FC Porto 2-1 Benfica: uma vitória feita de emoções (crónica) | Relvado

FC Porto 2-1 Benfica: uma vitória feita de emoções (crónica)

A imagem de Vítor Pereira e Jorge Jesus após o golo de Kelvin resume encontro de intensidade rara.
 
Benfica-FC Porto (02/03/12): Vítor Pereira
Lusa

O FC Porto venceu o Benfica no final de um jogo intenso no Estádio do Dragão e parte para a última jornada do campeonato a depender de si próprio para ser campeão. Se triunfarem na deslocação ao Paços de Ferreira, que já não precisa de ganhar, os homens de Vítor Pereira revalidam o título. Da parte dos encarnados, fica uma enorme desilusão: aos 90 minutos, com o resultado de 1-1, tinham tudo para serem campeões, mas não souberam suster o ímpeto final dos azuis e brancos.

As imagens dos dois treinadores após o golo de Kelvin, que fez o 2-1 nos descontos, resumem na perfeição o significado do momento. Jorge Jesus, caído de joelhos no relvado, era a imagem do desespero de quem sente o tão desejado título fugir por entre os dedos; Vítor Pereira, de lágrimas nos olhos, era a felicidade estampada de quem não deixou de acreditar, contra todas as probabilidades e críticas.

Vítor Pereira arriscou e foi feliz, como reconheceu no fim. A precisar de ganhar, pôs dois avançados nos últimos minutos e foram eles a gizarem a jogada da vitória. Liedson assistiu Kelvin, que desferiu um remate indefensável. Mais um grande golo do jovem avançado, que pode valer um título.

A estratégia do Benfica foi eficaz quase até ao fim. Os jogadores encarnados entraram com a lição bem estudada. Jorge Jesus entrou no Dragão com uma estratégia de contenção, a pedir calma e ponderação aos seus atletas. A ideia era entrarem em poucas correrias e entregarem as despesas do jogo aos homens da casa. O empate servia-lhe perfeitamente.

A tarefa do Benfica foi facilitada com o golo madrugador de Lima, que surgiu conta a corrente do jogo. O FC Porto entrou muito forte e rápido, com trocas de bola mortíferas, e poderia ter marcado cedo. Mas foi o avançado brasileiro do Benfica a festejar, aproveitando um ressalto.

A ganharem por 1-0 logo aos 19 minutos, os homens de vermelho permitiram o empate seis minutos depois, num dos poucos erros do seu setor defensivo – um golo a meias entre Varela e Maxi Pereira. Pensou-se que o jogo iria ser alucinante, como o da primeira volta, mas tal não aconteceu. O Benfica acertou as marcações e o jogo decorreu até ao intervalo numa toada de ataque portista, mas sem grandes oportunidades.

A segunda parte foi de menor qualidade, com muita luta a meio-campo. Com os minutos a passarem, e sem que o FC Porto criasse grandes oportunidades de golo, Jesus optou por reforçar o meio-campo defensivo. Vítor Pereira, ao invés, lançou homens para a frente. Não deixou de acreditar e teve a recompensa mesmo no fim, com um golo que vai ficar para a história do campeonato.

Foi a primeira derrota do Benfica na prova, e logo na pior altura para o clube lisboeta. O FC Porto, invicto como a cidade, prepara-se para invadir Paços de Ferreira. Vamos ter campeonato até ao fim.

Benfica:

Comentários [106]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

não interessa agora as palavras comedidas...

mas sim os comportamentos esclarecedores que exerceram, os adeptos e equipa do porto festejaram título e ignoraram o Paços de Ferreira, assim como o SLB fez no final com o marítimo
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=650756&tm=45&layout=122&vis...
http://www.youtube.com/watch?v=TDIwXOQdWBM
http://www.youtube.com/watch?v=aOqGMCWdRMc

descoberta nova espécie de macacos na ilha do bornéu

Direção de Informação da Antena1 repudia agressões a dois jornalistas
ARTIGO
Os dois elementos da Antena1 acompanharam o jogo e preparavam-se para realizar a cobertura dos momentos de festa que sucederam à vitória do FCP.

