O "pesadelo" vivido pelo Benfica no domingo à noite no Estádio do Dragão, com uma goleada por 5-0, apenas encontra paralelo na Liga de futebol há mais de 20 anos, quando as "águias" foram goleadas em Alvalade por 7-1.
Ao longo do tempo existiram para o campeonato outras derrotas significativas dos "encarnados", mas nunca por uma diferença de cinco ou mais golos. Para isso, é preciso recuar quase 24 anos, quando, a 14 de dezembro de 1987, o Sporting humilhou o Benfica.
O triunfo histórico dos "leões" – numa época em que as "águias" até foram campeãs - transformou-se em motivo de conversa e num episódio habitualmente lembrado pelos adeptos "verde e brancos" quando se trata da rivalidade entre os dois emblemas de Lisboa.
Na ocasião, o Sporting chegou ao intervalo a vencer por 1-0 (golo de Mário Jorge), mas, na segunda parte, destroçou o Benfica, com mais um golo de Mário Jorge, um de Ralph Meade e quatro de Manuel Fernandes, enquanto Vando marcou para as "águias".
Em outras competições não é preciso esperar tanto para encontrar alguns dos resultados mais "negros" do Benfica, em especial na segunda metade da tão “famosa” década de 90, com o clube "encarnado" em constante convulsão.
Nas provas europeias, uma derrota maior do que a sofrida no domingo aconteceu há quase 11 anos, quando os "encarnados" foram goleados por 7-0 pelo Celta Vigo, em jogo da já extinta Taça UEFA, disputado em novembro de 1999.
Outro importante desaire e que deixou marcas na memória "coletiva" dos adeptos de futebol foi uma goleada também imposta pelo FC Porto, em plena Luz, por 5-0, em jogo da Supertaça, disputado na época de 1995/96 (18 setembro 1996).
Mais recentemente, o Benfica sofreu outras derrotas, nomeadamente no último ano frente ao Liverpool (4-1 em Anfield Road), ou há duas épocas com o Olympiacos (também fora, por 5-1), mas provavelmente não tão marcantes quanto a de domingo.
O FC Porto já tinha vencido esta época o Benfica na Supertaça (2-0), mas a vitória nesta 10.ª jornada marcou bem as diferenças entre a atual capacidade de "dragões" e de "águias", com os primeiros a vincarem o seu caminho para o título.
O campeonato tem um terço cumprido e o FC Porto usufrui não só de uma vantagem de 10 pontos, mas de um capital de confiança e supremacia em relação aos restantes candidatos, entre eles o campeão Benfica.
O triunfo no Estádio do Dragão, com golos de Varela (12 minutos), Falcão (24 e 28) e Hulk (80 e 90), tem o mérito de marcar essas distâncias e entrará, provavelmente, no restrito leque de jogos que os adeptos vitoriosos gostam de lembrar até à exaustão.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Foto: Lusa
Alguém sabe do paradeiro da
Enviado por BPereira a 09 de Novembro de 2010, às 18:34.Alguém sabe do paradeiro da Leonor Pinhão? Temo que tenha cortado os pulsos!LOL
verde-batota
Enviado por bola-1980 a 09 de Novembro de 2010, às 16:17..
.
Ex(a)s Sr(a)s
ERC
Venho por este meio apresentar queixa/reclamação contra ( quase ) toda a comunicação social portuguesa, por desavergonhada falta de rigor informativo que falseia por completo a Verdade Desportiva. Objectivamente, os visados são o record e a TVI, mas parece que o “crime” se generalizou.
Não se tratam de artigos de opinião, as rubricas em causa são as crónicas e comentários da comunicação social ao jogo sporting-Guimarães, ora nestas situações relativas a um jogo de futebol é pressuposto ser-se imaculadamente rigoroso e objectivo, principalmente tratando-se de uma área tão sensível como os casos do jogo relativamente à arbitragem.
Está em causa o lance do primeiro golo do sporting, vistas as repetições fica claro que o jogador leonino estava um “cadito” ( 10-20 cm ) adiantado em relação ao penúltimo jogador do Guimarães, logo não existe margem para dúvidas, o lance foi irregular.
BATOTEIROS, VIGARISTAS, “CRIMINOSOS”!
