Mourinho: “D’Artagnan? Limito-me a ler a gramática portuguesa” | Relvado

Mourinho: “D’Artagnan? Limito-me a ler a gramática portuguesa”

Treinador do Chelsea responde a Jorge Jesus a propósito de Talisca.
 
José Mourinho sorri no Chelsea

José Mourinho não deixou passar em claro o comentário de Jorge Jesus sobre Talisca. Recorde-se que o treinador do Benfica disse que o técnico do Chelsea conhecia tanto o jogador brasileiro como ele conhecia o D’Artagnan. Em entrevista à TVI, que será emitida esta quinta-feira, Mourinho sublinhou não ter gostado que “um colega de profissão duvidasse” das suas palavras.

“O Benfica, vou ser mais explícito para os menos inteligentes perceberem claramente, tem boa estrutura de observação, com gente que conheço bem, tem um presidente ´chapeau´, por ter essa capacidade de dar ao treinador bons plantéis e bons jogadores. Não gostei de um colega de profissão ter duvidado das minhas palavras. Mas fico contente por perceber que ele lê Alexandre Dumas, ao contrário de mim. Limito-me a ler, quando posso, a gramática portuguesa, para um dia não me acusarem de andar aos pontapés com ela. Parece que é íntimo com o D´Artagnan, ele anda a ler Dumas. Eu limito-me à minha identidade. Não leio Dumas. Tenho uma vida diferente, um nível cultural diferente, procuro educar-me e procuro um dia não ser acusado de andar aos pontapés ou de andar a agredir a pobre da gramática”, atirou Mourinho.

Na mesma entrevista, Mourinho declarou que não mantém relação com Cristiano Ronaldo: “Relação não, recordação sim. Ele é jogador do Real Madrid e eu treinador do Chelsea, não nos encontramos na rua todos os dias. É um rapaz que é uma máquina de golos, que me ajudou muito a ganhar, que me ajudou, e provavelmente também o ajudei, a fazer história com o campeonato dos 100 pontos. Desejo-lhe o melhor na sua carreira, mais na Seleção do que no clube. Gosto que os meus antigos jogadores tenham sucesso”.

Benfica:

Comentários [55]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Mourinho demonstrou uma falta de classe do tamanho do mundo

Eu sou fã dele, aliás, a segunda equipa por quem torço geralmente é a equipa treinada por ele, mas tenho cabeça para criticar um comportamento ridículo quando o vejo.

1º É feio alguém em discussão, para fazer valer os seus argumentos, insultar o outro, neste caso, insultar os pontapés na gramática de JJ, ele nunca se colocou em bicos de pés nesse aspecto, assume que fala mal, assume a sua falta de escolaridade, e alguém trazer isso para uma discussão de futebol, é alguém que revela falta de classe, falta de caráter e acima de tudo, que perdeu a discussão.

2º o conteúdo, se Talisca tem valor, se Talisca estava a ser seguido, então Mourinho está a tentar publicitar a sua falta de competência neste caso, bem como, a falta de competência de toda a Premier League que deixou esse jogador cheio de potencial ir por uns miseráveis 4M€ para o Benfica, e está a elogiar a capacidade de JJ em querer este jogador quando os outros não o quiseram.

Era escusado esta teatrinho juvenil, com uma falsa entrevista pelo meio, só para responder a JJ.

Pub grátis...

Ao JJ e ao Talisca :)

As calinadas na gramática já são subejamente conhecidas por essa Europa fora, ficou a publicidade grátis a um treinador de uma equipa Portuguesa que fez o Special One líder da liga Inglesa descer à terrinha para responder.

ps: estranhamente ou não, foi com os reis da gramárica JJ e VP que mais aprendi sobre futebol, tática, estratégia, posicionamentos dentro de campo e importância das caracteristicas dos jogadores num modelo de jogo, devido às suas fantásticas conferências de imprensa que geram os famosos sound-bytes e onde o suminho todo sobre o jogo em si nunca tem grande realce. Vale o que vale...

Concordo contigo, porém, relevo mais VP

que JJ, e tê-lo como comentador no Mundial e agora na "Grande Área" é um regalo para um curioso adepto de futebol. Já viste o contraste entre Manuel José e Vítor Pereira, é por estas e por outras que uns ganham campeonatos e os outros têm que ir para África para os ganhar.

