Jesualdo Ferreira: "James não fará falta com o Benfica" (Exclusivo) | Relvado

Jesualdo Ferreira: "James não fará falta com o Benfica" (Exclusivo)

Antigo treinador de dragões e águias diz que "há jogadores tão bons e com mais experiência" capazes
 

Jesualdo Ferreira, antigo treinador do FC Porto (foi tricampeão nos dragões) e do Benfica, desvaloriza a ausência de James Rodríguez no clássico desta sexta-feira. O jovem extremo está castigado, após a sua expulsão com o Feirense. "James não vai fazer falta contra o Benfica! É um jovem com muito potencial, mas está longe de ser uma ausência de peso, pois o FC Porto tem jogadores tão bons e com mais experiência para a sua posição", defende, em declarações ao Relvado.

O técnico do Panathinaikos acha que o FC Porto é favorito para este confronto. "A jogar no Dragão, penso que a sua vitória é o resultado lógico, assim como seria lógico que o Benfica vencesse se a partida se disputasse na Luz. Mas isto é em termos teóricos, claro que um resultado num jogo de futebol é sempre imprevisível, ainda para mais entre estas duas equipas", sublinha.

Jesualdo Ferreira reconhece no entanto que o empate cedido pelo FC Porto frente ao Feirense pode ter alguma influência. "O Benfica ganhou motivação e o FC Porto talvez encare este encontro com mais preocupação. Por outro lado, se o FC Porto tivesse vencido o Feirense e em caso de novo triunfo com o Benfica, passaria a dispor de uma vantagem de cinco pontos, algo que já não irá acontecer", refere.

A grande proximidade entre as equipas (estão empatadas no primeiro lugar) e a fase muito precoce do campeonato, que vai entrar apenas na sexta jornada, são razões que levam Jesualdo a catalogar este desafio como "pouco decisivo", lembrando que "ninguém ganha um campeonato à sexta ronda". Ainda assim, destaca o facto de "uma derrota contra um dos grandes rivais ser encarada sempre com grande preocupação".

Quem pode decidir? Qualquer um!

Questionado sobre quais os jogadores em que aposta para decidir este clássico, Jesualdo Ferreira defende que "possivelmente será alguém de quem menos se espera, como já aconteceu em tantas ocasiões", lembrando que se trata de um jogo "com caraterísticas completamente diferentes dos outros".

Com dezenas de jogos entre as duas equipas no curriculum, Jesualdo Ferreira garante que a semana de preparação "é exatamente igual a qualquer outra, trabalhando-se da mesma forma". O que difere, reconhece, "é a grande motivação dos jogadores". Mas diz que "em termos táticos não é nestes dias que se vai inventar algo de novo".

Jesualdo Ferreira tem alguns clássicos especiais que não esquece. "Em primeiro lugar, o meu último jogo ao serviço do FC Porto, na penúltima jornada do campeonato de 2009/10. Ganhámos por 3-1 e impedimos o Benfica de ser campeão nessa jornada [sê-lo-ia na derradeira ronda, com o Rio Ave]. Também recordo uma vitória por 1-0 na Luz, com golo do Ricardo Quaresma [época 2007/08], num campeonato que acabámos com muitos pontos de avanço sobre Sporting e Benfica", lembra.

Pela negativa, o célebre "jogo dos túneis" de 2009/10, em que os encarnados venceram por 1-0, golo de Saviola, "no qual o Benfica foi ligeiramente superior, mas em que o empate talvez fosse mais justo".

Na Grécia é bem pior!

Jesualdo Ferreira garante que não vai estar a torcer por ninguém na sexta-feira. "Vou ver o jogo de forma tranquila... Bom, vou ver se as minhas obrigações profissionais me permitirem claro... Só desejo que seja um grande jogo e que vença o melhor", diz.

E para quem pensa que o ambiente em torno deste clássico não costuma ser o mais desejável - e de facto não costuma... - Jesualdo contrapõe com o que se passa na Grécia. "Confrontos entre claques e bolas de golfe atiradas para o relvado? Bom, isso aqui não seria nada! Basta dizer que os adeptos do Panathinaikos não se deslocam quando o encontro é em casa do Olympiakos e o contrário também acontece. E aqui tudo pode acontecer: invasão de campo, jogo interrompido com lançamento de gás lacrimogéneo, etc...", atira.

Benfica:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Bah, obrigado pelas dicas,

Bah, obrigado pelas dicas, mas é preferível não a seguirmos, a menos que queiramos jogar á cagão contra o Benfas...tipo Arsenal...