A direção de Informação da Antena1 repudiou hoje «veementemente» a agressão contra dois profissionais da estação no sábado à noite, após o jogo do Porto com o Benfica, levado a cabo por adeptos do clube do norte.
A RTP irá «proceder judicialmente contra os adeptos responsáveis pelas agressões e pelos danos causados à viatura da Antena1», acrescenta um comunicado da direção de Informação (DI) da RDP/Antena1.
Também o Sindicato dos Jornalistas lamentou e repudiou hoje a «agressão de que foram alvo um jornalista e um técnico de som ao serviço da RDP/Antena 1 por adeptos do Futebol Clube do Porto (FCP)».
Em comunicado, o SJ apelou às entidades competentes e às forças da manutenção da segurança e da ordem públicas para que «criem condições de proteção e socorro das equipas de reportagem que cobrem eventos desportivos».
«A violência com que se produziram as agressões, obrigaram o jornalista Fernando Eurico e o técnico de som Manuel Augusto a receberem tratamento hospitalar», indicou a DI da RDP/Antena1.
Os dois elementos da Antena1 acompanharam o jogo e preparavam-se para realizar a cobertura dos momentos de festa que sucederam à vitória do FCP, quando foram surpreendidos por um grupo de adeptos do Porto que os «agrediram verbal e fisicamente, sem motivo, sem razão, num puro ato de violência gratuita, impedindo a realização do seu trabalho», descreve o texto da DI da estação pública de rádio.
«Não fora a intervenção de outros adeptos do Porto, para quem a violência também é intolerável, e as consequências poderiam ter sido mais graves», acrescenta o comunicado.
«O comportamento do grupo de adeptos do Porto que levou a efeito as agressões desprestigia o desporto e em concreto o futebol», considera a DI da RDP/Antena1, acrescentando que «o futebol não merece adeptos assim».
Também a Comissão de Trabalhadores da RTP/Porto exigiu hoje o apuramento de responsabilidades sobre as agressões a dois colegas após o jogo Porto-Benfica e acusou «agentes públicos» de «ajudarem a destruir a imagem de credibilidade» da empresa.
A sub-comissão de trabalhadores da RTP/Porto informou que os dois colegas, trabalhadores da RTP/Porto, «foram barbaramente agredidos quando estavam em pleno desempenho das suas funções» e exigiu que sejam «apuradas todas as responsabilidades».
Em declarações citadas pelo portal eletrónico do jornal Record, Fernando Eurico, o jornalista agredido, descreveu a situação, que ocorreu quando ele e o técnico de som, Manuel Augusto, se preparavam para sair à rua para recolher depoimentos de alguns adeptos.
«Uma situação inacreditável. Estava a colocar o equipamento para fazer a reportagem móvel no estádio, eu e o Manuel Augusto, quando fomos violentamente agredidos por um adepto. Depois, logo a seguir, vieram outros, que continuaram a agredir fisicamente e com insultos. Além disso, foram dando pontapés no carro, impedindo-nos de sair», descreveu o jornalista.
Fernando Eurico referiu ter sido «uma situação absolutamente lamentável» e acrescentou:
«O Manuel está todo 'rebentado' e eu também apanhei bastante. Pouco depois, fomos aconselhados por outros adeptos do FC Porto, esses bem mais calmos, para abandonar o local.»
«É uma situação que faz repensar se vale a pena continuar a trabalhar nisto. É o reflexo dos adeptos que temos, neste caso um do FC Porto, que incendiou os ânimos. Trabalho há 25 anos nisto, sempre tive boas relações com toda a gente... Parecia um filme de terror!», concluiu.

http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2013/05/12/dire_o_d...

só uma palavra

quando as cobras são muitas e não se sabe qualé a mais agressiva , só há um remédio . fosse eu agredido desta maneira , nem queria saber quem o tinha feito . calava-me e no 1º momento que tivesse de caras com pinto da costa dáva-lhe um tioro na testa . não tenham duvida nenhuma disto . é a cobra rainha que tem de ser abatido ,

tu és um mau do caralho!

tu és um mau do caralho! Atrás do pc tu és o maior!

