Crónica: Qual a vantagem de ser formado no Benfica? | Relvado

Crónica: Qual a vantagem de ser formado no Benfica?

 

É fácil, foram todos bons jogadores porque lhes deram a oportunidade que necessitavam quando ainda eram novos. Reparem: JVP e Hugo Leal estrearam-se aos 16 anos; Futre, Chalana, Figo, Paulo Sousa, Simão, Quaresma, Ronaldo e Manuel Fernandes estrearam-se na primeira equipa aos 17 anos; Rui Costa e Baía, alcançaram a titularidade aos 19 anos.Será que ainda é cedo para dar oportunidades a jovens como Miguel Vitor, Roderick, Miguel Rosa, Yartey, Nélson Oliveira ou Saná? Precisam de ajuda e paciência dos adeptos? Sim! Precisam de enquadramento e tempo para crescer? Claro que sim. Mas e Keirrison, Sidnei, Airton, Kardec e Éder Luís não precisam disso também?Não estou a sugerir que de um dia para o outro o Benfica passe a jogar com os juniores, ou promova mais do que 2-3 por época. Mas deveria existir o sério compromisso dos responsáveis benfiquistas, de preferência por escrito, para que todos os anos jogadores da formação fossem promovidos ao plantel principal. Para quê dar todas as condições a jovens promessas estrangeiras quando não se dão as mesmas oportunidades às jovens promessas portuguesas?Eu sou pelo fim da aquisição de jogadores em packs pelo Benfica! Estou farto de jogadores que são contratados num ano para no seguinte serem dispensados, como Patric, Sepsi, Zoro, Shaffer, etc. Prefiro apostar na prata da casa, ou nos bons jogadores que existem no nosso campeonato, como Ruben Micael, João Aurélio, João Pereira, Sereno, Rodriguez, Evaldo, etc. E vocês? Até quando vamos dar carta branca à SAD encarnada para continuar a contratar todos estes jogadores, continuando a encher os bolsos em comissões, ao invés de apostar nos nossos?Andebol é que é!

Benfica:

Comentários [63]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Crónica: Qual a vantagem de ser formado no Benfica?

Eu, do pack que menos gostei foi o de Ramires-Saviola-Javi. Na brinca... No que penso é em que jogadores da formação se deveria ter apostado e não se apostou? Que jogadores foram brilhar para outro lado porque no Benfica não os quiseram? Pepa? Hélio Roque? João Coimbra? Dabao? Maniche era bom, apostou-se nele. Em Moreira e Hugo Leal também. Manuel Fernandes idem. Estou concerteza a esquecer-me de casos em que o Benfica não apostou num jogador e este foi brilhar para outro lado. Talvez o caso de J.Pereira seja um exemplo disso (se bem que ache que este jogador vai prejudicar mais o Sporting que trazer-lhe benefício, pelo seu temperamento). Mas no geral, penso que não se têm tomado decisões inapropriadas no que diz respeito à formação. Há muito jogador que é bom aos 16, e aos 21 simplesmente não tem a preparação mental para se impor. Com isto quero dizer que naquilo em que acredito é na qualidade. Quanto mais não vale um Ramires do que um Cândido Costa? Ou um David Luiz que um Paulo Madeira? Se são estrangeiros/brasileiros? Sim, são. Mas antes disso, são do Benfica!! E é isso que a mim mais me interessa. Cumps

Re: Crónica: Qual a vantagem de ser formado no Benfica?

