Moniz desconfia de empenho de André Simões frente ao FC Porto | Relvado

Moniz desconfia de empenho de André Simões frente ao FC Porto

Mensagem de jogador do Moreirense nas redes sociais provoca polémica.
 
A mensagem de André Simões no Instagram
Instagram

José Eduardo Moniz, vice-presidente do Benfica, pôs em causa esta terça-feira o empenho de André Simões, jogador do Moreirense, em jogos em que defrontou o FC Porto. Em causa está um posto do jogador nas redes sociais, em que afirma que tem o “Porto no coração”.

André Simões, produto da formação dos dragões, foi expulso frente ao Benfica, no fim de semana passado, por alegadamente ter chamado “filho da p…” ao árbitro. Hoje, publicou nas redes sociais uma fotografia da festa do FC Porto no Bessa, acompanhada da mensagem: “Se calhar foi este o motivo da expulsão. Não nos AJOELHAMOS perante ninguém, morremos de pé e acima de tudo ninguém nos cala. Moreirense e Porto no coração!!!!”

“Deve ter sido muito simpático para o árbitro. Deve-lhe ter feito uma festinha. Só pode ter sido isso mas quando nós olhamos, por exemplo, para aquilo que o jogador publicou no Instagram, creio que isso fala por si. Talvez nos possamos, nestas circunstâncias, interrogar legitimamente sobre qual foi o comportamento do jogador nos jogos em que teve de defrontar o FC Porto”, comentou hoje José Eduardo Moniz à Rádio Renascença.

Benfica:

Comentários [57]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

JEMoniz

A triste figura a que este individuo se sujeita colocando-se ao nivel do inergume do João Gabriel; é inacreditavel a asnice contida numa só pessoa, dirigente desse clube tão "virgem e puro"...Alguém devia-lhe relembrar do antecessor do actual presidente, o sr. Vale e Azevedo, dos actos impróprios cometidos pelas direcções anteriores do sr. Luis Filipe Vieira, nomeadamente o "estorilgate" e a época dos tuneís...se calhar o sr.eduardo moniz e joão gabriel necessitarão de uma receita de memofante para aclarar a memória e quiça assim restringirem-se de proferirem comentários que atestam a sua falta de capacidade intelectual de argumentar com factos verídicos e não encenações cinematográficas produzidas pelo seu presidente.

Oh moniz

" O Vendido e a publicidade

"

O Vendido e a publicidade enganosa

José Eduardo Moniz foi o primeiro a sair da toca para se insurgir contra Lopetegui. Parece que Luis Filipe Vieira terá dado uma folga ao Ex-Director-Geral da TVI e este, aproveitado o facto de já não estar de joelhos e com a boca ocupada, lá veio espalhar mais um pouco da demagogia tão característica para os lados de Carnide. O ex-futuro candidato à presidência do Benfica desafiou Lopetegui a pedir os arquivos dos últimos 25 anos, mas estou certo que tal não será preciso, uma vez que em Espanha as competições europeias têm transmissão televisiva. O treinador portista certamente terá acompanhado as conquistas do FC Porto durante esse período e, em virtude disso, ainda terá uma memória bem viva das mesmas, tornando o recurso ao arquivo necessário apenas para lembrar as vitórias internacionais do Benfica. Taça Latina incluída.

O Vendido - que em 2009 foi uma das vozes encarnadas que se levantou contra o então e ainda actual presidente do Benfica, tendo mais tarde aceite o cargo de vice-presidente sendo assim anexado por Luís Filipe Vieira e, dessa forma, trocado o que acreditava por um tacho -, apareceu em entrevista à Rádio Renascença (e admiro que as pessoas ligadas ao clube da Luz falem para essa Rádio depois do papel desta no 25 de Abril e todas as implicações que a liberdade trouxe ao futebol português) exactamente no dia em que foi/seria notícia de relevo o facto de a Comissão de Instrução de Inquéritos ter decidido fazer algo em relação às acusações de Bruno de Carvalho após este ter acusado implicitamente Luís Filipe vieira e o Benfica de manipulação de resultados.

Talvez por tantos anos a trabalhar numa estação de televisão populista como é a TVI, José Eduardo Moniz sabe bem como desviar as atenções e fazer de uma mentira quase verdade. Basta ver toda a publicidade enganosa em torno da maravilhosa campanha do Benfica onde, segundo o próprio Jorge Jesus, os benfiquistas já não ficam contentes com um 3-0, ou então com a tão falada melhor defesa dos últimos sei lá quantos anos. Neste momento o Benfica tem menos um golo marcado (51-52) e os mesmos sofridos (10) que o FC Porto.

O Benfica faz-me lembrar a McDonald's, onde nas publicidades promete uns hambúrgueres todos bonitinhos mas na hora da verdade, ao abrir a caixa, reparamos que afinal foi-nos vendida uma coisa toda alagada. Mais fácil se torna enfiar os dedos nos olhos das pessoas quando se tem um especialista em comunicação, como é o actual vice-presidente, e uma exército mediático por trás, com BTV, A Bola, Record, Correio da Manhã, SIC e TVI à cabeça.

As acusações de José Eduardo Moniz sobre um eventual beneficio do FC Porto frente ao Boavista são ainda mais ridículas que o bigode do actual presidente do Benfica. No entanto, estaria a mentir se dissesse que esperava outra coisa. A actual direcção do Benfica sempre usou a contra-informação como forma de ocultar o que não lhe interessa que seja discutido, nem que para isso tenha de mentir descaradamente como neste caso. É nestas alturas que se exige uma resposta firme e imediata dos responsáveis azuis-e-brancos.

A pergunta que eu deixo é a seguinte: se Lopetegui, completamente sozinho, consegue causar tanta dor na comunicação social e nos dirigentes benfiquistas, o que aconteceria caso os dirigentes do FC Porto viessem dar a cara contra a farsa que tem sido este campeonato?

Eles não jogam nada e começam a ficar nervosos e impacientes com o facto do FC Porto continuar a resistir. Quatro pontos pressupõem uma vantagem com margem de erro, mas com um jogo de confronto directo ainda por disputar, muita coisa pode acontecer. E se o árbitro nomeado para um qualquer jogo do Benfica adoece no dia e tem de ser substituído por um sem que este tenha tempo de se preparar devidamente ou que, em caso de existir, não se tenha alistado no movimento "Por um Benfica Bicampeão"?"

ó criminoso de merda

onde é q roubaste/plagiaste este texto cheio de mentiras?
não me digas q foi daquele artolas dos 500€ do centro de estágio da maia?
cambada de corruptos/mentirosos

Vamos-nos rir mais um

Vamos-nos rir mais um pouco... Hohohohoh
.
.
Enviado por txcdom a 14 de Janeiro de 2015, às 13:36.

