Falsos adeptos | Relvado

Falsos adeptos

 

L1n0 diz: "o que vi no sábado na Luz fez-me
pensar que alguns adeptos desejam o mal e a derrota do Benfica! Como explicam os
assobios à equipa? Quando se fala tanto das claques, a reacção dos No
Name Boys e dos Diabos Vermelhos a apoiar a equipa desde o princípio não é uma
lição para os restantes?" Já Carfeu
nota: "Trapatonni afirmou que com 25 anos de carreira não é influenciado
por assobios. O adepto não tem legitimidade para dar a sua opinião?" JR pergunta ainda: "não deveria Trapattoni
responder às críticas com bom futebol?"

Benfica:

Comentários [55]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Falsos ou verdadeiros?

Adepto, basta consultar um bom dicionário, tanto pode ser um admirador como um sectário. Quando é admirador, como a maioria dos sócios do Barcelona que vão ao Camp Nou e cuja dedicação ao clube é semanalmente comprovada com casa cheia, julga-se no direito de exigir aos artistas que admira que não o defraudem e que o respeitem enquanto espectador que pagou o seu bilhete. Aplaude quando o jogador é profissional, assobia quando é manguela, da mesma forma que o faz se vai ver uma peça de teatro e o actor revela claramente que nem sequer se deu ao trabalho de decorar o papel. E isto, o que é importante, quer esteja a ganhar quer esteja a perder. Se é sectário, o futebol para ele é um simples meio de descarregar as frustrações e de delegar em pretensos ídolos a obtenção de vitórias que compensem as derrotas do seu dia a dia. Esse nunca assobia, não porque seja mais adepto do que os outros. As circunstâncias da vida é que lhe tiraram o pio. Não gosta de futebol, gosta de ganhar (ou melhor, que outros ganhem por ele). O espectáculo é ganhar. Quando vai ver um espectáculo, seja ele de que tipo for, e o espectáculo lhe agrada pede bis. No futebol passa o tempo a dizer ao árbitro: Está na hora!

Re:Falsos ou verdadeiros?

Não é nem deve ser esse o conceito de adepto de futebol, e de um clube em particular. Ser adepto de um clube é, isso sim, apoiá-lo em todas as circunstâncias. Mas como já disse, é por estas mentalidades que o espetáculo não evolui em Portugal.
Vou dar este exemplo pela enésima vez. Vê um jogo do ultimo classificado do campeonato inglês, e vê o espetáculo que se vive nas bancadas, estando o clube a jogar bem ou mal, estando em primeiro ou em ultimo.

Re:Falsos ou verdadeiros?

Ser adepto é apoiar o clube em todas as circunstâncias. Ser jogador profissional é contribuir para que o clube que lhe paga seja cada vez maior. Se o jogador, ou o treinador, anda a gozar com a malta, qual é a forma do sócio lhe manifestar o seu desagrado?

Re:Falsos ou verdadeiros?

Os jogadores e o treinador do Benfica gozaram com alguem no Sábado? Só se a tua televisão estava a dar uma imagem diferente da minha. O então falhaste o jogo por um dia e viste o Setubal-Sporting...

Re:Falsos ou verdadeiros?

Procuro sempre numa discussão preocupar-me com o essencial e ignorar o acessório. A questão que aqui se coloca não é a de saber se os adeptos que assobiaram o treinador eram do Benfica, do Sporting ou do Marrazes. Discute-se é se um adepto tem ou não o direito, sem ser acusado de ser mau adepto, de assobiar a sua equipa quando ela joga mal ou quando discorda das opções do treinador. E se a assobiadela se ouve em todo o campo, é porque alguma coisa se está a passar. Quem é um jogador de futebol para estar imune às manifestações de desagrado?

Re:Falsos ou verdadeiros?

Os adeptos estão no seu direito, mas quando assobiam sem qualquer razão, como foi o caso, então têm que ser considerados maus adeptos. É como já disse, os adeptos do Sporting e do Porto não assobiaram a sua equipa por muito pior, o que me leva a concluir que o mal de alguns adeptos do Benfica é mesmo falta de cultura e de descernimento.

Re:Falsos ou verdadeiros?

O que é preciso é visão redutora. Bons ou Maus, A ou B, Esquerda ou Direita.

O que é preciso é bom senso.

Re:Falsos ou verdadeiros?

As coisas só são bem compreendidas quando levadas ao excesso.

Re:Falsos ou verdadeiros?

"Só" é um excesso só por si. Ajudará talvez. E neste caso, como todos os outros talvez, limita qualquer tipo de discussão, porque é no "cinzento" que está a polémica.

