Benfica: dois golos para derrotar FC Porto e ser líder | Relvado

Benfica: dois golos para derrotar FC Porto e ser líder

Rodrigo e Garay marcaram, Danilo foi expulso e "encarnados" assumem 1.º posto.
 
Rodrigo celebra golo no Benfica-Beira-Mar (out 2012)
PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/GettyImages

Logo na primeira jornada da I Liga em 2014 houve 'clássico' na Luz, no qual havia liderança à vista para as duas equipas. O Benfica ganhou ao FC Porto por 2-0, neste domingo, e ocupa o primeiro lugar no campeonato, isolado. Ainda com o falecimento de Eusébio na memória recente, o Benfica apresentou-se com 11 "Eusébios": todos os jogadores da equipa da casa apresentaram-se com o nome Eusébio nas costas.

Agitação não faltou nos primeiros minutos. A bola rondava mais a área de Helton, demonstrando um Benfica com intenção de marcar cedo - e o guarda-redes portista quase ajudava, num passe errado que Rodrigo não aproveitou; mas também Jackson esteve muito perto de encostar, no outro lado. 12 minutos, 1-0: Marković acelerou pelo meio, isolou Rodrigo numa bela assistência e o avançado disparou para o golo inaugural.

E a agitação junto das balizas ficou-se por aí, na maioria da primeira parte. Houve ainda um lance dividido entre Gaitán e Helton, do qual o brasileiro saiu melhor, mas não voltaram a surgir situações de golo até ao período de compensação. O Benfica controlava o encontro, parecia mais tranquilo e ao FC Porto faltavam ideias e argumentos para criar espaços e incomodar Oblak; só nos descontos, mais uma vez por Jackson, os visitantes quase empatavam, numa falha incrível do colombiano, já dentro da pequena área. E assim um conjunto lisboeta eficaz, logo na fase inicial, chegou ao intervalo em gestão. E em vantagem. 

Penálti por marcar, golo e expulsão - No início do segundo tempo voltaram a surgir motivos para animar os adeptos. Primeiro os do FC Porto, que viram Oblak segurar um livre perigoso de Carlos Eduardo; logo a seguir Marković obrigou Helton a bela defesa. E dois minutos depois deveria ter sido grande penalidade para o Benfica, por mão de Mangala na bola - Artur Soares Dias, mesmo em frente ao francês e a poucos metros de distância, nada assinalou. Mesmo assim os jogadores do Benfica pouco se incomodaram já que, na sequência do lance, o pontapé de canto terminou com cabeceamento de Garay, que apontou o 2-0.

Estava "quente" o jogo, após o intervalo. Jackson atingiu Maxi no peito, com a mão, viu o cartão amarelo quando se pedia vermelho do lado encarnado. Artur Soares Dias, que passou a ser o protagonista nesta fase, errou novamente na jogada seguinte, ao assinalar falta sobre o regressado Quaresma quando o FC Porto continuou com a bola e seguia para oportunidade de golo. Depois surgiram queixas quando Jackson atingiu Oblak, pedindo-se novo amarelo. Muita discussão, jogadores exaltados como é habitual nestes duelos. Enquanto a qualidade não abundava.

Assim continuou até ao final. Num jogo longe de ser de alto nível, o FC Porto manteve-se longe da baliza contrária e ainda ficou reduzido a 10 jogadores - nova decisão polémica de Soares Dias, a um quarto de hora do final, quando Danilo se deixou cair após encosto de Garay, viu o cartão amarelo pela segunda vez e foi expulso. O Benfica não foi propriamente o melhor da época, mas atacou mais, foi eficaz o suficiente e controlou quando teve de controlar. Resultado justo e liderança para a turma de Jorge Jesus, com mais dois pontos do que o Sporting e mais um do que o FC Porto, que agora é terceiro classificado.

Como nota final, Soares Dias ainda fez questão de voltar a ser protagonista já no período de compensação, com uma decisão de bola ao ar que poucos entenderam (ou ninguém entendeu), num lance dividido entre Mangala e Enzo.

Equipas iniciais

Benfica:
Oblak
Maxi, Garay (Jardel), Luisão, Siqueira
Marković, Matić, Enzo, Gaitán
Rodrigo (Ruben Amorim), Lima

FC Porto:
Helton
Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro
Fernando, Lucho (Josué), Carlos Eduardo
Varela, Jackson, Licá (Quaresma)

Golos: Rodrigo (12'), Garay (52')

Benfica:

Comentários [189]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Bem, não sabendo por onde lhe

Bem, não sabendo por onde lhe pegar, vou intentar fazê-lo pelos cornos: Este porto é a maior Merda que o meu ser alguma vez já teve a vergonha de ver jogar...! E dizer isto após dois anos de VP, é qualquer coisa...

