O exemplo de Baía | Relvado

O exemplo de Baía

 

O Rui Costa, tal como muitos benfiquistas, está preso ao passado e continua a achar que o caminho que o Benfica tem de seguir é o dos populismos, de contratar Nomes para agradar aos adeptos, de mostrar o poderio do Benfica com base nas contratações. O pior é que o Benfica não tem dinheiro para trazer craques desses e acabamos por ficar com o refugo internacional e jogadores que ao final de uma época vão à sua vidinha. Quem é o Balboa? Para que é que andamos a valorizar o Suazo para o Inter, desvalorizando o Cardozo?Rui Costa devia ter feito como Vitor Baía no Porto, um cargo nas relações públicas e quem sabe mais tarde uma candidatura ao cargo de presidente. Porque aí é que são precisos os símbolos e os que sentem a camisola. No cargo de director-desportivo precisamos de alguém com os pés assentes na terra e que faça o que tem que ser feito e não alguém que possa ser toldado pelo seu clubismo.Se Baía acabará por continuar um bom exempolo, não sei. Sei que está no bom caminho. Está num cargo sem grande responsabilidade imediata, onde pode aprender como ocorre a gestão do clube e onde está em contacto com as pessoas que o podem ajudar se for presidente e quem o pode eleger. E vai fazendo o seu curso para perceber o que se passa ao nível de gestão sem precisar de estar excessivamente dependente de alguém.Porque um bom presidente é aquele que possa ser o símbolo de um clube, aquele que sabe de onde o clube veio e para onde tem que ir. E aquele que se sabe reunir de gente profissional e não necessariamente afectivamente ligada ao clube, pois isso é "departamento" do presidente, e que possa levar o clube a onde o presidente quer.E Rui Costa até poderia ser essa pessoa, mas está-se a queimar neste cargo e ao Benfica também, e com pena minha ainda se perdeu um possível bom presidente.Sou Benfica!

Benfica:

Comentários [105]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Agarra numa caneta...

...e escreve "a frase". Vai até a um jardim qualquer no porto (leva o papel contigo).... QUando lá chegares, agarra numa pá, e cava um buraco bem fundo... Depois, colocas perto do buraco o papel e.... atira-te para o buraco. Depois é só esperar que alguém leia o papel e te tape. Queres enganar quem?

Tal como disse o Ramzi...

Este "Sou Benfica!" está bem descoberto. Anda aqui um cromo (portista e com nick) a fazer-se passar por um benfiquista perante tal clone com este nome. Bastou ler estes teus 2 artigos. Quando alguém diz que o período mais negro do Benfica é o facto do Vieira ser eleito Presidente (por ser sócio do FCP), quando há bem pouco tempo passou lá um certo Vale e Azevedo... Diz bem da credibilidade e da estupidez que tenta passar. Cresce e aparece!

Re: Tal como disse o Ramzi...

Nenhum portista que se preze faz-se passar por benfiquista. Era preferivel chamar-se LFV, ter como mãe a Carolina e o pai o Diabo de Barbas, a ser benfiquista!

Re: Tal como disse o Ramzi...

Quem me dera que assim fosse, não queremos abortos na comunidade. Infelizmente lá vem um ou outro maluco de vez em quando, como esse corrupto teu amigo.

Re: Tal como disse o Ramzi...

Luís Miguel Cunha Moro na Povoa de Varzim Dou aulas na Faculdade de Ciências Mais pormenores: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9112532625482130 Aqui não há clones.

Re: Tal como disse o Ramzi...

Já agora bilhete de identidade e nº de contribuinte não?! Não me interessa para nada. E não me venhas com estórias daquelas de que um Benfiquista não pode criticar o seu clube quando vê que as coisas estão mal. Poder?! Claro que pode, agora essa perseguição ao Rui Costa e ao Vieira é demasiadamente facciosa. Como disse no meu texto, um benfiquista que diz que o período mais negro do seu clube é quando o Vieira se torna Presidente é de chorar por mais. A menos que tivesses desaparecido nos tempos do Vale e Azevedo que deixou o clube como sabemos.

