Ineficácia táctica de Camacho | Relvado

Ineficácia táctica de Camacho

 

Já desde a sua primeira passagem, Camacho mostrou ser um treinador-psicólogo, que incute uma mentalidade e um espírito de grupo muito bom. No entanto, ficou latente tambem que não percebe grande coisa de táctica e contra o Celtic cometeu um "haraquiri" em retirar Katsouranis de uma posição de municiador de ataque, porque não confia nem em Edcarlos, nem em Zoro... deixando Bynia a "varrer" o meio-campo e Rui Costa com o resto. Mas então, o que percebe José Antonio Camacho de táctica?

Benfica:

Comentários [33]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

eu acabei de ver o jogo

que a minha mulher me tinha (perdi os primeiros 15 min por causa dos morangos) mas obrigado na mesma. Deste jogo penso que ganhamos dois jogadores: BYNIA esteve excelente a recuperar bolas, parece jà bastante enquadrado com a equipa além disso tem grande capacidade fisica e um bom posicionamento dentro do campo. E claro os futuros famosos lançamentos longos!!! serão uma clara mais valia para a equipa. Mesmo se por agora estes ainda não causaram mossa directa nos nossos adversàrios, tem o mérito de evitar que a bola sejam sempre mandada para fora nas emediações da area dos nossos adversàrios, jà que estes estarão avisados que a redondinha ira para o corção da Grande àrea. CARDOZO excelentes movimentos dentro da grande àrea, concordo plenamente e isto pela primeira vez com os comentadores acerca da prestAção deste jogador que até agora para mim era so um FLOP, jogando desta forma pode vir a revelarse un jogador interessante. as confirmações: Quim excelente momento de forma Katso excelente jogador em qualquer posição até na àrea adversària Rodriguez Dos melhores nos ultimos jogos Pereira este so certinho todos os outros do onze estiveram bem (para esta analise muito contribui o resultado) mas de facto nenhum erro relevante à assinalar. as substituições: Di Maria foi o melhor excelente assistencia Adu terà muito que trabalhar e Luis filipe não dà para analysar O treinador Esteve bem porque dominamos tivemos ocasiões e ganhamos e quando assim é "chapeau"

Off-Topic

Sem querer chatear ninguem, alguem me podia explicar o que é um clone. É que eu ja ando por aqui a uns bons dois anos e ainda não percebi.

Re: Off-Topic

Chama-se clone a algum utilizador que tem mais do que um nick, que normalmente usa para provocar ou dizer mal de alguma coisa ou alguém sem dar a "cara".

Re: Re: Off-Topic

Olha, desculpa, mas tu es de onde? Leiria?

Re: Re: Re: Off-Topic

Sou de Coimbra, porquê?

Re: Re: Re: Re: Off-Topic

Esquece, pensei que fosses outra pessoa. Deixa lá. ;)

Re: Ineficácia táctica de Camacho

Se o Camacho estabilizasse um onze eu já ficava contente. Chateia-me um pouquinho nunca fazer ideia de que equipa é que vai entrar. No futuro espero algo como: Quim, Nélson, David Luís, Luisão, Léo, Petit, Rui Costa, Katsouranis, Rodriguez, Nuno Gomes (Di Maria) Cardozo: com o Adu a entrar muitas vezes na equipa!

Re: Ineficácia táctica de Camacho

o Benfica dominou todo o jogo e teve mais de 60% de posse de bola não entendo o porqu~e de criticar o Camacho neste jogo, acho que fez bem em recuar o Katsouranis dado que o Edcarlos vem de uma lesão e o Zoro tem deixado muito a desejar, além disso o Bynia deu muito bem conta do recado, mas secalhar o Camacho que anda há não sei quantos anos no futebol não percebe nada disto e voçês é que estão certos.

Re: Re: Ineficácia táctica de Camacho

Zoro precisa de mais minutos....Edcarlos pareceu m razoavel...vamos la ver quem apanha o lugar. Não esquecer que David luiz também tá quase :D

Re: Re: Ineficácia táctica de Camacho

Tem mas é respeitinho, não te julgues nenhum D.Sebsastião do futebol. Se o Benfica perdesse tu ja andavas aqui a dizer que a culpa era do Katsouranis estar recuado! Ganhou o jogo...errou tacitacemnte pois o Benfica perdeu o pendulo do meio.campo na primeira parte, eo Binya e bom , mas não é o Katsouranis!Rui Costa nao da pa tudo, e viu-se na primiera parte, um meio campo ser fio de jogo!Se Adu e Di Maria não tivessem entrado, o Benfica NÃO GANHARIA! Senhor Querido Manha...esquece...FJorge,e a minha explicação...de que nao sabe nem nunca viu futebol

Re: Re: Re: Ineficácia táctica de Camacho

O Katsouranis tem jogado a meio campo e tens visto algum fio de jogo? Eu não disse que não percebias de futebol, apenas disse que o Camacho já tem muitos anos de futebol e não acho que tenha errado tacticamente, mas são opiniões.

