As palavras ocas de Vieira e Godinho | Relvado

As palavras ocas de Vieira e Godinho

Benfica e Sporting estão condenados a cortarem relações para se digladiarem pela liderança do futebo
 
Benfica vs Sporting: Matías e Bruno César
Lusa

O futebol é um desporto de paixão, no qual os adeptos empregam as suas emoções aos clubes que defendem. Um dirigente tem, por isso, um papel importante enquanto opinion maker e na forma como pode contribuir para melhorar o clima que se respira fora das quatro linhas.

Vem isto a propósito do último Benfica-Sporting, cujas réplicas da rivalidade histórica se fazem sentir vários dias após o apito final da partida. Tal seria salubre para o futebol português se o clima propagado sobretudo por Luís Filipe Vieira (em pessoa ou por intermédio de João Gabriel), por Godinho Lopes e Paulo Pereira Cristóvão não fosse de tensão e de guerrilha.

Enquanto sportinguista, percebo (mas não concordo totalmente) que o meu clube queira cerrar fileiras e marcar uma posição de força (através do discurso) para garantir um lugar de liderança no futebol português, disputado nos últimos anos entre Vieira e Pinto da Costa.

E, em boa verdade, os argumentos e contra-argumentos usados pelos dirigentes dos dois mais representativos (pelo menos em termos de adeptos e massa de opinião) clubes portugueses não resolvem o problema de fundo, que é a criminalidade, ilegalidade e impunidade que existem em muitos elementos das claques (não em todos). Sejamos honestos, as claques mais representativas dos três grandes têm todas telhados de vidro. Nenhuma é santa. Como não é inocente a relação estreita e sinuosa entre direções de clubes e de claques. Os episódios na comunicação social que o provam são muitos e estão mais próximos de casos de polícia do que de desporto.

O discurso usado esta semana por dirigentes de Sporting e Benfica segue no sentido de gerar ainda mais ódio e divisão entre claques e adeptos rivais. Benfica e Sporting estão assim condenados a cortarem relações para se digladiarem pela liderança isolada do futebol nacional com o FC Porto.

As palavras de Vieira e Godinho soam-me ocas, porque se quisessem esta seria a oportunidade de se unirem numa luta séria contra a criminalidade inerente ao futebol nacional, a começar nos seus clubes.

Sporting e Benfica estariam lado a lado na liderança pro-ativa do futebol nacional, como, no passado, sempre estiveram. Seriam um exemplo para a opinião pública que geram a uma vasta multidão de adeptos.

Benfica:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

estádio a arder

foi pouco, devia de ser incenerado

Alianças?!?

O que não entendo é a lógica das alianças... não têm que existir alianças. Aliás, a história mostra muitas "alianças" que se romperam rapidamente assim que um dos lados reparou que ganharia mais sem aliança...
As relações entre instituições devem ser cordias e ponto... concordam no que concordam e discordam do que discordam... dêem ideias para melhorar o futebol, lutem para serem melhores no campo... esqueçam o resto...

No entanto, ve-se bem que as coisas não funcionam assim... anda meio mundo a enganar o outro meio a ver se conseguem melhores lugares na Liga uo na FPF ou na arbitragem... o resto passou a ser o futebol de que gostamos... GL não esteve bem, LFV também não... O problema não é este caso, é a mentalidade desta gente... deste as escutas que não contam às declarações de que mais vale ter alguém na arbitragem que uma grande equipa, o sistema, o boicote dos árbitros, a falta de honestidade para se dizer "sim, fomos beneficiados num erro de arbitragem" com a mesma certeza com que o fazem quando são prejudicados... (Parabens Domingos que só falou quando ganhou)...

Sexta feira o Benfica joga com o Maritimo para a taça... jogo altamente complicado, digo eu... se o Benfica for eliminado com um penalty inexistente, a "zona de conforto" desaparece das conversas... Sportinguistas vão rir (e muito) e os Benfiquistas vão gritar que foram "roubados" (com ou sem aspas)... e vamos outra vez contabilizar penaltys e foras de jogo mal assinalados...

SL

Acho que a frase que usas

Acho que a frase que usas "Benfica e Sporting estão condenados a cortarem relações para se digladiarem pela liderança do futebol nacional com o FC Porto" mostra bem o que foi a tentativa dos dirigentes do sporting entrarem numa outra luta pelo titulo...
É do conhecimento geral que apenas Benfica e Porto têm tido estaleca para lutar por titulos, e o Godinho Lopes quer por o sporting em cima mesmo que isso custe a integridade do clube (que já custou). A guerra Vieira/Pinto da Costa é eterna, mas o Godinho está mesmo a entrar em jogo sujo...mas a sujidade é toda do seu clube. Isto é que é impressionante...a imagem que o sporting deixou em Portugal inteiro foi a de um clube sem valores - culpado? Godinho Lopes. Alguém devia acordá-lo para a vida e ver onde as suas atitudes o colocaram.

Deverias ouvir opiniões fora

Ouvir fora do âmbito da tua afectividade clubística, porque me parece que tens uma visão muito parcial, logo, limitada.
Digo isto porque, ouvindo opiniões do "cidadão comum", concluo que "uns e outros estiveram mal" e "era previsível que houvesse acções violentas por causa da gaiola".
Porque se tens a ideia de que essa gaiola, jaula, o que lhe quiserem chamar, não foi uma provocação, então pensa que se esperassem só mais uma semana, poderiam testá-la com os adeptos do Otelul ou, para não ferir susceptibiladades, antes da próxima eliminatória da champions.
É óbvio que as aprovações oficiais não colhem, isso é tentar desviar a verdadeira questão - o momento escolhido foi errado e potencialmente gerador de conflitos.

