Benfica e o sistema táctico | Relvado

Benfica e o sistema táctico

 

Na sequência das paupérrimas exibições do Benfica nos últimos 3 jogos de preparação (3 derrotas - 7 golos sofridos - 1 golo marcado), Fernando Santos veio ontem anunciar que os jogadores do SLb não se adaptam ao novo modelo táctico, pelo que irá alterar o sistema.Ora, numa altura em que os jogos a doer estão à porta, após ter dispensado e/ou vendido a maioria dos extremos de qualidade do clube (Geovanni, Robert, Simão - praticamente de saída para o Valência), estará o Benfica em condições de apresentar uma equipa minimamente competitiva?Como explicar aos sócios/adeptos do Benfica que a equipa esteve 1 mês a trabalhar para "nada", na medida em que se desiste da opção tomada a escassos dias do início das competições oficiais? Será que F. Santos demorou esse tempo todo a perceber que Katsouranis e Petit têm características idênticas e não possuem condições para jogar como médio interior?Por outro lado, a falta de movimentação, de linha de pressão e de fio de jogo deve-se exclusivamente ao sistema de jogo? Não será igualmente uma questão de condição física, ou falta dela?blueyes

Benfica:

Comentários [65]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Muita coisa a rever... e tanto pouco tempo....

Isto tá mesmo complicado... 1 mes de trabalho para ensaiar o 4x4x2 losango, e agora a uma semana do primeiro jogo oficial, vai-se mudar (neste caso regressar) para o tradicional 4x4x3. A questão é a seguinte: só no último jogo de preparação a 1 semana do importantíssimo confronto da pré-eliminatória da champions é que ele percebeu que o 4.4.2 não estava a funcionar??? Será que estava na expectativa do "talvez seja desta"? Vai mudar agora para o 4.2.3.1? Vamos ficar c 5 avançados para 1 lugar... extremos - à direita Manú e Marco Ferreira, à esquerda Manduca e Paulo Jorge???? Que classe!!! O FS tem é que rever o meio campo em losango... é que o melhor sistema para o Benfica está época é 4x4x2... agora é preciso rectificações no meio campo.

Re: Muita coisa a rever... e tanto pouco tempo....

Eu tb concordo que, com este plantel ( e mais 1 ou 2 reforços) este 4*4*2 losango é o melhor modelo p/o Benfica, mas creio que o pb não reside no sistema em si, mas na falta de preparação/condição física do plantel que impede que seja feita pressão sobre o adversário e reduz a mobilidade dos interiores.

Em poucas palavras

Tem que fazer algo. Pois , menor , é o risco de jogar com um novo sistema, do que voltar a insistir com as ineficiências ao esquema em losango .

Re: Em poucas palavras

Mas o sistema é que está errado? tens a certeza disso? O Benfica, quer no Guadiana, quer ontem (a partir da entrada de P. Jorge) actuou em 4*3*3 e a ineficácia manteve-se. Não haverá pbs mais profundos que não se irradicam somente com uma alteração táctica? Como: - Falta de qualidade do Preparador Físico; - Falta de qualidade do Técnico; - Falta de qualidade do próprio plantel em si?

Re: Re: Em poucas palavras

Só um tolo pensaria que o esquema é a causa... Qualquer esquema funciona, desde que cumpra... O que digo é prático: da forma como está...não dá. Mais vale arriscar algo diferente, mesmo que sem tempo...do que voltar a utilizar algo que , para já , não funciona por completo.

A sério...

este ano tou com mt medo do SLB, nos outros anos eram os campeões da pré-epoca, e no campeonato, nada!!! este ano pode ser que seja ao contrário. cumps