Ps. não retirando valor a Manuel José que até poderia ser um bom selecionador, a exigência tática não é tão grande numa seleção, tal como, não era nos clubes que não disputavam títulos que ele treinou em Portugal com sucesso.

...

não o acompanho tanto agora, mas é mesmo um regalo. Ao JJ tem que se estar atento às conferências de imprensa e outras entrevistas em programas desportivos...Ele revela uito sobre o que quer dos jogadores para cada posição, que caracteristicas lhe interessam e porquê, etc. é por isso que às vezes e faz confusão alguns adeptos (do benfica ou não) e jornalistas que metem jogadores do plantel onde ele diz claramente que não é la que jogarão e o porquê disso mesmo -.-'

olha ele há 20 anos atrás:
https://www.youtube.com/watch?v=UsBZwvJmw7s

e agora mais recentemente:
https://www.youtube.com/watch?v=UsBZwvJmw7s

https://www.youtube.com/watch?v=UsBZwvJmw7s

O gajo estava mais controlado, não estava tão à vontade

e falava melhor :)

Mas, gosto mais deste JJ descomplexado, a falar da forma que quer, sem se colocar em bicos de pés, a tentar falar tudo certinho, isto é futebol, os treinadores valem pelas vitórias dentro de campo e não pela cultura geral que têm...

para pessoa tao intocavel e

para pessoa tao intocavel e tao inteligente, parece me que o mourinho perdeu as estribeiras muito facilmente

Ainda não o viste a perder

Ainda não o viste a perder mesmo as estribeiras. Mourinho bate em policias, jogadores, mostra 4 dedos ao treinador rival, diz que o fairplay é uma treta, manda os seus jogadores deitarem-se ao chão para queimar tempo, goza o treinador rival e dança na cara dele para o humilhar em publico, ri-se quando um árbitro é agredido pelo capitão da sua equipa...

Mourinho realmente já perdeu muito as estribeiras e nunca ganhou nada lá fora! Só tem taças da liga. looooool

O JJ não é inteligente mas é

O JJ não é inteligente mas é esperto e como não sabe falar utiliza a ironia saloia para se tentar superiorizar e fazer-se ouvir. O pior é que acaba sempre a dar calinadas quando não insulta alguém. Nós sabemos que os clubes ingleses utilizam muitas vezes alguns clubes holandeses, belgas e até portugueses para que estes ganhem passaporte comunitário, mas muitas vezes apenas usam clubes mais pequenos de outros países para estes se formarem e adaptarem ao estilo europeu antes de se transferirem para a Premier League. Muito recentemente JJ teve casos que retratam o que disse. Ramires e Markovic. Jogadores comprados a leasing pelo benfica com destino já traçado para a Premier League.

Mas devo reconhecer que até dá pena ver JJ ser chamado de cretino e analfabeto na praça publica apenas e só por sua culpa. É um masoquista. Mourinho gostava dos holofotes para retirar a pressão da equipa e para ter algum protagonismo. JJ insulta, gaba-se e dá calinadas para que seja notado. Triste.

No meio disto tudo...

... La vai o besfica valorizando um jogador banal, não pelo que tem jogado, mas pelo que se tem falado dele... Lolol...

Só espero é que a dupla mais hilariante que alguma vez conheci no mundo do futebol, tenha muita saúde para continuar no besfica...

O orelhas a seguir a uma derrota, diz que ganharam o público e que foi para isso que se candidatou... Quanto ao Jorge Jay Jay, tudo o que pudesse dizer sobre a forma como me faz rir, não lhe faria justiça...

Lolololol...

Cuzinho de madrepérola,

já diz o velho ditado português:

"O riso abunda na boca do tolo".

És pouco estúpido, és.

PokerAlho

És tu Solarengo...

...Lololol...

Pois é...

Confirma-se, o riso abunda mesmo na boca do tolo...

PokerAlho

Ora vamos lá por partes. Ao

Ora vamos lá por partes. Ao Semanário Sol, Jesus após ter sido Campeão, como já lhe é habitual foi fanfarrão e até comparou uma Paula Rego a um Treinador de Futebol, afirmou nessa entrevista tão só isto : "Ninguém sabe mais de futebol do que eu", isto é, não deixou que os outros o fizessem , o próprio fez uma auto-avaliação "modesta", e nessa mesma entrevista deixou umas "alfinetadas" a Mourinho de forma subliminar.

