Incêndio na Luz: adeptos impediram trabalho dos bombeiros | Relvado

Incêndio na Luz: adeptos impediram trabalho dos bombeiros

Presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais reuniu-se com Luís Filipe Vieira e conf
 
Incêndio na Luz: 04 - Pilha de cadeiras destruídas
Lusa

O combate ao incêndio no Estádio da Luz, após o dérbi entre Benfica e Sporting (1-0), foi limitado pela ação de adeptos, que impediram a progressão dos bombeiros, disse hoje o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP).

“Houve uma dificuldade de progressão no local onde houve os incêndios, porque houve adeptos que dificultaram a progressão dos bombeiros”, disse Fernando Curto, sobre o incidente no final do encontro da 11.ª Liga portuguesa.

A declaração foi hoje feita depois de o responsável ter reunido com Luís Filipe Vieira, num encontro em que deu conta ao presidente do Benfica dos problemas vividos no sábado à noite, com focos de incêndio no setor onde estavam os adeptos leoninos.

“Nós lamentamos que os bombeiros não pudessem intervir condignamente no Estádio da Luz, atendendo que as normas de segurança estão devidamente atendidas neste estádio”, disse o dirigente.

Fernando Curto revelou que pediu reuniões a Luís Filipe Vieira e também a Luís Godinho Lopes, presidente do Sporting, com quem tinha reunião agendada para as 12h30, face ao ocorrido, com a expetativa de sensibilizar à adoção de medidas para que situações semelhantes não voltem a ocorrer.

O responsável considerou que “os bombeiros não podem ficar limitados”, ainda que seja num espaço privado, neste caso um estádio de futebol, “de exercer a sua atividade de socorro e prestar o socorro”.

O presidente da ANBP confirmou que chegaram a verificar-se agressões a bombeiros.

“Se esse incêndio ocorresse a um nível inferior daquele que ocorreu poderia haver um efeito de chaminé e que poderia trazer mais transtornos em termos da progressão do fogo”, referiu Fernando Curto, admitindo que o cenário poderia ser mais grave.

O responsável explicou ainda que “as cadeiras que estão neste momento no Estádio da Luz estão de acordo com as normas europeias em relação à própria ignificação, em relação às normas de incêndio”.

Uma situação que, segundo Fernando Curto, acrescenta a importância de um relatório ou inquérito pormenorizado “para saber quais as causas ou acautelar as causas que poderiam dar origem, para salvaguardar situações futuras”.

O presidente da ANBP não quis confirmar se houve a utilização de materiais inflamáveis, dizendo apenas que as cadeiras do Estádio da Luz “dificultam na progressão do incêndio e que este se propague com rapidez”.

Para o dirigente da ANBP a intervenção mais demorada deveu-se ao impedimento por parte dos adeptos e que o combate às chamas foi mais tardio, obrigando ao uso de 20 extintores para debelar um fogo “que já estava declarado”.

Benfica:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Eh...... Pah!!!

Isto continua????

O que interessa é que levaram na pá!!...... e daqui a 15 dias levam outra vez. Como de costume!!

Diferentes, como as atracções do circo

Sim, vamos todos acreditar no burlão dos paquetes da Expo 98. ‘Temos uma gravação’. Devem ter, devem. Deve estar guardada no mesmo sítio onde guardaram os 3.000 votos fantasma que lhe compraram as eleições.

Agora, em desespero, tentam usar uma eventual fúria do Presidente do Benfica (que a existir, seria mais que justificada, porque personificaria a indignação de todos os Benfiquistas ao ver o seu Estádio vandalizado) para alimentar a campanha de vitimização e lançar fumo sobre o acto criminoso nas bancadas e as declarações ordinárias e provocatórias do jurássico Cristóvão. São ridículos. E diferentes, dizem. Lá isso são.

É diferente sacar mentira esfarrapada atrás de mentira esfarrapada da cartola, em fuga desenfreada para a frente, para tentar justificar o injustificável.