[0 pts.]

devem pensar q nós assobiamos para o lado com estas notícias. temos q esclarecer esta "denúncia" até as ultimas consequências.
estes corrupto devem pensar q somos como eles. depois de dezenas de provas de corrupção contra a colectividade corrupta regional, o q eles fizeram? nada, pois gostam de ganhar com batota!

cambada de corruptos!
.
.
Claro vamos rir ainda mais um pouco corrupto sem vergonha...
.
..]

Puto Gnu e corrupto sem vergonha, e os corruptos já levaram isto ate às última consequências??? ou quem cala consente, e querem é silêncio???
.
.
.

"Benfica comprou um jogo em Bucareste para ir a Vigo levar com o Ce7ta

"Năstase a trântit şi meciul cu Lazio, şi meciul cu Benfica"

Dinu neagă vehement orice discuţie cu Lotito despre un blat: “Acţionarul care v-a spus asta despre mine nu poate să fie decât Vladimir Cohn. E o canalie. Nu puteam eu să fac blat, eu am fost martor la meci. Cine avea autoritate asupra jucătorilor putea face asta. Sunt convins că meciul cu Lazio a fost trântit. Coincidenţa face că a fost trântit de aceeaşi persoană care mi-a trântit mie meciul cu Benfica din 1999. Vali Năstase. În minutul 44 cu Benfica a dat pumnul şi a fost eliminat, am pierdut calificarea. Am aflat apoi că un om din anturajul clubului şi al jucătorilor s-a întâlnit în ziua meciului la hotelul Crowne Plaza cu Jupp Heynckes care era antrenorul lui Benfica”.

Administratorul delegat refuză să dezvăluie identitatea negociatorului din 1999. Scenariul pare însă identic cu cel din 2007, atunci când Ioan Becali s-a întâlnit cu Lotito la dineul oficial. Cu 8 ani în urmă, impresarul corespundea descrierii de “om din anturajul clubului şi al jucătorilor” şi, coincidenţă, îl reprezenta şi atunci pe Vali Năstase, jucătorul indicat de Dinu de trădare. “Nu e coincidenţă că tot el a greşit cu Benfica”, spune administratorul delegat

É de uma longa reportagem do jornal desportivo romeno ProSport, sobre corrupção em larga escala envolvendo o Dínamo de Bucareste.

Basicamente conta que, entre outras coisas, havia jogadores, directores e o treinador Cornel Dinu que vendiam jogos aos adversários. Um jogador do Dínamo não referenciado encontrou-se com Jupp Heynckes no Crowne Plaza na véspera de o Benfica ir ali ganhar 2-0 e reverter o 0-1 da Luz na Taça UEFA em 1999.

O Vali Nastase referido é um ex-jogador daquele tempo e tudo a propósito de ter estado posteriormente na venda de um jogo à Lazio [referência a Lotito, presidente laziale]. Vladimir Cohn, dito "o canalha", é um intermediário. Dinu, antiga estrela do clube da Polícia romena no tempo áureo de Ceausescu que a seu tempo, no PREC, foi vitoriado em Lisboa como arauto do socialismo luminoso, diz que só soube do sucedido depois do jogo a respeito da visita de um seu ex-jogador, que não nomeia, ao hotel onde ficou o Benfica. E é Dinu quem conta o caso puxando o jogo do Benfica a respeito de ter sido "tratado" pelos marginais que fariam o negócio ao longo dos tempos com outras equipas, nomeadamente a de Roma.

Foi o suficiente, resta dizer a este respeito, para o Benfica jogar a seguir com o Ce7ta de Vigo com o registo que se sabe.

Extraído daqui, com o link para o jornal romeno

os troféus desta cambada de corruptos assumidos!

Antero Henrique(A) - Foda-se! Não dormi um caralho! Estou com uma enxaqueca, pá.
Pinto da Costa (PC) - Filhos da puta.... [...] Tínhamos morto esta merda ontem [...]
A - Embora eu ache que o Mourinho, no final, também se exaltou muito!
PC - É, um bocado.
A - É! Aquela história de dizer que o Rui Jorge morreu em campo e...
PC - Ele disse aonde?
A - Ele diz que disse cá em baixo, disse cá em baixo, junto a... quando estava a malta toda ali! Mas eu liguei para a
‘Bola’ e para o ‘Jogo’ a desmentir! A dizer que ele estava a dizer que era mentira!
PC - Não, não! Não... não é desmentir! A gente tem é de processar o gajo que diz! [...]
A - É... e em relação à camisola, também tem de se arranjar ali uma tanga, presidente!
PC - Arranjar que ele foi provocar para a porta do balneário!
A - É. E que o Mourinho disse que: “Esta camisola é indigna de ser trocada. Porque se a tivesse rasgado não a mandava
outra vez para o balneário do Sporting.” *...+ É! Temos de arranjar aí uma tanga, senão saímos por baixo desta merda toda.