O Sistema

A meu ver precisam rapidamente de 2 alas, mas daqueles que garantem rapidez e capacidade de assistencia. O Manu e o unico que la teem, ja no ano passado tinham la o Giovanni que se queixava que nao era ala e do outro lado so tinham o Simao. Acho um pouco estranho uma equipa profissional nao haver um desenho de jogadores no plantel, nao era mais importante assegurar um substituto do Simao do que ir buscar o grego pro lugar do petit, que ate cumpre? e ainda tem por tras o tal puto diego, tinha o Manuel e tem o Beto caceteiro?? Num plantel de 25 nao ha mais que 2 jogadores que sabem ir a linha e cruzar, mas sera que ninguem ve isso?? Muito estranho... Um avancado mexicano qdo teem o Gomes, o Mantorras o Karadas... nao seria mais logico reforcar onde nao se tem do que onde abunda??? So vao a champions se o Austria estiver muito fraco, nao conheco o team deles, mas e como digo, se ja tiverem prai um mes e meio nas pernas, nao sei se chegam la... Plo que se viu ontem, basta terem uma team organizada e ja mecanizada, pk o SLB nao tens isso ainda... e mais, o Rui Costa nao vai ser o que se espera, porque tem la gente a mais... a atrapalhar no meio campo. Todos sabemos que na luz as equipas se fecham, entao como espera ele marcar golos com um atactica de jogo que previligia a mastigacao no meio campo? imaginem jogar contra um Aves, B. Mar ou outro qualquer em que tao 10 atras da linha da bola... e o meio campo a mastigar

Benfica - um somatório de erros

desde o início da época passada: - Na forma como foi mal gerida a não saída de Simão p/o Liverpool, quando o jogador não tinham mais cabeça na Luz; - Na forma como foram mal geridas as entradas no plantel de jogadores como Miccoli e Karagounis, que chegaram treinaram 1 vez e jogaram logo em Alvalade, denotando uma total falta de respeito por jogadores que tinham contribuido p/o Título 11 anos depois. - Na forma como foram mal escolhidas as aquisições de Dezembro, numa altura em que a equipa parecia estar a subir de rendimento e demonstrava um espírito de coesão que perdeu a partir das entradas de jogadores de qualidade duvidosa como Manduca, Marcel, Marco Ferreira, e num plano menor Moretto e L. Robert. - Na forma como foi escolhido o Técnico p/a nova época, sendo este um Treinador que fracassou no FCP e SCP e cujas "qualidades" desgradam sobremaneira à grande maioria dos sócios/adeptos do SLB, os quais não irão dar grande margem de manobra quer ao Técnico, quer ao próprio Pdt em ano de eleições; - Na forma como foi novamente mal gerida a saída de Simão. - Na forma como foi novamente, mal preparada a nova época. Pois, foram dispensados/vendidos jogadores de qualidade e que acrescentavam alguma criatividade (Geovanni, Robert, Simão, M. Fernandes) e contratados jogadores na optica de uma determinada táctica que, a 1 semana do 1.º jogo oficial acaba por ser colocada na prateleira. - Essa nova táctica (4*4*2) é colocada na prateleira, alegadamente por dificuldade de adaptação dos jogadores. Ora, será os jogadores que não se adaptam à táctica? será a táctica erradamente escolhida pelo Eng. F. Santos que não se adequa aos jogadores do SLB? serão os métodos de trabalho que não são os mais adequados? (e quero aqui salientar que a preparação física do Benfica parece deixar MUITO a desejar.) Conclusão, o Benfica está sem Rei nem Roque, perdeu os seus jogadores mais influentes em termos de criatividade, não foram feitas aquisições que compensassem esse défice de qualidade e criatividade do meio-campo p/a frente, e a poucos dias do 1.º jogo oficial apresenta-se como uma autentica banda de música - 11 rapazes que se juntam p/jogar sem qualquer fio de jogo, zona de pressão, mecanismos de compensação e de transição defesa/ataque, jogadas estudadas e uma paupérrima condição física. Que mais será preciso p/acabarem com os compadrios e colocarem à frente da equipa uma verdadeira equipa técnica? sermos humilhados na Europa?

Re: Benfica - um somatório de erros

não concordo em nada com o primeiro ponto. e digo porquê. Com a permanencia do simão conseguimos chegar aos quartos de final da liga dos campeões, marcando ele o primeiro e decisivo golo em liverpool. deste modo o benfica ganhava duas vzs: o dinheiro das ligas dos campeões e neste ano com a sua saida por valores proximos dos pretendidos. Não percebo tanto alarido uma vz que a culpa não foi de ninguem do benfica ja que o valencia xegou com o dinheiro, sendo o unico entrave o salario. o simão não saiu porque não kis. desta vez tnho k dar os parabens ao senhor vieira.