Ah vamos deixar de merdas sim?!?! Isto politicamente é muito correto, ai e tal a formacao... Grande jogadores sera sempre grandes jogadores, quer seja a dar o salto dos juniores para os seniores ou quer seja a ir para outra equipa. Naturalmente se um jogador formado for excelente ou acima da media poderá ser aproveitado no plantel senior, como aconteceu com alguns como o Joao pereira, miguel vitor, manuel fernades etc Nao basta ser bom porque bons sao todos, para o benfica tem de ser muito bom. No sporting fala-se que aproveita melhor a formacao mas é uma retunda tanga. Costuma-se dizer quem nao tem cao caça com gato, é q o sporting faz, nao tem dinheiro ve-se obrigado a ir a cantera. Alguem imagina um saleiro, um yanick, um andre marques, um patricio, ou um pereirinha chegar a senior do benfica?!?! E logo agora que se apanharam com dinheiro foi o que se viu, desataram a gastar logo 10 milhoes. Se nao houvesse iam chamar mais alguns juniores por necessidade só. So moutinhos e velosos tem real qualidade de um grande e devem ser aproveitados. E eu pergunto quantos grandes jogadores apareceram ai recentemente das formaçoes do benfica para que possamos criticar o nao aproveitamento. Que jogador anda ai a brilhar que o benfica deixou escapar?!?!? Manuel fernandes?!?! que eu saiba o benfica fez tudo para o segurar, mas ele fez finca pe em sair... tal como o hugo desleal. Digam + eu nao tou a ver. Se sao tao bons porque nao se afirmam em lado algum? O benfica foi buscar jovem com idade de juniores e verdade, mas digam que jogadores da formaçao da luz podiam ser melhor que david luiz, di marias ou sidneis. No caso de um acerto como o david luiz, vai compensar o investimento doutras contratacaoes e ainda dar mto dinheiro. O benfica vai busca-los porque acredita que podem ser grandes, contudo nem sempre se acerta pois ha mtos outros factores que acabam por ditar o sucesso ou insucesso desses jovens que chegam a esse patamar. Tambem gostaria de ver o benfica carregadinho de jogadores da formaçao e portugueses, mas neste momento nao vejo nenhuma estrela a emergir no futebol portugues, nao ha assim nenhum fora de serie do estilo de figos, ruicostas, jvp ou ronaldos. Quando surgirem acredito que estarao atentos porque sei que é essa a grande vontade do Rui costa e valorizar a formaçao do clube e do futebol do benfica tambem.

+1 corrigido

Re: Crónica: Qual a vantagem de ser formado no Benfica?

Acabei de comentar o artigo com mais ou menos as mesmas ideias que tens. Mas o teu está melhor escrito. Cumps

Re: Crónica: Qual a vantagem de ser formado no Benfica?

Sim senhor, está muito bem escrito. Acho mesmo que nem o HulkAzul era capaz de melhor....apenas ao alcance de um predestinado das letras, um ciclone literário... Vão-se lavar!

Por acaso conheço um caso...

que não revela só incompetência na forma de actuar do departamento do Benfica. http://www.zerozero.pt/jogador/rodri/2007_2008/ficha/137/default/113914 Este jogador foi uma das grandes esperanças da formação do Benfica no inicio do século e muitas vezes considerado um dos grandes herdeiros do Rui Costa pela forma de jogar e pelo carisma demonstrado ao longo de toda a sua formação. Teve aliás, uma participação fantástica no torneio de formação de Sion onde foi considerado o melhor jogador do torneio e onde suscitou o interesse por parte dos grandes tubarões dessa Europa. O problema é que um dirigente sem escrúpulos de nome António Simões, fez uma manobra para o vender ao Litex da Bulgária, sem qualquer conhecimento do jogador, ficando com a totalidade do valor da transferência sem prestar contas à desorganizada direcção do Benfica e sem sequer avisar o jogador da sua transferência para um clube do qual ele nada conhecia e que como se veio mais tarde a confirmar, não tinha estrutura nem capacidade para manter um jogador desta qualidade no seu plantel, tendo o despedido passado uns meses, com um processo na Uefa em que suspendeu o jogador e o clube até ao fim da decisão desportiva e que acabou de vez com a carreira profissional do jogador. Nisto tudo, o Benfica e o António Simões, já com os 170 mil contos da transferência no seu bolso, lavaram as mãos que nem Pilatos e perdeu-se um jogador que tinha tudo para ser uma aposta do Benfica em inicio de século, mas devido à ganância dos seus directores, perdeu um jovem jogador Português para aqueles brasileiros de qualidade duvidosa, que vinham também eles encher os bolsos dos Antónios Simões lá do sitio! Como é óbvio, este jogador auspicioso, que tinha tudo para ser um belíssimo jogador, perdeu a esperança em continuar a sua carreira profissional e anda hoje, a expiar as suas frustrações em clubes de divisões secundárias revoltado pela vergonha e desrespeito que os clubes e principalmente o Benfica vetam aos nossos excelentes recursos humanos. E enquanto assim for, nenhum Benfiquista se pode insurgir devido ao facto de a selecção ter que recorrer a jogadores naturalizados, já que tem uma grande quota parte neste todo processo de desaproveitamento do jogador português. Saudações Leoninas