PC - Mas já falou com o Mourinho, não?
A - Não, não, não. Vou agora com ele ver o Rio Ave, agora, às quatro horas!
PC - É... mas diga-lhe, é pá! Ele que não preste dec... diga-lhe só...
A - Não, por isso é que vou com ele! Por isso é que vou com ele!
PC - E amanhã é um processo-crime contra...
A - É...
PC - Esse Bettencourt e os jornais carago!
A - É que esse gajo é mesmo um cobarde!
CONVERSA ENTRE VALENTIM LOUREIRO E PINTO DA COSTA
No dia 2 de Fevereiro, Pinto da Costa toma conhecimento de que Mourinho terá um processo disciplinar e que não
haverá qualquer processo contra Liedson, jogador do Sporting, que alegadamente teria agredido Jorge Costa.
Zangado, liga para Valentim Loureiro a pedir explicações.
Valentim Loureiro (VL) - Estou!
Pinto da Costa (PC) - Sr. presidente, como está?
VL - Ilustre amigo!
PC - Eu estou um bocado fodido com o meu amigo!
VL - Comigo?
PC - Então! Eu falo-lhe no Liedson... o Liedson não apanha nada, põe um processo disciplinar ao Mourinho!!!
VL - Isso ainda não está decidido, pois não?
PC - Está! Então! O processo disciplinar
VL - Eu cheguei agora à Liga [...] Como é que você sabe?
PC - Oh...
VL - Foi algum comunicado?
PC - Estou a dizer-lhe! Processo disciplinar ao Mourinho!
VL - Ó pá, desconheço isso em absoluto! Cheguei agora!
PC - E ao Liedson nada! [...] Vai um gajo à televisão dizer que o Paulino, que o Paulino que é um atrasado mental disse
uma coisa e pronto! E o treinador tem um processo disciplinar!
VL - Jorge, eu vou ver isso, está bem?
PC - Está!
CONVERSA ENTRE PINTO DA COSTA E ADELINO CALDEIRA
Quatro horas depois de ter falado com Valentim, Pinto da Costa recebe um telefonema de Adelino Caldeira, também
administrador da SAD, que já conhecia o relatório do árbitro.
Pinto da Costa (PC) - Estou?
Adelino Caldeira (AC) - Estive a ver o relatório, pá... ali há uma coisa complicada! O... aquele cabrão de Braga, o
Paulino, sabe quem é?
PC - Sim, sim...
AC - O gajo escreve que viu! A história da camisola! [...] É o que ele escreve, presidente!
PC - Oh!
AC - Pois, está bem! Agora, ó presidente, das duas uma: ou se arranja alguém que chegue ao pé do gajo, que o gajo vá
dizer que não viu mas que lhe foram contar... ou se o gajo mantém essa versão no relatório, no mínimo uma semana,
no mínimo!
PC - É um filho da puta! [...] Quem se dá.... quem se dá bem com ele é o Zé Mário!
AC - Ó presidente, quer que eu fale com ele?
PC - O Zé. Eu falo com o Zé Mário!
AC - É que... atenção! Ou o gajo chega lá... o gajo, o gajo não chega lá a dizer que viu! Porque ele... porque ele, depois
diz a seguir: e quanto à afirmação veio contar-me o Bettencourt! Portanto!
PC - Ah!
AC - ...o que se presume que ele viu! Agora o que ele pode dizer – como está lá escrito no relatório! – “Não, a mim
também me contaram!”
PC - Pois.
AC - Ó pá! É tão simples quanto isso! É que se não aquilo dá um mês de pena mínima, no caso dos treinadores é
reduzido para 25 por cento!... é pá, que dá um mínimo de uma semana... [...] Não tem hipótese nenhuma mas... ó pá,
pode dar e depois e... estes cabrões ... pode dar sempre duas a três semanas. E se eles derem por exemplo três meses
– por causa do passado do Mourinho! – ou quatro... 25 por cento é um mês não é? [...]
PC - É... mas eu falo com ele amanhã.
CONVERSA ENTRE PINTO DA COSTA E ADELINO CALDEIRA
No dia seguinte, 4 de Fevereiro, Pinto da Costa e Antero falam logo pela manhã. Antero Henrique está preocupado
com Mourinho que entende não ter recebido a necessária solidariedade dos dirigentes portistas.
Pinto da Costa (PC) - Estou!
Antero Henriques (A) - Devia ir a Gaia, que o gajo está todo atrofiado!
PC - Porquê? Lá por causa...
A - Estive agora a falar com ele, diz que não sente da parte do clube... uma defesa que vai... que vai... vai avançar
sozinho!
PC - Não sente, da parte do clube?
A - Não!
PC - Uma grande defesa???
A - Disse-lhe: “Ó pá, isso não tem jeito nenhum!” ...diz: “Ó pá, mas pronto! Não, não sinto uma solidariedade pá... as
pessoas vão dizer que... pá... pede desculpa ao Sporting” e o caralho... *...+
PC - Não! Nós já ontem pusemos uma coisa no site...
A - Eu sei, eu sei, eu sei. Mas ó presidente, eu acho que devíamos ir com uma queixa-crime para cima do delegado da
Liga se fosse possível!
PC - Isso é a minha ideia!
A - Se fosse possível... falar com o Adelino, se é tecnicamente possível... Avançar já com essa merda!
CONVERSA ENTRE PINTO DA COSTA E VALENTIM LOUREIRO
Minutos depois de terminar a conversa, Pinto da Costa telefona a Valentim e ameaça que os jogadores não vão à Luz
se Mourinho for punido. A intenção no entanto nunca existiu, como se comprova em outros telefonemas.
Pinto da Costa (PC) - Eu precisava de falar consigo porque isto está a tomar proporções que vai dar uma bronca do
carago!
Valentim Loureiro (VL) - Então?
PC - Eu estou aqui no centro de estágio... e os jogadores estão reunidos...
VL - Hum...
PC - e querem faltar ao jogo da Luz!
VL - Faltar?
PC - Sim...
VL - Oh!
PC - Perdem os três pontos, não há problema!
VL - Oh, oh, oh.
PC - Não querem e o Mourinho vai processar judicialmente o delegado da Liga! Já entregou a um advogado!
VL - Hum... Você vem para baixo?
PC - Eu... eu estou aqui, estou a falar com eles... estão reunidos [...] Depois vou para a torre das Antas!
VL - Então ligue-me, lá para o meio-dia.
CONVERSA ENTRE PINTO DA COSTA E ANTERO HENRIQUE
O actual número dois do Porto depois de se reunir com José Mourinho liga a Pinto da Costa a contar-lhe o estado de
espírito do treinador. Por sua vez, Pinto da Costa relata a Antero a conversa com Valentim e conta-lhe que disse que
os jogadores ameaçavam não ir à Luz.
Pinto da Costa (PC) - Esteve com o homem?
Antero (A) - [...] Ele está um bocado atrofiado... mas ó presidente, ele também é incoerente, percebe? [...] Como é que
correu com o Major, presidente?
PC - Ó pá, disse-lhe que havia a bomba de podermos dia 14 .... faltar! Ele entrou em pânico ... e eu disse-lhe: “Ó Major,
eu sei que não adianta nada, mas pelo menos, olhe, vamos ter a oportunidade de dizer ao mundo do futebol porque é
que temos de fazer isto!”
CONVERSA ENTRE PINTO DA COSTA E ADELINO CALDEIRA
Terminado o telefonema com Antero, Pinto da Costa telefona a Adelino Caldeira e conta-lhe da ameaça de não
jogarem com o Benfica. Ao administrador da SAD, Pinto da Costa diz que aquilo não passou de uma tanga e que
serviu para assustar Valentim. Caldeira promete ligar depois ao Major a meter “veneno” sobre a mesma matéria. E
no dia seguinte volta a ligar a Pinto da Costa porque já “conseguira” mudar o relatório do observador.
Adelino Caldeira (AC) -Ameaçou com o Estádio do Benfica?
Pinto da Costa (PC) - Exacto, fiz uma tanga quando estava a falar com ele, de modo que o gajo ficou em pânico. [...]
AC - O relatório, segundo o relatório, diz claramente que não viu nada... e que foi só o Bettencourt que lhe contou tudo
o que escreveu! Portanto melhor que isto é impossível!
PC - É impossível, está bem! [...]
AC - Portanto o relatório limpa tudo completamente, OK?
PC - OK.
AC - Diz exactamente isso. Claro que o gajo vai ser sacrificado, se calhar vai ter de lhe deitar a mão, mas também o gajo
foi um filho da puta, escreveu primeiro portanto... que se lixe, né?
GOMES DA SILVA
Adelino Caldeira diz a Pinto da Costa que falou com o juiz Gomes da Silva, da Comissão Disciplinar da Liga, porque
Mourinho só podia ser ouvido após ter recebido a nota de culpa.
Adelino Caldeira (AC)- Antes do sr. ligar pedi uma chamada para o Gomes da Silva. Foi combinado entre mim, o dr.
Gomes da Silva e o Major que o sr. José Mourinho só seria ouvido depois de receber a nota de culpa. Porque eu quero
que ele seja acusado só naquele artigo que dá multa, que foi o que nós combinámos.