Mourinho, na semana passada fez uma abordagem aos 3 Grandes, e se em relação ao FC Porto afirmou que comprou bem e se reforçou melhor, atirou também que Talisca tem qualidade e estava referenciado por alguns Clubes Ingleses. Tudo normal e natural, se o FC Porto descobre um Hulk na II Divisão do Japão, as equipas de Scouting, num Mundo cada vez mais globalizado já não há segredos. Por exemplo, o melhor Scouting Português Rui Malheiro, vê acima de 50 jogos semanais de Ligas reconditas do Mundo, daí ser perfeitamente normal Talisca estar referenciado por Clubes Europeus.

Bom, Jesus considerou abusivas as declarações de Mourinho, e quase reclamou para si a descoberta de Talisca. Aliás, em Setubal, quando abordou a qualidade de Talisca, não referiu que vai ganhar títulos, mas sim "vai ser mais um que irá valer uns bons milhões", ficou retratada aí a filosofia do benfica, os seus activos são geradores de milhões e não de títulos. D’Artagnan foi despropositado, e Jesus colocou-se a jeito, ou "à mão de semear" de Mourinho.

Isto é, se Mourinho, Villas Boas ou Jesus são indiscutivelmente dos melhores treinadores Portugueses, Mourinho e mesmo Villas Boas, ganham de goleada em termos comunicacionais para Jesus, este pura e simplesmente neste "bate boca" foi enxovalhado e humilhado, e hoje em CI irá simplesmente"encolher os ombros"...

A propósito do Rui Malheiro, deixo uma bela peça na ReportTV, sobre Scouting`s/Taliscas, fotografia/imagem, Comunicação/Sociologia, e sobretudo o Futebol Paixão, porque não é preciso ser profissional de futebol neste relvado para se sentir o jogo:

http://youtu.be/5vv5K0jOasI

Bruxo, tens razaão no que

Bruxo, tens razaão no que dizes. Eu acrescentaria uma ideia estrutural a mais. Jesus é um treinador à antiga mas para quem (e bem quanto a mim) o futebol se joga dentro de campo, valorizando jogadores, adeptos e o espectáculo. Mourinho é alguém que fala menos de futebol e centra-se mais no acessório, fruto de uma cultura mais resultadista. Nem a propósito, recentemente, Jorge Valdano no seu livro, escreveu que nunca se ouviu da boca de Mourinho uma ideia sobre futebol. Os inimigos do futebol e os "Mourinhistas" vieram logo a terreiro cerrar fileiras lembrando as desavenças entre ambos no tempo de Real Madrid. Mas, não obstante, tal não invalida a crítica feita. É, pois, mais comum falar-se de futebol numa conferência de imprensa com Jesus do que com Mourinho, este mais centrado em tudo o resto. É um estilo. O problema de JJ é obviamente cultural e consequentemente de comunicação. O treinador do Benfica é alguém que não sabe comunicar-se expondo as suas limitações culturais, muitas vezes aproveitadas pelos adeptos rivais para ridicularizarem o clube. E é também por isso que JJ nesta fase da sua vida (60 anos) não quer abraçar projectos internacionais. O Benfica é-lhe mais confortável e um terreno mais seguro e consolidado. Não só pelo conhecimento profundo que tem já do Benfica mas também do campeonato português. E é já um dos mais bem pagos do mundo. Nada ganharia ir, por exemplo, para Milão. Ainda assim, JJ não é o supra-sumo dos treinadores em termos técnicos. Nem lá perto. Mas ele sabe o valor que tem, tem confiança no seu trabalho e orgulho no seu percurso, e isso muitas vezes é confundido com arrogância. E como não se sabe comunicar, as coisas descambam. Depois, há Villas-Boas, que está no meio caminho entre os dois. É um excelente treinador com uma capacidade de comunicar incomparavelmente superior a JJ. E tecnicamente em nada lhe fica a dever. Antes pelo contrário. De tal forma que, ao contrário de Mourinho, valoriza a qualidade de jogo sendo os bons resultados uma consequência natural. O que explica, por exemplo, a demarcação logo no início de carreira de Mourinho, colando-se ao estilo de Guardiola (não de modelo de jogo, mas de forma de estar no futebol). Hoje é quase impossível um grande talento passar despercebido, ainda que jogue no Iraque. O que acontece é que os jogadores podem, ou não, ter perfil para atingir o alto nível. E depois é preciso que se adaptem a campeonatos com mais intensidade e níveis de exigência, porque o talento por si só não basta. Esse é o desafio, por exemplo, de Ryan Gauld no Sporting ou de Talisca no Benfica.