Mas o destino, o karma ou simplesmente a ironia terrena do mundo futebolístico tem destas coisas: "Ai é? Agora fodes-te que mamas com pior!". Suponho que seja então nesta altura que os lealistas do “tiki-taka” de VP (LOL) me papam vivo (salvo seja!) e me dedicam as suas maiores esconjurações e ignomínias por eu ter ambicionado tão ardentemente a saída do homem, juntamente com outros "falsos portistas", não é? Ok. Estou pronto. Venha de lá isso. "You can shit all over me". Deduzo, já agora, que Paulo Fonseca seja o merecido "pontapé na bucha" para esses tais gajos como eu, mas do qual agora todos têm de carregar a pisadura (porque obviamente, foram "gajos como eu" que despediram VP, e não PC - soa-me a lógica "Rainha Isabel" mais popular para os lados do Aviário dos Iludidos, mas está bem...), correcto? Mas que se foda isto! Não vim aqui para me arriscar a ser acusado de fomentar a separação e discórdia na Nação Portista. Vim aqui, relembro, para dizer que este porto é uma Merda, e portanto vou voltar ao tema como era a minha intenção inicial.

É fodido! É fodido ter de testemunhar, nesta minha estadia terrena, tamanho degredo. É de mau gosto estar-me a ser constantemente esfregado no focinho em cada jogo realizado por esta equipa que, pura e simplesmente, ali não há alma azul e branca. Não há sentimento, não há emoção, não está lá o orgulho nem a altivez, não há sequer sinal daquela vaidade naturalmente inerente à indescritível honra que muito poucos têm o privilégiode SENTIR, que é o carregar do brasão e das cores Portistas. Sim, o carregar. O carregar de um peso que se farta (ou que devia), como é o da responsabilidade de se representar tudo o que ele significa. Mas não entremos em ilusões, como outros: esse sinónimo de uma forma especial de viver e respirar o futebol, não está lá. E não está lá já desde alguns anos para cá, não é de agora. Ora digam-me, caros Portistas, quando foi a última vez que vimos o nosso Porto jogar realmente à Porto? Não estou a falar de exibições isoladas, nem quero saber das estatísticas dos últimos anos ou que me relembrem que sou um Tricampeão. Não são campeonatos ou vitórias aquilo que eu exijo da minha equipa, mas sim uma certa postura, uma forma de estar dentro daquelas quatro linhas que nos encha de orgulho. Ou já se esqueceram disto: https://scontent-b-lhr.xx.fbcdn.net/hphotos-frc3/526776_584668828211527_...?
O treinador é fraco, é. Mas não é só ele o culpado pelo espírito Portista se encontrar agora num poço escuro sem fundo no seio daquela equipa. Não lhe depositem esse peso todo nas costas. Coitado do homem se o fizerem... e das costas dele.
A verdade é que quanto olho para aquele conjunto de 11 jogadores, sejam eles quais forem, quando aqueles tamancos se juntam para cumprir o seu dever de honrar esta camisola e aqueles que a vestem incondicionalmente e a bem dizer, lhes pagam o ordenado, deparo-me com um colectivo sem espírito, sem vontade, sem alma. E que são um colectivo, lá isso são, de facto: aquilo é uma solidariedade colectiva impressionante, pois jogam todos mal… Mas ai de mim, no entanto, se incluo injustamente gajos como o Fernando nessa galé. É verdade, o homem anda ali sozinho. O único com querer e coragem para se atirar a todos os lances. Mas até os tentáculos do polvo só podem chegar até certa medida…

Uma nota final para expressar o meu orgulho pelo respeito demonstrado pela larga maioria dos adeptos portistas presentes na Luz. Mesmo tendo em conta que são “cães” que só se calaram porque “Pinto da Costa os mandou”…

Nerion, Uma "chapelada" pelo

Nerion,

Uma "chapelada" pelo teu extraordinário comentário, subcrevo na sua quase totalidade!

Sabes que a cada boa impressão que causamos (ontem as nossas claques fizeram-no, com Desportivismo, Respeito e Fair Play), conquistamos um inimigo. Para alguns serem populares, é indispensável serem medíocres, mesquinhos. Enfim, o despeito é tão vil e vergonhoso, que eles nem assumem confessá-lo ...