Re:Falsos ou verdadeiros?

Ó Gein, quando falo em excesso quero simplesmente dizer que, numa discussão sobre um tema já de si tão maniqueísta como o que é ser um bom e um mau adepto, para mais feita de improvisto depois das dez da noite e após um dia de trabalho, logicamente que a melhor forma de se fazer entender é ser exagerado. Que as coisas são muito mais complicadas, é claro que são. Só que não há tempo, nem é este o espaço, para ponderar todas as nuances de uma questão. O futebol tem esta coisa de fabuloso que podes ser redutor, ou simplesmente provocador, e a discussão segue em frente porque nada do que foi dito é efectivamente importante.

Assino por baixo (se me permites)


lol fantástico.. dos melhores apontamentos que li aqui no relvado.

É o que tenho pensado de há uns tempos pra cá...

O Benfica vai acabar por se comer a si próprio.

O Benfica é o clube do povo, num país cada vez mais sensacionalista.

O benfica precisa de alimentar polémicas ou se não que alimentem por ele. Resultado -> instabilidade é prioridade.

Ou é de mim ou não veremos o Benfica a ganhar coisas em muitos e muitos anos...

Re:É o que tenho pensado de há uns tempos pra cá..

Pois mas até agora ainda não ouvi nenhum jogador do Benfica dizer que se fosse a dizer o que pensava sobre as atitudes do plantel levava um processo...

Se calhar o teu barómetro da instabilidade enganou-se uns 300 km a norte.

Re:É o que tenho pensado de há uns tempos pra cá..

Não sei de q estas a falar..
Mesmo assim estava a referir-me a tudo o que rodeia o benfica. Os jogadores, esses, bem tentam!

AdEptemo-nos ao espetáculo?!

Qualquer adepto está no estádio e, acima de tudo, está lá para ver um espetáculo. Paga bilhete (e por sinal não paga pouco. Porra! Depois admiram-se de ver estádios vazios). No sábado, o espetáculo que vimos pôs em causa até a electricidade que gastei a ver o jogo na TV, quanto mais o preço de um bilhete! De facto, foi algo de degradante mesmo, por isso têm todo o direito de dar a sua opinião...
Não estou com isto a dizer que ser adepto é só estar nas horas boas!!! Não. Ser adepto é aplaudir quando as coisas estão bem e assobiar quando as coisas estão mal, para que os jogadores "acordem" e virem os rumos do jogo. É normal. No caso de sábado, foi preciso "acordar" o treinador que, por acaso, até foi muito feliz na substituição!
Mas se não o fosse?! Neste momento estaria aqui a comentar um artigo sobre "Falsos adeptos" ou algo do tipo: "Chicotada no SLB já!!!"???

MH

Re:AdEptemo-nos ao espetáculo?!

Acordar o nosso treinador? Mas tu achas que o treinador com mais curriculo no Mundo precisa de ser acordado por meia duzia de influenciaveis?

"Ser adepto é aplaudir quando as coisas estão bem e assobiar quando as coisas estão mal". É por isso que estamos a milhoes de quilometros de distância de Inglaterra, por causa desta cultura mesquinha. Aconselho-te a veres um jogo do ultimo classificado do campeonato inglês. Vais verificar que o estádio está cheio, e que o publico apoia do primeiro ao ultimo minuto, da primeira á ultima jornada.

Já agora, no Benfica-Belenenses da época passada também assobiaste o Camacho? Não me parece... É tudo uma questão de imagem na imprensa. Se não se tivesse escrito que o Trap era um treinador defensivo, não estávamos a ter esta conversa...

Fui mal interpretado...

na verdade sou maior fã do trap.. Não deve haver aqui no relvado ninguém mais amante do futebol italiano do que eu...Gosto deste estilo que ele implementou no Benfica. Não considero as suas equipas defensivas, mas sim disciplinadas e eficazes... (sem ironia)

Agora acho apenas que os adeptos devem dar a sua opinião. O Trap foi feliz no Sábado. Mas muitas vezes não o foi, isso todos sabemos...

Só disse que os adeptos têm de assobiar a equipa por vezes. Estar no estádio e assobiar é melhor do que não ir. Porque quando assobias algo ou alguém (e isso falo por mim) não estás a querer deitar a baixo estás sim a criticar. E a critica, como sabemos, é sinal de preocupação e foi isso que mostraram os adeptos. Deram apenas e só a sua opinião. Criticaram o treinador para o "acordar". O que eles não sabiam era que ele, nessa noite, já estava bem desperto e fez uma leitura excelente do jogo. De certeza que no Sábado a solução não passava por meter mais um ponta-de-lança...