Re: Tal como disse o Ramzi...

Perseguição ao Rui? Acho que tens a definição de perseguição trocada. Afinal onde estão as minhas provocações gratuitas e sem fundamento? É que justifiquei a minha opinião em relação ao Rui por este artigo todo, por isso quando quiseres contra argumentar o meu "exagero" estás à vontade. E mais um problema de Português. Nesse artigo disse o que me dava mais vergonha, não o período mais negro. É diferente. E escolhi o Vieira, especialmente por causa do Vale. Porque para mim o Vieira é um aldrabão e que apenas se quer servir do Benfica, tal como Vale, apenas mais discreto e de outra maneira. E nós, mesmo com a lição do Vale, caímos noutra embrulhada logo a seguir. E quanto a ser mais negro, vamos ver. A verdade é que a seguir de, pelo menos, empréstimos de 15 e 20 milhões de euros, contraímos ou vamos contrair um de 40 milhões. Tudo isto num sistemático endividamento para pagar dívidas. Vamos ver se quando nos deixarem de emprestar dinheiro, ainda achas isso do Vieira e do Vale.

Re: Tal como disse o Ramzi...

bem, és dos poucos a dar a cara, logo acredito em ti. bem vindo a este espaço, apesar de cores diferentes curriculo não te falta.... :)

Que fez o Baía de tao especial

no mundo da gestao desportiva para ser considerado um exemplo? Tirar um curso e dizer-se doutor nao o torna nem melhor profissional nem um exemplo de sucesso. Cumprimentos

Re: Que fez o Baía de tao especial

não sei como é que é contigo, mas eu tenho a certeza que uma pessoa que está num cargo com competências técnicas e teóricas adquiridas com os peritos (os professores das universidades), está muito mais habilitado a ter sucesso no desempenho de uma actividade do que alguém que esteja num cargo semelhante mas que lhe faltem as noções teóricas e toda a aprrendizagem acerca da matéria! mas isto sou eu a opinar! o que eu não gostaria nada era de ter uma doença grave e ser tratado por uma pessoa a quem chamassem de médico, mas que lhe faltasse as competências para o ser! Nem gostava de pôr os meus investimentos financeiros na mão de um pessoa no cargo de gestor financeiro, mas sem as competências para estar a desempenhar essa função!

Re: Que fez o Baía de tao especial

Contrariando um pouco o que dizes posso-te dar exemplos como os nossos políticos, os gestores das grandes empresas que estao hoje na falencia, os bancos e os seus economistas, os gestores dos clubes de futebol, licenciados, mestrados e doutores que chegaram lá mas depois de lá estarem poucos resultados conseguiram. Evidentemente e como recém-licenciado que sou concordo contigo. Na teoria uma pessoa que tem um grau académico alto, que estudou a vida toda com os melhores professores nas melhores universidades terá no plano teórico mais capacidades de representar determinado cargo. No plano prático vemos que por vezes isso nao acontece e que é o trabalhador com a "quarta classe" que acaba por vingar em virtude da sua maior experiencia, conhecimento. Rui Costa apesar de nao ter nenhum diploma em gestao, pelos anos que levou ao mais alto nível em Itália, pela inteligencia que sempre revelou em actos e discursos e pela forma dedicada e resoluta que ten demonstrado estará tao habilitado ou mais que Baía. Acaba por ser uma "faca de dois legumes" como diz o outro. Cumprimentos

Este é um frustado!

Este, dito, benfiquista desde que frequenta este espaço, ainda não foi visto uma única vez a fazer um comentário a favor do Benfica. Muito pelo contrário. Chega aqui, critica o Rui Costa, critica a equipa em todos os jogos, critica os jogadores e todas as atitudes da direcção! Que coisa feia fazer dos outros parvos. Enganas quem? Por favor...