Monte de esterco, pega lá o teu trofeu...

Vamos-nos rir mais um pouco... Hohohohoh
.
.
Enviado por txcdom a 14 de Janeiro de 2015, às 13:36.

[0 pts.]

devem pensar q nós assobiamos para o lado com estas notícias. temos q esclarecer esta "denúncia" até as ultimas consequências.
estes corrupto devem pensar q somos como eles. depois de dezenas de provas de corrupção contra a colectividade corrupta regional, o q eles fizeram? nada, pois gostam de ganhar com batota!

cambada de corruptos!
.
.
Claro vamos rir ainda mais um pouco corrupto sem vergonha...
.
..]

Puto Gnu e corrupto sem vergonha, e os corruptos já levaram isto ate às última consequências??? ou quem cala consente, e querem é silêncio???
.
.
.

"Benfica comprou um jogo em Bucareste para ir a Vigo levar com o Ce7ta

"Năstase a trântit şi meciul cu Lazio, şi meciul cu Benfica"

Dinu neagă vehement orice discuţie cu Lotito despre un blat: “Acţionarul care v-a spus asta despre mine nu poate să fie decât Vladimir Cohn. E o canalie. Nu puteam eu să fac blat, eu am fost martor la meci. Cine avea autoritate asupra jucătorilor putea face asta. Sunt convins că meciul cu Lazio a fost trântit. Coincidenţa face că a fost trântit de aceeaşi persoană care mi-a trântit mie meciul cu Benfica din 1999. Vali Năstase. În minutul 44 cu Benfica a dat pumnul şi a fost eliminat, am pierdut calificarea. Am aflat apoi că un om din anturajul clubului şi al jucătorilor s-a întâlnit în ziua meciului la hotelul Crowne Plaza cu Jupp Heynckes care era antrenorul lui Benfica”.

Administratorul delegat refuză să dezvăluie identitatea negociatorului din 1999. Scenariul pare însă identic cu cel din 2007, atunci când Ioan Becali s-a întâlnit cu Lotito la dineul oficial. Cu 8 ani în urmă, impresarul corespundea descrierii de “om din anturajul clubului şi al jucătorilor” şi, coincidenţă, îl reprezenta şi atunci pe Vali Năstase, jucătorul indicat de Dinu de trădare. “Nu e coincidenţă că tot el a greşit cu Benfica”, spune administratorul delegat

É de uma longa reportagem do jornal desportivo romeno ProSport, sobre corrupção em larga escala envolvendo o Dínamo de Bucareste.

Basicamente conta que, entre outras coisas, havia jogadores, directores e o treinador Cornel Dinu que vendiam jogos aos adversários. Um jogador do Dínamo não referenciado encontrou-se com Jupp Heynckes no Crowne Plaza na véspera de o Benfica ir ali ganhar 2-0 e reverter o 0-1 da Luz na Taça UEFA em 1999.

O Vali Nastase referido é um ex-jogador daquele tempo e tudo a propósito de ter estado posteriormente na venda de um jogo à Lazio [referência a Lotito, presidente laziale]. Vladimir Cohn, dito "o canalha", é um intermediário. Dinu, antiga estrela do clube da Polícia romena no tempo áureo de Ceausescu que a seu tempo, no PREC, foi vitoriado em Lisboa como arauto do socialismo luminoso, diz que só soube do sucedido depois do jogo a respeito da visita de um seu ex-jogador, que não nomeia, ao hotel onde ficou o Benfica. E é Dinu quem conta o caso puxando o jogo do Benfica a respeito de ter sido "tratado" pelos marginais que fariam o negócio ao longo dos tempos com outras equipas, nomeadamente a de Roma.

Foi o suficiente, resta dizer a este respeito, para o Benfica jogar a seguir com o Ce7ta de Vigo com o registo que se sabe.

Extraído daqui, com o link para o jornal romeno

" Mudanças necessárias e

"

Mudanças necessárias e escolhas por catálogo encarnado

A parte mais relevante e pertinente da entrevista de Pinto da Costa ao jornal O Jogo está na questão das nomeações. Não coloca em causa o valor e o desempenho dos árbitros, como estava perfeitamente no direito de o fazer, mas sim os critérios para as nomeações. Vale a pena citar.

«O mal não está nos árbitros, está no critério das nomeações. Repare que chegámos ao final da primeira volta e o senhor Manuel Mota tinha arbitrado três jogos do FC Porto. Três! E havia vários internacionais que não tinham apitado nenhum. Parece-me um critério difícil de justificar, para dizer o mínimo. Aliás, já pedi uma justificação para isto e não ma deram. Depois, há jogos como um Vitória de Guimarães x FC Porto, um Vitória de Guimarães x SC Braga, um SC Braga x Benfica ou um Sporting x Vitória de Guimarães. São jogos que devem merecer a escolha dos árbitros que possam dar mais garantias. Repare que o Vitória de Guimarães x FC Porto da primeira volta foi disputado numa altura em que os dois clubes era líderes, com 9 pontos. Portanto, a priori, deveria ter sido escolhido um dos árbitros mais conceituados. Ora, o árbitro desse jogo foi justamente o senhor Paulo Baptista, que tinha descido de divisão. Um mês ou dois antes do jogo, ele desceu de divisão. (…) À quarta jornada, o árbitro que desceu e foi repescado e ficou acima da linha de água foi apitar o jogo entre dois líderes do campeonato. Qual é o critério de uma escolha destas? É por isso que sou um defensor de um regresso a um sorteio condicionado. Se houvesse sorteio, naturalmente já teríamos sido apitados por árbitros internacionais e o senhor Manuel Mota não teria feito, em meio campeonato, três jogos nossos».

O porquê do SLB querer
a nomeação directa
E então Pinto da Costa sugere um regresso ao passado: sorteio. Uma ideia que merece todo o apoio e que faz todo o sentido. Ao fim de quase ano e meio de profissionalização da arbitragem, a única coisa que se conseguiu foi que Rui Santos, o dono do espaço de opinião que mais vezes associou o mérito desportivo do FC Porto (47 troféus em 25 anos - um arquivo bem modesto) aos bastidores do sistema, dissesse isto.

