida tem que ser transparente o mais possível para que acreditemos que vívemos num País em que se acredite.

Re: Que funcione a Justiça

Concordo com o que escreveste. Mas não podemos esquecer que o caso Camarate demorou VINTE E SEIS anos até chegarem à verdade e os casos que escrevestes já se arrastam há 2/3 anos. Portanto esta, infelimente, é Justiça que temos morosa e em alguns casos ineficaz.

Re: Que funcione a Justiça

Escreveste muito bem. Mas não acredito que tão cedo tenhamos uma Justiça dessas... Cumps.

Qualquer esclarecimento adicional ...

.... o Veiga não sabe de nada , tem de perguntar ao Sporting.

Os portugueses deviam pedir o regresso de Veiga!

Para quem não sabe, até ao fim de Outubro, o Fisco penhorava 1/3 do salário do Veiga na Luz, que servia para abater a dívida deste ao Estado. Agora que o Veiga se demitiu, o Estado perdeu essa receita, por isso todos os portugueses, deveriam interceder para que o Veiga regresse ao Benfica já!

espero que o senhor theo malget...

...diga tudo o que sabe... acerca de trabalhinhos financeiros... tudo. isso inclui outros nomes, não apenas o zé beiga. octavio machado mode voces sabem do que eu estou a falar...