Pico de forma | Relvado

Pico de forma

 

Parece-me ridículo! Nas outras épocas o Benfica era preparado para esse pico aparecer um Julho certamente, pois nunca aparecia durante a época. Não acham rídiculas estas "teses" com lesões, paragens, jogadores que vão para o Mundial, que vêm do Brasil... Prever picos de forma é no mínimo... absurdo!Beto(Benfica)

Benfica:

Comentários [65]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Eu penso que é um absurdo quando as equipas...

... são o plantel formado por um conjunto de jogadores cirurgicamente contratados para desempenhar determinadas funções no desenho técnico/táctico do estilo que se pretende para a equipa. Ufa! Já posso respirar! Existem contudo equipas que é notória esse tais picos de forma. Normalmente são as equipas em que o treinador raramente muda alguém ao onze titular. Falo por exemplo dos onzes do Fernando Santos, ou até mesmo do Jesualdo Ferreira. Já repararam que nesses era notória a quebra física a meio da época, na qual a partir daí tinham que adaptar outros elementos do plantel a algumas posições? Talvez seja por isso que haja uma certa generalização. Penso que tal como o Barcelona, o Benfica de JJ soube contratar jogadores para um modelo de jogo implementado. Um modelo que à partida não precisa de grandes planos Bs ou Cs, tal a polivalência dos seus atletas dentro de campo. Diria um modelo próximo do "Futebol Total". Com esta inteligência e rigor nas contratações, torna-se fácil, incutir uma rotatividade na equipa. É óbvio que possa sempre haver algum recentimento competitivo quando se muda, mas se forem mudando o onze titular aos poucos, assim como muitas vezes é feito nas manutenções dos aviões, às tantas, temos um onze totalmente novo daquele que começou o campeonato. Penso que é isso que se tem verificado no Benfica. E já agora, já pensaram que se calhar não são os jogadores do Benfica que andam a correr de mais, mas sim os jogadores adversários? Porque não colocar a questão noutro lado da barricada? Porque não questionar as equipas técnicas dos clubes da 1ª Liga sobre a necessidade de pararem tantas vezes o jogo? No Benfica-Nacional, houve dois lances que viu-se nitidamente a tentativa inglória de o Nacional diminuir o ritmo, para poder respirar e pensar um pouco:
  • Quando Edgar Costa, após contacto limpo com o David Luiz, ficou no chão para ver se o árbitro e os jogadores iam na conversa de que se tinha magoado de forma grave (para mim isto é brincar com a saúde!);
  • e no lance do Ruben Micael que faz um passe ao calhas e depois lança-se para o chão a reclamar!
  • Se no primeiro lance origina o tal remate frontal do Ramires com excelente defesa de Bracalli, no segundo, o Benfica marca o 4º golo da noite! Eu vejo muito futebol internacional, sobretudo liga inglesa, italiana, espanhola e germânica. Posso-vos garantir que em todas o ritmo e intensidade de jogo é bastante superior à nossa 1ª Liga. Não falo já do aspecto técnico. Falo sobretudo do aspecto de ritmo a que o jogo é disputado. O jogo da semana passada entre o Rio Ave e o Braga, é disso notório. Sinceramente, o Braga foi bem mais clarividente que o Rio Ave. Mas, não merecia a vitória porque embrunhava-se com o jogo do Rio Ave. A maioria dos seus avançados deu-se à marcação. Quando conseguiam fugir, não tinham qualquer noção de onde o companheiro iria aparecer. E lá voltavam os jogadores a demorar uma enternidade para passar aos colegas... enfim... muito pastoso, o jogo. É um reflexo de como as equipas treinam durante a semana e o grau de preciosismo que os seus treinadores têm. Este assunto dá pano para mangas e poderia ficar aqui o resto da tarde...

    Isso dos "Picos de Forma" é uma TRETA!!!

    Por exemplo uma equipa como o FC Porto que nasceu para vencer,que está em todas as competições para ganhar,provas essas com várias etapas,quando vai ser o mês do "pico de forma"?! Não me lixem........ O benfica está bem,tem bons jogadores e um bom técnico.A mim não são as vitórias que me estão a surpreender,mas sim como se cozinham as goleadas.Quer me parecer que neste ponto é muito mais demérito do adversário que mérito dos benfas.

