Gaitán: Alguém ainda se lembra de Di María? | Relvado

Gaitán: Alguém ainda se lembra de Di María?

A fantástica exibição em Alvalade veio confirmar que o caro (o seu passe custou 8,4 milhões de euros
 

Nico Gaitán tem sido um dos grandes destaques de um Benfica que atravessa um período de enorme fulgor, com 10 vitórias consecutivas no campeonato e 15 em todas as competições. O médio-esquerdo argentino, contratado no início da temporada por 8,4 milhões de euros, tem feito golos e assistências em série e em Alvalade foi o melhor em campo no triunfo contra o Sporting.

As exibições do jovem que esta quarta-feira completa 23 anos têm sido tão boas que já poucos se devem lembrar de Di María, transferido na pré-temporada para o Real Madrid e que foi sem dúvida uma das pedras essenciais para a conquista do campeonato na época passada.

Gaitán poderá não ser tão imaginativo, mas oferece uma consistência que não tem comparação com a primeira época de Di María na Luz. Em 20007/08, sob o comando de Fernando Santos, José Antonio Camacho e Chalana,  'Angelito' só foi 13 vezes titular na Liga portuguesa e o seu futebol era muito inconsequente. De resto, acabou essa temporada apenas com um golo marcado em competições oficiais. A época seguinte, com Quique Flores como treinador, foi praticamente uma cópia (melhorou no entanto o registo goleador para quatro golos).

No entanto, Gaitán surgiu na Luz de forma tímida. As primeiras exibições estiveram longe de encantar, embora se percebesse que a qualidade estava lá. Quase sempre titular, só cumpriu no entanto 90 minutos pela primeira vez a 24 de Outubro, frente ao Portimonense (triunfo por 1-0). A estreia a marcar tinha-se verificado uma semana antes diante do Arouca, em jogo da Taça de Portugal.

Pelo meio, a expulsão no desafio frente ao Lyon, em desafio para a Liga dos Campeões, foi um rude golpe na sua afirmação. Jorge Jesus qualificou mesmo esse como o factor decisivo para a derrota dos encarnados.

A meio de Novembro, o jogo com a Naval, da 11.ª jornada do campeonato, marcou o ponto de viragem para o argentino. Bisou e foi o melhor em campo na goleada (4-0). Agarrou em definitivo um lugar no onze e nesta altura é mesmo um dos melhores marcadores da equipa, com um total de sete golos apontados - seis no campeonato e um na Taça de Portugal.

Número 10 na calha

Um dos factores que contribuiu para as dificuldades sentidas por Nico Gaitán nos seus primeiros tempos no Benfica foi a posição em que Jorge Jesus o colocou a jogar: médio-esquerdo. "Já não jogava nesse lugar há algum tempo. Na Argentina, estava acostumado a actuar atrás do ponta-de-lança. No entanto, foi apenas uma questão de adaptação e agora já me sinto cómodo", reconheceu em conferência de imprensa recente.

De resto, numa entrevista que deu na Argentina, pouco antes de vir para o Benfica, Gaitán explicou que não gostava muito de jogar encostado à linha. "É preciso estar sempre a correr, é muito desgastante", explicou.

No entanto, Gaitán poderá muito em breve voltar à posição onde gosta mais de jogar. Nolito, médio-esquerdo de raíz, vai chegar no Verão e, por outro lado, é provável que Pablo Aimar saia no final da época, abrindo espaço para um novo número 10. Ao que tudo indica, essa posição irá ser discutida entre Gaitán e Carlos Martins.

Benfica:

Comentários [12]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

sim senhor Zefil

quando queres sabes. assim gosto ler

interessante este slb

Numa temporada onde saviola está claramente uns furos abaixo do que fez no ano passado e cardozo apesar de alguns golos decisivos, tb não tem sido aquela máquina demolidora, surgem 2 jogadores mais recuados que não só fabricam, mas tb finalizam muito bem.

Falo obviamente de gaitan e de salvio, 2 jogadores que vindo das alas têm capacidade de assistir e de marcar. Apesar das diferenças tácticas, um pouco ao estilo do que acontece no Porto com Varela e Hulk.

O gaitan a que o artigo se refere demonstrou bem cedo qualidades, mas teve dificuldades em adaptar-se a um sistema onde a posição central já estava ocupada por c.martins ou aimar. Agora adaptado e bem integrado no 11, revela ser um jogador fundamental neste benfica.

Quanto às comparações com di maria, se pensarmos na 1ª época, tem sido claramente superior. Falta saber se chegará ao nível de di maria que o fez saltar para o real madrid.

Gaitan

nunca terá a mesma exposição mediática de Di Maria por ser um miudo mais discreto seja dentro seja fora de campo mas não tenho grandes dúvidas que terá uma carreira na linha do Di.

Para primeiro ano está a fazer uma época sensacional e em crescimento o que diga-se tem acontecido também com toda a equipa. Gaitan dá sinais muito positivos à equipa e aos adeptos sem dúvida. Foi um jogador caro mas que prova em cada jogo o que realmente vale.

Abraço

o di maria..

..inflacionou e ganhou mediatismo fruto da presença na selecção da argentina. Ainda por cima saltou de forma absolutamente surpreendente para o 11 no mundial. O gaitan enquanto não atingir esse patamar obviamente que terá difiiculdades em ganhar o mesmo estatuto. Se continuar a evoluir pode obviamente ter aspirações não só a nível de selecção, mas tb a nível de saltar para um grande da europa. Mas é claro, que é muito cedo para esses prognósticos.

abraço

Que ele vai saltar

para outro grande europeu não tenho grande dúvida até porque ainda é muito novo.