...Testa de 45cm de altura...

http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2014/01/13/lu_s_fil...

e mais importante, a minha opiniao...porque isto da Vassalagem ao Chefe é para os Paulos Teixeiras desta vida...:

"....PS: Deixo ja aqui os meus parabens à Direção do Porto em ter mandado os caes da claque ficarem calados no minuto de silencio. Ao contrario do Sporting (tanto a claque como a direção) souberam ter respeito pela Familia do Eusebio. Os meus parabens...."

Antes de meteres o focinho na conversa, convem veres a merda que dizes...

Agora vai la dizer que nao te escudas nas arbitragens e mete aqui os 4 lances que mudavam o resultado para 4-2, vitoria do porto, vai lá...

Faço só uma ressalva

Faço só uma ressalva companheiro......O de serem cães, (que o são), como afirmei hoje, sao cães não por serem do Porto, mas sim por serem de uma claque que so faz merda...E faço-te ainda outra ressalva, so procuraes, ves-me criticar os caes dos NN por terem andado a foder cachecois do Sporting e do Porto, critico os caes da juve leo por nao terem respeitado o minuto de silencio, e acabo por dar os parabens aos caes dos SD por terem respeitado o minuto de silencio...com ordens (que foram publicas..) ou sem ordens da direção, estao de parabens, esses caes...

Sim eu vi, e tenho noção da

Sim eu vi, e tenho noção da existência dessas tuas críticas ambíguas, até as comentei. Mas acho mal, pá. Acho mal generalizar-se o conceito de claque a bando de rufias e vagabundos cuja única coisa que sabem fazer desta vida é provocar distúrbios e desacatos. Claro que muitos deles são, mas conheço pessoalmente gente decente que pertence, por exemplo, aos SD. E não, não é ninguém da minha família, portanto não estamos numa daquelas situações em que estou a ser parcial. Simplesmente não acho que todo o indivíduo que se encontra numa claque seja um "cão" perpetuador de furtos em estações de serviço, incendiário de cachecóis ou assassino de miúdos. Mas se tu o achas, quem sou eu para te contrariar.

Como tudo em tudo na vida,

Como tudo em tudo na vida, nas claques existe muita gente boa, e existem (ou existiam) boas claques, que representavam o verdadeiro espirito ultra...Eu cheguei a ir a Bola como filiado dos Diabos Vermelhos, quando este eram a maior clque do Benfica.

Mas ser ultra nao é irem jogar fora e roubar e destruir tudo por onde passam, nao é receberem bilhetes da direção para os venderem para proveito proprio, nao é andar a porrada "so porque sim"...

e neste momento, as claques em portugal, por muito boa gente que possam la ter, nao valem a ponta dum corno Nerion...seja ela de que clube for...podes exluir as boas pessoas das claques que nao se revem nisto, mas a verdade é que infelizmente as claques em portugal nao passam disso..

Este fim de semana os gajos da claque do Hajduk Split vieram a Portugal ver o jogo e prestar homenagem ao Eusebio, gajos estes que prestaram a mesma homenagem aos gajos dos NN que morreram a caminho da Croacia para ver o Benfica...Isto é ser ultra..Ser ultra nao é a merda que a Juve Leo fez no Estoril.

E acredita, o meu comentario era um elogio e uma parabenização aos SD. Estiveram correctos em tudo!

Não sabia dessa homenagem da

Não sabia dessa homenagem da claque croata. De facto, o espírito que eu também gostava que hoje predominasse nas claques, se estas seguissem estritamente a sua definição presente no dicionário. Mas esquecendo a violência por violência, e se nos focarmos apenas na vertente desportiva, hoje quando um parolo dos NN, da JL ou dos SD festeja um golo do seu clube, não grita "Benfica!" ou "Sporting!" ou "Porto!". Grita que a mãe deste ou daquele anda ali na esquina. Existe muito ódio (infantil), que é demonstrado nesses actos que podem parecer inconscientes (e por serem não deixem de ser menos preocupantes, pelo contrário) e aparentemente "desculpáveis" pela "euforia do jogo". Não há desculpa para eu insultar a senhora tua mãe ou desrespeitar-te, muito menos por causa de um jogo de futebol. Não vou com a cantiga do "futebol é isso", "rivalidade é isso". Rivalidade não é isso. Futebol não é isso.

P.S: Desculpa lá mas não me consigo conter, CARREGA RONALDO!

off topic

..Garay e Rodrigo no Zenit...