Já não se trata de questionar a qualidade dos árbitros, mas sim as nomeações. Quais são os critérios? Toda a análise de Pinto da Costa é sustentada e pertinente. Sim, o regresso às nomeações já a partir de 2015-16 deve ser defendido. Sobretudo porque não hão-de faltar vozes a insurgir-se contra isto.

A saber. A Liga decidiu avançar para a nomeação directa em 2003. Decisão aprovada pela maioria, mas alguns clubes rejeitaram. Casos de FC Porto, Sporting e Guimarães. O Benfica apoiou a nomeação directa. Durante dois anos, as nomeações eram sistematicamente questionadas, por isso em 2005 voltou a propor-se o regresso ao sorteio. Só um clube queria continuar nas nomeações directas: o Benfica (o Beira-Mar não votou na altura por estar em mudança directiva). Algo que ajuda a explicar a faculdade de Luís Filipe Vieira ter podido escolher um árbitro por catálogo no processo Apito Dourado, em 2004, para uma meia-final da Taça de Portugal. Ao menos que tenha tido a cortesia de oferecer pequeno-almoço ao major.

Na altura, a nomeação directa tinha uma vantagem: era possível nomear os melhores árbitros para os maiores jogos. Era suposto os árbitros melhor classificados serem premiados com as nomeações para os clássicos, os derbys e os jogos que interferissem na luta pelo título e nas qualificações para a UEFA. Ora o que se vê, conforme é dito por Pinto da Costa, é que esse critério deixou de existir. A nomeação directa deixou de fazer sentido a partir do momento em que não há critério lógico para os grandes jogos.

O que se vê são árbitros não internacionais que apitam 3 vezes um grande na mesma volta. Árbitros que nos últimos 3 anos só arbitraram 1 dos 3 grandes e, coincidentemente, quase só são chamados para jornadas de alta dificuldade (ler mais aqui), ou árbitros que basta serem uma vez condenados publicamente por um dirigente de um grande e desaparecem do mapa das nomeações para esse clube. Isto aplica-se a todos os árbitros, a todos os clubes. Se um árbitro não serve para arbitrar um determinado clube, então não devia servir para arbitrar nenhum jogo.

Além da nomeação directa ter perdido a sua lógica, não há justificação possível para o facto de Tiago Martins ter sido promovido a árbitro internacional sem nunca ter arbitrado os 3 grandes. E logo na primeira amostra, num FC Porto x U. da Madeira, mostrou porque é que há um ano estava na segunda categoria, não porque chegou a internacional. Não faz sentido nem há justificação possível.

Capela: há 1080 minutos sem sofrer
João Capela, árbitro com quem o Benfica nunca perdeu e com quem em 12 jogos nunca sofreu golos (não há-de faltar muito para bater o recorde de Mazaropi), foi nomeado para arbitrar numa jornada extremamente importante na luta pelo título. O 18º árbitro do ranking da época passada a arbitrar uma reedição do jogo onde o Benfica, em 2012-13, começou a deixar escapar o título. Qual o critério do CA da FPF?

Porque é que foi nomeado um dos piores árbitros de 2013-14 para arbitrar o Benfica quando Jorge Sousa ou Marco Ferreira, dos melhores do ranking da época passada, vão arbitrar jogos de equipas que lutam para não descer? Onde está o critério da nomeação directa que defendia os melhores árbitros para os maiores jogos?

Já Artur Soares Dias foi nomeado para o FC Porto x Sporting. Já arbitrou as duas equipas esta época e fez globalmente boas arbitragens nos dois jogos anteriores entre FC Porto e Sporting. Esta foi a apreciação feita pelo painel do jornal O Jogo antes do clássicos anteriores:

18-04-2011 (FC Porto x Sporting, 3-2)

Os únicos erros apontados por unanimidade por Jorge Coroado, Pedro Henriques e Paulo Paraty são um fora-de-jogo mal assinalado a Varela e uma falta mal assinalada sobre Helton num choque com Guarín. Nada com interferência no resultado.

28-10-2013 (FC Porto x Sporting, 3-1)

O único erro apontado por Jorge Coroado, Pedro Henriques e José Leirós é um cartão amarelo mal mostrado a Iván Piris.

Ideal? Não, mas este curto historial, juntamente com uma classificação minimamente aceitável em 2013-14, ajuda a justificar a nomeação directa. No jogo do líder, que será um enorme interessado no resultado do clássico, não. Então se a lógica de nomear os melhores árbitros para os melhores jogos não é cumprida, que se regresse ao sorteio.

Como é claro, não se pode misturar todos os árbitros da primeira categoria no mesmo pote. Há que criar um sorteio condicionado, senão tanto podia aparecer Pedro Proença, o melhor árbitro português e agora retirado, como Bruno Paixão, que foi 20º há um ano.

A solução proposta é criar escalões dentro da primeira categoria. Não se pode dividir entre internacionais e não internacionais, pois a promoção de Tiago Martins mostra que chegar a internacional não implica demonstrações prévias de competência nem experiência em jogos grandes.

Portanto, criar 3 ou 4 escalões (jogos de interferência em liderança/luta pelo título; jogos de competições europeias e metade superior da tabela; jogos entre equipas sem candidatura ao título ou à Europa) para os árbitros de primeira categoria, para condicionar o sorteio, seria o ideal.

A mudança deve começar aqui
E para precaver o risco de árbitros com desempenho negativo serem sistematicamente nomeados, por sorte/azar, para o mesmo clube? Condicionar a repetição de nomeações, isto é, não permitir que árbitros que tenham tido uma nota anterior inferior a determinado valor (3,5 seria o ideal) possam ser nomeados para arbitrar a mesma equipa mais do que 2 ou 3 vezes na mesma época. A classificação final da época ajudaria a definir se os árbitros baixam ou sobem dentro do mesmo escalão da primeira categoria.

E o sistema de observações? Tempo de passar a incluir as imagens televisivas? Para quem não sabe, os observadores não avaliam os árbitros em função das imagens de TV. O sistema é simples: logo no fim do jogo, têm cerca de uma hora para enviar um SMS a Vítor Pereira ou ao representante secundário do CA com a nota para os árbitros, de 1 a 5.

Como a maioria dos erros graves (sobretudo os foras-de-jogo) só são perceptíveis a partir da TV, isso implica que os árbitros possam continuar a ter boas notas mesmo em jogos onde há erros graves de arbitragem, como vitórias por 1x0 a acontecer com um golo em fora-de-jogo. Isto desvirtua o sistema de avaliações. Há que criar um mecanismo para impedir que o mesmo assistente esteja associado a um acumular de erros neste tipo de avaliações, sobretudo porque grande parte dos erros de arbitragem são cometidos pelos auxiliares. Exemplo da ignorância que isto pode implicar é adeptos benfiquistas culparem Pedro Proença pelo clássico de 2011-12, quando na verdade o erro do golo de Maicon é de um auxiliar, não de Proença.