Para fundamentar ainda melhor a minha Queixa transcrevo um texto que pus a circular na Net para denunciar a situação:
verde-batota!
1 – O jogo porto-Benfica pode resumir-se em 2 frases. O porto goleou inapelavelmente o Benfica. Desta vez o árbitro não teve influência no resultado.
2 – Ao contrário da grande maioria dos Benfiquistas, eu não me senti humilhado, no fim do jogo estava um “cadito” chateado e um pouco triste com a goleada sofrida.
APENAS ISSO!
Desta vez nem estava indignado com o gajo do apito, pura e simplesmente porque ele fez o mínimo que se pede a um árbitro: limitou-se a apitar de forma isenta.
3 – A mim não me humilha quem quer, a mim apenas me humilha quem pode. E, positivamente, não é qualquer filha da puta às riscas azuis e brancas que me consegue humilhar …
EU SOU MUITO SUPERIOR A ISSO!
Talvez o padre da paróquia me consiga humilhar …
Certamente que um esfomeado em Africa me conseguiria humilhar …
MAS NUNCA UM QUALQUER FILHO DA PUTA MAFIOSO-CORRUPTO ÀS RISCAS AZUIS E BRANCAS!
4 – Depois de nos ter afastado logo nas primeiras jornadas da luta pelo título, agora o sistema verde-azul quer entregar o segundo lugar de mão beijada aos lagartos.
Não admira portanto que os lagartos passem o tempo todo baixados a apanhar as migalhas do SISTEMA e a lamber a piça ao corrupto-mor ( pinto da costa ).
ISTO SIM … É PURA HUMILHAÇÃO!
EU TERIA VERGONHA DE SER UM MAFIOSO-CORRUPTO portista …
ASSIM COMO TERIA VERGONHA DE SER UM LAMBE-PIÇAS sportinguista!
5 – O que se passou ontem em alvalade é bem elucidativo do que foi dito anteriormente, uma arbitragem vergonhosa que levou o sporting ao colo até ao 2-0, mas mesmo assim no fim os lagartos perderam por 2-3 …
Nem com a escandalosa ajuda do sistema estes palhaços tristes conseguem ganhar!
Dois golos claramente irregulares, sendo o segundo deles uma coisa completamente asquerosa; dois erros mega grosseiros num único lance, o GR vimaranense foi atropelado e a bola nem sequer estava em cima da linha.
ÓBVIAMENTE … NÃO SE TRATOU DE UM MERO ERRO!
NO MINIMO DOS MINIMOS CHEIROU A BATOTA DO SISTEMA!
6 – Depois desta vergonhosa escandaleira, um dos jornais do sistema ( record ) tenta branquear a situação chamando para a primeira página uma pseudo crise do Benfica. No início da época estes jagunços do sistema tentaram queimar o Roberto, agora já estão a tentar fazer o mesmo com o Jorge Jesus.
7 – Mais indizível ainda do que a arbitragem, foram os comentários daquelas 2 bestas-quadradas da tvi, incompetência e estupidez estratosfericas, um chorrilho continuo de bacoradas a fazerem lembrar conversa de filhos da puta a soldo do sistema verde-azul.
Aqueles jagunços atingiram o Everest da estupidez quando disseram que o sporting ganhava por 2-0 com toda a justiça …
Como é que é?
Então marcaram 2 golos irregulares, sendo um deles um hino à batota, e aqueles cromos dizem que há justiça?
É isso que ensinam aos vossos filhos?
VAMOS SER CLAROS …
TRATOU-SE DE UMA ATITUDE “CRIMINOSA”!
UMA MEGA GROSSEIRA E ESCANDALOSA VIOLAÇÃO DO CÓDIGO DEONTOLÓGICO DOS JORNALISTAS
Volta manuela …
Que estás perdoada!
8 – Outra atitude “criminosa” teve o jornal ( record ) dos jagunços do sistema verde-azul, um pseudo-jornalista filho da puta ( antónio magalhães ) tentou branquear a roubalheira de alvalade e na sua pseudo-análise à arbitragem pseudo “legalizou” o primeiro golo dos lagartos.
Nota1 – aproveito para mandar um beijinho ao palhaço merdoso do rogério alves.