Re: Re: Re: Re: Ineficácia táctica de Camacho

Errou, pois o Rui Costa SOZINHO não pode assumir as despesas do meio-campo! O Binya varre, e depois, quem ajuda a construir?

A razão pela qual criticas Camacho não tem sentido

De facto o seu forte não é a táctica, mas criticá-lo por ter colocado a central o Katsouranis não concordo. Foi sem dúvida a opção mais correcta e seria na mesma caso o Benfica não tivesse ganho. E passo a explicar porquê: O Edcarlos é um jogador sem experiência na Europa e LC e como tal prefiro um jogador que faz tão bem a posição de central alguns centrais que por lá andam. O mesmo se passa com Zoro. Ora porque não apostar num jogador habituado a estas andanças num jogo tão importante como o de ontem? Porque não deixar dois centrais inexperientes na LC no banco, quando era necessário dotar a equipa de..... experiência? Não critiquem o Camacho por tudo e por nada. Se ainda tivesses criticado a substituição de Rodriguez pelo Luís Filipe, agora a aposta em Katsouranis a central... Não concordo com tal critica! E o Bynia já provou que não tem medo de jogar na Champions.

Re: A razão pela qual criticas Camacho não tem sentido

O Bynia sim tem muita experiência deixá-lo sozinho no meio-campo foi de mestre,a vossa sorte foi o Celtic vir claramente para empatar tendo mesmo deixado os jogadores mais técnica no banco. P.S-Atenção ainda bem que o celtic jogou assim que premetiu o benfica conseguir os seus primeiros e ultimos pontos na Champions.

Não vale a pena provocares...

que já me habituei ao teor dos teus comentários e como tal essas bocas sobre o Benfica entram a 100 e saem a 1000. Logo veremos se serão os únicos pontos do Benfica na Champions. Estarás cá para dar a mão à palmatória caso estejas errado? Ou vais-te refugiar se o Benfica fizer mais pontos?

Re: Não vale a pena provocares...

Não sou gajo de me esconder atrás de nada.Se realmente o benfica fizer mais pontos(coisa que não acredito) o meu 1º comentário vai ser para ti.

Bem

A verdade é que eu já não entendo nada disto. Não é só Camacho que me faz invenções tácticas. Esquemas como o de Jesualdo na Supertaça frente ao Sporting, ou de Paulo Bento frente a todas as equipas, são de achar que estes homens endoideceram. Mas eles lá saberão o que fazem...

Re: Bem

"ou de Paulo Bento frente a todas as equipas" Podias fundamentar já agora! É que mandar essas bocas assim para o ar em ti até é normal, mas aqui, tal como nas outras vezes que te referes ao Sporting andas longe da verdade.

Ok

-Não pôr Vukcevic para mim é um crime. -Colocar Djaló é um crime (embora aqui haja a atenuante de as alternativas não serem as melhores...) -Inventar tudo e mais alguma coisa só para ter o seu losango é de doidos. -Tudo o que ele fez no jogo de Roma é de deixar um gajo boquiaberto. Benfiquista inclusivé. Até jáá!

Re: Ok

Pronto, o Paulo Bento teve um jogo onde as opções não foram as melhores e isso já basta para afirmar que erra frente a todas as equipas...!?? -No caso de Vukcevic é simples, tem dois bons jogadores para uma posição. -No caso de Djálo, é mesmo falta de opções! -Paulo Bento é o único treinador que ainda tem a ousadia(chamo-lhe ousadia porque para outros treinadores o losango era imprescindível) de alterar esse esquema e jogar com 3 centrais, e até já jogou com um sistema de 1 avançado. O losango já de há muito que está implementado no sistema de jogo do Sporting, e o Paulo não foi o único a utilizâ-lo, deve é ser o único que ainda consegue tirar o melhor proveito dele.