TU ÉS O MAIOR

COMO SE VÊ AQUI ÉS LIBERAL EM TODA A LINHA
http://www.youtube.com/watch?v=yaOVAysiGzM

Campeonatos com história!

Bom, dos 26 Campeonatos ganhos pelo Porto, o Porto em 7 desses Campeonatos chegou à ultima Jornada ou em igualdade pontual, ou com 1 ponto de avanço sobre o 2º, tal como neste Campeonato, nesses 7 Campeonatos, o Porto sagrou-se mesmo Campeão, isto é, manda a tradição, que se o Porto é líder`à entrada da ultima jornada, vai ser Campeão. Será este o 8º Campeonato ganho pelo Porto com um sprint final vitorioso?

Assim, recordo os 7 Campeonatos ganhos pelo Porto na ultima Jornada:

Em 39/40, o Porto parte para a ultima Jornada, com 1 ponto de avanço sobre o Sporting, joga essa Jornada em Lisboa com o Benfica, ganha 3-2, e o Porto de Siska irá ser Campeão!

Em 55/56, o Porto parte para a ultima Jornada em igualdade pontual com o Benfica, porém, na ultima Jornada ganha 3-0 nas Antas à Académica, e esse Porto de Yustrich será Campeão!

Em 58/59, o Porto parte para a ultima Jornada em igualdade pontual com o Benfica, porém, na ultima jornada o Porto ganha 3-0 em Torres Vedras ao Torreense, e espera 7 longos minutos, até que Calabote termine o Benfica Cuf (Cuf castigada com 3 GP), e com um desconto de tempo inusitado, 7 longos minutos, segundo Calabote, " acertei o relógio pela relógio da Sé de Évora...", esse Porto de Bella Guttmann será Campeão!

Em 77/78, o Porto parte para a ultima Jornada em igualdade pontual com o Benfica, porém na derradeira Jornada, o Porto vence 4-0 nas Antas o Braga, e o Porto de Pedroto sagra-se Campeão após 19 anos de longo jejum!

Em 78/79, parte para a ultima Jornada com 1 ponto de avanço sobre o Benfica, na ultima Jornada recebe o Barreirense nas Antas, vence 4-1 e o Porto de Pedroto sagra-se Bi Campeão Nacional!

Em 85/86, O Porto parte para a ultima Jornada em igualdade pontual com o Benfica, recebe nessa Jornada o Covilhã nas Antas, vence 4-2, e esse Porto de Artur Jorge será Bi Campeão Nacional!

Finalmente, em 06/07, o Porto parte para a ultima Jornada com 1 ponto de avanço sobre o Sporting, recebe no Dragão o D Aves, o Porto vence 4-1, e esse Porto de Jesualdo irá sagra-se Bi-Campeão!

Isto é, a tradição (vale o que vale), dita que sempre que o Porto chega à ultima Jornada líder, foi sempre Campeão!

Aliás, nos 78 Campeonatos realizados, só por uma unica vez, o líder à ultima Jornada, perde o Campeonato. Tal aconteceu na época 54/55, o Belenenses entra na ultima Jornada lider, recebe nas Salésias o Sporting, empata 2-2, e vai entregar com esse empate um Campeonato ao Benfica!

Ó Bruxo...

...Cuidado, muito cuidado, com a conspiradora direção do benfas...Eles a esta hora devem estar todos reunidos no gabinete de crise do estádio da sem luz, a conspirar...

Eu não me acredito, (conhecendo estes mafiosos do clube do salazar, como conheço) que não tenham alguma na manga...

De repente, lembro-me do adiamento do jogo com o Setúbal, será??? alguma coisa eles vão fazer, escreve o que eu te digo...

Nesta semana seria muito importante, a PJ, colocar o telefone do "orelhas" sob escuta...Tenho muito receio do que se estará a preparar para o próximo fim de semana...

