De dispensável a titular... | Relvado

De dispensável a titular...

 

O Benfica tem vindo a crescer aos poucos nesta Liga portuguesa e apesar do seu horrível começo está a melhorar a olhos vistos. Uma das grandes causas desse crescimento é Karagounis, um jogador grego que esteve para ser dispensado e chegou mesmo a estar de saída da Luz. O que acham de Karagounis e das suas últimas exibições? Terá ele capacidades para continuar a titular?

Benfica:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Off-topic

Incrível: um treinador que se demite no intervalo dum jogo da sua equipa! Parece mentira mas é verdade. Foi na Suíça, na equipa do português João Manuel Pinto, o Sion. O treinador argentino Nestor Clausen demitiu-se do Sion ao intervalo do jogo deste domingo a contar para a Taça da Suíça. A equipa onde alinham os portugueses João Manuel Pinto e Carlitos estava a perder nessa altura mas na segunda parte deu a volta ao resultado e venceu por 3-1, com um «hat-trick» de Sanel Kuljic. Foi o site oficial do Sion que deu conta da demissão e do seu «timing» insólito. Clausen, antigo internacional argentino, abandonou o estádio no final do jogo, sem prestar mais declarações. O presidente do clube diz que só soube da decisão do treinador ao mesmo tempo dos jogadores!

off the record... lesão crónica.

estou em condições para vos confirmar que o problema deste jogador Grego se prende com uma velha lesão num pé, que insiste em perseguir o jogador. Nos periodos agudos da mesma ele tem dores a andar (imagine-se a correr, ou a dar chutos na bola...). Quando a mesma não o incomoda... é um jogador de eleição.

A primeira vez...

...que ouvi falar do Karagounis, foi num jogo em que opôs o Inter ao benfica, numa eliminatória da Uefa. Tão bem ele era falado pelos jornalistas, que o nome me ficou na memória. Também a exibição dele nesse jogo ajudou a cimentar a ideia positiva com que fiquei dele. Karagounis foi talvez das melhores contratações efectuadas pelo Benfica nos últimos tempos, pelo menos dos jogadores que vêm de campeonatos estrangeiros. O nome do grego tem muito mais peso do que por exemplo Karyaka ou até mesmo Miccoli, fruto talvez das épocas que jogou na Champions ao serviço do Panathinaikos. Nem mesmo o golo inaugural frente a Portugal no jogo de abertura do Euro 2004 me fez mudar de ideias acerca deste jogador, pelo qual eu tenho bastante apreço, apesar de jogar no rival. Dá-me gosto ver um jogador com a técnica e garra do Karagounis, e uma das coisas que mais gosto é o seu fair-play. Pode apanhar porrada a torto e a direito, mas jamais o vemos a tirar satisfações para com o adversário ou o árbitro. Mas relembro que um só jogador não vale pelo colectivo de uma equipa.

Quero ver mais!

Sim fez um jogo bonzito, marcou um excelente golo, mas... contra o Desportivo das Aves! Não quero parecer mauzinho, mas depois do 2-1 e ajogar sobre brasas só tinham que partir para uma boa exibição frente a um adversário que é um dos grandes candidatos à descida. Tendo Karagounis, ainda há bem pouco tempo, estado na lista de dispensas só tem que aproveitar as oportunidades que lhe são concedidas e mostrar a Fernando Santos que tem valor para estar no plantel do Benfica. Mas isso é como tudo. Não me dou ao trabalho de fazer copy-pasts dos artigos, mas gostava de discutir novamente este assunto daqui a 4, 5 meses. Nós temos a mania de propôr artigos e afirmar coisas sobre jogadores ao fim de 1 ou 2 exibições. Eu próprio (estou agora a lembrar-me) enviei um artigo sobre as possibilidades de César Peixoto ir à Seleção como defesa-esquerdo ao fim de 2 ou 3 jogos (lol, de cada vez que me lembro)! Mas é assim, como isto é um fórum temos que discutir momentos actuais e este é um deles.

Esperemos que seja para continuar...

Quem não se lembra do Karagounis intermitente? O tal que só jogava 45 minutos por partida... Ainda está fresco na memória e convém aguardar pelas próximas exibições do grego. É um jogador que não engana, a maneira como a bola cola aos pés dele é de jogador com grande valor. Parece estar motivado e com vontade de conquistar, por direito próprio, um lugar no onze titular. A lesão de Rui Costa e a suspensão de Petit ajudaram bastante mas temo que o regresso do pitbull à competição faça estragos no meio-campo. Petit tem estado francamente mal(muito também por força da insistência de FS na dupla Petit-Katsouranis que me parece inútil). Ou joga um, ou joga outro, dando espaço no meio campo para centrocampistas de características mais ofensivas. Um trinco não basta para os jogos do nosso campeonato? Começar com dois trincos é quase desperdiçar uma substituição a cada jogo, eventualmente é necessário forçar no ataque ou correr atrás do resultado e recorre-se à troca esperada... PEtit já foi mais indiscutível na equipa titular, neste momento e cada vez mais com o aumento de qualidade dos centrocampistas as suas debilidades são mais expostas, principalmente quando é necessário correr o jogo pelo meio. A insistência nos remates de longe(sai um bom a cada 10) e a fraca qualidade de passe começam a saturar...há que colocá-lo na sua verdadeira posição, a de destruir jogo, e nada mais. Voltando ao nosso Zorba, dá bons indícios, esperemos que seja para continuar. E graças a Deus que há jogadores do Benfica a aumentar de forma, já não era sem tempo!

Karagounis...

Sinceramente nunca tive dúvidas da qualidade de Karagounis e sempre o considerei um elemento muito útil no plantel... Com Koeman, nunca foi aposta regular... alternou o bom com o menos bom, fruto também de uma condição física que deixava muito a desejar... Com Fernando Santos, era uma das apostar para o 4x4x2, mas com a alteração do modelo de jogo... o espaço do grego parecia reduzido e ao que parece pediu para sair... Esteve com um pé e meio fora da Luz, mas como (felizmente) não consegui arranjar um clube onde jogar.. foi inscrito à ultima da hora, mas parecia não fazer de imediato parte das contas do técnico. De seguida, pediu desculpa ao Engenheiro e face aos castigos e às lesões de alguns jogadores... apareceu imediatamente no onze, onde tem estado em grande nível. Ontem realizou no meu entender a melhor exibição desde que chegou ao Benfica, que culminou naquele golaço... Fisicamente parece estar muito melhor do que no ano passado... podendo perfeitamente jogar os 90 minutos.. Espero que continue a ser aposta para a equipa titular... num meio cmapo formado por Katsouranis/ Petit, Karagounis e Rui Costa... Fernando Santos com o regresso de Petit terá de tomar finalmente uma decisão.. ou joga com Katsouranis ou com o internacional português... O "Gladiador" esse, tem de continuar no onze inicial e a marcar mais golos como o de ontem... cumps