    Re: Isso dos

    epa cala-te com essas coisas , beu beu " que o porto nasceu pa ganhar " beu beu... o clube so tem 20 anos de vitorias e ja tem mais de 100 anos de vida (terá?) qualquer dia ainda comecas a chamar glorioso ao porto lol

    Re: Isso dos

    Curva, o pico de forma não se atinge num determinado mês. Há várias formas de ser trabalhado e posso garantir-te que o do Porto prevê que a equipa tenha uma evolução, a todos os níveis, crescente. Começa lentamente a ganhar a melhor forma e o melhor entrosamento e prevê estar no máximo rendimento na segunda volta do campeonato. O único handicap do trabalho da equipa técnica do FC Porto era preparar convenientemente o período de Janeiro (após a pausa natalícia), fase em que o Porto falhava sempre. Mas até isso já foi superado e a equipa já reapareceu em boa forma no início de 2009. Em 2010 vai acontecer o mesmo... Abraço

    Re: Isso dos

    Art o termo "mês" não é para ser levado à letra :).Na minha opinião e principalmente no FC Porto,tem tudo mais a ver com o entrosamento dos atletas que todos os anos chegam novos ao clube. Uma equipa como o FC Porto tem que estar sempre com tesão,mas não uma tesão de mijo como algumas equipas que disputam a Liga Europa ;).

    :)

    Pico de forma?

    Vamos lá ver. O Benfica, já jogou com 25 jogadores (todo o plantel), não se limita a ter um onze base e para já esta rotação do plantel por parte do treinador tem sido muito positiva. Sei que não se deveu a poupanças, mas alguém sentiu falta do Aimar, do Maxi ou do Di Maria na Mata Real? O Benfica resolveu esse jogo na 1.ª parte, depois limitou-se a controlar. Esta forma física dos jogadores não se deve a um suposto "pico de forma", deve-se sim ao treino, a coesão e ao trabalho de equipa sobretudo, que é cada vez mais raro no futebol.

    Re: Pico de forma?

    na mata real? foi à rasca, 3-1 apenas... ;)

    Re: Pico de forma?

    Até tu como rival, já estás mal habituado, ehehe ;) Cumps

    Re: Pico de forma?

    lol... pois.... :)

    Isto não tem nada a ver com picos de forma

    As equipas hoje em dia preparam-se e têm meios para estar bem fisicamente durante toda a época, a diferença tem a ver com futebol jogado, com a confiança dos jogadores no que estão a fazer e com a competência de quem os treina. Depois claro, tendo jogadores como o Aimar, o Saviola o Di Maria e o Cardozo a jogar com esta confiança no nosso competitivamente fraco campeonato, os resultados são os que estão á vista, por isso é que é muito importante entrar bem no campeonato.

    Re: Isto não tem nada a ver com picos de forma

    nao concordo com uma coisa. Os jogadores não conseguem tar todo o ano fisicamente no ponto. Agora com a motivação, com a confiança, com a qualidade isso é disfarçado e às vezes nem se nota. Agora que há picos obviamente que sim, e que a metodologia de treino permite apontar para determinada altura, também é verdade.

    Re: Isto não tem nada a ver com picos de forma

    Mas estou de acordo nisso, agora quando uma equipa está mal, mesmo atingindo o seu pico de forma em termos fisicos as coisas dificilmente vão correr bem e vice-versa. O que quero dizer é que não há tantas variações a nivel do trabalho fisico durante a época como havia aqui há anos.

    Re: Isto não tem nada a ver com picos de forma

    Tens razão naquilo que dizes, mas no que toca à preparação física existe, sim, a preocupação com os picos de forma. E picos de forma tem haver com isso tudo, não é só a força nas canetas. "As equipas hoje em dia preparam-se e têm meios para estar bem fisicamente durante toda a época". Eu diria antes: "Os treinadores de hoje em dia...", porque os mais velhos continuam a pensar como antigamente, incluindo Jorge Jesus. Abraço

    Re: Isto não tem nada a ver com picos de forma

    Concordo, quando me referia picos de forma, queria apenas falar no plano fisico que é o que o autor do artigo pretende, mas eu acho muito mais importante o capitulo psicológico e emocional que o capitulo fisico (fisicamente a preparação é para manter a mesma bitola toda a época, ainda que haja fases de menor fulgor, dependendo da rotação do plantel) porque uma equipa que consiga duas ou três vitórias consecutivas ganha uma confiança que depois tudo acaba por sair bem, o inverso acontece se não ganhar dois ou três jogos consecutivos. Cumps.

    Re: Isto não tem nada a ver com picos de forma

    Perfeitamente de acordo, sobretudo no que diz respeito ao hábito de vitória ou de derrota. Em relação ao resto, a minha ideia é que o estado psicológico do atleta e de uma equipa de futebol (motivação, coesão, identificação com o modelo de jogo, etc...) representa 75% do seu rendimento em campo. Os outros 25% é que são definidos pelas demais vertentes do treino, nomeadamente as físicas (resistência, força, velocidade, técnica). Abraço

    Re: Isto não tem nada a ver com picos de forma

    Claramente a moral é muito importante.Tudo corre bem.........