Se tiveres mais duvidas sobre o que escrevi diz. Posso não ter sido muito explícito

cpmts

Eu assumo!!

Confesso que não sou de assobio fácil nem acho correcto, durante o jogo que se o faça, mas,eu assobiei com todas as minhas forças o Trapattoni aquando da substituição! Se eu gritasse: "NAO DEFENDAS O RESULTADO!!" ele não perceberia..

Ouvi pela TSF as explicações e concordei de imediato com ele: foi coerente, agora.. o Trapattoni DEVIA essa explicação aos Benfiquistas!! Por alguma razão ele vai ás conferências de imprensa depois dos jogos!! Os benfiquistas podem ser incultos, mas não são burros!

Fomos eliminados da Liga dos Campeões a defender no último jogo um resultado desfavorável de 3-0! É do conhecimento de todos que as idéias deste treinador são claramente defensivas, até o próprio Miguel, logo a seguir na mesma conferência, fez questão de frisar que o Benfica ainda se está a habituar a uma táctica mais defensiva deste treinador!

A vencer por 3-0 o beira-mar acabámos com o coração nas mãos, com o Anderlecht fomos eliminados com a eliminatória nas mãos, com o Setúbal a ganharmos por um 1-0 tremido em vez de refrescarmos o ataque, põe um médio defensivo (AINDA) em baixa de forma.. ai podia acabar mal, ai podia podia..

Cumps.

Re:Eu assumo!!

É por essas e por outras que o Benfica continua há 10 anos sem ganhar o campeonato. O Mourinho não teve medo de colocar um defesa central e tirar um avançado na primeira jornada da Premier League.

Eu concordo a 100 % com o Trap, e digo mais. Os adeptos que assobiaram não percebem NADA de futebol, e até gostam da desgraça do Benfica, para poderem ter razão no que dizem.

Na época passada, no Benfica-Belenenses, com o resultado de 3-1, Camacho decidiu tirar o Feher e colocar o Hélder. Resultado final: 3-3. Mas nessa altura ninguem o apelidou de defensivo, porque não era essa a imagem que tinha na imprensa. Sim, porque os sócios que assobiam são do mais influenciavel que existe. Eu nesse jogo estava no estádio, não gostei da substituição, gostei ainda menos do resultado final, mas não foi por isso que assobiei.

Gato escaldado de água fria tem medo!!


Vocês queriam que na Bélgica, quando ele pôe o Ricardo Rocha com um 3-0 os adeptos reagissem com um: "Força Ricardo Rocha!!" ??

A burrice assola-me neste momento, mas o que é que ele foi lá fazer???

Lembras-te e bem, dessa substituição de Camacho com o Hélder, a defender o resultado o resultado que deu, mais a assobiadela que levou, foi remédio santo!!

Faz falta um abanão de vez em quando, quando é preciso!!

Re:Gato escaldado de água fria tem medo!!

Essa subsituição do Ricardo Rocha foi perfeitamente correcta. O Argel tinha sido expulso, e o Benfica tinha que manter uma organização táctica. É disso que o Trap fala. Alguns adeptos não percebem nada de futebol. Achas que é por meter muitos avançados que se ganham os jogos. Quando entrou o Ricardo Rocha o Miguel soltou-se e passou a apoiar mais o Miguel, e até foi a altura em que o Benfica pressionou mais.

Em relação ao Benfica-Belenenses, eu estive no Estádio Nacional e não houve assobiadela nenhuma, simplesmente porque o Camacho tinha outro estatuto na imprensa...

Re:Gato escaldado de água fria tem medo!!

O que é que lá foi fazer?

O Argel tinha sido expulso. A entrada do Ricardo Rocha tinha dois objectivos:
1 - Evitar a humilhação
2 - Jogar com 3 defesas, dando mais liberdade a um dos laterais (no caso o Miguel), até porque o Geovanni descaía para o centro.

I mean moreirense

Obviamente.
Já andava a pensar na derrota do sporting e o equipamento até era parecido..lá ficou Setúbal em vez de Moreirense. :)

Está retificado. As minhas desculpas.

Cumps.

Re:Eu assumo!!

"Ouvi pela TSF as explicações e concordei de imediato com ele: foi coerente, agora.. o Trapattoni DEVIA essa explicação aos Benfiquistas!! Por alguma razão ele vai ás conferências de imprensa depois dos jogos!! Os benfiquistas podem ser incultos, mas não são burros!"

