FC Porto, 2 - Benfica, 2: Jesus foi o elo mais forte (crónica) | Relvado

FC Porto, 2 - Benfica, 2: Jesus foi o elo mais forte (crónica)

Treinador dos encarnados leu melhor o jogo que Vítor Pereira e conseguiu arrancar empate que acaba p
 
FC Porto - Benfica (23/09/11): Fucile vs Gaitán
Lusa

Jorge Jesus venceu esta noite o jogo tático a Vítor Pereira e conseguiu empatar no Estádio do Dragão. O Benfica esteve a perder por duas vezes, e por duas vezes igualou a partida, com golos de Cardozo e Gaitán. Pelo FC Porto marcaram Kléber e Otamendi.

Começou melhor o FC Porto. Logo no primeiro minuto, um remate de Hulk de fora da área pôs em sentido a defesa encarnada, bem recordada da 'miséria' que o brasileiro provocou nos vários confrontos da época passada. Os dragões entraram determinados a resolver cedo o desafio e a mostrar que o empate com o Feirense fora um deslize inesperado.

O Incrível fazia jus ao nome e aos 10 minutos deixou para trás Javi García e Witsel e voltou a assustar o guarda-redes Artur. O Benfica mostrava-se então lento a reagir. Nolito era o único que tentava fazer algo para importunar a defesa da casa, mas sem grandes rasgos.

O FC Porto quase marcava perto da meia-hora de jogo, quando Hulk - sempre ele – descobriu Varela isolado e o português fez uma assistência perfeita para Fucile. O lateral, pouco habituado a estar frente a frente com o guarda-redes contrário, não conseguiu bater Artur, que fechou bem a baliza.

Kléber disse presente

O Benfica pouco se via no ataque. Jesus tinha montado um meio-campo de combate, com Javi Garcia e Witsel (o belga pouco se viu), e a bola pouco chegava a Cardozo. Aimar não conseguia também ser o mágico de outras noites. O FC Porto, pelo contrário, tinha períodos em que fazia lembrar a equipa-maravilha de André Villas-Boas. Mesmo sem Falcao.

Aos 37 minutos, Kléber marcou o 1-0, resultado plenamente justificado. Foi uma jogada de bola parada. Guarín (cada vez mais perto do Guarín que encantou no ano passado) marcou um livre na esquerda e serviu a cabeça do brasileiro, que saltou primeiro que Maxi Pereira. Um golo para calar os críticos do seu estilo. E a verdade é que o ex-maritimista tem vindo a subir de rendimento.

Segunda parte foi dos treinadores

A segunda parte começou com o empate. Cardozo, servido por Nolito, aproveitou a desatenção do setor recuado do FC Porto para relançar o Benfica no jogo. E o encontro animou.

Logo a seguir aconteceu o 2-1, por Otamendi. Na sequência de um canto curto, Varela centrou com precisão para o central argentino, que só teve de encostar. Jogada estudada, com dedo de Vítor Pereira.

A partir do 2-1 o jogo tornou-se confuso. O FC Porto tentava controlar a posse da bola, mas a verdade é que não o conseguia fazer com facilidade de outros tempos – leia-se, da época passada. Hulk parecia cansado.

Jorge Jesus, na tentativa de refrescar o ataque e de pôr uma peça mais próxima de Cardozo, colocou em campo Bruno César e Saviola, para o lugar de Nolito e Aimar. No outro banco, Vítor Pereira trocou Guarín e Kléber por Belluschi e Cristián Rodriguez. Saiu vencedor da batalha tática o treinador do Benfica. Saviola entrou bem, Guarín saiu mal.

Um coelho saído da cartola

Foi precisamente o conejo o protagonista do empate, ao desmarcar com brilhantismo Gaitán, que com um forte remate fez o 2-2. Um golo que acabou por colocar justiça no resultado.

Realce para o facto de os quatro golos terem sido sul-americanos. Nada de novo.

Bom trabalho de Jorge Sousa, que decidiu quase sempre bem, apesar de os jogadores terem desde cedo dificultado a tarefa do trio de arbitragem. Já não há mesmo paciência para quedas e esgares de dor por tudo e nada.