Não vale a pena excitares-te lambe-piças!
Estava apenas a ser sarcástico!
.
apanha por tráz
Enviado por leaovivo a 09 de Novembro de 2010, às 18:33.e quando ladras que o g,r. foi atropelado é outra mentira tua porque ele é que foi para dentro da balisa quando viu que o canto seria direct - vê bem o apanha por tráz como todos os galinácios
http://www.scn.pt/futebol/noticia.php?menu=4&id=iWT9bjTIPQo
Ó GRANDE PANELEIRO
Enviado por leaovivo a 09 de Novembro de 2010, às 18:27.VÊ ESTE PEQUENO VIDEO , meu apanha por tráz , vái ver , se não é pénalti no 2º golo antes de toda a razão do vitória mas só depois de não terem marcado o pénalti nessa jogadahttp://www.scn.pt/futebol/noticia.php?menu=4&id=iWT9bjTIPQo
VÊ PANELEIRO
Enviado por leaovivo a 09 de Novembro de 2010, às 18:23.http://www.scn.pt/futebol/noticia.php?menu=4&id=iWT9bjTIPQo
DEPOIS DOS FESTEJOS DO 2º GOLO
Enviado por leaovivo a 09 de Novembro de 2010, às 18:10.VÊ BEM A IMAGEM PARA VER SE NÃO HÁ PÉNALTI CONTRA O GUIMARÃES,,, VÊ COM OLHOS DE HOMEM
http://www.scn.pt/futebol/noticia.php?menu=4&id=iWT9bjTIPQo
UM APANHA NO CU COMO TU
Enviado por leaovivo a 09 de Novembro de 2010, às 18:03.FICA BEM AO PÉ DE UM LEMBE PIÇAS SERÁ QUE FICABEM-- MAS VAMOS LÁ------ DOS 5 NÃO FALEI -- mas falo para ti apanha no cu- 1º golo-- legal---- 2º não entrou -G.R. foi carregadosim senhor ,, mas para que fiques a saber e tiras as duvidas antes disto tudo ainda a bola vái no ár um jogador do guimarães está a apertar o pescoço ao jogador do sporting portanto seria pénalti----- vái ver ajogada toda ó boi paneleiro..
CONTINUANDO - O ÁRBITRO DEVIA TER EXPULSO JIGADORES DO GUIMARÃES MAS OS AMARELOS FICARAM NO BOLSO.SPORTING PERDE BEM PORQUE O VITÓRIA NÃO TEM CULPA DE 5 GOLOS PERDIDOS PELO SPORTING- MAS SERÁ QUE O BENFICA NAS MESMAS CONDIÇÕES O ÁRBITRO VALIDAVA OS 3 DO VITÓRIA ... SERÁ PANELEIRO ,, SERÁ MESMO QUE VALIDAVA OS 3 GOLOS DO VITÓRIA Ó APANHA NO CU---------- O SPORTING- OERDE BEM-- MAS TEMOS QUE LEVAR COM AS TUAS LUAS POR LEVARES 5
Mãe..
Enviado por Oh_Dae_Su a 09 de Novembro de 2010, às 16:25.Eu li isto..! Lol
hahahahahaha!!!!!é a loucura!!!!
Enviado por Sartor a 09 de Novembro de 2010, às 16:20.o bigui show istá no ááár!!!!!
;')
caddie
Enviado por CEM a 09 de Novembro de 2010, às 16:30.ficaste sem bolas de golfe para ir apanhar foi? ou não trabalhas à chuva, que luxo.
pareces uma pita histérica
olhó pilinhas!
Enviado por Sartor a 09 de Novembro de 2010, às 16:45.então, de volta ao mundo dos vivos? ;)
Pareces o Martins escondido debaixo do casaco, com esse nick!
quem tirou gazeta foste tu
Enviado por CEM a 09 de Novembro de 2010, às 16:47.adepto da conveniência… agora leva as bolas novamente ao patrão, leva e vai carregar tacos com as nalgas
olha lá
Enviado por Sartor a 09 de Novembro de 2010, às 16:59.ainda está a doer? ;)... vá, de requitó para a sala de aula!
não achas que te andas a esticar moço?