Re: Por acaso conheço um caso...

Boas, vou no sentido oposto do que se tem escrito aqui, e acredito em ti sem duvidas. Sei que o futebol não é facil e é feito de oportunidade, se nao é dada, nada feito. Sei tambem de 2 ou 3 casos semelhantes, nao do benfica mas de clubes de 1ª, e sei como anda muita gente no futebol que se aproveita e enriquece à custa do talento de outros, sem se preocuparem minimante com o lado humanao do jogador. Como esse teu amigo, há infelizmente muitos jogadores nas divisoes inferiores a disputar competiçoes onde até é mais dificil destacarem-se do que numa 1ªa liga,é preciso ter noçao que é muito dificil jogar-se em 2as divisoes Bs e 3as, não será propriamente como alguem aqui ja disse, que o rapaz parava dois anos, começava a jogar na 2a divisao b e vinha logo um grande clube de 1a busca-lo. Não é assim que as coisas funcionam e o futebol é feito de interesses, ha muita qualidade por esse portugal fora, mas infelizmente so a alguns é que é dada a oportunidade, e muitas vezes nem é dada aos melhores. um abraço e felicidades para o seu amigo!!

Grande treta...

Quando se sabe... Olha o Aimar, teve 1 ou 2 anos parado com lesões e o Benfica reabilitou-o para o Futebol, porque quem sabe nunca esquece. Eu também passei ao lado de uma grande carreira internacional sentado no sofa... a ver futebol na TV!

Provas?

Onde estão as provas de que isso decorreu?

Re: Provas?

Não acreditas na minha palavra?

Re: Provas?

eu tambem nao. es suspeito

Re: Provas?

Suspeito é o teu consócio Carlos Cruz.

Não!

Re: Não!

Queres conhecer o rapaz pessoalmente? É meu amigo e de certeza que disponibilizará meia hora para te contar o que se passou e até te provar com documentos a merda que gente como o Simões lhe fez para destruir a vida. Até lá deixa os autismos de lado e põem a arrogância de lado.

Re: Não!

E porquê?

Re: Por acaso conheço um caso...

Percebo a ideia do artigo, e concordo com a maior parte. No entanto, o que eu pergunto é porque razão ele não se impôs em equipas de divisões secundárias, sendo tão bom? Tropeções na carreira todos os podem ter. Como teve, por exemplo, João Pinto no Atlético de Madrid. Mas porque não mostrar o que realmente vale 1 ou 2 épocas mais tarde. Pergunto-me se seria mesmo assim tão bom como o pintavam? São perguntas retóricas, eu sei. Há mais de um factor a contribuir para estas coisas, mas... que penso nisso, penso. Cumps

Re: Por acaso conheço um caso...

Não sei se reparaste mas o jogador em questão esteve dois anos sem competir devido à suspensão que a Uefa deu até resolver a questão entre o jogador e o Litex. Logo, comparações com outros Pintos são do mais ridículo que pode haver.

Re: Por acaso conheço um caso...