É diferente ter um presidente que, fez 9 anos em Março, foi preso pela PJ por corrupção activa e branqueamento de capitais no caso dos paquetes da Expo 98, mas que se apresenta como um paladino da verdade e da justiça.

É diferente – é fino, dizem - embrulhar processos de eleições (com votos contados à patorra, como na pré-história, o que também é diferente) em sessões de pancadaria e saudar os vencedores (apurados com os tais 3.000 votos fantasma) com saraivadas de galhetas nas trombas.

É diferente ter um ruminante jurássico (que tem a reputação de gostar de brincar à Gestapo) a apregoar que já tinham passado há muito a pré-história enquanto um conjunto de macacos selvagens descobria o fogo nas bancadas da Luz.

É diferente gostar de se proclamar como arautos da moral e dos bons costumes e nem por um momento condenar sem reservas actos de vandalismo e agressões a bombeiros. Dizer que ‘não se revêem’ nisso e que que ‘não sabemos quem provocou o incêndio’ é simplesmente, sem meias palavras, ser um real e ordinário filho da puta, sacudir a água do capote e não condenar rigorosamente nada. Se calhar foi a Fada dos Dentes ou o Coelhinho da Páscoa que andaram de jerrican de gasolina a regar as cadeiras.

É diferente queixar-se da acomodação em estádios seguros quando malham com os cornos em fossos no próprio estádio. Fossos cuja construção é da inteira responsabilidade do senhor lá de cima, o burlão da Expo 98.

É diferente ser esquizofrénico ao ponto de achar que os outros lhes deviam fornecer milhares de bilhetes para os amigos imaginários, quando normalmente nem enchem metade do próprio estádio.

É diferente ser comido há 30 anos pela malta da fruta e continuar a ser conivente com a corrupção, comendo as migalhinhas, enquanto se berra ódio ao Benfica.

É diferente ser levado ao colo pelas arbitragens e estar permanentemente a queixar-se, construindo realidades virtuais para assegurar o futuro.

É diferente ter como cântico fundamental, em todas as circunstâncias, uma música que invoca o clube que os assombra.

É diferente viver como fidalgo apesar de estar virtualmente na falência e estar constantemente a ser resgatado por dirigentes com demasiada influência na banca (ou por banqueiros com demasiada influência na lagartagem, take your pick).

É diferente ser um clube que é, na sua essência, a negação de outro.

E é, na verdade, diferente ter uma necessidade premente de se estar permanentemente a afirmar que se é diferente.

Sou, obviamente, pelo corte de relações. Mas, convenhamos, sempre fui. Relações com lagartos sempre me soou demasiado a zoofilia.

http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/

Este foi o senhor que disse

Este foi o senhor que disse que o incêndio, tinha provocado danos estruturais ao estádio?

Eu já me estou a mudar de Lisboa

que o risco de toda a cidade ruir é elevadíssimo.

Deve estar para muito breve

Deve estar para muito breve uma declaração do Godinho Lopes a desmentir estes acontecimentos...
O homem já está a levar para trás do Min.Administraçao Publica...deve pensar que todos andam aqui para agradar a viscondes e burgueses de meia tigela. Miguel Macedo já apelou aos clubes para não criarem guerras...agora o Godinho já pia mais fininho.
Se os dirigentes do scp conseguiram alguma coisa foi rebaixar o clube e mostrar que enquanto pessoas são muito pequenininhas e sem estaleca para andar nestas andanças. Deixa estar que quando jogarem com o porto, se fizeres o mesmo jogo sujo fora de campo, eles nao sao tao brandos...

A PSP de lisboa o que estava a fazer??

Adorar a nova águia?? Como eles gostam de bater,quem veste de azul e branco..........quem viu as imagens da TVI,fica a pensar como um pequeno fogo tomou aquelas proporções.