Em relação à selecção é sempre complicado sobretudo porque hoje mais que nunca a Argentina tem uma frente de ataque fortíssima. Quando se dão ao luxo de poder deixar Higuain(apesar de lesionado) ou Milito fora da convocatória ou até mesmo Lucho, diz muito dos seleccionáveis que tem.

Para já fico feliz que já seja convocado, é uma prova de confiança do seleccionador portanto é esperar pela sua vez.

Di Maria depois da época que fez no Benfica naturalmente seria titular no Mundial como acabou por acontecer. Infelizmente tinha um seleccionador que lhe cortou as "asas" porque estava sempre mais preocupado em fechar o seu flanco em vez de fazer aquilo que tanto gosta.

O salto para o Real Madrid é fruto da época brilhante que fez, fruto do excelente trabalho que Jesus tem feito com os jovens no Benfica ao qual Mourinho só teve de dizer que sim e aprimorar um pouco o excelente jogador e com um potencial tremendo que tem em mãos.

Não tenho grandes dúvidas que o Di vai ser dos melhores do mundo brevemente.
Gaitan terá de fazer o mesmo caminho que Di Maria percorreu. Para já, como primeira época, fantástico!

Abraço

Se vai saltar ou não..

..logo se vê. Tem potencial e tem demonstrado qualidades, mas é preciso observar a sua evolução.

E sobre a sua idade é preciso ver que tem a mesma idade que di maria, tendo chegado à europa 3 ou 4 anos mais tarde. Está longe de ser um daqueles putos de 18 ou 19 anos que surgem verdinhos no futebol europeu.

Quanto a di maria, independentemente do que tem feito agora no real ou do que fez no slb, esteve longe, muito longe mesmo, de merecer um lugar no 11 da argentina. Não faltavam jogadores que teriam feito muito melhor figura do que ele fez. Mas com um seleccionador louco que convocou perto de 100 jogadores em 2/3 anos tudo era possível.

No real tem feito uma boa época, acima das expectativas até, tal como mourinho reconheceu, mas ainda tem muita coisa para corrigir. Apesar de ser um excelente jogador, não colocaria as minhas "fichas" nele como aposta para ser um dos melhores do mundo a curto ou médio prazo.

abraço

Sim compreendo

em relação a Gaitan e a sua idade. O que me parece é que já tem uma maturidade em campo que se destaca e creio que não precisará de tanto tempo como Di Maria precisou para se impôr. Claro que por mim pode sempre ficar na Luz muitos anos :)

Em relação ao Di Maria, lá está assim como não tinha grandes dúvidas que se iria impôr em Madrid com relativa facilidade, também acredito que tem tudo para ser um dos melhores do mundo a curto médio prazo. Claro que é preciso contar com os concorrentes de sempre que estão em formas soberbas como o Ronaldo ou Messi mas no top5 entrará mais tarde ou mais cedo sem dúvida.

Abraço

Obviamente que lembro

e obviamente igualmente que Di Maria também se lembrará de nós e do Benfica. Se há coisa que fazemos bem é recordar os nossos campeões e Di Maria para além de uma das figuras do Real Madrid actual é uma figura que continua a ser muito acarinhada pelos benfiquistas.

Em relação a Gaitan pode-se concluir que o Benfica geriu muito bem a saída do Di mesmo que no início se tivessem levantado tantas questões sobre a sua adaptação, a natural posição em campo, etc, etc.

Apraz-me saber que quer Di Maria quer Ramires foram substituídos à altura quando tudo fazia prever que assim não fosse. Curiosamente os dois meninos que levantaram tantas dúvidas foram os dois marcadores do último derby o que atesta bem da influência que os alas voltaram a ter no Benfica e como o Benfica acertou em cheio com estas duas aquisições.

Gaitan surpreende-me todos os dias primeiro porque é nesta fase um jogador muito mais completo do que era no início de época e porque ganhou uma preponderância enorme no onze do Benfica.

Felizmente nesta equipa do Benfica não há grandes destaques individuais, não é preciso, o grande "jogador" do Benfica neste momento é mesmo o seu colectivo e fico feliz por ver que pouco precisamos de rasgos individuais para vencer jogos. Mérito de Jesus que mais uma vez demonstrou a sua enorme capacidade em potencializar jovens jgoadores e equipas.

Já não há grandes dúvidas da valia de Gaitan e se dúvidas ainda persistam, basta mostrar os números da sua primeira época no Benfica e no futebol europeu. Por tudo, obviamente craque!

Cumprimentos

Um pontinho para o teu reaparecimento no fórum

e também pelo comentário, com o qual concordo em absoluto.

Continua a aparecer que este fórum precisa de users como tu.

Abraço,

Not_me

É bom estar de volta

veremos é durante quanto tempo :)

Abraço e obrigado

SE FOR PARA FAZER ALGO POR ISTO

SERÁ POR MUITO TEMPO ACREDITO EM SI,
http://www.youtube.com/watch?v=ivPo3nFnLqk&feature=related

São as duras

realidades de um mundo que varre lixo para de baixo do tapete..

Meu caro é o triste mundo desigual onde vivemos.