Benfica:

Comentários [84]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Parabéns a Luís Miguel Nunes

Parabéns ao autor deste artigo. Perfeito em tudo. Independentemente da cor clubística, falou verdade.
O FCPorto teve mais oportunidades, entrou melhor. Jogava em casa, não se esperava outra coisa! O SLBenfica entrou a medo e isso fez com que sofresse o golo. A 2ª parte foi diferente, com Helton a negar o empate até que aconteceu com um bom golo de Gaitan. A nível disciplinar, o árbitro esteve perfeito. De facto já não há paciência para os mergulhos com dupla pirueta à retaguarda de Fucile. Quem é jogador joga à bola. Actor é no teatro ou televisão. Bem que Varela tentou imitar e merecia amarelo, mas disso pouco se fala... Bem como de 1 único jogo de castigo que James apanhou. E da cotovelada que Saviola apanhou no jogo com a Académica. Mas quem é anti-Benfica vive para dizer mal!
O empate é positivo para o Benfica porque respeita o FCPorto, porque respeita o Estádio do Dragão e sabe que a deslocação ao Porto é difícil a nível físico e psicológico.
Creio que está na hora de haver paz no futebol. A rivalidade deve ser saudável, não cega e doentia como muitos adeptos a evidenciam. Portanto, como Benfiquista, admito que a haver um vencedor provavelmente seria o FCPorto. Mas também considero que o empate foi justíssimo. Até Pinto da Costa, normalmente corrosivo e agressivo, considerou um resultado em que "ambos perderam 2 pontos" e que "a arbitragem não foi má"!

Próxima contratação do

Próxima contratação do Porto!!

Tem o estilo ideal para vingar na equipa!!

http://www.youtube.com/watch?v=EVJrSVHSM_Q&feature=related

Para mim, resultado justo e bom

comecei a ver o jogo já passavam 25 minutos, ainda fui a tempo infelizmente de ver o golo do porto, pareceu-me que a falta que nasce o golo é duvidosa( isto não é ser faccioso, quem tiver o link gostava que me mostrasse para eu confirmar, vi a primeira parte no café e estava longe, portanto poderei estar errado), Na segunda parte o benfica entra a todo o gáz e faz o golo do empate, três minutos sofre o 2 golo, noutros anos eu desligaria logo a internet e ia deitar-me com um melão dos diabos, mas ontem não, tinha aquele feeling que o benfica não ia perder este jogo, e a certeza tornou-se evidente, quando o vitor pereira tira o guarin mete o walter. o golo do empate era uma questão de tempo. e foi o que aconteceu, relativamente ao jorge sousa, surpreendeu-me mas vamos ver se este jogo foi uma excepção à regra, o fucile foi vergonho nas atitudes que tomou, mas o mais grave é que ele estava a cumprir ordens, não acredito que lhe passasse pela cabeça " vou ver se engano o árbitro e ele expulsa o cardoso" VERGONHOSO, assim como é vergonhosa a atitude do hulk a tentar que maxi pereira reagisse quando lhe encosta a cabeça. Gostava de ver os jogadores do porto com esta atitude perante os adversários da liga dos campeões.

Vistas curtas..

Não viste mais nada vergonhoso??? Vistas curtas..

Que olhos vermelhos..

já tu

és apologista dos teatros, porque no teu comentário nem uma referência ao teatro do hulk, kleber e fucile! Gostava que estes jogadores tivessem esta atitude na liga dos campeões. uma boa noite e um bom domingo.

Tira os óculos vermelhos

Já tu recorres ao fanatismo vermelho habitual..

Mas adoro a beatificação de Cardozo

P.S. Nada do Artur, por exemplo??

Não sou adepto de nenhum dos clubes em questão

Vi ontem o jogo como adepto de futebol e sinceramente corrigijam-me se estiver enganado mas o SLB na 1º parte não jogou nada e o Porto perde o jogo porque na minha humilde opinião não tem treinador, mas sim um simples adjunto.
Ora sem treinador e sem Falcão com o hulk a vir de uma lesão e com o guarin em baixo de forma o SLB empatou o jogo 2x por merito do jj e dos jogadores do SLB mas com grande demerito e culpas para a equipa tecnica do FCP nomeadamente do VP.
O Porto é uma equipa forte tem praticamente os jogadores do ano passado e lembre-se ganharam 4 titulos mas não tem treinador há altura, talvez me engane mas dos jogos que vi do FCP contra o Barça Shatkar e agora SLB a minha opinião e que o VP deixa muito a desejar no plano tecnico e tatico.

Benfica melhor que o FCP

Áparte as polémicas deste jogo, verdade verdadinha é que este FCP não é o mesmo do ano passado pese embora tenha no seu seio a esmagadora maioria dos atletas que lá estavam o ano passado.

O actual treinador do FCP fez alterações graves na equipa a pontos de transforma-la para pior.
Fazer sair Guarin numa altura em que a equipa mais precisava dele e que té ao moneto era apenas o melhor jogador em campo, é algo de muito grave para que possa ser passada uma esponja sobre essa substituição.
O FCP actual é uma equipa que joga a mêdo e que depois de se encontrar a ganhar por um golo de diferença, passa a recuar até que o adversáiro acabe inevitavelmente por marcar na baliza de Helton.