Re: Benfica - um somatório de erros

Também concordo contigo ....mandar embora o Robert foi a pior coisa que o benfica fez no passado recente...esse jogador merecia ter prolongado eternamente o seu contrato com o clube, ainda por cima o velhadas quando assinou contrato pensava que iria formar uma dupla de ouro com o Robert a jogar à sueca... assim agora tem que jogar com o Beto... Terramoto PS:Essa do Robert, foi em grande lolll

Não concordo com alguns aspectos referidos

A saber: - A não saída do Simão para Liverpool não foi mal gerida. Foi recebida uma proposta 2 dias antes de fecharem as inscrições. Sem tempo de manobra para contratar um substituto. Sem Simão teríamos passado a fase de grupos. Se calhar não. Sem Simão teríamos ficado em terceiros na Superliga? Se calhar não. É obvio que agora é facil dizer que o Simão jogou desmotivado. Mas, e há um ano atrás? - Miccoli e Karagounis são mais dois jogadores e entraram na equipa quando o treinador entendeu. Não há falta de respeito pelos outros jogadores. Pode é discutir-se se o Koeman geriu bem o grupo. Como é óbvio, neste ponto a Direcção está isenta de responsabilidades. - "Na forma como foram mal escolhidas as aquisições de Dezembro, numa altura em que a equipa parecia estar a subir de rendimento e demonstrava um espírito de coesão que perdeu a partir das entradas de jogadores de qualidade duvidosa como Manduca, Marcel, Marco Ferreira, e num plano menor Moretto e L. Robert." -> não concordo nada com isto! Embora a qualidade dos reforços seja discutível (não incluo na lista o Marcel porque demonstrou qualidades na Académica), não percebo em que é que isso pode afectar a coesão do grupo. - Na forma como foi escolhido o Técnico p/a nova época, sendo este um Treinador que fracassou no FCP e SCP e cujas "qualidades" desgradam sobremaneira à grande maioria dos sócios/adeptos do SLB, os quais não irão dar grande margem de manobra quer ao Técnico, quer ao próprio Pdt em ano de eleições; -> o técnico sim, agora o presidente está de pedra e cal, e ganha as eleições com mais de 60% dos votos... mesmo que a coisa corra mal. - Na forma como foi novamente mal gerida a saída de Simão. -> mal gerida? Dizer que é mal gerida é fácil, mas o que é que fazias tu no lugar do LFV? Vendias ao desbarato para o negócio se concretizar rapidamente? Punhas o jogador a treinar de manhã e a negociar com o Valência à tarde? Uma coisa é dizer que a situação do Simão é difícil de gerir. Outra coisa é dizer que foi mal gerida... - Na forma como foi novamente, mal preparada a nova época. Pois, foram dispensados/vendidos jogadores de qualidade e que acrescentavam alguma criatividade (Geovanni, Robert, Simão, M. Fernandes) e contratados jogadores na optica de uma determinada táctica que, a 1 semana do 1.º jogo oficial acaba por ser colocada na prateleira. O Simão e o M Fernandes sim, mas os outros dois não são consensuais (muito menos o Robert: este não acrescentaria nada seja qual for o sistema tactico). No contrato dos jogadores adquiridos nada se refere que os obrigue a jogar num determinado sistema táctico. E se te referes ao sistema do famoso "losango", não me parece que as entradas de Rui Costa, Paulo Jorge, Manu e Fonseca tenham sido pensadas para aquele sistema táctico, em regime de exclusividade. Pode ser que a banda de música ainda te dê algumas alegrias esta época. A começar pela próxima semana. "Que mais será preciso p/acabarem com os compadrios (não percebi esta!) e colocarem à frente da equipa uma verdadeira equipa técnica?" "sermos humilhados na Europa?" Muito mal estaríamos se com a saída de 2 jogadores influentes (Simão e M Fernandes) o Benfica passasse de uma boa prestação na Europa para a humilhação. Conclusão: Apesar de não estar satisfeito com a forma como a equipa se apresenta neste momento, não caio em extremismos. Se o Benfica tivesse ganho todos os jogos na pré-época não estava aqui a dizer que ia ser campeão. Assim como não desenho cenários catastróficos só porque estes primeiros jogos correram mal.