Enviado por CEM a 09 de Novembro de 2010, às 17:05.olha que para a próxima não há gorjeta para o cyber da esquina…
lá saberás
Enviado por Sartor a 09 de Novembro de 2010, às 17:14.;)
Benfica: síndrome do novo rico na pré-época e causas do desastre
Enviado por Dean Saunders a 09 de Novembro de 2010, às 14:24.Julgo que o meu Benfica sofreu na pré-época do síndrome de novo rico após ter alcançado o título nacional, sendo esta a justificação da má época. Vamos a uma análise concreta:
Luís Filipe Vieira que, com a entrada de Rui Costa, supostamente iria passar falar pouco ou nada para a comunicação social e deixar toda a gestão do futebol apenas e só com o maestro, desde a entrada de Jorge Jesus (que o presidente desde o início apregoou aos sete ventos ter sido obra da sua cabeça iluminada) passou a não conseguir calar-se! São consecutivos bitaites de auto-elogio, bicadas ao Futebol Clube do Porto (tinha tanto a aprender com os silêncios e tacadas meramente irónicas de Pinto da Costa), desvaneios que passam por gritar Benfica europeu ao primeiro foguete ou proibir os adeptos de irem apoiar a equipa nos jogos fora de casa. Isto já se passou durante o ano do título e acentuou-se após a conquista deste, na pré época e ao longo desta época.
Rui Costa que poderia e deveria ser uma figura de classe no dirigismo e cérebro deste Benfica, porém o falhanço da sua aposta pessoal em Quique Flores (que é cobrada pelo presidente, permitindo a ascensão mediática de vier por ter trazidos Jorge Jesus) e o seu mau comportamento em túneis com árbitros (inadmissível no seu papel de ex-grande jogador respeitado inclusivamente por dirigentes dos outros clubes e que o fez descer ao nível dos bitaites de Luís Filipe Vieira, qualquer outro membro da direcção e inclusivamente de qualquer outro dirigente do futebol português retirando-lhe a posição importante, até para o global do futebol português, que poderia ter) reduziram-lhe imenso o espaço de manobra. Rui não pode neste momento censurar ninguém, pois já fez também figuras muito más, perdendo espaço para gerar decisões e dar murros na mesa para chegar a decisões mais pensadas no seu Benfica (são exemplos o facto de não se ter conseguido opor ao boicote à presença de adeptos nos jogos fora de casa, ter deixado de conseguir calar as bocas de Luís Filipe Vieira na imprensa e, acima de tudo, a forma atabalhoada como as contratação e vendas foram geridas e não planeadas – o que indica que Rui Costa neste momento não se consegue impor nas decisões do fundo Benfica Stars).
Jorge Jesus quando entrou para o Benfica parecia mais controlado, calculista e inteligente nos seus discursos para a comunicação social, não falo aqui das suas gralhas no português, mas sim aos seus delírios de auto-elogio técnico táctico. Porém, com a conquista do título, também ele se deslumbrou (é apenas um pequeno exemplo o seu projecto de Benfica campeão europeu já para esta época “estreante” nas Champions League). Ao longo da pré-época, tal como Luís Filipe Vieira, foram inúmeras as entrevistas, reportagens, comentários, etc e a sensação que dá foi que o planeamento de “trabalho de casa” calculado, frio e “doente pela bola” ficou fora de moda. Logo, no início desta época, Jesus, ao perceber o pântano que estava instalado, começa a pôr os pés no chão e os seus discursos de “ter a certeza que o Benfica ia ser bicampeão” começam a desaparecer, apontando agora para a recuperação na segunda volta (aqui bem jogado), mas a continuar a insistir na culpa do Mundial no mau arranque da equipa, quando as causas foram mais profundas como tenho vindo a descrever (talvez especular admito com humildade). As suas recentes tácticas mais preocupadas com o adversário do que com impor a sua equipa em campo (como sucedeu com o Porto, embora já tivesse sucedido em Liverpool na época passada) julgo que são um misto de síndrome “Jesualdo Ferreira” de inventar nos grandes jogos e uma insegurança causada por se saber que o seu trabalho de casa de solidificar a equipa não foi feito. Acredito que não tenha sido só ele a falhar no planeamento, mas quando havia demasiados foguetes competia-lhe também a ele ser o mau da fita e acabar com as festanças e chamar para o trabalho de sapa.