    Um pico aqui, um pico ali...

    O que é facto é que esses mesmos analistas da treta, do bota-abaixo, que tentam arranjar justificação para tudo, têm sido completamente picados por este Benfica! E o resto é conversa!

    Re: Um pico aqui, um pico ali...

    Não sejas inocente...

    O que interessa é juntar...

    Os picos e os momentos menos bons e no fim o Porto ser campeao..:-)

    Re: O que interessa é juntar...

    Não te rales, as equipas de arbitragem estão sempre "em forma" para que no final isso aconteça.

    Ó labrego:

    o Porto é Tetra Campeão!!! Vai tomar no ... mais as arbitragens!

    Re: Claro que não..

    somos tetra campeoes e se não formos este ano azar..não se pode ganhar sempre..voces querem que lhe reconheçam merito mas não o dão aos outros...

    Não é justificação nenhuma!!!!

    Prova disso é comparar a primeira volta do campeonato do Porto(falo neste pois sou portista) com a segunda nas últimas épocas... Concerteza que notarás que o Porto subiu a sua performance em Portgal e na Europa na segunda volta... O Porto dos últimos anos tem sempre a tarefa de integrar novos jogadores no plantel e onze inicial, tem que gerir os muitos internacionais que tem assim como as lesões que também as tem... Justificações para a boa forma do Benfica? Não há, simplesmente estão com um ritmo de jogo superior, assim como o Porto nestes últimos anos tem sido superior nesse aspecto... Portanto, nada de anormal até agora... Só uma coisa, esta teoria não é recente, quando começaram as competições oficiais notou-se que este Benfica estava em melhor forma fisica que a maior parte das equipas Portuguesas(Porto incluido)... Agora quando o Benfica enfrentar os problemas que mencionas, os mesmos que o Porto enfrenta todos os anos nas 3 habituais competições em que se envolve, se verá se o Benfica quebra ou não de rendimento... Cumprimentos Desportivos

    Re: Não é justificação nenhuma!!!!

    as melhores perfonamences do porto nas segunda volta so tem a ver com o facto natural de competir menos se ja estiver afastado das competicoes europeias e do facto da inesistencia de pressao no proprio campeonato, sendo lider isolado, com boa vantagem da outra confianca a equipa e natural e a propria falta de competitividade dos adversarios da mais moral ainda. resta saber como funcionara o porto numa posicao incomoda como o 2 ou trceiro lugar e com a pressao de nao perder pontos. creio que na academicas sentiu-se ja um pouco disso... pois estranhamente contra o ultimo classificado a jogar em casa é incompreensivel tal atitude.

    Re: Não é justificação nenhuma!!!!

    Até concordo contigo em algumas coisas, mas se olhares para tras, por exemplo, o ano passado ves o porto em grande forma a jogar cara a cara com o MU!!!! E na minha opinião até teve azar pois em nada foi inferior ao todo poderoso MU!!! Portanto a tese da nao pressão das competições europeias já era! Concordo contigo na questão do optimismo e galvanização da equipa... só!!! Cumprimentos Desportivos!!!

    Pico, pico, só a subida ao K2 no Monte Evereste!

    Pico de Forma

    Bem achas que o Porto e o Sporting em Fevereiro terão um pico de forma igual ao do Benfica neste momento? nao me parece, o Benfica neste momento é uma equipa com harmonia, ja perdeu , ja empatou ja venceu, agora goleia, e demonstra futebol, nao quer dizer que nao perca mais 2 ou 3 jogos durante a época, acredito que isso aconteça, e sinceramente achas que isso afecta o ritmo deste Benfica, isto é bom para Portugal, há muito que nao se via nada assim, os velhos tempos estao de volta, a rumaria à Luz esta de volta, o Inferno voltou

    A mim paree-me o inverso, ou seja...

    Penso que o pico de forma do Benfica é este actual. Em Fevereiro, após o começo de lesões e castigos o Benfica vai estar uns furos abaixo daquilo que hoje é.

    Re: A mim paree-me o inverso, ou seja...

    Por isso é que o treinador está esporadicamente a introduzir jogadores da 2.ª linha no onze, para se precaver de possíveis dissabores no futuro. E até agora têm todos dado conta do recado, menos Carlos Martins que é perseguido pelas lesões.