Concordo

Muito bem está feita esta análise. Conseguiste identificar mt bem tds os problemas do benfica...

Re: 2 cometarios

Primeiro Robert eh de qualdidade menor mas ao menos tempo um criativo que sai do plantel. Segundo partes do presusposto que a nova tactica do benfica ser a o 4x3x3, o que eu nao acredito, pois nao tem jogadores para o fazer em condicoes. Tem o Manu para extremo direito, mas nao ha extremo esquerdo, a nao ser que subam o Leo e ponham o R Rocha a defesa esquerdo. Sendo duas adaptacoes no mesmo lado do campo um risco. Provalvemente o Fernado santos ira aplicar a tactica do 4x2x3x1 ( a mesma de Scolari) com dois medios defensivos, Rui Costa, e + dois medios em apoio ao Nuno gomes, eh uma tactica mais defensiva que garante um meio campo mais seguro.

Re: Re: 2 cometarios

Apesar de ter sido uma contratação polémica, a verdade é que o Benfica não colmatou a saída sequer de um jogador como L. Robert. Agora nem temos ninguém p/marcar livres. Quanto ao 4*2*3*1, que táctica é essa para além de um 4*3*3? Afinal, nestas últimas épocas o Benfica nunca jogou num 4*3*3 puro, pk não tinha interiores p/jogar de forma mais ofensiva, e pk não tinha nenhum 10 p/jogar num vértice mais defensivo (2 médios defensivos). Assim vamos regressar ao entediante 4*2*3*1, com 2 alas de qualidade duvidoss (Manú e P. Jorge), os quais têm alternativas ainda menos credíveis (M. Ferreira e Manduca). Ou seja, se é p/voltar a essa táctica o Benfica, ou não vende o Simão, ou tem de ir ao mercado contratar alas de qualidade que sejam reais mais valias p/o plantel, tendo igualmente de dispensar alguns dos avançados que tem actualmente, na medida em que só haverá lugar p/1 no início de cada encontro. Ora isso seria recomeçar toda uma política de contratações/dispensas a menos de 1 mês do fecho do mercado, isso é, no mínimo ridículo. Assim, acredito que o Benfica tenha de limitar os prejuízos e entrar na fase de grupos da Champions, p/melhorar o plantel com aquisição de médios interiores (à imagem do Vandinho - por exemplo) e trabalhar esse sistema de 4*4*2 losango que é o único que permite tirar o máximo proveito de jogadores como Rui Costa, Miccoli, Nuno Gomes (elementos mais criativos do plantel).

Re: Re: Re: 2 cometarios

Na realidade na considero o 4x2x3x1, igual ao 4x3x3, pois o primeiro pressupoe que a defender os medios ala, ou interiores estajam mais recuados no meio campo defensivo e desta forma apoiarem melhor a defesa, no ataque claramente terao que se desdobrar no 4x3x3, mas claro que isso depende claramente na dinamica que os jogadores conseguem implementar... e ai a porca torce o rabo!

Boa análise

Surpreendeu-me uma análise assim, acertada, descomplexada e fria de um adepto benfiquista. Estás de parabéns

Re: Boa análise

www.lusofootball.blogspot.com/2006/08/red-midfield-tactical-shift.html www.lusofootball.blogspot.com André

Não percebo o que se passa...

Sinceramente não entendo como é que o Benfica se encontra tão mal futebolisticamente nesta altura da preparação. Com isto refiro-me não aos resultados, que foram sem duvida maus, mas sim á forma como se apresentam em campo, com um futebol sem pes nem cabeça. Tambem me preocupa que o Veiga tenha dito que o plantel esta completo, pois ha lacunas evidentes, como a falta de um substituto ao Leo, isto para nao falar da falta de extremos para uma eventual necessidade de mudança de tactica (como agora acontece). No entanto não acredito que o Benfica não seja capaz de ultrapassar o Rapid, mas caso o contrario aconteça somos capazes de assistir á primeira "chicotada psicologica" da epoca, pois como sabemos FS nao tem amor nenhum da parte dos adeptos benfiquistas tendo assim uma margem de manobra muito pequena, margem essa cada vez mais reduzida devido ás exibiçoes actuais da equipa. Aproveito para cumprimentar o pessoal, visto ser este o meu primeiro post aqui no relvado :)

Obrigado

Obrigado pela recepçao, e pela correcçao tambem :D

Re: Não percebo o que se passa...

rapid não... austria viena.