No ano passado viu-se quem

No ano passado viu-se quem gosta de bater...foram os adeptos sportinguistas que correram com a policia para dentro do tunel em alvalade...e esses mesmos meninos foram dos que andaram á pedrada com outros quaisqueres. Devem ter falhado a catequese nesses dias...

E continuam a tentar justificar com treta o que alguns animais..

...fizeram.

Isso é ainda mais triste do que aquilo que foi feito.

Não duvidando que isso aconteceu mesmo, a dada altura,

a verdade é que as imagens que a SportTv mostrou ontem revelam a zona completamente desimpedida e os bombeiros a olhar para o fogo, mesmo ali ao lado. Devia estar frio, não sei.

Portanto...

Estamos a chegar ao ponto em que estava tudo combinado. Daqui a bocado o gajo que pegou fogo era um adepto do Benfica infiltrado na vossa claque. A sério, enjoa. Não sabem perder connosco. Ainda hoje tenho o facebook inundado de sportinguistas que não conseguem, por nada deste mundo, digerir a derrota.

Bem, que delírio

Eu estou a dizer o que vi nas imagens, Ramzi.

Não duvido por um instante que a acção dos bombeiros tenha sido "perturbada" pelos adeptos do Sporting. Agora, pelo que vi ontem, também não duvido que a acção dos bombeiros, quando já nada havia a perturbá-la, foi bem suave e passiva.

Não sabem perder connosco? Mas o que estamos aqui a discutir tem alguma coisa a ver com futebol? E sim, o teu Facebook é que dita regras e tira conclusões gerais.

Não li o título do teu comentário...

O meu facebook não dita abosultamente nada. Apenas confirma o que leio nas notícias desde o dia do jogo, com sportinguistas ilustres a debitarem opiniões diariamente. Há que puxar por algum lado, como desta vez até seria incómodo queixarem-se do árbitro.

Há que puxar por algum lado?

Mas que raio tem o que se passou com os adeptos do Sporting a ver com o jogo? Alguém, por um segundo que fosse, associou isso ao que se passou no relvado? Por amor de Deus...

À luz do que se passou, é suposto o quê? Ficarmos calados? Pessoalmente, levaria isto até às últimas consequências. E, do Benfica, só espero o mesmo em relação ao incêndio.

Sim...

Se assumires que tudo o que foi dito é verdade, faz sentido levar isto até às últimas consequências. Agora, o que vi foram contradições tanto na devolução de bilhetes, como no caso dos bombeiros. Também consta que a claque do Sporting se atrasou cerca de 30 min na chegada à Luz. Culpa do Benfica? O acesso aos lavabos e água, uns dizem que existia, outros não.

Pá, é demasiado diz que disse...

Demasiado diz que disse?

A questão dos bilhetes não tem nada a ver com a forma como os adeptos foram tratados, logo, não entendo o paralelo. No resto, não me limito a acreditar nos sportinguistas que lá estiveram, mas também no Ferreira Fernandes, do DN, e do jornalista d'O Jogo, que, aquando da mostra das cadeiras queimadas aos jornalistas, pôde constatar que, de dentro da caixa, e pelo menos em parte dela, a visão e percepção do relvado são adulteradas.

Eu acrescento... com tanta

Eu acrescento... com tanta organização e policiamento no local como não houve uma pronta resposta dos elementos da segurança e policia para criar uma 'zona de segurança' para os bombeiros actuarem prontamente na extinção do fogo!?
É mais fácil sacudir a água do capote para cima dos outros...

Quem tem esse hábito de

Quem tem esse hábito de sacudir a água do capote até é o Godinho Lopes. Só estou admirado por ele ainda nao ter vindo fazer nenhuma declaração sobre isto. Aposto que os da JuveLeo até se prontificaram para apagar o fogo...

Acorda-me

quando o Benfica chegar sequer a condenar a forma como os adeptos do Sporting foram recebidos. O Godinho Lopes, que tu tanto admiras, fê-lo logo em relação ao incêndio, portanto, não tentes fazer de todos nós parvos.