Para mim, Fucile era o ano passado e muito bem, um simples suplente e Guarin era titular indiscutível.
Quem erra desta forma na alta competição paga caro os seus erros e ontem não foi excepção à regra. Já o jogo contra o Shacktar, deixou muito a desejar.

Quanto ao Benfica, fez um bom jogo e mereceu pelo menos este empate.....

Sinceramente eu não confio neste treinador do FCP e penso que o seu futuro nos dragões não irá ser promissor, nem para ele nem para os dragões.

sapunaru

está magoado, não havia mais ninguém para aquele lugar

Empate com sabor a derrota

Começo por uma frase do autor da crónica que pelos vistos corresponde à opinião generalizada dos adeptos do SLB..
"Jorge Jesus venceu esta noite o jogo tático a Vítor Pereira e conseguiu empatar no Estádio do Dragão."

Venceu???..lololol..
Como portista considero um elogio já que demonstra o respeito que o SLB tem pelo FCP. Face às circunstâncias do jogo foi um bom resultado mas se fosse ao contrário consideraria uma vitória? Não.. Mas pronto, indirectamente, até os mais fanáticos adeptos do SLB demosntram o respeito que têm pelo FCP. Um empate no Dragão já é uma vitória ..moral. É caso para dizer, como os tempos mudaram..

Quanto ao jogo, basicamente considero justo o resultado. Empate muito amargo para o FCP e difícil de digerir.. Tivemos tudo na mão, tivemos na mão entregamos 2 pontos de mão beijada. Isto porque fizemos o mais dificil, o FCP entrou bem, dominou e depois, quando menos se esperada, desapareceu..

O facto critico foi a deficiente condição fisíca de vários jogadores do FCP que vinham de lesões. Hulk, Alvaro Pereira arrebentaram completamente logo no início da segunda parte, incrivel como fizeram os 90 min. E Guarin também baixou imenso na segunda parte fisicamente, apesar de não vir de lesão. No estádio foi notório o estouto pela lentidão, falta de agressividade e pressing que não fizeram na segunda parte, em contraste com o seu desempenho na primeira parte.

E quando 3 jogadores vão assim abaixo arrastam toda a equipa.

O SLB fez o seu jogo normal, na primeira parte, com a sua equipa habitual foi completamente dominado- não teve uma oportunidade de golo. Na segunda melhorou e face referido anteriormente foi ganhando confiança jogou melhor, contudo nunca conseguiu encostar o FCP à área.

Logo o empate tem que se aceitar. Mas perdemos 2 pontos.. Num jogo que tivemos tudo para ganhar.

Relativamente a Vitor Pereira, se esteve bem a montar a equipa, teve mal nas substituições. Substituições tardias e em vez de reforçar o meio-campo e retirar os jogadores que mal se mexiam preferiu manter a estratégia quando já era notório que a dinâmica da equipa já não era a mesma.

Tirar Kleber e manter Hulk que vinha de quase 2 semans sem treinar foi um erro craso.

Quanto à arbitragem, Jorge Sousa teve ao nível.. Fraco na parte disciplinar.. Javi viu a amarelo à 5ª, 6ª falta?? E que falta de critérios que o SLB agradeceu.

Nota: No critério de mão da bola que diferença relativamente ao último jogo do SLB.

No caso de kleber

Kleber saiu porque pediu para sair devido a lesão.
Não concordei com a saída de Guarin, se o Porto estava a perder o meio campo foi um erro enorme tirar o jogador que melhor estava em campo.
Belluschi é muito bom jogador, mas ontem não entrou bem. A equipa notou bastante a saída de Guarin.

Sem dúvida...

Uma falta de critérios gritante. A começar nas 20 e tal faltas assinaladas contra o Benfica, contra menos de metade do Porto. É também verdade que os vossos jogadores ajudaram e muito neste festival. Os cartões amarelos ao Luisão e Javi ao mesmo tempo são só um exemplo disso mesmo. Na 1ª parte o Super Dragão conseguiu eliminar qualquer jogada do Benfica. Foi o vosso melhor elemento em campo.

tens cataratas

primeira jogada de perigo cardoso não chega atempo para emendar cruzamento de guita

Percebo-te Ramzi,,

Realmente temos que deixar de marcar as faltas que os jogadores do SLB fazem.. A lei tem que ser mudada.. Ramzi, vamos fazer uma petiçao para mudar a lei?? Faltas dos jogadorse do SLB não se marcam.. que al??