Bem vindo

ao Relvado.com ;o)

Re: Não percebo o que se passa...

welcome e boa estadia no relvado, caro relva

Questões muito pertinentes

O teu artigo foca diversos aspectos que eu li hoje no jornal O Jogo. O director desse jornal diz que para ele o problema do Benfica era físico mas se Fernando Santos diz que era o losango ele é que saberá melhor. No futebol, como em tudo na vida, há ideias que postas em prática dão sucesso e outras o inverso. Fernando Santos é o responsável do futebol do Benfica e tem que tirar ilações, pelo menos teve a hombridade de não ficar calado e assumir que as coisas estão a correr mal, da situação e agir em conformidade sob pena de ter que abandonar o cargo. Se vai conseguir ou não, os próximos tempos o dirão. Sobre a questão de mudar do 4-4-2 para o 4-3-3, não sou especialista na matéria, penso que terá que encontrar extremos para o sistema funcionar. Terá esses extremos? Simão ficará ou não? Saíndo irão em busca de outro? Algumas das aquisições que foram feitas, não foram para o dito losango? Não haverá jogadores a menos para o 4-3-3 quando o planeado era o 4-4-2? Questões a que o tempo se encarregará de responder, não sendo muito dilatado esse espaço de manobra. P.S.: quando me inscrevi no Relvado foi com a intenção de discutir futebol e não de aparecer aqui com o rótulo de adepto fanático do FCP (que nunca fui sob a questão de não saber analisar as questões de forma justa). Pensava, e continuo a pensar, que se pode discutir futebol de forma o mais isenta possível e extravasando o sentir do que pensamos. Enquanto andar aqui procurarei analisar os factos de acordo com uma posição isenta e não de acordo com uma clubite que não faz sentido para mim e que até é prejudicial para o clube que gostamos. Dizer que não gostamos do que vimos em determinado jogo, mesmo que essa minha opinião seja residual, é ser sério se corresponder à visão do que observamos. Dizer ámen a tudo é ser fundamentalista e não defende os interesses do clube (isto refere-se ao jogo FCP-Roma essencialmente).

Re: Questões muito pertinentes

Se a questao eh o fisico, e o meio campo nao tem capacidade fisica para manter um alto ritmo de jogo, o que Fernando Santos ira fazer nao eh o 4x3x3, pois esse sistema exige muito mais do fisico dos medios do que o 4x4x2. Ele devera reforcar o meio campo em detrimento de um atacante, jogando em 4x2x3x1 (ou 4x5x1), reforcando o meio campo com mais um medio defensivo. Ps: Rui Costa nao aguenta 90 minutos, eu nao comecava o jogo com ele punha-o na segunda parte quando os adversarios estivessem mais cansados.

Re: Questões muito pertinentes

Como digo no texto que escrevi aqui acima, e apesar de não ter lido o que vinha no Ojogo, é por demais evidente que os jogadores do Benfica, não pressionam, não se movimentam, não têm capacidade de explosão, nem velocidade. Ora, num sistema 4*4*2 losango, a capacidade dos médios de estarem sempre em movimento p/descaírem nas alas, e abrirem espaços e fundamental (isso viu-se no SCP de Peseiro e, agora de P. Bento), tal como a disponibilidade física desses mesmo médios é essencial p/subirem a linha de pressão, por forma a não deixar jogar o adversário. Assim, creio que para além de claros erros de casting nas aquisições/vendas/dispensas que desequlibram a equipa (não há médios interiores no Benfica, não há alternativas válidas nas laterais quer ofensivas, quer defensivas) existe uma clara deficiência física que impossibilita os jogadores de colocarem em prática o que lhes é pedido. Agora, será que F. santos não vê isso? será que os dirigentes não vêem que equipas com menos 15 dias de preparação têm mais pulmão que o Benfica? será que não vêem que os jogadores estão mal preparados? O que levou o Benfica a contratar este preparador físico, ser filho de Rodolfo Moura?!