Já estou habituado a visões

Já estou habituado a visões clubistas, mas no teu comentário noto alguma contradição...
Ora vejamos, acusas-me de ter uma visão parcial, mas depois sugeres que o Benfica estreasse a rede de segurança com os adeptos do Otelul...então os sportinguistas tinham o direito de se sentir provocados, mas os adeptos do Otelul não?! Sinceramente não percebi essa...
Já para não falar no facto do Otelul não trazer adeptos suficientes e eles não terem a reputação que têm os adeptos leoninos, mas nem vou abordar essa questão.
O momento para estrear a rede nem foi o indicado nem deixou de ser...trata-se de uma medida de segurança e como tal é para ser utilizada assim que possivel. A culpa dos conflitos deve-se ás palavras irresponsaveis que o Godinho Lopes atirou, porque so vieram potenciar a rivalidade conflituosa entre clubes.

É só clubismo!

Esta é a visão mais cega e mais clubista que se pode ter destas coisas!
Acima de tudo, pouco, muito pouco inteligente.
Penalidade!

Oh andré dias,

genericamente até concordo com o exposto mas, pense bem e veja lá se o maior problema não será o facto de
as instituições não funcionarem!!! Tem reparado nas notícias sobre castigos a Jaime Pacheco, Mourinho, Vilas
Boas, Ferguson e outros? Nomeadamente os portugueses não será porque estavam habituados, mal, a fazer
e dizer o que lhe dava na real gana e quase impunemente?Poderia estar aqui a falar de muitas outrasquestões
mas não valerá a pena, repetindo que quanto a mim O MAIOR PROBLEMA É A FALÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES..
Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.

Ainda bem que fala em Ferguson

Porque ele, por muito sir que seja, tem levado que contar da sua federação.
Até aquela fleuma, (tipicamente) muito british, tem limites, pelos vistos. Ora, nós até somos latinos...
As instituições não funcionam? Olhe que não, está enganado. Elas até funcionam...desde que não sejam afrontadas, desde que "as suas ovelhas" sigam o seu "pastor"...

Sim, mas

Creio que tem razão. Em Inglaterra há toda uma outra cultura na forma de ver e estar no futebol. Por muito menos Ferguson e Mourinho, então no Chelsea, foram severamente multados. E infelizmente em Portugal o futebol é o espelho do nosso país. Porém, creio que nesta guerrilha Sporting-Benfica o que está a acontecer é ver quem é pior que o outro, quando, em minha opinião, os dirigentes se verdadeiramente estiverem interessados em acrescentar algo ao futebol, devem reconhecer os problemas internos e, juntos, com o peso que têm no futebol português, avançar para as soluções dos problemas logo a partir da base, na raíz!

tens razão

quando dizes: "os dirigentes se verdadeiramente estiverem interessados em acrescentar algo ao futebol, devem reconhecer os problemas internos e, juntos, com o peso que têm no futebol português, avançar para as soluções dos problemas logo a partir da base, na raíz!"

Mas não sei até que ponto é que os próprios adeptos dos clubes querem tal situações. Basta ver neste derbi todas as posições de adeptos das 2 equipas em que muito poucos dão o braço a torcer em defesa da equipa

o sporting agarrou-se a

o sporting agarrou-se a argumentos futeis, primeiro chamou-lhe de jaula ate ao dia que constataram que era um simples rede de malha de vidro, so visivel nas primeiras filas.
depois para nao dar parte fraca dos comentarios imbecis que ja tinham dado, passaram a nao ter nada contra a rede, mas apenas contra ser estreada num jogo com o sporting, se ja la tivesse ido outro adversario para eles ja era aceitavel, so nao queriam ser os primeiros.
e bem provavel que o sporting ponha a mao na consciencia e aceda a colocar tb uma rede. A questao de quanto tempo levara depende do orgulho desses dirigentes.
depois toda esta empolacao dada por uma direcao irresponsavel iria dar nos problemas que aconteceram.
O sporting sai duplamente prejudicado, na imagem que passa dos seus adeptos que incendeiam estadios (ja correu mundo a noticia) e sai prejudicado com uma multa da liga, uma avultada multa da reparaçao da bancada e uma avultada indemnização ao benfica.

DjASTISICO DOS ALPES

Esta na hora de despires essa farda e vestires a de BIOTISICO. anda lá manda la umas palermices para alegrar o pessoal.

Por mim.... estou-me nas tintas para alianças!!

quero lá saber de cadeiras que arderam!!........ compra-se novas!!

Cada cueca do Aimar, cada bola ao poste e à barra do Gaitan, ......... isso não tem preço!!

Já todos perceberam que o Godinho está de bicos dos pés!!... aponta para tudo quanto é sitio.. não percebe que os inimigos estão mesmo ao lado dele e têm a camisola verde vestida..
No fim,

Isto acaba como de costume... O jorge nuno é amigo dos lagartos.. fica com as maças deles... e nós lá temos que lutar contra todos!!!......

Siga!!!!!