O que eu gostava que mudasse no Benfica (mesmo que a época esteja perdida) e tendo em conta que o Benfica precisa destas 3 figuras (com os seus defeitos é certo, mas também com muitas qualidades):
Luís Filipe Vieira – não aprecio o seu carácter, acho-o de uma baixeza e vigarice incrível, mas o seu projecto económico para o Benfica passando pelo novo estágio, centro de estágio, Benfica TV e relação com as fortunas angolanas parece-me essencial neste momento para o Benfica. Acredito que haja muita corrupção para o seu bolso (a relação com o Atlético de Madrid, os seus negócios de jogadores e até a construção do novo estádio dos madrilenos está envolta em “nevoeiro”), mas pelo menos o que desejo é que: o homem se cale! Não fale mais para a comunicação social do que aqueles discursos institucionais lidos no papel, pois quando fala de boca ou com discursos escritos com supostas bicadas aos rivais é terrível e danoso para o Benfica! Contava que Rui Costa pudesse ter esta posição, acho que já a teve e perdeu-a, gostava que o maestro a recuperasse este poder para o silenciar…
Rui Costa - tem que se assumir como grande general de classe no futebol benfiquista, impondo-se à direcção (já falei do apelo ao silenciamento do presidente) no que respeita a toda a gestão do plantel e negócios das vendas e contratações (especialmente no que ao Benfica Stars Found diz respeito, pois não se admite que o Benfica só tenha ganho uns tostões com a venda de Ramires – é um exemplo apenas). O maestro não se pode envolver em questões de arbitragem, seja nos microfones da comunicação social seja nos túneis, e não me venham dizer que isso é defender o Benfica, pois não são os árbitros que ganham os campeonatos, são sim bons jogadores, boas organizações colectivas, o jogo concreto enfim.
Jorge Jesus - não me parece ser um bom olheiro de contratações (à parte de Weldon que é útil, só trouxe fraca coisa), é bem melhor a trabalhar com jogadores que já tem e melhorá-los (eu gostava que fosse unicamente Rui Costa a escolher jogadores), assim sendo é melhor que os seus pedidos parem e que seja o maestro a ter a palavra final. Jorge Jesus tem que voltar ao discurso ambicioso, mas frio e calculista que já teve e lhe deu bons frutos, focou-o e permitiu-lhe fazer o que tem de melhor: puxar pelos jogadores apenas e só.
Eu sou benfiquista, do tipo consciente e crítico, que gosta de analisar e prevenir problemas, sendo justo para quem joga melhor futebol e joga bonito. Não sou dos que dizem que o Benfica esteve sempre bem, que os árbitros, os azares ou o tempo de chuva é que nos perseguem, não sou do género dos comentadores dos jogos na Benfica TV (acho-os ridículos!). Quero o melhor para o Benfica e julgo que o devemos exigir pensando um pouco a fundo na estrutura e não apenas no último resultado.
Um aplauso...
Enviado por GVF (não verificado) a 09 de Novembro de 2010, às 14:35....apesar de não concordar com tudo.
Há situações mais profundas e pessoais no estado actual de Jorge Jesus, que não duvido que estejam a interferir com o seu desempenho.
A forma como a pré-época foi planeada, em particular a renovação de contrato de alguns jogadores, a mão de agentes mafiosos aqui pelo meio e jogadas de bastidores têm causado alguma perturbação num plantel desiquilibrado e que precisa de estabilidade emocional.
Fora isso...gostei bastante de ler.
Um abraço.
Obrigado pela leitura, eu sei
Enviado por Dean Saunders a 09 de Novembro de 2010, às 15:30.Obrigado pela leitura, eu sei que me extendi demasiado. abraço
Não te estendeste...
Enviado por GVF (não verificado) a 09 de Novembro de 2010, às 16:59....muito pelo contrário. Ficou muito por dizer.
Abraço.
Uma vez que este artigo vai buscar histórias ao fundo do baú...
