Capristano apela ao entendimento entre Benfica e Sporting | Relvado

Capristano apela ao entendimento entre Benfica e Sporting

Antigo vice-presidente das águias diz que "há coisas muito mais importantes no futebol do que estes
 
Luís Filipe Vieira e Godinho Lopes
Lusa

José Manuel Capristano, antigo vice-presidente do Benfica, lamenta o clima de "guerra" que está criado entre o seu clube e o Sporting. "Já ouvi os presidentes do Benfica e do Sporting a radicalizarem as suas posições e quanto mais radicalizarem mais difícil será depois para se aproximarem. Deve imperar o bom senso", referiu à RTP.

Capristano defende no entanto que "este incidente foi muito desagradável, mas daqui a um mês já ninguém se lembra e por isso é preciso que os clubes se entendam e que se coloque os interesses do clube à frente dos interesses pessoais".

O antigo dirigente do clube da Luz acrescentou que "isto não passa de uma situação desagradável e há coisas muito mais importantes no futebol".

Defesa da caixa de segurança

José Manuel Capristano fez a defesa da caixa de segurança para os adeptos visitantes. "Há clubes que visitam a luz e que levam 200 ou 300 pessoas que estão à mercê de milhares de adeptos do clube da casa. Embora o Sporting tenha levado mais de 3 mil pessoas, a verdade é que a maioria é benfiquista e, se não estiverem protegidos, correm riscos desnecessários. Foi por essa única razão que o Benfica fez a caixa de segurança", referiu.

Capristano prosseguiu na defesa da sua tese. "O Benfica tem razão pois aquilo que fez é o que muitos clubes estrangeiros fazem nos seus estádios. Este espaço que se reserva aos visitantes é para os defender dos adeptos dos clubes da casa. Admito que o timing não foi o mais correto, mas o presidente do Benfica já disse que foi uma coincidência", concluiu.

Benfica:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

OHHHH que Caraças!!!

Se do Outro lado tem o senil do Dias da Cunha......... deste tem este gajo!!!

Dediquem-se à pesca!!

Concordo Djas

Se tiverem euros para pagar ao SCP... levem todos os jogadores que conseguirem!

Não acredito nem admito (!!) que o SCP ande a mendigar o que seja ao benfica!

meu único comentário sobre todo o assunto

O timing escolhido pelo Benfica para colocar a "caixa de segurança" não foi inocente.
Não tendo sido o primeiro jogo da época em que era previsível o deslocamento de muitos adeptos rivais, só o fizeram agora porque queriam "testar" a nova direcção do Sporting. Não foi coincidência nenhuma, sabiam muito bem o que estavam a fazer, e sabiam que a provocação ia dar este triste resultado. O caldo foi feito, foi servido, e entornou-se como se estava à espera.

Assim como há uns anos tinham colocado a claque do Porto também no terceiro anel, mas sem caixa de segurança, sabendo que os coitados que ficariam nos andares de baixo iam passar o jogo a levar com coisas em cima.

Ainda, o pontapé de saída para o derby foi dado pelo Eusébio, naquela entrevista ao Expresso.
Num Sporting do antigamente, os dirigentes tinham-se calado e aceitado o que se passou. Até tentaram dividir a direcção, isolando o PPC, sem sucesso. Resumidamente, estavam habituadas a uma direcção mais fraca, que não reagisse, e neste aspecto saiu o tiro pela culatra. A direcção do Sporting, neste aspecto, saiu reforçada e legitimada face ao seus adeptos.
E se o Benfica o faz, é porque este Sporting causa receio.

Quanto aos argumentos para a colocação da caixa, o argumento utilizado pelo Capristano é o que mais faz rir: afinal, ela serve para proteger os adeptos rivais dos milhares de adeptos do clube da casa. Afinal, prende-se os "bons" na "prisão" para os proteger dos maus. A frase é lapidar: "Este espaço que se reserva aos visitantes é para os defender dos adeptos dos clubes da casa SE É ASSIM PONHAM VEDAÇÕES NO ESTÁDIO INTEIRO, não se vão os adeptos benfiquistas lembrar-se de agredir intervenientes no jogo (ainda bem que tal nunca aconteceu).

Existe ainda uma questão mais geral: com os novos estádios do Euro, eliminaram-se as barreiras físicas, as vedações. Assumiu-se que os adeptos mereciam ver o jogo. Oito anos depois, o Benfica assume que quer voltar aos belos anos 80 e 90.
Curiosamente, em Inglaterra, berço do hooliganismo, não existem registos de zonas de conforto semelhantes.

Outra questão ainda: a caixa é rígida, e nestes casos não é fácil concentrar todos os adeptos no mesmo espaço, quando existem pessoas que compram bilhetes "gerais", mas depois, por vontade própria ou obrigados pela polícia são obrigados a ir para a bancada dos restantes adeptos. Não adirá daí a sobrelotação? Nos outros estádios é mais fácil resolver essa situação, basta mudar na altura as grades que separam adeptos.

Numa coisa Capristano tem razão: a radicalização de posições não serve ninguém. Mas esta postura, DE AMBAS AS PARTES, é a esperada, numa altura em que radicaliza as posições para não dar parte de fraco: ninguém admite ceder um milímetro, porque seria dar um sinal de fraqueza aos seus adeptos. Numa situação de confronto, a radicalização de posições é sempre ideal para separar águas, cada um arrebanha os seus fanático sem dar espaço a agentes moderados.

Por isso surgem estes fait-divers, com as constantes trocas de recados entre clubes. Mas, afinal, as agências de comunicação servem para alguma coisa, têm de justificar o dinheiro que ganham. Bom proveito.

DjASTISICO

O menino do bibe. devias ter vergonha em andar por aqui a estas horas. As tuas horas e que te definem é de noite como BIOTISICO. CALA-TE

Entendimento...

Entendimento com o clube do inferno da luz (daí as cadeiras a arder)... não obrigado!
Estamos melhor sozinhos!

ah sim, entao porque que

ah sim, entao porque que vieram mendigar a porta da luz ha uns meses atras para que o benfica aceite um acordo de cavalheiro em relacao aos jovens jogadores do hoquei do sporting, porque o sporting esta a fazer um enorme esforço com o regresso da modalidade e nao tem possibilidades de manter os atletas se o benfica vier com propostas para comprar. Nem tem como segurar os melhores salarios.
Na altura o viera aceitou deixar o sporting em paz face a este pedido mas agora acho que devia rever, se o sporting tiver la um ou outro bom valor espero que o benfica chegue la e traga para a luz, porque afinal, como dizes e bem, estão melhores sozinhos....

naquele momento que as

naquele momento que as cadeiras arderam quem ia de avião viu claramente onde ficava o estadio do galinheiro, foi uma boa promoção, até deviam agradecer.
já me disseram que a razão principal, de chegar lume as cadeiras foi que tinham medo de a luz se apagar e seria assim dificil de encontrar a saida, mais vale prevenir.