É-P-I-C-O

Se o Porto vencer o Paços na Mata Real, este jogo ficará eternamente marcado na memória dos adeptos azuis e brancos.
Café cheio, no máximo 6 portistas entre um mar vermelho e um garoto chamado Kelvin coloca 1 batata no fundo da baliza ao minuto 93.
O café ficou vazio.
Festejei como se ganhasse a final da liga europa em 2011 mas valeu apenas 3 pontos.
Soube a pato, confesso.

Nada está ganho e esperamos a mesma atitude na Mata Real.

Vitória justissima...

..da unica equipa que entrou no Drgão para jogar futebol.Incrivel o anti jogo vergonhoso do benfica,penso que os próprios benfiquistas(os verdadeiros) sentiram vergonha. Obviamente com o alto patrocinio do Srº Proença,mas que arbitragem manhosa,sim senhor.

FC Porto foi de longe a melhor equipa e provou que merece ser Campeão. Em Paços com a mesma atitude certamente que mais um TRI não nos vais fugir.

Parabéns FC Porto!! Sobre o golo do Kelvin e o momento vivido no Dragão,deixo para quem lá esteve...indescritível.

Rumo ao TRI,uma estrada sem retorno!!

Nunca vi tamanha explosão de

Nunca vi tamanha explosão de alegria no Dragão.

Inacreditavel caro Curva, só mesmo quem teve o previlégio de lá ter estado como nós.

Este é o nosso destino... só falta 1 jogo rumo ao tri.

Grande abraço

Grande Pacman!!

Foi fantástico,uma união perfeita.

Falta um "paço",mas estou convencido que este é nosso.

Cumps.

Se não for nosso...

...O nosso melão não vai ser bonito de ver...

o jogo até foi morno

mas com o golo do Kelvin, foi épico, o meu irmão que estava 5 filas atrás de mim veio festejar o golo comigo (não sei como) , ou veio a voar ou por cima das cadeiras.... que ambiente , que emoção naquele final épico... foi mágico, e entra na galeria dos jogos notáveis, daqueles que vamos enchendo no palmarés para contar aos netos....

Sem dúvida amigo..

..um jogo para contar.

Foi tão lindo :). E o Kelvin é o nosso grande amor,lol.

Ó Curva Sul...

...O benfas a praticar anti jogo?? a dar pontapé para a frente??? a queimar tempo em lançamentos de linha lateral???, Desculpa la, mas deves estar a confundir as coisas, ate porque o benfas, segundo alguns cá do burgo, e principalmente para a maquina de propaganda vermelha, o benfas é o clube do rolo compressor e da nota artística e dos "OSCARS"...rsrsrs...

Quanto à próxima jornada, não me cabe um Feijão...Estou receoso, ate porque o jogo pode ate nem ter o mediatismo que teve este, mas acho que este Paços mais forte física e mental, e acima de tudo não sofre do síndrome Porto, como o benfas sofre...

Esta era a melhor altura para levar este jogo para o Algarve não??? podíamos (em conluio com o presidente do Paços)alegar que era para beneficiar o Paços , em termos de bilheteira não???E o Paços ate nem esta a lutar pela manutenção...Esta seria a cereja no topo do bolo...rsrsrs

O jogo é na Mata...

..e é na Mata Real que vamos ser Campeões!!

Cumps.

Meu caro...

...Eu também quero que o jogo seja na mata real...Sou literalmente contra os malabarismos à lá benfica...
Apenas quis dar uma "bicada" nos passarinhos, que defenderam o jogo do Estoril no Algarve, com unhas e dentes...Mas com certeza que agora já não iriam compreender serem vitimas da mesma habilidade...

Benfiquices!!!,

PAH!

Subscrevo, na INTEGRA!!

Em Paços teremos de ser MUITO competentes, é preciso estar bem consciente que a nós não nos vão "estender a passadeira".........

O momento após o GOLO do Kelvin, é mágico.......... Só quem lá esteve é que sabe do que estamos a falar!!! Pagava para recuar no TEMPO e voltar a viver aquela sensação............

Compromisso de vitória...

..P.Fonseca vai fazer tudo para derrotar o FC Porto.

O golo do Kelvin é o golo do Kelvin :).

Abraço!

...