Enviado por Caniggia a 09 de Novembro de 2010, às 10:41.... gostava de relembrar que o maior resultado para o campeonato que aconteceu num clássico, foi 12-2. Numa altura que não se atiravam bolas de golfe e não se partiam vidros de autocarros para intimidar.
Esse 12-2 foi em quê?
Enviado por Gumball81 a 09 de Novembro de 2010, às 14:10.Hóquei patins?
Foi mesmo em futebol há 70
Enviado por Zefil a 09 de Novembro de 2010, às 14:34.Foi mesmo em futebol há 70 anos atrás. Vê lá bem o que vão buscar ;)
Para eles é sempre meritórioso...
Enviado por Gumball81 a 09 de Novembro de 2010, às 14:45....são uns saudosos... não foi mais ou menos por essa altura que ganharam a importantíssima taça latina?
E ficarias...
Enviado por GVF (não verificado) a 09 de Novembro de 2010, às 15:00....supreendido o quão importante foi, meu caro.
Não só para o futebol...
Abraço.
:)
Enviado por Gumball81 a 09 de Novembro de 2010, às 15:42.Foi assim tão importante? Não tenho a mínima noção da situação pois títulos europeus só vejo reconhecidos desde 1956 quando o Real Madrid iniciou um ciclo de 5 vitórias consecutivas na taça dos campeões europeus.
Abraço!
Foi importante...
Enviado por GVF (não verificado) a 09 de Novembro de 2010, às 16:28....no sentido em que foi a primeira competição de futebol internacional.
Na altura, o futebo era diferente, as pessoas eram diferentes, os contextos eram diferentes...mas foi o passo decisivo para a internacionalização do desporto. Ou se o preferires, a sua "europeização".
Sinceramente, não é este o suporte para desenvolver o quão importante e marcante foi a vitória do Benfica na final.
Para todos os efeitos, e sabendo-se aquilo que estava a passar Portugal na altura, aquela vitória (épica por sinal, caso consigas ver os relatos e mesmo imagens do jogo) significou muito mais do que o resultado de 1-0 com que terminou.
O meu avô esteve no Jamor (construído há 4 anos na altura e símbolo icónico do novo Regime) nesse jogo, e contou-me coisas impressionantes. Numa altura de total opressão política e social, o Benfica, enquanto espelho do povo, levou de vencida outra enorme máquina de uma ditadura opressionista...e logo em duas frentes.
É fraqueza de espírito (já para não falar ter vistas muito curtas) menosprezar aquela vitória no contexto em que se deu, já para não falar do antecedente que foi para o futebol europeu.
Vir com a boca de que o Torneio do Guadiana tem mais legitimidade, como o artista aí de baixo disse...nem merece sequer qualquer tipo de comentário...
Abraço.
Imagino que tivesse sido...
Enviado por Gumball81 a 09 de Novembro de 2010, às 17:31... motivo de orgulho e de alegria para um povo que não vivendo nas melhores das condições, encontrasse um motivo de satisfação no feito do Benfica, mas queiras ou não, esse feito é, e será sempre, uma conquista olhado com orgulho pelos seus adeptos mas com desprezo e alguma ironia pelos rivais pois tendo em conta os moldes da competição e a pouca história que a competição apresenta nunca terá grande projecção.
Olha que nas antas também se dá muito valor a uma conquista do clube, já ouvis-te falar da Taça Arsenal?
" No dia 6 de Maio de 1948 escreveu-se uma das mais brilhantes páginas da história do Futebol Clube do Porto.
Os Dragões receberam a visita do Arsenal de Londres que se deslocou a Portugal para realizar duas partidas de carácter particular.
O primeiro jogo foi no estádio Nacional no dia 3 de Maio contra o Benfica em que os ingleses venceram por 4-0. Não faltou quem disse-se após o jogo que se em Lisboa o Arsenal tinha ganho por 4-0, no Porto iriam vencer por muitos mais. Mas a história iria ser bem diferente.
Nesse dia 6 de Maio, a cidade do Porto vestiu-se de gala para receber aquela que era considerada por muitos como a melhor equipa do mundo na altura.
No estádio do Lima, o FC Porto agigantou-se e aos 20 minutos de jogo vencia por 3-0 com golos apontados por Araújo e dois de Correia Dias. O Arsenal ainda reduzio a desvantagem para 3-2, no entanto não foram capazes de impedir a grande vitória do Futebol Clube do Porto.