André, conheceste Pedroto,

André, conheceste Pedroto, conheceste o estilo Pedrotiano?

Curiosamente, a forma, a estratégia de Mourinho, de blindar Grupos de trabalho, a necessidade de criar no exterior inimigos publicos das suas Equipas, serve justamente para fortalecer o espirito guerreiro das suas equipas. Conteudos diferentes, estamos no seculo XXI o da Comunicação, mas formulas semelhantes, as utilizadas por Mourinho!

Onde é que Mourinho se inspirou? Justamente no "embrião" deste Porto, meados dos anos 70 a dupla Pedroto &Pinto da Costa criaram esse tipo de "guerrilha", enveredaram mesmo pelo truculento discurso politico que valeu a ambos o "saneamento" do F C Porto em 1980!

Nunca li, nunca ouvi qq opinador ou fazedor de opinião identificar tais semelhanças no confronto com o exterior, entre a Filosofia Porto, e o Formato Comunicacional de Mourinho. Mas que são muito parecidas, lá isso são...

Se o Pai de Mouriho foi treinado pelo Mestre Pedroto no Vitória de Setubal, e se Mourinho teve uma passagem Gloriosa por esta casa de Campeões, poderá ajudar a explicar a coisa...

Sim, eu conheço a história de

Sim, eu conheço a história de Pedroto e a influência que teve no FC Porto, no futebol português e consequentemente em Mourinho. Volto, no entanto, a frisar que é um estilo. Treinadores como Wenger, Guardiola, Villas Boas, não precisam de se atirar constantemente aos rivais (seja treinadores, jogadores, dirigentes, árbitros ou estruturas) num estilo provocatório para blindarem o grupo e maximizarem resultados. Isso é acessório e pode ser perigoso pela influência incendiária que terá no futebol e adeptos. O futebol terá sempre de ser valorizado pelo espectáculo dentro de campo e por quem valoriza isso. Independentemente das conquistas de quem, como Mourinho, Pedroto, Scolari (sim, é um insulto chamar treinador a Scolari e enquadrá-lo nestes nomes) tiveram, usando outro estilo. É como me dizerem (incompriensívelmente para mim) que as novas tecnologias iam matar a polémica de discussão de decisões, às segundas-feiras, que também fazem parte do espectáculo. Como se os erros de arbitragem fossem um facto positivo para o futebol...

»Nem a propósito,

»Nem a propósito, recentemente, Jorge Valdano no seu livro, escreveu que nunca se ouviu da boca de Mourinho uma ideia sobre futebol. Os inimigos do futebol e os "Mourinhistas" vieram logo a terreiro »

André, como todos sabemos Valdano foi literalmente corrido do Real Madrid por Mourinho, estranharia se o argentino tivesse afirmações contrárias.

Não, não sou Mourinhista", mas apreecio as suas qualidades, sobretudo no FC Porto e na sua 1ª passagem pelo Chelsea. Todavia, hoje o Futebol centra-se no jogo propriamernte dito, mas também no acessório, nos mind games, nas Conferencias de Imprensa, e pergunto eu, quantas vezes Mourinho já ganhou jogos antes de ter jogado? Mais de muitas, isto é, o jogo hoje, passa também pelo acessório, e Mourinho joga muito e bem ambos os "jogos"!

Sem defender Mourinho, pergunto-te, se alguém de forma abusiva te chama-se mentiroso directa ou indirectamente, não terias uma reacção truculenta tal como Mourinho? Repito, eu teria!