...injusto. Não pelo FCP, que há muito que estava mais bem posicionado para ser campeão. Injusto porque o Benfica, dentro do contexto desta época, fez um jogo seguro, calculista (4ª feira joga-se uma final e o FCP já nada mais pode ganhar)...e que visava aproveitava os espaços deixados pelo meio campo frenético e ansioso dos azuis e brancos.

É injusto porque nunca na vida um merdas de treinador que desde os 3 minutos de jogo insultou e condiciou um arbitro ao qual o ano passado andou agarradinho, a agradecer um título...um treinador boçal, rasteiro e arrogante...um homem sem caráter...um profissional indigno...poderá sagrar-se bi campeão. Se Deus escreve mesmo direito por linhas tortas, este gajo irá dar a maior queda da historia do futebol português.

Nada a apontar aos jogadores do Benfica, duas coisinhas ao Jesus:
1. O Roderick, caralho!!??
2. Todos os benfiquistas também ficaram incrédulos, Jorge. Para todos os efeitos o golo da vitoria surge num bambúrrio da sorte, premiando uma equipa que só lá tinha chegado com um auto golo...mas nunca, NUNCA...baixar a cabeça. Nunca cair daquela forma. A cair, é de cabeça erguida...

Quarta feira há outro jogo!

Nota ainda para um novo fundo cavado pelo garoteco refilão...quão mais patético consegue ser ainda este miúdo?

Kikko

Dos dois qua saimos do Dragao, o Cabeçudo fui eu...Parabens.

Este merda só me fez lembrar a dor de ver o United perder o campeonato para o city no ultimo minuto da ultima jornada...se esa doeu-me, a de ontem doeu ainda mais.

sem achar injusto para o Porto, que fez por procurar o resultado, acho injusto para o benfica sofrer aquele golo. o futebol é assim.

Custa-me devolver os parabens anteriormente dados pelo Hart, custa-me dar-te os parabens, mas merecem!

Um jogo em que o Benfica entrou bem, as equipas encaixaram-se entre si, nao criando muitas oportunidades...a primeira substituição do Benfica deu a entender que o Benfica quis segurar o empate, e contra uma equipa como o FCP é 50:50..tanto podia resultar (como estava) como podia acontecer o que aconteceu...um alivio de bola a dar em golo...

Puxão de orelhas ao Jesus...Em 2009 tinha uma Paixao pelo Filipe Menezes...em 2010 apaixonou-se pelo Roberto...em 2011 foi a vez do Emerson...e esta epoca anda as voltas com o Roderick...

Alguem que diga ao Jesus, que para o Ano, aquele cepo nao pode estar no plantel...Merito para o Remate do Kelvin, mas com muita passividade do Roderick...se via que nao chegava lá, fazia logo falta a entrada da area.

Da arbitragem influencia 0 no resultado....Proença desta vez nao "jogou"... Fico so com a duvida se seria marcado penalty de mao do fernando no golo do Benfica ou se seria assinalado fora de jogo no remate do James ao poste. Mas influencia zero. E assim deve ser o Futebol.

Parabens ainda ao trabalho da policia, num jogo que correu sem incidentes, parabens aos adeptos de ambos os clubes , que antes do jogo se portaram bem, depois do jogo viu-se o que se esperava...a festa de uns e o melao de outros...

Estranho que para quem criticou as festa do benfica na Madeira no sabado ter enchido os Aliados, como se campeoes se tratassem. Pode ser que percebam agora o sentido de festejar.

E com o Campaonato com o caroço, resta ao Benfica lavar as feridas e procurar minimizar a epoca e trazer para casa a liga europa e a taça de portugal.

Acabar o campaonato com duas equipas tao proximas uma da outra, prova que o trabalho no Benfica está lá, e mesmo que nao ganhe nada esta epoca, mesmo com um sentimento de desilusão, tenho de dizer que estes jogadores fizeram uma epoca fantastica, com sacrificio.

Ao Jesus, os parabens pela epoca...ver o momento do golo, a sua tristeza,mostra que ele tambem queria o titulo, nao por ele, mas pelos adeptos. Ajuda-lo-à a ser mais hulmilde.