E acima de tudo, há que perceber que anular mal um golo por fora-de-jogo é mais grave do que validar um, isto porque as directrizes dizem que em caso de dúvida há que beneficiar a equipa atacante (isto é sempre ambíguo, porque na hora de decidir o árbitro tem que estar convicto da sua decisão, não ter dúvidas em função do estádio ou da cor da camisola). E enquanto adeptos de futebol, queremos golos e aceitamos o erro como parte deste desporto. Só não aceitamos o acumular de erros para o mesmo lado e a isenção face a tal.

Avaliar o desempenho dos árbitros através da TV será sempre ponto de discórdia. Mostrem a mesma imagem a um benfiquista, a um portista e a um sportinguista e cada um deles vai ver uma coisa diferente, mediante o lance seja em benefício ou prejuízo para o seu clube. Mas se os erros só são detectados através da TV e os árbitros são avaliados em função da sua própria perspectiva e não em função das imagens, o sistema de avaliação demonstra que é tempo de uma reforma. Reforma essa que rima com Vítor Pereira e com os demais membros do Conselho de Arbitragem da FPF - que ironicamente tem a pasta da arbitragem, mas acha que ainda não foi pertinente reagir ao desvirtuar da competição esta época pelos senhores da bandeira e do apito. A utilização dos vídeos seria pertinente. Claro que Luís Filipe Vieira vai discordar, pois o Benfica votou contra esta proposta na mesma reunião em que era pedido o regresso do sorteio.

Que esta seja a única vez que é necessário falar de arbitragem até ao final da semana (até ao final da época já era pedir demasiado).

PS: O Record diz que a CII da Liga abriu o inquérito à manipulação de resultados proposta pelo presidente do Benfica ao presidente do Sporting, segundo disse Bruno de Carvalho. Num curto espaço de horas, José Eduardo Moniz e João Gabriel saem da toca e tentam de imediato desviar atenções para o FC Porto. Calma, meus senhores, não há motivos para estarem nervosos. Ou há?"

" Arquivos dos últimos 25

"

Arquivos dos últimos 25 anos

“O treinador do FC Porto limitou-se a dizer aquilo que o instruíram a afirmar. Mas como só chegou este ano ao futebol português, o melhor conselho que lhe posso dar é pedir à sua entidade patronal para ter acesso aos arquivos dos últimos 25 anos e aí ele talvez ficasse a perceber bem o que é favorecimento no âmbito do futebol português”

José Eduardo Moniz, vice-presidente do SL Benfica e administrador da Benfica SAD, em declarações ao programa ‘Bola Branca’, da Rádio Renascença

----------

Meu caro José Eduardo (posso tratá-lo assim?),

Antes de mais nada, gostaria que satisfizesse a minha curiosidade.

Lembra-se dos ‘broches’ de A BOLA, a propósito da sua abortada candidatura à presidência do SL Benfica? Já fez as pazes com o José Manuel Delgado?

Lembra-se daquilo que você próprio disse, acerca da época 2010/2011 (publicado no Correio da Manhã, de 9 de Abril de 2011)?

José Eduardo Moniz (Correio da Manhã, 09-04-2011)

E lembra-se daquilo que escreveu no final da época 2011/2012 (publicado no Record, de 1 de Maio de 2012)?

José Eduardo Moniz (Record, 01-05-2012)

Mas já que quer desenterrar os arquivos dos últimos 25 anos, vamos a isso.

A propósito de favorecimentos, no âmbito do futebol português, sabe qual é a primeira coisa que me ocorre?

Elefante Branco! Já lá foi? Já ouviu falar? Há cada estória… Tenho a certeza que você ia gostar…

Outra coisa que está no top das minhas lembranças é uma afirmação do seu presidente, feita em 2003, a propósito da contratação de Jankauskas (ex-jogador do seu clube) pelo FC Porto: “são mais importantes os lugares na Liga do que contratar bons jogadores”

Lindo, não acha? Cá entre nós, o que será que o Luís queria dizer com isto?…

E, claro, quem é que não se lembra da “extraordinária” atuação do benfiquista Bruno Paixão em Campo Maior (na época 1999/2000)?

E, uns anos depois, quem não se recorda do “gato das botas”, como ficou conhecido o árbitro benfiquista Hélio Santos, após o seu “brilhante” desempenho no estádio do Algarve (época 2004/2005), no âmbito de um processo mais vasto – o ‘Estorilgate’?

Depois vieram tempos mais sombrios, com armadilhas montadas no túnel da Luz, bem como, as célebres imagens captadas umas horas antes de um SL Benfica x FC Porto, onde é possível ver elementos do seu clube a levantarem o ângulo de uma das câmaras. Espectáculo!

E, finalmente, embora os seus telemóveis nunca tenham estado sob escuta (quem é que tem coragem de colocar o presidente da "instituição" sob escuta?), as escutas esquecidas. Sim, no âmbito de escutas feitas para apanhar terceiros, soube-se das preferências de Luís Filipe Vieira por determinados árbitros (em 2004, Paulo Paraty e João Ferreira estavam à cabeça), dos “favorzinhos” solicitados por José Veiga ao presidente dos árbitros e das manobras de bastidores e influências de João Rodrigues. Tudo muito transparente e, evidentemente, em prol da verdade desportiva…

Mas, verdadeiramente, do que eu me lembro é disto…

Museu do FC Porto - Troféus Internacionais

Se o José Eduardo quiser, terei todo o gosto em o convidar e servir de cicerone numa visita ao Museu do FC Porto onde, entre dezenas de troféus conquistados nas últimas três décadas, poderá ver:

- uma Taça dos Clubes Campeões Europeus (época 1986/1987);

- uma Supertaça Europeia (época 1987/1988);

- duas Taças Intercontinentais (épocas 1987/1988 e 2004/2005);

- uma Taça UEFA (época 2002/2003);

- uma Liga dos Campeões (época 2003/2004), competição que, neste formato, nunca foi ganha por nenhum outro clube português;

- uma Liga Europa (época 2010/2011).

Que tal? Acha que estas taças foram roubadas? Como é que, de 1987 a 2011, o FC Porto terá ganho todos estes troféus internacionais?

Caro José Eduardo Moniz, ajude-me. Quantos troféus internacionais (oficiais!) é que o seu clube ganhou nos últimos 25 anos? 30 anos? 35 anos? 40 anos? 50 anos"

Campeonato da vergonha e das nomeações!!!