Concordo que não sejam burros, mas explicar o quê? Os que assobiaram não viram a explicação em campo? Não viram o porquê da substituição e os seus resultados? Ou é preciso reafirmar a matéria dada?

Trap tinha razão, foi assobiado, imagino que também insultado, e ainda devia ter justificado aquilo que todos perceberam? E que tal admitir o erro e pedir desculpas? Também não é exigível?

Gein

P.S.: Jogámos contra o Moreirense

Re:Eu assumo!!

Não o vi a pedir desculpas pelo facto de termos sido eliminados da Liga dos Campeões.

A resposta á tua pergunta das explicações está lá na frase. Qual é o propósito das conferências de imprensa após os jogos senão para fazerem uma análise do jogo?

Assobiar faz bem aos pulmões

"O adepto não tem legitimidade para dar a sua opinião?"

Quando vais ao cinema, ou melhor ainda, ao teatro, também assobias e mandas bocas, porque não gostas do desenrolar dos acontecimentos?
Bem, eu já vi uma tipa à minha frente berrar que estava um gajo atrás da cortina, mas pensei que fosse a excepção.

"não deveria Trapattoni responder às críticas com bom futebol?"

Trapattoni responde com aquilo que foi contratado para fazer. Trabalho e vitórias. No campeonato vão 2 em 2.
Quanto à outra resposta, ele deu-a, mas já li artigos de jornalistas ofendidos... parece que afinal lhes falta mesmo cultura táctica (entre outras coisas), e eles não sabiam.

Quem diria.

Gein

falsos o reais imaginen-se sen elhes

a) considero que e opiniao de cada un democracia futebolistica

b)assobios ,gritos ,insisto e uma forma de expresao do espectador debem ser tomados en conta

c)trapattoni ao responder assim foi infuenciado,a parte e dificil mesmo, obiar tudo isso

d)sr.trapattoni para o slb, ganhar no es suficiente ,esperamos mais de voce

Re:falsos o reais imaginen-se sen elhes

Ignorando a criatividade ortográfica, gostava de discordar de um ponto.

Se considera que assobiar é uma opinião que cada um tem o direito de expressar, então não é correcto que fale pelo SLB.
Para si talvez seja preciso mais que ganhar, os outros adeptos terão as suas opiniões.

Mais, os assobios no Sábado, suponho eu, tinham mais que ver com uma fobia de ver entrar defesas, que afecta muitos benfiquistas. Infelizmente, parece que a táctica dos adeptos do Benfica é muito básica: mais atacantes, mais ataque, mais golos. Siga para bingo.

Fascizóide!!

Era o que o Baptista Bastos te chamaria... lol

Não tás a ver que estás a cair num extremismo?..

Acredito que todos concordem contigo porque na verdade é preciso é motivar, dar incentivo. Mas tu tás a cair no rídiculo de afirmar que NADA justifica uma bela de uma assobiadela.. e isso é uma atitude algo fascizóide pouco democrática.

A única coisa que aqui está em causa é que todos os benfiquistas (uns mais outros menos) deram o benefício da dúvida á "velha raposa", mesmo sabendo da atitude defensiva desta que provoca o afastamento da liga dos campeões, uma aflição contra o beira-mar, a aflição que se vivia na Luz, oh Gein, o povo tinha de extravazar!! Estava no seu direito!

Tu pagas ou pagarás impostos, não cales a voz do povo em manif's ou em greves com um: deixem-nos trabalhar, apoiem-nos! Tens de mostrar o teu descontentamento, quando ele se JUSTIFICA.

Não deixes que o bom momento (vantagem sobre o scp e o fcp) te roube a lucidez e a memória!

Cumps.

Re:Phoenix

Se o Baptista Bastos me chamasse isso, lá teria que eu o chamar burro.

É ser fascista pedir que fale por si e não por um grupo do qual não é porta-voz? Muito aprendo eu.

Onde disse eu que NADA justifica uma assobiadela? E cair no rídiculo? Enfim, de nós os dois (três?), não fui eu que tive que engolir.

Que o povo extravaze e tenha esse direito, muito bem. Esse argumento é muito básico, porque paramos aqui: este artigo é o resto do povo a extravazar e tem esse direito também. E pronto... não saímos da cepa torta.

Que cada um assobie, faça como bem entender, mas que assuma isso como acto SEU. Estou a ser fascista ou extremista ao pedir isto? Se calhar estou, já não sei nada.

E o bom momento não me apaga a memória ou prejudica o discernimento... mas criticar apenas porque sim nunca foi método para mim. E como os anos têm provado, os adeptos erram muito.

E eu que até simpatizo com os Debords e Vaneigems deste mundo...