Por acaso, não tinha reparado que tinha estado 2 anos sem jogar. Mas olha que segundo entendo o teu link, não foram 2 mas sim 1. Senão vejamos: 2001/02 Benfica B 2002/03 ? 2003/04 Litex Lovech A partir de 2004(05 Bairro Santo António, Sertanense, Eléctrico e Operário. Quererás com o teu "2 anos sem jogar" dizer 1 época sem competir? Agora passemos ao JVP. Jogou uma época no Atlético Madrileño (reservas do Atlético de Madrid) em 1990-91. Chamas a isso competir? Se sim, OK. Ganhaste e não se fala mais nisso. Escusas até de ler o que vem a seguir. Mas se, como eu, achas que jogar nas reservas - que contam menos que distritais - é tão semelhante a competição como jogos solteiros-casados, então perceberás que a comparação não é do mais ridículo que pode haver. A não ser que vivas numa bolha qualquer e não tenhas contacto com muita coisa. De resto, os clubes por onde o jogador de que falas passou falam por mim. Do Santo António vai para o Sertanense. Do Sertanense vai para o Eléctrico e daqui para o Operário. Ironicamente falando, de certeza que no Benfica hoje era uma estrela... Já estou como o outro. É só rir... Cumps

Re: Por acaso conheço um caso...

Blablabla...o ano do Litex foi dois meses! O Rodro ao fim de um mês já não recebia salários e rescindiu o contrato ao fim do terceiro mês. Ou seja, dois anos! pá e sinceramente quero é que te fodas! Não estou aqui para aturar fedelhos sem qualquer sentido critico e que apenas tem a puta da mania e falam por falar dando razão ao gajo que diz que vocês é só merda na cabeça.

Re: Por acaso conheço um caso...

+ interessante interessante ler este caso que estará longe de ser virgem no mundo do futebol........ CUMPS........

Gato escaldado de água fria tem medo...

Não querendo meter a foice em seara alheia, relembro a forma como o Hugo Leal e o Manuel Fernandes saíram do Benfica. O Hugo Leal prometia ser o novo Rui Costa da Luz, mas a ambição e a arrogância do jogador desencadeou a sua saída para o Atlético de Madrid quando a fruta ainda não estava madura. Causou desgosto aos dirigentes e aos adeptos e destruiu o seu futuro. O Caso Manuel Fernandes mais um diamante em bruto que surgiu da cantera benfiquista, mostrou rapidamente o seu valor na equipa principal, foi emprestado a um clube inglês por uma época e retornava ao Benfica com o selo de um grande reforço para equipa principal, os dirigentes estavam animados e os adeptos ansiosos pelo seu futebol. Fez birra, e finca pé para não ficar no clube, agora é um suplente de luxo do Valência. Eu penso que nem é tanto o Benfica querer ou não apostar nas promessas portuguesas, é mais as pedradas que tem levado. Não tenho memória do Di Maria ou do Urreta fazerem finca pé para sair do Benfica! O Benfica não teve, ao contrário do Sporting que perder um ano com o Miguel Veloso porque o menino estava a fazer birrinha porque queria sair do clube, e esta época parece estar finalmente a jogar bem, mas mais porque parece haver equipas interessadas em adquirir o seu passe. As jovens promessas formadas no Benfica e no Sporting, quando jogam bem e têm noção do seu valor começam a ficar arrogantes e ambicionar outros clubes e por vezes acabam em desgraça. Cumps

+1 bem lembrado

Não é que discorde do artigo que acho muito bem escrito,mas no entanto descurou esse promenor que referiste.

Re: Gato escaldado de água fria tem medo...

E o Edgar, que saiu da Luz para o Real Madrid? Era também tido em muito boa conta pelos benfiquistas quando se estreou pela equipa principal...

Pois é Andebol..........tens razão!!

Mas isto agora é tudo comissões($$$$),ou tu achas que a vinda do Patric,Kikin,Sepsi,não foi para alguem mamar?!(no FC Porto tb não faltam exemplos) Depois quando se caia no erro de trabalhar com um ou dois empresários,não podes levar só o lombo,tb tens que levar os restos ;).

