Faleceu José Águas | Relvado

Faleceu José Águas

 

"Que ingratidão e falta de consideração...
Graças a Deus que a nova direcção ( não esquecendo um grande benfiquista de nome Fialho Gouveia), reintregou José Águas na equipa técnica encarnada, mesmo estando ele em convalescença numa cama.
Os meus mais sinceros pêsames à família do José Águas, pai do igualmente bem sucessido futebolista, o avançado Rui Águas, bem como a toda a família benfiquista e desportiva em geral, pois Homens como José Águas, Joaquim Agostinho, António Livramento, Matateu, Pavão e tantos outros não têm clube, são de todos nós, portugueses."

fanta deixa-nos aqui uma biografia resumida de José àguas:
Nascido no Lobito-Angola, a 9 de Setembro de 1930, chega a Lisboa com 20 anos, após uma digressão do Benfica por terras angolanas.
Após um jogo do Benfica no Lobito, em que José Águas defrontou a equipa encarnada, os dirigentes máximos, na altura, do clube lisboeta trouxeram o grande avançado-centro ( ao tempo era esta a denominação dos ponta de lança ) no regresso de Angola. Chegado a Lisboa, jornalistas e adeptos não davam nada pelo jogador, só que José Águas começa a marcar golos e a impôr-se na equipa titular, chegando a capitão da mesma.
Durante a sua carreira, José Águas marcou 319 golos, dividos pelo Benfica ( 219 golos no Nacional da 1ª Divisão, tendo sido o melhor marcador da divisão maior, tendo ainda marcado 18 golos nas competções europeias ) e Selecção Nacional ( 11 golos ).
Como capitão de equipa do S.L. e Benfica recebeu e elevou bem alto
as duas Taças dos Campeões Europeus ganhas pelos encarnados.

Benfica:

Comentários