Agora é que começamos a pagar o nao ir à champions...

Quanto recebe o Real? Bem as

Quanto recebe o Real? Bem as vossas finanças devem estar para lá do vermelho...vender activos tão importantes em Janeiro?

Recebe metade...o que vem por

Recebe metade...o que vem por ai é 35 por Rodrigo e 15 pelo Garay...

Nao vendemos em Julho como o Porto, com saida da champions torna-se obrigatorio...se bem que acho que vender 3 jogadores de uma assentada nao vai correr bem...Mas para o que se tem visto de Portugal, o Benfica sem Matic, Garay e Rodrigo continua a ter equipa para lutar pelo titulo...

substituiveis... matic é que

substituiveis...
matic é que não.

..num site ingles vem que vai

..num site ingles vem que vai o Garay e o Rodrigo, e vem em sentido inverso o Neto, para o Benfica...

Ou seja...

A ser verdade, contrata-se para a única posição onde o plantel já tem opções. Então e para o lugar do Rodrigo? É o Funes Mori? Já nem falo do Matic, porque para esse já não estou à espera de substituto.

o Salvio esta a vir, nao

o Salvio esta a vir, nao contratando ninguem, preferia mudar o Markovic para tras do PdL, ficando Gaitan e Salvio nas Alas...

eu nao gosto muito do muito do neto...preferia aguantar com o Jardel ate vir o Lisandro, do que estar a gastar €€ no Neto, que nao é um gajo barato...

Nao percebo é para que quer o Zenit o Rodrigo...com Hulk, Ashavin e kerzakhov

Sim...

Sem dúvida que o Matic é o mais difícil de subsituir. Mas acho que agora que o Rodrigo estava a aparecer, a sua saída pode ser muito prejudicial. Até porque o Lima está como todos sabemos.

Quanto ao centro da defesa, é para o lado que durmo melhor. Para além do Jardel ainda tens o Steven Vitória que não sei se não dará ainda mais garantias que o brasileiro.

Matic e que não tem substituto...

PL

a sério, nenhum dos que referiste o é. Rodrigo encaixa lá como uma luva!

eu tambem nao acho o Rodrigo

eu tambem nao acho o Rodrigo um PdL...ia mais pelo que o GVF diz, a idade dos Russos ja começa a pesar..

...

...Arshavin e Kerzakhov já são trintões...

shiu pá...

se não vier ninguém para colmatar a hipotética saída do Rodrigo, pode ser que o JJ seja forçado a mudar algumas coisas que estão à vista de todos.

Matic não tem igual e não me parece que o queiram substituir com alguém parecido com ele, mas com alguém parecido com o Javi\Fesja.

Mas estou tranquilo, para o objetivo principal - campeonato - os que já temos são suficientes. Não me esqueço como o patinho feio Jardel substituiu o Luisão de forma irrepreensível aquando do "caso Alemanha".

O Jardel para Portugal chega.

O Jardel para Portugal chega.

...

Talvez se comece a perceber o que queria o LFV dizer quando recentemente afirmava que queria um Benfica com mais portugueses.

para mim aqueles dirigentes bimbos merecem perder

sempre
um jogo que apenas deu para confirmar que o plantel do clube da fruta/puntanheiro é só cepos...
eheheh
o minuto de silêncio não foi cumprido, é mentira, uma grande mentira, centenas de tipos das barracas do clube da fruta, os denominados super-cagalhões não cumpriram, durante esse "minuto" gritaram, insultaram e assobiaram... não respeitaram, assim como acontecera no dia anterior com algumas lagartixas de bairros de lata...

e o josue cuspiu no chao. O

e o josue cuspiu no chao. O puto é um javardo.

....e houve taça :)

Aos dois ou três benfiquistas dignos que neste espaço teimam subsistir, os meus parabéns, Ontem foram melhores e mereceram a vitória.
Destaco dois elementos no meu Porto: Fernando, que gigante....e Paulo Fonseca, por proporcionalidade inversa à d'"O Polvo".
Sem colocar em causa a justeza, a meu ver, da vitória encarnada, não queria deixar passar em branco a chusma de erros de Artur Soares Dias que, segundo alguns oligofrénicos, ainda nos beneficiou !!! (onde chega a demência desta gente...): uma noite para esquecer.

Uma palavra sentida para os nossos adeptos presentes no estádio: ORGULHO !

Quanto às cavalgaduras que infestam o tasco, em maio falamos...

...

Demasiado Paços e pouco Porto. Ainda bem.