ramzi, obviamente que o Duarte Benfica Gomes era melhor. Anadando o SLB habituados a penalties quando os jogadores adversáriso jogam a bola de cabeça compreendo-te que ontem deve-te ter custado ver aquela arbitragem . Só não percebo que se o Jorge de Sousa é Portista, sócio e dragão, porque não expulsou cardozo (não era para caso disso mas sendo ele portista), porque não marco jogo perigoso na patada do Artur (afinal ele não é portista), porque não marcou um livre em coma na linha quando Luisão meteu a mão na bola (só é penalty quando se joga a boal de cabeça, ok), porque permitiu 5, 6 faltas ao Javi antes de lhe dar um amarelo (afinal, eram só 5 ou 6!!!) e so on..

Postistas destes, dispenso...

Ramzi, mas percebo-te, o Duarte benfica Gomes (ex-sócio do SLB) era muito melhor!!!!

outro tapado

o teatro feito pelos jogadores do porto fuchile hulk guarin e punida por amarelo. sem bolas de golf e intimidaçao sois uma equipa banal

lol

viu se no ano passado....

Parece que não percebes ...

... ninguém quer que se pare de apitar faltas ao jogadores do Benfica, só queremos que nos avaliem com o mesmo critério e apitem as faltas que os jogadores do Porto fazem.
Já agora, quando o Varela se deixa cair na área porque não levou amarelo?

Eu sei qual é o vosso critério..

Eu sei qual é o vosso critério.. o Feirense, o Guimarães viram-no bem..

3 tapado

não. e o apito dourado,chocolate com leite,quinhentinhos,viagem ao brasil etc...

sim, tapado vermelho

Queres que enumere os casos da dita "pureza" do SLB??

Sim, é que o SLB também tem telhados de vidros, para dizer no minímo..
Bye tapado vermelho

Percebes mal...

Diz-me, em que faltas merecia o Javi o amarelo? No lance do Luisão a bola bate no braço? O Cadozo agrediu o Fucile? O lance do Artur é mercedor de punição? O que pensas das constantes simulações dos jogadores do Porto?

que lance é esse do Artur?

.

Sendo JS postista porque..

Ramzi, nem vou começar a discutir lances individuais contigo porque sei que não estaremos em acordo por isso seria uma perda de tempo. Dou-te so um exemplo, só pelo número de faltas Javi já merecia o amarelo.. Eu sei que não vais concordar, por isso, esquece..Mas perfunto-te, quantas faltas já Javi tinha feito?

O meu ponto é o seguinte, e tu, pelos vistos não percebeste, sendo Jorge Sousa, portista, sócio, adepto, SD, etc, não percebo porque não aproveitou esses casos, algusn deles que concordo com a decisão tomada, por isso, não me queixei do arbitro em termos técnicos no meu comentário inicial, mas sendo Jorge Sousa um DRAGÃO porque é que ele não approveitou esses lances para favorecer o FCP.. Porquê???

Tudo certo

Análise muito boa, e coincidente com o que se passou dentro de campo. Parabéns.

Bem,

parece que alguém viu o mesmo jogo que eu. Cmpts

Areia para os olhos

Bem que tentam mas a mim não me cegam..
Querem fazer crêr que o empate foi justo mas quem tem olhos na cara verá que não foi assim.O Benfica não jogou nada, quase nunca passava do seu meio campo.O Porto dominou durante 75 minutos, nos últimos 15 em que o jogo estava "partido" é que o Benfica chegou uma ou duas vezes com perigo.. salvo erro fez 3 remates durante o jogo! 3!! E vêm-me dizer que foi justo??!!

Mais um a contar mentiras a ver se pega ...

... é uma moda que pegou em muitos adeptos portistas, a desonestidade.
Pelos vistos, acham que uma mentira muitas vezes repetida se torna verdade.
Se vais postar o número de remates que o Benfica fez, então ao menos documenta-te e coloca o número correcto, mas não inventes pois arriscas-te a ficar conhecido como desonesto.

eu disse "salvo erro".. mas é

eu disse "salvo erro".. mas é a ideia que eu tenho ao ter visto as estatísticas na sport tv.. mas se estou errado prova-me o contrário!.. no entanto não deve ter sido muito mais de 3! mas prova-me!

Se...

eu estiver enganado corrijam-me mas ontem não jogou na equipa do Porto a defesa direito um jogador chamado Fusimule que já é mundialmente famoso por esta... jogada...?!?

http://www.youtube.com/watch?v=_TmCKIcaHmQ&feature=player_embedded

:

É agredido com uma cotovelada na cabeça, e um pontapé nos tomates. Experimenta a mudar as lentes ; )