Benfiquistas sem moral nenhuma

Se me provarem que o FcPorto foi campeão sem mérito com factos concretos,com datas e provas que arbitro tal fez o jeitinho e roubou com a palavra roubou mesmo algum clube nos seus jogos então eu serei o primeiro a vir aqui dizer que de facto vocês vermelhos foram prejudicados e não ganharam campeonatos por causa disso.

agora se não tem esses dados e baseiam-se em suposições atiradas para comunicação social e durante 25 a 30 anos sabemos muito bem quem incendiava e fazia tudo para derrubar Pinto da costa e o FcPorto.

apitos dourados em que nada ficou provado em que até se pode constatar uma tentativa de aproveitamento por parte do meu clube em dois jogos apenas e que um até nem ganhamos não vos dá direito de vir propagandear que nós FcPorto somos cooruptos quando o vosso presidente tambem tinha por habito tambem falar com determinados dirigentes sobre escolhas de arbitros e a unica coisa que vos invejo é que essas escutas do apito morreram em Leiria e as forças politicas que vestiam de vermelho na altura abafaram tudo ou quase tudo o que dizia respeito a vocês e ainda ajudaram a divulgar a outra parte que interessava e violando os segredos de justiça.

Sois de memória curta porque arbitros ingleses já vieram dizer que eram lhes dados alguma meninas para passarem a noite antes dos jogos europeus(agora imagino porque é que contra o Marselha numa meia final da Taça dos campeões o arbitro não viu a mão do Vata...).

depois e mais recentemente noticia vinda da Roménia de que o vosso treinador alemão Jupp H tentava nos bastidores comprar o jogo e onde tinham nessa equipa o espanhol chano

portanto moral não tem vocês nenhuma e só dão ao trabalho de andar aqui e em outros lados a defender o contrário e a defender os arbitros porque não seria de esperar outra coisa porque este ano a roubalheira não tem vergonha e nem tem fim enquanto não terem o campeonato completamente seguro

eu se fosse ex.jogador do FcPorto ficava muito ofendido com todos esses dirigentes benfiquistas e exigia-lhes respeito porque não se brinca com o trabalho e a dignidade das pessoas quando toda a gente sabe que para os lados da Luz não faltam paginas e episódios que mancham certamente o seu nome e nem tivemos um presidente que roubasse o seu próprio clube

a idade de muitos aqui não dá para mais mas talvez alguem lhes avive a memória e lhes mostre que os campeonatos que perderam foram todos por incompetencia das suas equipas e dirigentes.

Depois estamos a falar desta época e não do passado e quem usa o passado para vir desculpar os beneficios que tem tido é de pessoas desesperadas que já nem sabem o que argumentar perante tanta vergonha.

eu não sei se estou a falar para um rapazes que podiam ter idade para ser meus filhos mas se for esse o caso o meu conselho é que vão para a escola estudar porque andar aqui a discutir futebol atacando e acusando os outros disto ou daquilo só porque ouviram isto ou aquilo não vos augura nada de bom para o vosso futuro como homens na sociedade.

Outros da mesma idade que eu só lhes reconheço inveja e frustração por não terem ganho com competencia os campeonatos que perderam para o meu clube

vir par aqui dizer que não digo nada de jeito não me afecta rapazes porque vindo de quem vem cheira-me a hipocrisia e a facciosismo barato

é como eu digo venham com dados e provas sobre o que dizem porque de uma coisa eu tenho a certeza é que se alguns pudessem falar e falo de jornalistas,ex.jogadores,treinadores e até arbitros pudessem falar sobre certas coisas do vosso clube acreditem que já tinham sido irradiados deste mundo futebolístico e então lá fora se investigassem a fundo aquele caso do vosso jogo na Roménia acho que já nem nas provas europeias entravam.

Ganhem mas ganhem sem nomeações a pedido como a do Capela que depois de vos ter dado 3 pontos contra o Gil Vicente ainda tem o descaramento de o nomearem novamente para ir á luz apitar sendo já o seu 3 jogo que faz do vosso clube neste campeonato e se olharmos para todos os jogos que já fez vossos nunca assinalou um penalty contra vós.

é isto que mostra que este campeonato está inquinado desde o inicio mas parecem que não querem perceber e que se lixe o resto porque o que interessa é defender aquilo que nos vai dar o campeonato quando não jogam porra nenhuma e digo isto mesmo com esse colinho todo e caso nós não perdesse-mos na Madeira e em casa contra a vossa equipa mais os 3 pontos que nos tiraram em Guimarães estava-mos certamente na frente e com avanço.Por isso deixem o nosso Dream Team em paz porque mesmo com algumas falhas de aprendizagem estaria-mos sempre em primeiro.

para terminar quem esteve em Moreira a ver o jogo contra o Benfica e não sei onde andam essas imagens o Luisão antes de ir cabecear para golo num canto que não existiu empurra um jogador adversário e que foi por causa disso que o André Simões foi expulso depois e por reclamar da forma como dizem que reclamou.

estou farto do vosso Colinho porque o que se discute aqui isso sim são factos reais que acontecem nos vossos jogos e não foi no passado mas sim no presente

mas há muito que digo

que os bimbos do clube das antas não valem nada, são pura merda, todas as vigarices que eles acusam os outros clubes de fazer, não é mais do que o clube deles faz sistematicamente... são meras projeções, meros mecanismos de defesas, psicologia de merdum
ohohoh

moniz, o desconfiado conveniente!!!

Nao desconfia da nomeaçao do CAPELA para o jogo da luz em jornada de classico?!
Entao o Moniz nao desconfiou do comportamento do guarda redes Jose Sá (formado no benfica) que o unico jogo que jogou foi contra o seu cluibe do coraçao, jogo em que mamou 4 golos e Salin misteriosamente nao foi convocado? Nao desconfiou?!
Tambem nao deve ter desconfiado do Miguel Rosa e do Deiverson que misteriosamente nao jogaram contra o benfica e estavam no estadio em zona VIP a tirar Selfies , o premio.
Tambem nao desconfia de o benfica ter BENEFICIADO de 14 (!!!!) expulsoes ?!

O jogador ao postar isso foi burro, porque daqui para a

frente, sempre que jogar contra o Porto, a sua prestação vai ser analisada à luz destas declarações... ou seja, colocou-se a jeito para análises injustas e oportunistas.

Moniz, faz um aproveitamento destas declarações à "Big Brother", ou seja, oportunista e sem qualquer substância.

Foi burro?Foi teu aluno?

Foi burro?

Foi teu aluno? lol

Mas o Simoes nem me parece presunçoso! lol

Quantas vezes o AEK ira defrontar o FC Porto, ou o Porto vai competir na Grecia na proxima temporada? lol

lol

lol

Assim, sim, já estás a agradar mais...

:)

http://www.ojogo.pt/Futebol/1

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=4418623

Os adeptos do benfica ainda estão á espera dos 40M€/época pelos direitos transmissão que a TVI ia pagar. LOOOOOOOOOL

Mas...de quem disse mundos e fundos de LFV e depois baixou as calças para ir pró poleiro mais melhor quentinho e tranquilo de Portugal....

