Eusébio: reações à morte do Pantera Negra | Relvado

Eusébio: reações à morte do Pantera Negra

Portugal inteiro lamenta o desaparecimento de um dos seus maiores símbolos.
 
Eusébio nos tempos de glória
slbenfica.pt

O corpo de Eusébio vai ficar este domingo em câmara ardente no Estádio da Luz, onde será prestada uma última homenagem ao Pantera Negra, desaparecido hoje, aos 71 anos.

O Governo português decretou três dias de luto nacional. A Câmara de Lisboa colocou as bandeiras a meia haste.

Recorde algumas das reações ao falecimento de Eusébio:

Luís Filipe Vieira – “Nunca estamos preparados para perder aqueles que nos são mais próximos, aqueles que por tudo o que fizeram, por tudo o que alcançaram, nos acostumamos a ver como imortais. Eusébio já tinha ganho em vida a sua condição de mito e por isso é que a notícia do seu desaparecimento mais choca, porque os mitos nunca deviam partir! Os 71 anos de Eusébio celebram o futebol, celebram o Benfica, celebram Portugal, mas trazem-nos à memória alguém que sempre teve um enorme prazer pela vida. É essa dedicação à vida que no dia de hoje devemos recordar! Tenho por Eusébio uma profunda gratidão, porque vivi algumas das tardes mais fantásticas da minha vida a vê-lo jogar. Tenho uma profunda gratidão, ainda, por tudo o que fez pelo Benfica e pelo futebol português, mas sou igualmente grato porque foi até ao fim dos seus dias, tão simples e tão genuíno como quando cá chegou vindo de Moçambique. Eusébio nunca morrerá porque o seu exemplo vai continuar bem presente entre nós. Felizmente, fomos a tempo de celebrar o seu talento e o seu legado em vida, com a Eusébio Cup e assim vamos continuar a faze-lo. Obrigado por tudo o que nos deste”.

Cristiano Ronaldo – “Para sempre, eterno Eusébio, descansa em paz”.

José Mourinho – “É uma das grandes figuras de Portugal. E significa para Portugal e para os portugueses aquilo que significa uma pessoa importantíssima. Eusébio e Amália são grandes senhores de Portugal, continuo a vê-los nessa perspetiva. Acho que são imortais. Todos sabemos o que ele significa para o futebol e em especial para o futebol português. Se se tentasse fazer um paralelismo com o futebol de hoje, o Eusébio estaria ao nível daquilo que são os maiores jogadores de futebol. Se ele tivesse hoje 20 ou 30 anos, com as condições de hoje, seria uma coisa assombrosa”.

Sporting – “O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Eusébio da Silva Ferreira, um símbolo do desporto nacional. À família de Eusébio e amigos, o Sporting Clube de Portugal apresenta os seus sentidos pêsames”.

Pinto da Costa – “O futebol português está de luto, morreu um dos maiores símbolos da modalidade. O maior jogador português da sua geração e sobretudo um grande ser humano e um exemplo de fairplay. Evoco aqui a sua memória e transmito as condolências à família. É um dia triste para o futebol português”.

FPF – “Portugal está de luto. Morreu, na madrugada deste domingo, vítima de paragem cardiorespiratória, Eusébio da Silva Ferreira, o King, rei dos Magriços de 1966 e eterno símbolo do País, da Seleção e do Benfica. Eusébio maravilhou o mundo do futebol na década de 60, com os expoentes máximos em 1962, na conquista da Taça dos Campeões pelo Benfica, e em 1966, com o terceiro lugar de Portugal no Mundial de 1966 e o título de melhor marcador da competição. À família enlutada e ao Benfica quer a Federação Portuguesa de Futebol, nesta hora difícil, expressar sentidos pêsames”.

Pedro Passos Coelho – “Foi com profundo pesar e um agudo sentimento de perda que recebi a notícia da morte de Eusébio da Silva Ferreira. Eusébio levou a bandeira de Portugal e o nosso orgulho aos quatro cantos do mundo. Um génio do futebol e um exemplo de humildade, um atleta de excelência e um homem generoso e solidário, Eusébio foi para todos os adeptos do desporto, bem como para todos os portugueses, um exemplo de profissionalismo, de determinação e de devoção às cores nacionais e do Sport Lisboa e Benfica. Com Eusébio, e com as memórias da Pantera Negra a dominar os relvados, o desporto, o País, a nossa história e a nossa ambição coletiva misturam-se. Essa memória nunca se apagará”.

Benfica:

Comentários [5]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Eusébio

Apenas e só : Obrigado pela tua presença e pela tua grandeza enquanto pessoa Um abraço para um enorme símbolo nacional

O seu a seu dono

.

O que é que a Amália fez mais por Portugal do que o Eusébio? Então porque razão está ela no Panteão Nacional e o Eusébio vai para o Cemitério do Lumiar? Alguma coisa está mal. Se a Amália merece então Eusébio nem se fala. Para o Panteão . . . JÁ.

R. I. P.

Morreu o Mito e fica a Lenda.

O melhor jogador de futebol, no seu lugar na equipa, que tive a honra e o prazer de ver jogar.

Quer seja no Ceu ou no Inferno a equipa que reforçar será, sem duvida, campeã daqui em diante. Mas, pelo que sei, será o Ceu a ter esse prazer.

Pesames sentidos a toda a familia e também á familia do futebol que sente enormemente esta perda.

pois, pois...

É só banalidades e aproveitamento da imagem de um homem que teve uma imagem global. É o país dos três F...nojo.

Eu farto-me tanto de ver banalidades como este niilismo

que tem a mesma dose de banalidade quando utilizado para tudo...

O meu caro, queria que dissessem o quê? Era melhor não dizerem nada? Acha que Eusébio por fazer parte dos 3 fs não merece este reconhecimento?

Eu não sou a favor dos reconhecimentos inócuos nem das frases feitas, quando o sentimento em vida era adverso à figura, agora com Eusébio, estás somente a ter a mesma banalidade que acusas os outros...