Excelente artigo

Claramente a mostrar uma das grandes lacunas do futebol portugues,imaginem a frustação de um júnior benfiquista que há uns anos pensava o medio centro está-se a retirar para o ano vão me lançar na equipa principal,e hoje pensa que nem tem legitimidade a sonhar pois vem um jogador da américa do sul para o seu lugar. Eu ja conheci juniores de outros clubes onde se passa a mesma situação e eles disseram-me que para o ano ou vão jogar para a inatel ou talvez sejam emprestados a um clube de III liga,porque na equipa principal só há lugar para franceses e brasileiros ,escusado será dizer qual é o clube. cumps

+1 corrigido

Ora aqui está um artigo pertinente!

Falaste do Benfica Andebol, pois neste defeso de Janeiro tem sido o mais marcante a nível de gestão desportiva, mas penso que podemos generalizar um pouco pelos clubes grandes em Portugal (exceptuando talvez o Sporting). De facto, não percebo como podemos estar a assinar contratos profissionais com ex-júniores, se depois não são aproveitados. Para mim a única vantagem que ainda faz os dirigentes fazer isso é o facto de para jogarem nas competições europeias haver um número mínimo de jogadores provenientes da formação do clube... mas mesmo assim, penso que os contratos profissionais acabam por ser dinheiro jogado fora, quando a política nacional destes clubes passa pela política do "entreposto comercial". Sinceramente, estou farto no meu Benfica estarmos a desperdiçar bom talento da cantera. Falo de jogadores como o João Pereira e Miguel Lopes, respectivamente ao serviço do Sporting e do Porto, mas que ambos poderiam hoje estarem a preencher os lugares de Maxi Pereira e de Luis Filipe no plantel encarnado e quiçá sem grande diferença de qualidade. Mas estes são apenas um exemplo. Quem são os culpados destas gestões ? Bem, dizer que apenas o presidente ou o director desportivo são os culpados, penso que não é totalmente correcto, embora estes tenham mais de 50% de culpabilidade pois são aqueles que dizem sim ou soupas às aquisições. Falta também o treinador. Se por um lado o treinador faz mal, por outro também entendo que ele opte sempre pelo jogador que lhe dê mais garantias que normalmente é o jogador com maior experiência competitiva. Agora, por exemplo, no caso do Benfica, é no mínimo discutível dizer que Kardec, Éder Luiz e Airton tenham bem mais experiênca competitiva do que outros que já pertencem aos quadros encarnados, quer sejam eles ex-júniores ou ex-contratados e emprestados. Sinceramente, e não querendo agoirar insucesso, antevejo que muitos dos que o Benfica contratou não vão singrar na equipa. Posso estar muito enganado, mas penso que é isso que vai ocorrer.

Oh Andebol...

...Sinceramente não percebo o que queres que diga... Disseste tudo! Excelente crónica! Verdade! Verdade! Verdade! Gostava de ver a mão de Rui Costa nesse sector, mas sei que está complicado... Um abraço e bom ano!

Olhem, nem a propósito...

... sabiam que na segunda-feira passada o Benfica fez um jogo de treino frente ao Fátima? Pelos encarnados jogaram os reforços de invernos Airton, Éder Luiz e Alan Kardec. Pelo Fátima, jogaram os ex-júniores João Pereira, David Simão e André Carvalhas. Sabem quem ganhou o jogo? O Fátima, por 2-1 ! Directa ou indirectamente os ex-júniores dão-me razão quando eu preferia ter apostado em alguns ex-júniores e outros emprestados ao invés de ir ao mercado.

Re: Crónica: Qual a vantagem de ser formado no Benfica?

Um artigo a merecer um oportuno". O Benfica até tem tido juniores muito bons, mas aprovitá-los é que nicles. Ainda penso que jogadores poderiam dar João vilelea e romeu Ribeiro. E receiro que bons valores como miguel Rosa, David Simão ou Nelson Oliveira não tenham verdadeiramente lugar. Parece-me que só roderick é que terá essa oportunidade.