Foi um resultado e um jogo que aqueles que tiveram o privilégio de assistir de certeza que nunca esqueceram. De modo que um ano depois desse jogo, um grupo de sócios e adeptos portistas trataram de angariar fundos para a construção de um troféu digno daquela vitória para depois o oferecer ao FC Porto. O majestoso troféu foi concebido na Ourivesaria Aliança e desenhado pelos escultores Marinho Brito e Albano França. A troféu consiste em duas peças, um relicário e uma taça totalmente de prata.
O relicário que pesa cerca de 120 quilos e mede 2,80 metros, é uma espécie de caixa assente em quatro dragões de prata, com quatro portas de cristal. O relicário é rematado com um grupo escultório constituído por uma figura de atleta, de joelho em terra, dominando um leão, que tem uma bola junto dele. Na mão direita o atleta ergue um facho, enquanto que na mão esquerda segura a bandeira do FC Porto. Por detrás dele, dominando toda a peça, a figura da vitória.
A taça de prata é constituída por três figuras esculturais de mulher, erguendo-se nas pontas dos pés, segurando a taça, circundada por três dragões dominados por três atletas que procuram alcançá-la para beberem dela o vinho da vitória. Na sua construção gastaram-se 130 quilos de prata!
Para a concretização desse troféu, que era o maior em todo o mundo, os portistas gastaram cerca de 200 contos, na antiga moeda, em 1949, o que foi uma fortuna.
Ficam os nomes dos 6 impulsionadores desse projecto: Eduardo Soares, José Moreira, Ivo Araújo, Manuel Ferreira, Elói da Silva e Torcato Plácido. "
Achas meu caro GVF, que para além dos Portistas, mais alguém valorizará esta conquista?
Já ouvi, sim senhor...
Enviado por GVF (não verificado) a 09 de Novembro de 2010, às 17:43....e sabes bem que não sou pessoa de desvalorizar conquistas que nos orgulham a todos, enquanto adeptos e portugueses por meras razões clubísticas.
Aliás, tendo em conta que na altura o Arsenal era considerada a melhor equipa do mundo, ainda mais valor tem essa vitória.
Compreendo quem queira desvalorizar, de um lado e outro, esse tipo de conquistas, só porque não foram vividas in loco, ou do qual sabemos pouco.
O que eu não concordo é a desvalorização da memória e do feito à partida, sem pouco se saber dele.
A conquista da Taça Latina pelo Benfica teve enorme mérito, não só desportivo, mas de inegável alcance político e social, da mesma maneira que teve a vitória do teu clube contra a melhor equipa do início dos anos 40.
Revolta-me ver tanto desrespeito pela história, seja ela de que área for. Chama-lhe defeito de profissão...mas enquanto me for permitido, cá estarei na sua defesa...independentemente do clube.
P.S: O Villas Boas que não se meta a pau, que ainda o começo a respeitar enquanto pessoa...pois enquanto treinador já tem o meu respeito. :) Abraço.
Tenho um Amigo que é colaborador...
Enviado por Gumball81 a 09 de Novembro de 2010, às 18:10....do maisfutebol, que vai muitas vezes ao centro de treinos do Olival fazer os treinos do Porto, ele diz que há ali muito de Mourinho, desde os métodos de treino, à convivência com os jogadores passando pela disciplina táctica e pessoal, estas duas ultimas já aos olhos de todos... enquanto pessoa não duvides que também há ali algo de Mourinho, é treinador para criar ódios e simpatias em todo o lado...
Não duvido...
Enviado por GVF (não verificado) a 09 de Novembro de 2010, às 18:35....mas confissões à parte, e mesmo desculpando a injecção de provocação que todo o treinador do Porto parece que leva assim que chega ao clube...tem-me agradado bastante o discurso dele.
Por enquanto, tem batido aos pontos Jorge Jesus...em todas as frentes. Da minha parte, só espero que debele o que de pior tinha o Mourinho e que consiga implementar uma política que prima pelo civismo, pelo trabalho, pelo esforço...e pela humildade.
Abraço.