Caro, dei-te os parabéns pela final da Liga Europa...

Estive no Dragão... Foi brutal o momento do golo do Kelvin...
Eu vi grande parte dos adeptos do Benfica a festejar, aos 80 e tal minutos (e estavam a festejar justamente)... Foi brutal, fiquei meio surdo...

»Merito para o Remate do

»Merito para o Remate do Kelvin, mas com muita passividade do Roderick...se via que nao chegava lá, fazia logo falta a entrada da area...»

Olha lá, houve mérito no remate e golo de Kelvin e demérito na assistência de Liedson? Isto é: Kelvin marcou o golo, e Liedson fez a assistência para o golo que poderá ser ou não, golo do título?

Será que o Liedson fez essa assistencia em "cadeira de rodas", como tu por milhentas vezes aqui apregoaste? Será que a contratação em Dezembro deste "deficiente motor" não irá garantir um Campeonato ao Porto?

"Pela boca morre o peixe..."

Filho...

Tu queres fazer crer que o Cadeira de Rodas é o salvador...eu nao concordo...

Mais uma vez...Merito para Kelvin..Klevin...e demerito para Roderick que cometeu a infantilidade de dar espaço a Kelvin.

Agora se queres fazer a fezer a festa porque achas que es campeao a conta do Liedson...Chibanga...Força ai...Neste momento não me aquece nem arrefece...o que ja está, já esta...e esta uma vitoria do Porto com um auto golo do Benfica e um golo de Kelvin no ultimo minuto...

Fica este comentário genial, "á Benfica"!

Nao existe
Enviado por nunoglf a 10 de Abril de 2013, às 19:21.

[0 pts.]

basket em Cadeira de Rodas? O Liedson podia ir para lá...

ha espera...o Porto nao tem basquet...

Obrigado Nuno

Imagino como saiste, naquele instante já não contava.... (sou eu o unico a achar que o Artur podia ter defendido aquela bola?)
Pelo que percebi o jogo (fora de campo) foi calmo sem grandes confusões, dentro do relvado os jogadores ajudaram, acabou por ser tranquilo ... Agora vocês têm uma final 4f, boa sorte para lá.... repartimos as festas e já não é mau :)
Abraço

Ganhou a equipa mais feliz,

num jogo, pasme-se, sem casos! Parabéns aos cão-peões, campeonato já ganho e FESTEJADO??? LOL

PS. - Viram o que aconteceu ao super dragunhe lá num shopping qualquer? Fica o recado aos curva piças deste país, os rasteirinhos que têm a mania que a violência e o medo são o caminho...

PokerAlho

É sempre bom...

...Contribuir para a nossa cultura(desportiva)intelectual...

http://portistasdebancada.blogspot.pt/

Foda-se...!!!

...Assim nem da gosto....Por onde andam os meus "queridos inimigos"???Razão tinha o Mexia, o próprio site Relvado.com, esta a ressentir-se e de que maneira do meu Glorioso Porto..

.Estou a brincar, se o Relvado.com, esta a ressentir-se,!!! em contrapartida as Farmácias estão em alta...Stock de comprimidos anti azia esgotaram numa farmácia perto de si...Já para não falar nos Híper mercados, que se fartaram de vender "poscas de pescada" ,Novilho, e quiçá de "borreguito" para festejar a ultima jornada do campeonato...

Quanto à ultima jornada, tenho que referir, que não me "cabe um feijão no dito cujo"...

Ps: Não adianta disfarçar...e este coments, vai direitinho para o Chaparro ,Grunho, Camelo, Corno, monte de merda, etc, etc... Por onde andas tu, meu ***+++¨¨¨??? INCHA dog...

Sei que vou ser criticado, por muitos dos user's, pelo excesso da minha linguagem, mas como diz o ditado, "quem semeia ventos, acaba por colher tempestades...Anda camelo, bate aí com os cornos numa parede Azul, meu cão...
Covarde...Aparece meu monte de esterco...

Ó caralho, lá se vai a

Ó caralho, lá se vai a economia!
Como dizia o outro... LOLZ