Ainda veio

falar do jackson e do registo dos últimos 25 anos...Oh moniz volta p capoeira, que hoje és tu o prato na churrasqueira... "rumo ao 34" ...

Educação

Tenho a certeza que não chega aos calcanhares do Jesus acerca de festinhas, bocas, falta de educação, empurrões, palmadas, etc.
Dava uma longa metragem as atitudes do Jesus em relação aos árbitros. Mas, consegue intimidá-los.

ó bruxa, isto hoje é só clones...

podes dar as cambalhotas q quiseres. jamais poderás justificar os adeptos de merda do teu clubezeco corrupto regional...
cambada de corruptos|

pois é...e com a estória dos

pois é...e com a estória dos nicks lá foges tu. lol

Puto gnu... E escumalha corrupta...

... Esta gentalha vermelha, já praticam assaltos à verdade, desde sempre...
.
"O primeiro título nacional do Benfica foi extorquido ao Barreirense

Retirado do site do F. C. Barreirense e que denuncia mais uma manobra da agremiação corrupta para conquistar o seu primeiro título nacional.

Uma história feita de "manobras sujas" como esta que aqui é denunciada.

Reportamo-nos hoje à que no Barreiro foi a tão tristemente célebre temporada de 1929/30, quando ao Barreirensezinho foi simplesmente “rapado” o título de campeão nacional de futebol. Quase não dá para acreditar como a “coisa” se passou... (O que – como é óbvio – não se encontra devidamente reportado nos livros próprios, por ser - como tão amiúde se passa na política - “bastante incorrecto” escrever a verdade).

Os torneios máximos de futebol (em que o Benfica até então não se sagrara campeão!) eram disputados em eliminatórias, ainda não por pontos... Neste 1929/30, o Barreirense venceu o Distrital, levando a melhor no último encontro, em 22 Junho 1930, no Montijo, sobre o valoroso Vitória sadino por 3-0. Na final da relevante Taça Caridade, disputada em 2 Fev. 1930 no Campo Grande, o Barreirense superou à vontade o Sporting lisboeta por 5-1. (A tão bela Taça Caridade encontra-se em bem destacado posto no Salão de Honra do Ginásio-Sede).

Seguiu-se o Campeonato Nacional, tendo o Barreirense afastado sucessivamente os Unidos do Barreiro, o Comércio e Indústria, o Luso F. C., o União de Coimbra, o Boavista, o Sporting de Espinho, e derrotado na meia-final (em duas partidas) o Belenenses, campeão de Lisboa (!). E, sem qualquer derrota ao longo da temporada (!), o F.C.B. vai defrontar as águias lisboetas na finalíssima do nono nacional do desporto-rei. Agora... Segundo o regulamento, essa partida deveria ser disputada em campo neutro. Mas a Associação de Futebol de Lisboa marcou o encontro para o ... Campo Grande, o terreno de jogos do ... Benfica. O benfiquista João de Oliveira (um dos dois irmãos “Bananeiras”) estava suspenso por, semanas antes, ter agredido um árbitro em jogo. À última da hora, este Oliveira foi ... “amnistiado” do seu castigo de oito meses (!) a fim de poder alinhar na final contra o Barreirense. E – o que foi o cúmulo – para árbitro foi designado Silvestre Rosmaninho, um dos sócios mais antigos do Benfica (!). Os protestos do Barreirense caíram em saco roto.

Em 1999 entrevistámos para outro semanário o keeper do F. C. B., o nosso tão saudoso amigo Francisco Câmara. É dele a frase: “O primeiro título nacional do Benfica foi extorquido ao Barreirense”, que aqui repetimos. Chico bem se recordava ... Quanto ao jogo, Zé “Toupeira” inaugurou o marcador para os camarros. O Benfica empatou, num lance ilegal sancionado por Rosmaninho em que adversários empurraram Câmara para dentro da baliza antes da bola entrar! No prolongamento, o ... “amnistiado” João “Bananeira” marcou o segundo tento benfiquista. Com tal arbítrio os barreirenses baixaram os braços. Veio o 1-3 final. E Chico Câmara adiantou: “Passados uns anos leu-se que ... Silvestre Rosmaninho ... fora galardoado pelo seu clube com a Águia de Ouro”. O seu a seu dono. E o Barreirense não foi, nunca seria campeão nacional.

Esta “derrota suja” ficou para sempre cravada na garganta de barreirenses. Sentimos o dever de lembrá-la agora, quando do centenário. Bem, hoje, o poder dos “grandes” da bola, não se processa tão às claras... É mais refinado... (Note-se que estas facetas inconcebíveis referentes à finalíssima do Nacional de 1929/30 não se encontram reportadas no óptimo livro “70 anos de Vida do Futebol Clube Barreirense”, de Rosa Figueiredo).

Como treinador dos alvi-rubros continuava o insigne eng. Augusto Sabo (que em breve deverá ser incluído nos vinculadosaobarreiro.com). Jacinto Nicola Covacich encontrava-se à frente da Direcção do Clube. A Sede do F. C. B. ainda se situava no amplo primeiro andar do lado ocidental do Largo Casal.

Nota: Em 1934, o F.C.B. atingiria, pela segunda vez, a final do Campeonato de Portugal, tendo sido derrotado por 3-4 contra o Sporting. Quase na conclusão do tempo regulamentar, os rubro-brancos remataram à trave. Foi azar... Houve prolongamento, no qual o avançado-centro sportinguista – natural do ... Barreiro! – enfiou a sua quarta e última bola na baliza de Chico Câmara. Ora bolas..., para sempre"

O Benfica é o clube do regime...

desde sempre. Está na sua génese...

ahahahahahah...hehehehehehehe

ahahahahahah...hehehehehehehe...ohohohohohohoh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O vazio...

dos teus habituais comentários, só demonstram o que és: um grande monte de bosta !

e por falar em adeptos de merda

onde é q roubaste/plagiaste este texto?!
corrupto de merda!

Lá terá o gajo...

que pagar multa por direitos de autor...

PS: Comes o que cagas, ou cagas o que comes...

FODA-SE !

LOL

O André escreveu : "Não nos

O André escreveu :

"Não nos ajoelhamos perante ninguém..."

Isto faz-me lembrar quem se ajoelhou no Dragão!

Teremos réplica na Luz em Abril deste ano? Seria bonito!

Um quiz rápido, qual a equipa do Mundo que mais vezes ganhou no Estádio do popular Colo-Colo? lol

pois

já dizias isso no ano passado meu grande filho da puta..agora vens com esta conversa todos os anos..lol...

Lopes da CUF, volto a replicar, saberás a resposta?

Um quiz rápido, qual a equipa do Mundo que mais vezes ganhou no Estádio do popular Colo-Colo? lol

Nao vale a elevação em forma de resposta, o sempre criativo FP 25 de Abril! lol