Re: Re: Ok

Tu gostas da táctica e das substituições que o Paulo Bento faz? Diz-me um jogo, desde o inicio da época, em que o Sporting tenha mostrado uma boa organização dentro de campo, uma boa táctica com rigor posicional e em que as substituições não tenha sido feitas, religiosamente, a partir do minuto 70 independentemente do resultado?

Um tacticista perfeito

era o Koeman e no entanto vejam lá bem onde ficou a moral da equipa. E o Fernando Santos também era um "xadrezista"... Convençam-se os benfiquistas: não há treinadores perfeitos, e não podemos juntar os genes do Trap, Camacho, Koeman, era o ideal, mas ainda não é possível. Nem o Mourinho é perfeito. Há que tomar consciência das capacidades e limitações da equipa e dos treinadores e crescer a partir daí. Camacho é um treinado especialista em atacar e defender. Fernando Hierro :"Aprendi a defender a sério aos 30 anos com Camacho". Não esperem gestão de jogo, controlo sem bola, "especulação com a posse", e aquele jogo muito curtinho típico do Paulo Bento por exemplo, que perde com os grandes sempre por um zero mas fica a milhas de sequer pode discutir o resultado. Com Camacho perdemos 3-4 em San Siro e contra o Milão podíamos até ter sido goleados. Mas ele vai para o balneário no fim a pensar: perdi o jogo mas ganhei uma equipa. É assim com Camacho. Não há soluções fáceis para Camacho, há trabalho de fundo e espírito de equipa. É o treinador perfeito para criar uma era neste Benfica. Já agora: Katso a central, com liberdade para sair a jogar, foi um dos melhores golpes tácticos do Camacho esta época, já que o Celtic jogava com um único ponta de lança.

Re: Um tacticista perfeito

Rendome ao teu comentario ;)

Excelente comentário!

Parabéns e obrigada pelo interessante [e raro, por aqui] momento de leitura. Eu, admiradora confessa de Camacho e apesar da evidência do 'estaleiro' da Luz, tenho atravessado uma fase de dúvidas várias. A tua análise fez-me 'ver mais longe'. Cumprimentos.

Re: Excelente comentário!

Ora muito obrigado. :)

É certo

Que Camacho não costuma acertar nas substituições que até nem foi o caso de ontem. O Benfica fez uma 1ª parte fraquinha mas sempre tendo o dominio do jogo e na 2ª foi avassalador o caudal de jogo ofensivo do Benfica e com a entrada de Di Maria e Adu, mas mais o primeiro, deu a volta ao jogo e abriu a frente de ataque tirando o "apoio" de Cardozo mas "abrindo" a frente de ataque e como diz o povo, "o cantaro tantas vezes vai à fonte..." E foi o que aconteceu num excelente golo de Cardozo.

Quando se ganha, todas as tácticas são boas

Ontem, a imprensa bateu no Paulo Bento por não ter confiado no Gladstone e ter recuado o Veloso para central. Hoje, a mesma imprensa esqueceu-se do recuo do Katsouranis, quando o Camacho tinha o Zoro e o Edcarlos. Houve alguém a fazer um artigo como este http://www.record.pt/noticia.asp?id=762411&idCanal=1081 em relação a esta opção de Camacho? Será Zoro uma carta fora do baralho? Quanto ao artigo, Camacho deve perceber alguma coisa de táctica, ou fui só eu que reparei que ele ganhou o jogo com as alterações da segunda parte, principalmente o recuo do Ri Costa? É claro que cometeu alguns erros, porque a ideia dele era claramente ter 5 jogadores para defender e cinco para atacar, mas como ganhou...

Re: Quando se ganha, todas as tácticas são boas

São opções semelhantes, é certo, mas em contextos completamente diferentes. Camacho e Paulo Bento não podiam ser mais opostos (Camacho joga para ganhar e perde, Paulo Bento joga para o 1º "objectivo", depois para o 2º, se não der joga para o 3º...:P). E é verdade que o Camacho deixa muitas a equipa partida em 5 a defender e 5 a atacar. Mas também era asim que jogava o Real Madrid na década de 80 e fizeram história as reviravoltas fantásticas da "quinta do Butre".

Re: Re: Quando se ganha, todas as tácticas são boa

O problema eh que estamos em 2007 e nao nos 80.

Re: Re: Re: Quando se ganha, todas as tácticas são

Pouco ou nada mudou. E quem não sabe isso, não percebe de onde vem, por exemplo, o losango do Sporting e os seus defeitos crónicos.