Re: Este é um frustado!

Luís Miguel Cunha Moro na Povoa de Varzim Dou aulas na Faculdade de Ciências Mais pormenores: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9112532625482130 Aqui não há clones.

Re: Este é um frustado!

Então lamento dizer-te. Mas és tudo, mas tudo neste momento, menos adepto do Benfica.

Re: Este é um frustado!

Mas diz-me sinceramente então o que é um adepto do Benfica. E neste artigo já anda um relva a concordar comigo, o Benfiquista Convicto. Também é clone?!

Re: Este é um frustado!

Nem nunca o tinha visto por cá. Ou simplesmente não reparei. Definir-te Benfiquista não te sei dizer ao certo, mas acho que dizer mal de tudo e todos não faz parte das caracteristicas do adepto. O que achas que o Benfica tem de bom neste momento?

Re: Este é um frustado!

Olha, por exemplo a contratação de 2 benfiquistas conhecedores do campeonato como são o Amorim e o Jorge Ribeiro. A contratação de 2 jovens esperanças como são Urreta e Sidnei. O silêncio de Vieira. Uma nova aposta na formação, tendo este ano como exemplo Miguel Vítor. Apesar de não ser na posição que gostaria, a aposta de verdadeiros Benfiquistas para cargos importantes como foi o caso de Rui Costa. A definição desta época como de transição e não vir logo com o discurso de este ano é que é. O não "abandonar" um jogador nas condições de Mantorras. E é o que me lembrei agora sem me por a pensar.

Re: Este é um frustado!

O que tu falas-te eu concordo plenamente que são pontos bons. Defendo também a contratação por emprestimo de Reyes, Aimar e Suazo dado que era para apostar forte na europa. Infelizmente isso já correu mal.

Re: Este é um frustado!

Ai já estamos a entrar no meu "não benfiquismo". Apostar forte na Europa porquê? Não estamos num ano de transição? Então temos que apostar forte no futuro, não em objectivos imediatos. Suazo para mim foi uma má contratação. Tem qualidade, mas estamos num ano de transição em que este serve para formar um esquema base. Ora com empréstimos, quando o esquema da equipa deveria estar consolidado um dos jogadores chave já cá não estará. Aimar concordo, pois tem qualidade e apesar de ter sido uma aposta de risco, o seu historial de lesões não nos dá a certeza de que se voltará a lesionar com frequência e não foi assim tão caro quanto isso. Reyes volto a não concordar, pois tem estado em queda livre e sem mostrar nada que nos possa por a pensar que dará a volta por cima. Como ja tinhamos feito uma aposta de risco como foi Aimar, aqui imperava-se que que apostasse num valor mais seguro. Até que o Reyes actualmente está a mostrar o porquê dessa queda livre.

Re: Este é um frustado!

Não estou a entrar no teu não benfiquismo, apenas concordei com o que disseste. Agora com o que disseste posso concordar só com a parte do não ter emprestados em ano de criar uma base. Mas acho que nunca se pode considerar o Suazo, por exemplo uma má contratação. Ele tem muita qualidade e é sempre bem vindo ao clube jogadores como ele.

Re: Este é um frustado!

Sim, o não benfiquismo é para a parte em que falas das contratações do Suazo e reyes, com as quais não concordo. Sinceramente, não concordo com a aquisição de Suazo, que não o vejo como como um Messi para estarem todos a dizerem isso dele. Não o vejo no grupo de jogadores que o benfica tem de ter a todo o custo, como o mostra o número de golos que marcou. E mesmo que fosse, a verdade é que também torcia o nariz. Que se este ano é de transição, é para preparar os próximos anos, não procurar resultados imediatos. E empréstimos de um ano é isso mesmo, a procura de resultados imediatos. Por isso, a contratação de Suazo com o que nos foi dito é um contra-senso.

Re: Este é um frustado!