...

...irreconhecível o teu Porto. Como disse um amigo meu, "...a festa foi bonita. Pena o Porto não ter aparecido..."

Até para um benfiquista faz espécie a falta de fio de jogo do FCP. Os médios perdidos. O Lucho parece um jogador banal, e o "novo Deco" completamente sem saber o que fazer em campo. Jackson isolado no meio dos centrais, e o pobre Fernando "sozinho" contra o mundo.

Lá está...sabia que ia gostar do Paulo Fonseca...mas tanto também não. :)

O árbitro esteve igual ao que sempre foi: uma merda! Ou é preciso recordar, p. ex., um Guimarães-Braga de 2009, que deve de entrar nas crónicas da arbitragem como a coisa mais estúpida de sempre? Ou um Sporting-Benfica de há dois anos? Nem imagino os "padrinhos" deste gajo para se manter sempre a subir. E será o próximo a ascender ao topo. Acredita...

Nada está ganho. Ontem o Benfica jogou pelo Eusébio. A ver vamos se saberá dar continuidade a isto.

P.s: a entrada de Quaresma foi um insulto. De profundo mau gosto para jogadores como Kelvin e Ghilas...

Acusaste o toque....

....da dignidade, E fizeste bem...

Faltam-me as palavras para este Portinho do Fonseca. Em especial se me tiver de dirigir a todos os que, como eu, amam o clube e o seu riquíssimo universo. Coloquem a mão no peito e penitenciem-se por tudo o que disseram e fizeram ao bicampeão de Espinho. Porra, que saudades...

Uma vez mais e independentemente das polémicas associadas à arbitragem infeliz de ASD, os meus sinceros parabéns. Foram, efectivamente, melhores.
Ontem não fomos o FC Porto que se exigia. Porém, e sabendo da excelência do nosso clube, prefiro acreditar que foi uma derrota em tempo útil e que nos poderá ser benéfica para o que falta jogar no presente campeonato. São erros a mais que, tendencialmente, serão corrigidos. Assim espero...

Abraço

...

...nem acho que seja dos benfiquistas dignos que por aqui andam, pá... :) Pelo menos a julgar pela postura (intencional) dos últimos tempos.

Mas confesso que também já não dedico muita atenção ao tasco. Mas como mantenho algumas trocas de ideias com portistas que conheci a partir deste espaço (ainda que noutros suportes), há sempre uma certa nostalgia em discutir estes jogos com portistas sérios. Como esses já cá não moram, quando surge um...acuso esse toque. :)

Existem derrotas em tempo útil? Se sim...esta será talvez uma delas, até porque nem é a derrota em si que lançou o alerta: creio que foi a dificuldade demonstrada em jogar contra...o Benfica. Precisam de outro Paulinho Santos no balneário. Só assim é que o "magnata das arábias" lá foi...

Mas ainda falta muito campeonato, isso é certo. A confirmarem-se as vendas faladas do Benfica...não sei não. Não existem suplentes à altura.

Foi pena que o Soares Dias ontem tenha feito aquela cagada. O respeito da claque portista é digno de nota e aplauso...e o que podia ter sido um jogo para recordar, vai agora ser enxovalhado pelo péssimo trabalho daquele gajo. Enfim...

Abraço...

...

não te preocupes com o último parágrafo, companheiro. Estou certo que não será esse O factor justificativo da nossa derrota, pelo menos para a imensa maioria dos portistas. Isso são tiques de outras freguesias...eheh

Quanto às saídas no teu clube e se se confirmarem, como adversário, são (mais) um alento. No entanto, pouco temos a melhorar fora de nós. O trabalho reside no nosso seio ! E essa deverá ser a tónica da segunda metade da época..
Apesar de NUNCA ter gostado da opção P.Fonseca para treinador do meu Porto, estarei com ele até ao fim, Pelo menos até ao fim da confiança da Direcção no dito...a ver vamos o que o futuro nos reserva mas, pela parca qualidade do vosso jogo, acho que temos campeonato...sem esquecer o "novo" Sporting, claro.

...

...campeonato nivelado por baixo e certamente decidido nas últimas jornadas. Parece-me claro...

Ganhará quem souber levar a melhor nos momentos decisivos. E tenho cá para mim que o Braga ainda vai ser importante na decisão. A ver vamos...

P.s: desastrosa a política de gestão do plantel do meu clube. A confirmar-se estas vendas...é de bradar aos céus. Só espero que não se revelem demasiado penosas quando se fizer a avaliação da época.