Re: Re: Questões muito pertinentes

O que levou o Benfica a contratar este preparador físico, ser filho de Rodolfo Moura?! Não faço a mais pequena ideia se ele é competente ou não. Se ele não é competente a culpa tem que ser assacada a outros porque um pai tenta sempre arranjar colocação para os filhos. Se ele meteu uma "cunha" e foi aceite a culpa é de quem o contratou sem verificar o seu curriculum. Infelizmente é uma prática usual esse sistema em Portugal. Tantos ex.jogadores do FCP competentes como treinadores no desemprego ou em divisões inferiores e nunca tiveram lugar no clube. Bandeirinha e outros que tais estão sempre omnipresentes e são responsáveis pelo mau desempenho das camadas jovens nos últimos anos, com a agravante de andarem todos os anos a açambarcar as melhores promessas que aparecem, que depois não fazem evoluir. Desde que Raul Peixoto saíu do FCP que aquilo emperrou. Eu sei de quem é a culpa e Pinto da Costa também...Ele que tome providências e que afaste os falsos amigos que só servem para meter incompetentes no clube.

Talvez 3-5-2 mas todos os sistemas são bons

Estou de acordo com a ideia de que o 4-4-2 exige alas com alguma velocidade. Quando eles não existem não se pode esperar muito do contra-ataque. Contudo, mesmo com alas lentos é possível jogar em 4-4-2, em ataque planeado, desde que exista habilidade nos alas e/ou nos defesas laterais (o que acontece no Benfica), para penetrações laterais em habilidade e em menor espaço. Este 4-4-2 exige, contudo, jogadores fortes que consigam estar na luta da grande área, quando os alas metem aí a bola. O Benfica tem Fonseca e Gomes, podendo Micoli também fazer a função (tem grande agilidade que compensa a falta de estatura). O problema é que o Benfica não tem alas nem médios para acompanharem estes na luta da área. Talvez o 3-5-2 seja efectivamente o melhor, embora outros esquemas possam resultar. Creio que quase todos os sistemas são bons se forem encontradas as afinações, dentro de cada um deles. Fonseca e Gomes, à frente, Micoli no apoio, Karagounis e Rui Costa nas alas (estranho mas possível na direita) não me parece impossível, como várias outras possibilidade de naipes e movimentos, dentro do 4-4-2. Existem dezenas de variações dentro do 4-4-2 e parecem-me prematuras e um bocado marketing, a trair insegurança, as declarações do treinador. Tenho-o visto muito parado nos jogos, o que é muito mau sinal (talvez de falta de ideias).

A propósito...

... já viram a notícia de opinião no jornal "A Bola" sobre a possível táctica que Fernando Santos poderia utilizar? Leiam pois acho-a interessante e acima de tudo construtiva. Fiquei impressionado pela positiva, pois a notícia/opinião passou por ser uma observação construtiva e não destrutiva, como muitos jornalistas gostam de fazer, quando algo vai mal. Nesse artigo, o jornalista propõem um 3-4-1-2 (3-5-2) para o Benfica e até explica as opções do Benfica. Segundo ele, um possível 11 para este esquema táctico seria: ------------Moretto (não disse mas utilizava ele) --Anderson--Luisão--Ricardo Rocha-- Nélson--Petit--Katsouranis--Léo ----------Rui Costa------------ ---Nuno Gomes--Miccoli--------- Cumprimentos Futebolísticos!

Não conhecia esta versão do noko

mas ao contrário!!! é mesmo muito divertido... Um bem haja e não pare... continue a escrever para (pelo menos a mim...) nos fazer rir!

Hora é de Fernando Santos...

Se acertar na estratégia está na Champions e surpreende os mais cépticos... Se errar falha o seu 1.º objectivo e perde, de vez, o seu estado de graça... Boa sorte... Portugal necessita de um Benfica forte na Champions...