Eu percebo, mas continuo a

Eu percebo, mas continuo a defender que tudo se decide dentro de campo. E por isso me identifico com Guardiola. Tantas vezes ele foi atacado por Mourinho e respondia sempre da mesma forma: "Falamos dentro de campo" remetendo depois o resto do seu discurso para questões técnicas e tácticas. Só por uma vez explodiu dizendo que Mou era "el puto amo (o maior) fora de campo' mas que o futebol se joga dentro das quatro linhas e dentro do próprio balneário, respeitando o trabalho dos outros. Olha, mal comparado é dizer que vai a um concerto da Lady Gaga (que até tem boa voz, mesmo não se gostando do estilo), e dizes que ela é a melhor cantora do mundo porque é que a vende mais discos, é a mais popular, é a que dança melhor, e tem melhores espectáculos pirotécnicos e coreografias nos shows. Porque hoje, saber cantar não é tudo. E eu responder-te-ia da memsa forma. "Não é tudo mas tem que continuar a ser a pedra basilar". E como disse, e bem, Valdano, nunca vi Mourinho identificado com uma filosofia de futebol. E a crítica de Valdano nada tem a ver com a sua desavença com Mourinho. Valdano reconhece que Mourinho é um campeão, é competente, um grande treinador, mas alguém que não valoriza o futebol mas sim o resultado.

»Tantas vezes ele foi atacado

»Tantas vezes ele foi atacado por Mourinho e respondia sempre da mesma forma: "Falamos dentro de campo"

André, se dentro de campo Mourinho e Guardiola apresentam um empate técnico, pese embora modelos de jogos distintos e formas opostas de ver o jogo, fora de campo, Guardiola refugiava-se no silencio, porque sabe que nesse "jogo" é goleado por Mourinho!

O facto do Mourinho

ter corrido com o Valdano, não acabou por ser um erro dele próprio ? Ele ficou completamente isolado e à mercê dos jogadores o lixarem, e com um director desportivo haveria alguém para defender o treinador...

Achas que foi pela ausencia

Achas que foi pela ausencia de Valdano que Mourinho falhou relativamente no Real?

Neste Real Galático, o Real é um cemitério de Treinadores, e Ancelotti será a próxima vitima, preferem vender camisolas a conquistar títulos, enfim, filosofias!

Mas não achas que o Mourinho

foi longe demais ao ter entrado por questões pessoais? De certeza que o Mourinho também tem defeitos... Um deles é a constante vontade de arranjar guerras com os outros.

De qualquer forma, tendo em conta que estamos a falar de Jesus, ficam bem um para o outro.

porque e que achas que

porque e que achas que Mourinho começou isto quando veio puxar para si o merito da descoberta de talisca?

o mais engraçado e que ontem disse que O Chelsea ja seguia Talisca desde 2012...e ele em 2012 estava em Espanha..

Rafiki, Se alguem te chama-se

Rafiki,

Se alguem te chama-se mentiroso de forma declarada e abusiva, terias uma reacção pró "Gandhi"?

Tanga!

" o FC Porto descobre um Hulk na II Divisão do Japão," para contar essa história tem de se acrescentar que o Hulk já havia estado no porto e foi recusado pelo clube. Mas os seus empresários não desistiram e continuaram a promover o jogador junto do fcporto.

A sério?! Pensei que o Hulk

A sério?!

Pensei que o Hulk tinha estado então com 15/16 anos no Vilanovense de VN Gaia, e regressou ao seu Nordeste Natal. Mas como sabes coisas que eu nem sei, recolho-me ao meu silêncio ...

Pois, é o melhor que

Pois, é o melhor que fazes.
Achas mesmo que o porto tem funcionários a visionar a 2º divisão do Japão?? És muito crédulo. Aposto que és dos que acreditam que o outro ia lá pedir conselhos matrimoniais.

Eu também...

... Aposto que és dos que acreditam que a corrupção/trafico de influências terminam de Leiria para baixo... Ou que os PJ'S que investigaram o Pito Dourado estão na lista do orelhas por mera coincidência... Ou que quando o orelhas disse ao Duque "ERA PARA ISTO QUE QUERIAS QUE CONTROLASSEMOS A ARBITRAGEM" foi apenas uma tirada à lá Jay Jay...

Mais um inocente...

Isso foste só tu que

Isso foste só tu que ouviste.
Tens de tomar os remédios para que essas vozes na tua cabeça se calem.

Mou a perder tempo...

Há muito que Talisca estava a ser seguido na Europa.

http://www.galaticosonline.com.br/noticia/13/03/2014/42368,agente-revela...