Sim, atenção também nunca endeusei o Suazo. Acho-o um jogador muito rápido e forte no um para um, mas longe de ser aquele regalo para os olhos. Tem qualidade acima da média, tem grande talento, mas também acho que não é bem o que muitos dizem. Gosto mais do Benfica com Cardozo que para mim é mais ponta de lança que o Suazo. Em Itália ele jogava como extremo e acho que devido às caracteristicas que já referi era a melhor posição para ele, até porque já provou mais que uma vez que não é um finalizador. cumps

Re: Este é um frustado!

Nisso também concordo. Mas como digo, mais do que a qualidade o que me faz discordar é o empréstimo. Para mim, em anos de transição, empréstimos só com possibilidade de aquisição definitiva. Que senão, andou-se a perder um ano.

Re: Este é um frustado!

Pois, Reyes tem essa opção... Suazo não a tem. É algo que para mim também foi um erro, mas que compreendo pois para ter essa claúsula geralmente tem de se entrar com mais logo de inicio do empréstimo. E depois, também é um jogador que ganha muito para jogar aqui a definitivo. Creio que se foram esses os critérios, poderiam ter optado por outros avançados bem mais baratos e mais finalizadores. Agora um assunto mais pessoal. De inicio apareceste aqui a criticar tudo no Benfica e reparas-te que houve muita contestação. Mas depois de se falar um pouco contigo, e já estou a tratar por tu, posso considerar que tivemos um boa conversa e que as nossas ideias até vão de encontro umas com as outras. Foi das melhores conversas que manti por aqui nos ultimos tempos. Abraço

sou obrigado a concordar

Ao passo que o Vítor Baía foi formar-se, tirando um curso de ensino superior, o Rui Costa passou do futebol para um cargo onde não está habilitado. Pode corresponder em certos assuntos, como a imagem de benfiquista que tem e ao conhecer pessoas ligadas ao futebol, mas fica-lhe a faltar noções teóricas de gestão e negócio no futebol, que são o suporte fundamental de uma boa liderança. Nesse aspecto o Rui é "cego" e não tem competência para ocupar um lugar de chefia, mantendo-se lá apenas pelo seu benfiquismo. Já o Baía irá crescer dentro da estrutura portista não só pelo seu portismo, mas sobretudo pela sua competência que está neste momento a sedimentar no ensino superior!

Re: sou obrigado a concordar

Nao concordo minimamente.... O Rui costa de gestao pode nao entender muito, mas nem precisa... Tem grande visão de mercado; tem uma boa imagem e excelentes relações com outros clubes; esteve por dentro de um dos maiores clubes do mundo e entende a dinamica jogadores/balneario/competição. Sim, nao entende de gestao, mas sera que precisa??? O LFV ja mostrou que como gestor é muito bom, so lhe faltava conhecimentos futebolisticos e um distanciamento daqueles agentes que trazem peixe muitooo miudo... Aliar a gestao de LFV com os conhecimentos e a cortesia do Rui Costa foi a melhor politica.

Re: sou obrigado a concordar

se um curso fosse sinal de competência, o governo funcionava decentemente... so... it doesn´t mean anything!

Re: sou obrigado a concordar

Não sejamos tão lineares. Diga-se que possuir formação superior é condição necessária, mas nunca suficiente para se ser um bom profissional. Tal como a teoria e a prática nunca podem ser dissociadas uma da outra.

Re: sou obrigado a concordar

O Vitor ja anda nas casas de putas? e já agora o curso superior que falas deve ser o do chocolate ou cházinho ou frutas ou quinhentinhos ou enfim etc .....

às vezes um curso

pode não querer dizer muito. Especialmente se raramente se for às aulas... embora ache que estás a subestimar muito a experiência adquirida ao longo dos anos num meio altamente profissionalizado. No fim das contas, o que mais conta é o perfil das pessoas. Que o diga um dos maiores gestores de clubes dos ultimos anos. JNPCosta!