Fica lá na Grécia e cumps Jesualdo Cagão

Jesualdo:

Nenhum vermelho alguma vez te perdoará teres tido sucesso no Porto.

Mas, acredito que vivas bem com isso.

Cumps

E é este traste supostamente benfiquista!

Jesualdo fica aí na Grécia que em Portugal nao há lugar para párias!

Palhaço!

E depois?

Mesmo sendo benfiquista, não pode ser realista?

Off topic: Maxi Pereira não vai 'fugir' para o Dragão

"A edição desta quarta-feira do Correio da Manhã assegura que o lateral uruguaio deu a palavra a Luís Filipe Vieira em como queria continuar de águia ao peito.
É um assunto ainda por resolver. Maxi Pereira termina contrato em 2012 e ainda não acertou a renovação com o Benfica. Pelas 'regras', o lateral uruguaio está autorizado a assinar por outro clube a partir de Janeiro mas, segundo o Correio da Manhã, Maxi tem tudo acertado com os encarnados e não vai fugir para o Dragão, onde está bem referenciado, tal como aconteceu com Cristian Rodríguez em 2008, que mudou-se para o rival quando negociava a renovação.

O internacional uruguaio já fez saber a Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, que pretende ficar na Luz e ambas as partes esperam agora pela vinda a Portugal do empresário de Maxi, Paco Casal, o mesmo de Cristian Rodríguez. Mas Maxi também já fez saber ao seu agente que não está disponível para jogar por outro clube em Portugal que não seja o Benfica. dá nega a Pinto da Costa."

Meus caros senhores sejam sérios e não induzam as pessoas em erro. Em 2008 Cristian Rodríguez não estava a negociar renovação nenhuma com o Benfica. Isso era impossível porque nem aos quadros do Benfica pertencia. Ele era jogador do PSG e estava no clube da luz por empréstimo. O Benfica tinha opção de compra mas deixou expirar o prazo.

E esquecem se de dizer que o

E esquecem se de dizer que o Cebola estava no benfica por emprestimo...esquecem-se de dizer que o Porto para conseguir roubar o cebola ao benfica chegou-se à frente com 160.000€ por mês ao menino...até ao ano passado era o jogador mais bem pago do Porto...

duas coisas

Não sei se reparaste mas eu não me esqueci de referir que estava na luz por empréstimo.
Outra coisa é o ordenado nada disso interessa para o PSG, ganhe ele 160 ou 200 mil.
O que interessa é que o SLB não exerceu a clausula de opção e o FCP, depois disso, ofereceu o que o PSG queria. Se vocês fossem mais rápidos nada disso teria acontecido... Com o Reyes e com o Sálvio só não aconteceu o mesmo porque o FCP não os quis. O Reyes ainda bem já o Sálvio até gostava que fosse para o FCP mas não agora, porque extremos já nós temos que chegue. O que faz falta ao FCP é mesmo mais um PL.

O James levou um jogo!!

Um?!?! Um soco abichanado como o que ele deu não devia dar direito a punição!

agressão ou tentativa de

agressão ou tentativa de agressão e a mesma coisa..o que nao percebo e como é que so leva um jogo com vermelho directo....se fosse por acumulação de amarelo levava o que? 45minutos?

Vou reter o abichanado!!

Vou reter o abichanado!!

Ridiculo!

Este tipo de comportamento só poderia ser defendido por vocês. é fantástico onde pode chegar o fanatismo.

Um benfiquista a atacar outro benfiquista

qual falta de capacidade intelectual para perceber uma ironia bacoca... lol

a atacar outro benfiquista????

alto lá o teu comentário até pode ser entendido como ironia ok, mas até poderias ser do arrifanense (com o devido respeito) eu não ataco benfiquistas a não ser quando me veem com a treta de que na europa apoiam os corruptos e infelizmente há uns poucos.

Não era minha intenção atacar - te mas com as alarvidades que eu vejo aqui dos corruptos.....

Cumprimentos

corruptos?

Corrupto é o Vale e Azevedo e o João Jardim.

É mais o pai dele do que ele

É mais o pai dele do que ele propriamente, mas chamam-se todos Jardim, portanto. É um nome que partilha, aliás, de vários exemplos semelhantes, Alberto João Jardim...uma coisa é certa, o meu filho não se chamará Jardim. LOL

Quando leio as opiniões deste até me arrepio

Como ele treinava e se apresentava a jogo, nem o Vitor Pereira conseguiria fazer pior.